Tudo sobre mini eixos de trator
Ao fabricar ou modernizar seu maquinário agrícola, você precisa conhecer todos os meandros de trabalhar com suas pontes. Uma abordagem profissional permite garantir a eliminação de todas as dificuldades durante o trabalho. Vamos tentar entender esse tópico mais profundamente.
Peculiaridades
A viga dianteira em um minitrator é geralmente feita de um cubo e discos de freio.
O trabalho desta viga deve ser consistente com a ação:
- pingentes;
- aparelhos de elevação;
- coluna de direcção;
- asas traseiras;
- aparelho de freio.
Mas com muito mais frequência, em vez de vigas automontadas, são usadas pontes especiais de carros VAZ.
As vantagens desta solução são:
- possibilidades quase inesgotáveis para personalizar peças;
- uma ampla gama de modelos disponíveis (você pode colocar qualquer eixo traseiro Zhiguli);
- a escolha do tipo de material rodante fica inteiramente a critério do agricultor;
- simplificação da posterior compra de peças sobressalentes;
- redução de custos em comparação com a fabricação do zero;
- obter uma máquina confiável e estável, mesmo em condições difíceis.
Importante! Em qualquer caso, devem ser elaborados desenhos. Com apenas um diagrama, será possível determinar as dimensões requeridas das peças e sua geometria, para escolher os métodos corretos de fixação.
Como mostra a prática, os minitratores feitos sem traçar desenhos:
- não confiável;
- quebrar rapidamente;
- não têm a estabilidade necessária (podem tombar mesmo em subidas ou descidas não íngremes).
Cada mudança que afeta o chassi é necessariamente refletida no diagrama. A necessidade de encurtar a ponte geralmente surge quando os parâmetros do quadro mudam. Esta solução pode melhorar significativamente as características do consumidor do veículo. É importante ressaltar que a energia também é economizada. Observa-se também que o encurtamento de uma ponte padrão melhora a flotação e, quanto mais curta a ponte, menor se torna o raio de giro.
De acordo com um esquema semelhante, você pode fazer uma ponte, mesmo que seja dianteira, para qualquer mini-trator. Mas se você usar uma viga, pode se recusar a instalar uma caixa de engrenagens. Como resultado, o design será simplificado e mais barato. Afinal, a viga Zhiguli já contém a montagem de engrenagem necessária por padrão. As vigas transversais para tratores em miniatura são feitas usando ângulos de aço ou seções de tubo quadrado. Ao criar um eixo motriz, deve-se lembrar que é ele que conecta o motor e o par de rodas, e também transfere a força gerada pelo motor para eles. Para que este pacote funcione normalmente, um bloco cardan intermediário é fornecido. A qualidade de fabricação do eixo motor depende de:
- encurralar;
- estabilização de rodas;
- recebendo pelo quadro do mini-trator, criado pelas rodas motrizes da força de empuxo.
Este projeto consiste em várias partes. Tanto o aparafusamento quanto a viga mestra resistente são apenas alguns deles. Também são utilizadas buchas dos eixos principais e pivotantes, semi-eixos de rodas, rolamentos de esferas e de rolos. Os cantos e pedaços de tubo servirão de base para a viga. E para fazer buchas, qualquer peça de aço estrutural serve.
Os anéis giratórios, no entanto, já são feitos de tubos perfilados. Seções desse perfil estão sendo finalizadas com a expectativa de instalação de rolamentos. As tampas feitas de aço CT3 são úteis para um fechamento hermético. O segmento onde os rolamentos de rolos e a gaiola estão localizados é soldado ao centro da viga transversal.Parafusos especiais permitirão que você fixe a ponte às buchas da mesma viga. É muito importante que os parafusos sejam mais potentes, caso contrário eles não irão segurar a estrutura - portanto, a folga deve ser calculada com cuidado com antecedência.
Encurtando uma parte
Este trabalho começa cortando o copo da mola. O flange final é removido. Assim que for liberado, é necessário medir o semieixo pelo valor indicado no desenho. A parte necessária é serrada com uma esmerilhadeira. Deve ser deixado sozinho por enquanto - e prossiga para a próxima etapa. A seção é fornecida com um entalhe, ao longo do qual uma ranhura é então preparada. Uma passagem é feita no interior do copo. Em seguida, os semiaxos são unidos. Devem ser soldados estritamente de acordo com as marcações aplicadas. Assim que a soldagem for concluída, o semieixo é inserido na ponte e soldado a ela, este procedimento é repetido com o outro semieixo.
