Fazendo um mini-trator com suas próprias mãos
Um mini trator é uma ferramenta extremamente útil no setor agrícola. Eles podem realizar dezenas de trabalhos diferentes: desde o plantio de safras de inverno até a colheita e remoção da neve. Se o agricultor tiver as habilidades para manusear equipamentos e ferramentas, montar a unidade de forma independente para ele não será muito difícil. Nesse caso, o custo do dispositivo principal será mínimo.
Ferramentas e materiais
Um pequeno trator ajuda muito os agricultores em seu trabalho. Eles podem cultivar a terra de chalés pessoais e de verão, colher. A grande vantagem da unidade é que uma grande variedade de acessórios pode ser conectada a ela. Uma mini-unidade compacta é boa para todos, mas custa muito dinheiro. Até mesmo os fabricantes chineses começaram a aumentar os preços significativamente nos últimos anos. Portanto, alguns artesãos fazem pequenas unidades com suas próprias mãos, e esses mecanismos não são inferiores em qualidade (às vezes até superiores) aos produtos de fábrica.
Antes de iniciar esse trabalho, você deve entender como funciona este ou aquele nó, como funciona, quais são as características que possui. Tal equipamento na fazenda é necessário, via de regra, para 3-4 tipos de trabalho, portanto, na hora de criar a unidade, pode-se "colocar acentos", por exemplo, reforçar a moldura (se for ter um aumento de carga) ou coloque rodas mais largas se o trabalho principal ocorrer no campo.
É bastante simples fazer um mini-trator, não será muito diferente de um trator real. Em primeiro lugar, você deve fazer um diagrama de plano de como criar tal agregado. Existem muitas peças sobressalentes usadas no mercado de motocicletas, VAZs e UAZs, portanto, encontrar uma unidade adequada não será difícil.
A viga / ponte pode ser feita com fixadores adicionais, já que muitas vezes as contrapartes de fábrica não possuem o fator de resistência exigido. Um trator artesanal pode ficar sem cabine, mas isso nem sempre se justifica, principalmente quando se trabalha em épocas de calor ou frio. PTO é um eixo de tomada de força que torna possível operar acessórios. Tipos de eixo:
- conjugado,
- Autônomo;
- trabalhando de forma síncrona.
A moldura pode ser constituída por cantos “6” ou tubos com um diâmetro de 45 mm. Para que a estrutura seja mais estável e durável, placas de metal (6 mm de espessura) são soldadas nos cantos. O ponto de verificação pode ser retirado do VAZ. É importante que, em sua condição de trabalho, haja pelo menos três velocidades para frente e uma para trás. A tração pode ser "emprestada" de uma carruagem motorizada. A coluna de direção vai caber perfeitamente do tipo de automóvel doméstico "Zaporozhets". Também é realista fazer um minitrator com motores diferentes - tanto os de cilindro único refrigerado a ar quanto os de carburador de quatro tempos. Essas usinas são ideais para a criação de máquinas agrícolas.
Benefícios de criar um trator em miniatura com suas próprias mãos:
- preço baixo;
- você pode fazer uma unidade que melhor se adapte às suas necessidades pessoais.
Entre as desvantagens estão:
- o processo de construção de um trator pode parecer trabalhoso para quem pouco trabalhou com equipamentos;
- os motores dos carros funcionam com gasolina, que é mais cara do que o diesel;
- é impossível dirigir nas rodovias federais com esse tipo de equipamento, você pode obter uma multa.
Como fazer isso sozinho?
A criação de um trator em miniatura começa com a instalação de um quadro, que pode ser feito de tubos. Essa estrutura deve ser poderosa, mas ao mesmo tempo não deve ser muito pesada.Freqüentemente, a moldura é dupla. As unidades com a chamada estrutura de "quebra" com tração nas quatro rodas do GAZ-52 também são populares. O quadro de "quebra" permite girar o trator em um pequeno raio, o que aumenta a manobrabilidade do dispositivo. Os blocos mais importantes de um minitrator:
- rodas;
- pontes;
- transmissão;
- Power Point.