Mais uma vez, enfatizamos que o rigor das medições é muito importante. Alguns DIYers a ignoram. Como resultado, os elementos são encurtados de forma desigual. Depois de instalar essas pontes em um minitrator, ele fica mal balanceado e perde estabilidade. Punhos giratórios e complexo de freio podem ser removidos com segurança do mesmo carro VAZ. Os eixos traseiros dos minitratores devem ser protegidos de impactos.
O elemento de proteção é geralmente um canto de aço (suporte). É disposto ao longo das costuras formadas durante a soldagem. A julgar pela experiência operacional, nos primeiros 5-7 dias após a montagem do produto, é indesejável conquistar fortes condições off-road e conduzir outros experimentos arriscados. Só depois de correr, você poderá usar o minitrator com segurança como quiser.
O correto funcionamento do minitrator após a montagem também é de grande importância. Os eixos podem falhar rapidamente se o óleo for trocado irregularmente. É aconselhável usar exatamente o tipo de lubrificante recomendado pelo fabricante da caixa de engrenagens. Tendo feito você mesmo ou encurtando a ponte, você pode usá-lo não apenas em um trator miniatura montado de forma independente. Essa peça também é útil como um substituto para peças deformadas em dispositivos seriais.
Trabalhando com outras máquinas
Para maximizar a capacidade de cross-country, a preferência é dada a peças de trabalho não da VAZ, mas da UAZ. Independentemente do modelo específico, quanto menos alterações forem feitas no projeto da suspensão, mais estável e confiável será o mecanismo. Afinal, os mecânicos amadores não serão capazes de calcular e preparar tudo com tanta precisão e clareza quanto os engenheiros experientes. Mas é bastante aceitável montar um minitrator com peças diferentes. Existem soluções conhecidas nas quais o eixo traseiro é retirado do UAZ, e o eixo dianteiro do modelo Zaporozhets 968, ambas as partes terão que ser cortadas.
Agora vamos ver como encurtar adequadamente a ponte dos carros de Ulyanovsk, conectados a duas rodas traseiras. Devido a algumas diferenças de projeto, a abordagem usada para componentes do VAZ não é adequada. Após retirar os semi-eixos, é necessário cortar a “meia”. Um tubo especial é colocado no local da incisão para ajudar no alinhamento. O tubo deve ser escaldado com cuidado para não cair.
O meio eixo está cortado. O furo necessário é feito com um torno. Depois de soldar em ambos os lados, corte o excesso de metal. Isso conclui a fabricação de uma ponte feita pelo próprio. Resta apenas colocá-lo corretamente e corrigi-lo. Você também pode fazer um mini-trator com as próprias mãos com uma ponte da Niva. É importante ressaltar que o arranjo das rodas de tal veículo é 4x4. Portanto, é ideal para trabalhar em terrenos difíceis. Importante: vale a pena usar, sempre que possível, peças de um mecanismo. Então a montagem será visivelmente mais fácil.
É terminantemente proibido o uso de peças sobressalentes gastas ou rachadas. Mas a instalação de pontes da "Niva" no quadro do mesmo carro é bastante aceitável e até desejável. Será ainda melhor se retirarem daí a transmissão e o dispensador. A estrutura de suporte na frente é geralmente equipada com cubos das rodas dianteiras.Esta solução permite que a ponte seja deslocada em dois planos ao mesmo tempo.
É perfeitamente possível fazer pontes do GAZ-24. Mas será necessário fortalecer a estrutura. Se o carro raramente bate em alguma coisa, porque não faz uma trilha, então para um minitrator este é o principal modo de operação. A desatenção a tal momento ameaça destruir a ponte e até mesmo outras partes do chassi.
Concluindo a revisão das opções, podemos dizer que os minitratores caseiros do esquema clássico às vezes são equipados com pontes de colheitadeiras, porém, na maioria das vezes apenas as juntas de direção são retiradas delas.
Para saber como é fácil encurtar pontes e cortar splines, veja o próximo vídeo.
E fiz um trator sem desenhos - está funcionando há 12 anos e não se desintegra.
O comentário foi enviado com sucesso.