Um minitrator, feito de forma independente em casa, começa a ser confeccionado com a elaboração de desenhos e uma planta esquemática. Tomando um projeto "relacionado" como ponto de partida, você pode editá-lo, fazer seus próprios ajustes. Após a preparação de um projeto individual, ele é desenhado em uma folha de papel Whatman. Em seguida, você precisa coletar todos os componentes necessários, fazer a base da futura unidade. As dimensões da estrutura podem variar dependendo da finalidade da máquina - ela pode ter 1,5-2,5 metros de comprimento e 1,3-1,8 metros de largura.
Uma unidade muito importante é o acionamento hidráulico, que oferece muitas vantagens na operação e possibilita o controle de diversos equipamentos. A unidade hidráulica é especialmente valiosa nesse aspecto. Sua presença permitirá o uso de uma ampla variedade de acessórios - de KUHN a uma escova de neve. A hidráulica consiste em:
- cilindro hidráulico 76x80;
- distribuidor P82;
- bomba NSh12.
A bomba funciona a 1000 rpm e às vezes precisa ser desligada. Com o motor, as coisas não são difíceis, a usina pode ser abastecida de qualquer carro ou motocicleta.
Muito bom motor UD 25. Esta é uma unidade de dois cilindros com uma capacidade de 12,2 litros. seg., o volume do motor é de 0,43 litros. O modelo faz muito sucesso, embora não seja mais produzido, mas há uma grande quantidade dessas unidades no mercado secundário. Esse modelo não custa mais do que 8.000 rublos. O ponto de verificação pode ser obtido de uma "Formiga" VAZ ou ICE. Se o trator for usado no campo, é racional usar rodas de 20 a 24 polegadas. A viga frontal é fácil de preparar:
- são montados dois "cames", que podem ser retirados do "Zhiguli";
- um quadrado é feito de um tubo (45x45 mm) por soldagem;
- ao quadro são fixados por soldagem de cantoneiras "4", a eles são montados e fixados "cames" de voltas, coloque a direção.
O feixe da mini-unidade possui um mecanismo oscilante, que é retirado do VAZ, junto com a travessa. Você também pode pegar um item semelhante do UAZ. É muito importante que as pontes tenham caixas de engrenagens congruentes. Isso deve ser feito para que a relação de rotação da roda seja a mesma. O posto de controle é tirado de qualquer carro. Com 2 caixas, o mecanismo ficará ainda mais funcional.
É importante levar em consideração que ao instalar um impulsionador hidráulico, uma determinada potência do motor é gasta em sua manutenção. Se o motor tiver baixa potência, é melhor não instalar o corpo da válvula. A PTO começa a girar do virabrequim do motor, respectivamente, depende do número de revoluções da usina. Também existe uma PTO do tipo síncrono, sua relação de rotação está relacionada com a quantidade de relação de engrenagem do mecanismo. Esta função é exigida, por exemplo, na realização de uma campanha de semeadura.
A criação de um ponto de suspensão permite o uso de equipamentos adicionais para a técnica. A suspensão de três pontos também é muito importante, ela precisa ser dinâmica tanto horizontal quanto verticalmente para que você possa controlar melhor a máquina. É aconselhável travar as rodas traseiras. Você pode pegar unidades prontas da VAZ, você também pode "emprestar" pastilhas de freio lá. A embreagem pode ser removida de qualquer Zhiguli ou GAZ antigo. A direção também é retirada da VAZ. É melhor fornecer uma cabine para a unidade, então será mais confortável trabalhar, a produtividade do trabalho aumentará significativamente. Este nó pode ser feito de tubos com um diâmetro de 20-25 mm, que são soldados em forma de moldura. Ele pode então ser estofado:
- Madeira compensada;
- com estanho;
- plástico.
Cada unidade possui características próprias, portanto o desenho deve sempre ser emparelhado com um dispositivo específico. Por exemplo, muitas vezes é necessário montar mecanismos:
- placa rotativa;
- Tração Traseira;
- pequeno mecanismo de direção deslizante.
Normalmente, a altura da cabine não ultrapassa um metro e meio, o teto acima da cabeça do trabalhador deve estar a uma distância de 20-30 cm. Antes de fazer a cabine, o “esqueleto” do produto deve ser montado em madeira blocos. Depois que tudo estiver claro com as dimensões, você pode cortar os tubos. As fixações do quadro são feitas por meio de soldagem. Depois que a moldura está pronta, é embainhada, as molduras de vidro são instaladas, etc. A parte mais demorada do trabalho é a confecção das portas. Você precisará montar os seguintes elementos:
- tubos finos;
- entorses;
- fixação.
A estrutura deve ser leve e forte ao mesmo tempo. Elevadores de gás podem ser instalados para fazer a porta fechar automaticamente. Por dentro, a cabine pode ser revestida com lonas de couro sintético ou espuma se você tiver que trabalhar na estação fria. Você também pode fazer um trator de esteira com suas próprias mãos. Esta técnica é altamente dinâmica e ágil. As lagartas têm um efeito suave no solo, portanto, usar esse mecanismo é benéfico de várias maneiras.
O quadro é feito de cantos, tubos ou canais. O motor é preferível instalar um diesel. Os eixos dianteiro e traseiro também podem ser "retirados" do VAZ. Um bom ponto de verificação está no GAZ-53. As lagartas são feitas de pneus e são cortadas com a ajuda de uma esmerilhadeira. As rodas são montadas nos blocos de borracha idênticos resultantes. Para que o carro execute manobras dinamicamente (curvas, etc.), é imprescindível a instalação de um diferencial que possa desabilitar as rodas traseiras e dianteiras se necessário. Isso é feito assim: o pedal do freio é pressionado, o diferencial é acionado. Uma roda congela, a segunda continua a se mover, a unidade gira neste caso.
De uma scooter de carga
Se você fizer um trator com uma scooter (por exemplo, "Tula 210"), ele não pesará mais do que 90 kg. Se as unidades principais forem retiradas de uma “fonte” (pode ser “GAZ”, “VAZ” ou “Oka”), demorará menos tempo para revisar e encaixar as peças. Um magneto com um pólo é colocado no eixo do motor. Ao instalar os comandos finais (1: 4), o mecanismo poderá operar em velocidades mínimas, enquanto o esforço de tração não será alterado. Este fator é muito importante durante a colheita e também na semeadura.
A moldura é composta por 4 cantos. O reservatório de combustível pode ser "emprestado" de um carro de passageiros ou feito de uma folha de aço de 2 mm. Em tal minimecanismo, você pode transportar até trezentos quilos de cargas diversas, arado de até 17 cm de profundidade.
De "Oka"
Um mini-trator pode ser feito retirando peças de reposição da Oka. Um pequeno carro pode corresponder com sucesso aos parâmetros de uma pequena unidade agrícola. Em qualquer caso, rodas, motor, tanque de combustível, transmissão - todos esses componentes podem se encaixar perfeitamente. Tal unidade será diferente em potência e consumo econômico de combustível e lubrificantes. Esse mecanismo irá lidar com os seguintes tipos de trabalho:
- amontoa;
- processamento do solo;
- arar;
- transporte de mercadorias.
Em "Oka", os seguintes nós são usados:
- Power Point;
- transmissão;
- pontes;
- Ponto de verificação;
- rodas;
- barras de direção;
- chassis.
A fabricação exigirá ferramentas e alguns materiais:
- máquina de solda;
- chaves de fenda;
- turbina;
- chapas metálicas.
Para fazer o quadro, você precisa de um par de longarinas (compostas por 10 canais), bem como duas travessas (12 e 16). Para fixação lateral, pode-se usar o canto "6". É melhor colocar o motor em um quatro cilindros, com capacidade de 45 litros. com., pois possui sistema de refrigeração a ar. Não é necessário remodelar a ponte, ela pode ser deixada inalterada. Para fazer a transmissão, você precisa prender a caixa de câmbio ao quadro de base. No volante do motor, a parede traseira é cortada, um orifício é aberto no centro.
Para manter a pressão correta no sistema hidráulico, é necessária uma bomba, que é colocada ao lado do eixo. Cada roda do eixo é acionada por uma caixa de engrenagens.Se houver muito trabalho em terrenos acidentados e no campo, é melhor colocar rodas maiores (até 24 polegadas). Normalmente, essas unidades são montadas sem molas. É melhor reforçar as longarinas tanto na frente como nas costas. É permitido pegar o posto de controle do Oka. Se instalarmos o motor da “UD2” (é mais potente), então será possível trabalhar com grandes seções e transportar cargas pesadas. A cabine, iluminação e tanque de combustível estão instalados.
De LuAZ
A unidade feita de "LuAZ" pode ter tração nas quatro rodas, e a tração traseira pode ser desligada se necessário. É preciso um pouco de esforço e tempo de trabalho para fazer um trator assim. O motor pode ser fornecido por Sadko DE-310, duas caixas de câmbio podem ser fornecidas a ele. O quadro é feito de cantos ou canais. Para o funcionamento do sistema hidráulico, é utilizada a bomba H12, nela operam um cilindro hidráulico 78x110 e um distribuidor P82. A bomba só é usada em alguns casos. O eixo, assim como a caixa de câmbio, pode ser retirado de qualquer motocicleta, às vezes o eixo é cortado (ou alongado), um novo "asterisco" é colocado nele. O eixo da tomada de força também é fácil de fazer, não terá mais de 1,5 mil rotações por minuto.
De "Zhiguli"
A maneira mais fácil é criar um trator da Zhiguli, esta é a opção mais aceitável. Você sempre pode encontrar uma variedade de blocos sobressalentes para ele. Infelizmente, a usina de Zhiguli funciona com gasolina, que não é barata hoje em dia. A maior parte das máquinas agrícolas funciona com óleo diesel. Ao planejar um projeto para criar um minitrator da Zhiguli, vários problemas devem ser resolvidos. O motor é colocado na frente do motorista e deve ter uma tela de proteção. O quadro é feito de cantos "4", seu tamanho é 1,2 x 2,1 metros. O depósito de combustível encontra-se na parte de trás, pode ser feito em lata ou em qualquer automóvel de passageiros.
A suspensão dianteira é necessariamente reforçada. A movimentação é feita sobre 4 rodas. Todo o trabalho é feito de acordo com o seguinte algoritmo:
- um desenho esquemático está sendo preparado;
- a moldura é feita;
- um corpo é criado;
- todos os nós estão vinculados;
- a direção está instalada.
Um minitrator da Zhiguli 2106 será potente o suficiente para fazer todo o trabalho necessário e transportar cargas de até 500 kg. Além disso, ao criá-lo, você pode pegar vários nós. A caixa de câmbio é tirada do GAZ-53, os eixos são tirados do Zhiguli. As rodas podem ser retiradas do MTZ-84. Na instalação das rodas, os eixos devem ser reforçados, podendo ser necessária a troca do freio.
O motor VAZ tem uma potência de 59,4 cavalos (também há outros mais potentes). Cilindrada do motor - 0,65 litros. Possui boa eficiência e consumo de combustível relativamente baixo. Ao criar um mini-trator a partir do "VAZ", você deve desenhar com especial cuidado o layout e a localização de todas as unidades. No início, você deve decidir sobre o local:
- Ponto de verificação;
- recipientes de combustível;
- usina elétrica;
- tela de proteção;
- cabines.
É racional encurtar o quadro e é melhor colocar uma suspensão mais potente. O posto de controle também pode ser obtido no GAZ-53, rodados de vários carros. A partir de "VAZ", apenas o eixo traseiro e o bloco de direção são adequados. Se os planos incluem a instalação de tração nas quatro rodas, então você precisa de um motor de pelo menos 42 litros. com. Essa unidade será capaz de puxar o eixo de tomada de força hidráulica e funcionará normalmente com o aumento da carga. É melhor fazer um trator com tração nas quatro rodas.
O processo de criação de um mini-trator de "VAZ":
- realização de trabalhos de soldadura com o quadro;
- instalação do chassi;
- instalação de rodas e tanques de combustível;
- instalação da usina e transmissões;
- instalação da cabine, tela de proteção (caixa).
Uma parte importante do trabalho é encurtar o eixo traseiro:
- o copo é cortado, o anel de flange é removido;
- o semieixo é removido, usinado;
- um orifício é feito dentro do copo;
- os semi-eixos são alinhados e soldados;
- a ponte é inserida no recesso acabado;
- trabalhos de soldagem estão em andamento;
- a ponte é fixada ao quadro usando uma estrutura em V.
De "Zaporozhets"
Para fazer um trator de "Zaporozhets", você deve trabalhar com os nós.Os eixos dianteiro e traseiro podem ser ligeiramente encurtados. A caixa de câmbio dos Zaporozhets não é muito potente, pode ser substituída por uma caixa de câmbio da VAZ. O sistema hidráulico está bom, mas as mangueiras e conexões podem precisar ser substituídas por outras mais novas. O quadro da cabine é feito de tubos com diâmetro de 2 cm, revestidos com compensado ou folhas de PVC. O motor Zaporozhets é bastante adequado para um trator, mas você pode colocar algo mais potente. Se você instalar o ponto de verificação "VAZ", será possível trabalhar com quaisquer anexos. Todas as unidades usadas devem ser cuidadosamente limpas e verificadas.
De uma motocicleta
Você também pode montar um trator da motocicleta Ural.
Foi feito assim:
- O quadro é soldado, que consistia em dois blocos. O tubo tem 2,1 metros de comprimento e 0,95 metros de largura.
- A transmissão vem de VAZ. O impulso de torque é transmitido através da corrente para a "roda dentada", depois vai para o eixo da hélice nos eixos dianteiro e traseiro.
- Uma ignição eletrônica é montada, retirada do "VAZ2109".
- Duas caixas de câmbio são instaladas - de uma motocicleta e um carro Moskvich 412.
- A movimentação está cheia. Os cilindros são resfriados a ar.
- As barras de direção são retiradas do "Moskvich".
A máquina revela-se bastante potente, transitável, "puxa" sem dificuldades um atrelado com uma carga de até 0,5 toneladas, podendo ser utilizada tanto em trabalhos agrícolas como na limpeza de zonas de neve.
Engenharia segura
Ao trabalhar em um trator, observe as precauções de segurança:
- para trabalhar com trator, é necessário um treinamento especial;
- antes de ligar o motor, a alavanca de mudança está na posição "H";
- a embreagem de distribuição hidráulica é colocada na posição "Neutro";
- uma barreira de água pode ser cruzada se não tiver mais de um metro de profundidade;
- é proibido transportar pessoas e animais em carreta;
- apenas duas pessoas podem estar presentes na cabine durante a condução;
- deve haver um tapete de borracha no chão da unidade;
- antes de iniciar o trabalho, deve-se fazer uma inspeção preventiva do motor, cabine, montagens, caixa de câmbio;
- se o carro ficou parado por muito tempo, deve-se "dirigi-lo" parado, sem cargas;
- o curso do leme não deve ser superior a 0,44 rad (26 °), com indicador de 0,62 rad (36 °), será necessário ajustar as dobradiças;
- os freios devem ser verificados regularmente e ajustados, se necessário;
- o sistema pneumático deve ter uma pressão de cerca de 0,5 MPa (4,78 kgf / cm2);
- as baterias devem ser firmemente fixadas à base;
- a velocidade de movimento é permitida cerca de 25 km por hora;
- os acessórios devem atender às características de desempenho do minitrator;
- no início do trabalho é recomendável verificar todos os acessórios de conexão.
Para informações sobre como fazer um minitrator com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.