Características de minitratores com esteiras
Os proprietários de terras agrícolas - grandes e pequenos - provavelmente já ouviram falar de um milagre do progresso tecnológico como um mini-trator sobre trilhos. Esta máquina encontrou ampla aplicação em trabalhos de colheita e arvenses (incluindo remoção de neve). Em nosso artigo, vamos considerar as características dos minitratores, conhecer as condições de seu funcionamento e fazer uma minirrevisão do mercado desse equipamento.
Peculiaridades
Os pequenos tratores de esteiras tornaram-se os favoritos dos proprietários de fazendas devido à sua agilidade e excelente habilidade para fazer cross-country. Além disso, essas máquinas produzem um mínimo de pressão sobre o solo, o que também é uma vantagem. E os minitratores de esteira têm uma série das seguintes características:
- seu desenho é universal, devido ao qual, se desejar, em vez de trilhos, você pode colocar rodas;
- ampla área de aplicação: trabalho agrícola, construção, serviços públicos e residências;
- a capacidade de selecionar anexos;
- pequenas dimensões;
- tração excelente;
- economia no consumo de combustível;
- reparo fácil e acessível com uma ampla variedade de peças de reposição;
- o equipamento é conveniente e fácil de operar.
Claro, nada é perfeito. Este axioma também se aplica a minitratores com esteiras. Entre as desvantagens desses carros estão a incapacidade de se locomover em estradas asfaltadas, o aumento do ruído e a baixa velocidade. No entanto, os pontos positivos, neste caso, se sobrepõem aos pontos negativos.
Dispositivo e princípio de operação
Um pequeno trator de esteira pode parecer um dispositivo assustador. Mas este não é o caso. Seu design inclui os seguintes - bastante complexos - mecanismos.
- Quadro - sobre o que cai a carga principal. Possui 2 longarinas e 2 travessas (dianteira e traseira).
- Unidade de potência (motor). Este é um detalhe muito importante, pois disso depende o funcionamento do trator. O melhor para essa técnica são os motores a diesel com quatro cilindros, refrigeração a água e capacidade para 40 "cavalos".
- Ponte. Para minitratores fabricados por empresas especializadas, esta parte da máquina é bastante confiável e de alta qualidade. Se você mesmo fizer a unidade, poderá pegar a ponte em qualquer carro de fabricação russa. Mas o melhor de tudo - do caminhão.
- Lagartas. Um trator com chassi sobre esteiras tem 2 variedades: com esteiras de aço e borracha. Esteiras de aço são uma opção mais comum, mas as de borracha geralmente têm roletes de onde a esteira pode ser removida e conduzida. Ou seja, torna-se possível andar um pouco mais rápido e no asfalto.
- Embreagem, caixa de câmbio. Necessário para colocar o mini-trator em movimento.
Quanto ao algoritmo de funcionamento de tal máquina, não se pode deixar de citar que, de fato, ele não difere da ordem de ações de um trator de esteira comum. A diferença aqui está apenas no tamanho do dispositivo e em um sistema de giro mais simples.
- Na partida, o motor transmite torque à caixa de câmbio, após o qual, entrando no sistema diferencial, é distribuído ao longo dos eixos.
- As rodas começam a se mover, transferindo-o para o mecanismo da correia rastreada, e a máquina se move em uma determinada direção.
- Vira o minitrator assim: um dos eixos desacelera, após o que o torque é transferido para o outro eixo. Devido à parada da lagarta, a segunda começa a se mover, como se estivesse contornando-a - e o trator faz uma curva.
Modelos e especificações
No mercado russo moderno, existem muitas empresas nacionais e estrangeiras que oferecem à venda minitratores de esteira. Os líderes são fabricantes da Rússia, China, Japão e EUA. Vamos dar uma rápida visão geral das marcas e modelos.
- Técnica de Da China atrai o usuário a um preço relativamente baixo. Mas a qualidade dessas máquinas às vezes é ruim. Dos mais comprados, vale destacar o modelo Hysoon HY-380, cuja potência equivale a 23 cavalos, assim como o YTO-C602, que é quase 3 vezes mais forte que o anterior (60 cv). Ambas as variedades são consideradas versáteis e executam uma extensa lista de trabalhos agrícolas, e também há uma boa seleção de acessórios para elas.
- Japão sempre foi famosa pela confiabilidade e durabilidade insuperáveis de suas máquinas. E os pequenos tratores de esteira não são exceção. Entre os modelos apresentados, pode-se notar um Iseki PTK (15 cv) de baixo custo, mas não muito potente, adequado para trabalhos em áreas pequenas. A mais cara e potente perua Yanmar Morooka MK-50 (50 cv) também se destaca.
- Rússia produz minitratores adaptados às características climáticas e paisagísticas de muitas regiões do país. Os melhores modelos são "Uralets" (T-0.2.03, UM-400) e "Countryman". "Uralets" assenta num chassis híbrido: rodas + esteiras. UM-400 e "Zemlyak" são equipados com um mecanismo de cinto de borracha e metal. A potência dessas máquinas é de 6 a 15 cavalos.
Os tratores listados se apaixonaram pelo consumidor russo por sua adaptabilidade ao clima, facilidade de manutenção e reparo. Um fator importante é a disponibilidade de uma grande seleção de peças de reposição no mercado.
- Tecnologia americana também disponível comercialmente e em demanda. Estamos falando agora de um dos líderes mundiais na produção de equipamentos agrícolas - a Caterpillar. Possui escritórios em mais de 50 países ao redor do mundo. Na Rússia, a demanda é por variedades de Cat 239D e Cat 279D com levantamento radial, bem como Cat 249D, Cat 259D e Cat 289D - com levantamento vertical. Todos esses minitratores são versáteis, realizam uma ampla gama de trabalhos agrícolas e também possuem alta estabilidade e capacidade de cross-country.
Sutilezas de escolha
Ao comprar um minitrator em uma esteira, guie-se pelas seguintes nuances de design.
- Se existe ou não um eixo de tomada de força - a saída da unidade de força para conectar acessórios (cultivador, cortador, picador e assim por diante).
- Presença / ausência de bloco articulado de três elos, útil para o engate com acessórios de outros fabricantes. Se estiver equipado com mecanismo de cassete, facilitará e agilizará o processo de remoção / instalação do equipamento.
- Funcionalidade da caixa de engrenagens. A transmissão hidrostática é mais fácil de controlar (na maioria das vezes há apenas um pedal), mas a "mecânica" funciona muito bem em terrenos irregulares e acidentados com uma superfície rochosa ou outros obstáculos.
- Se possível, escolha uma máquina com transmissão mecânica de torque completa com acionamento hidráulico. Esse trator é mais funcional, pode até ser transformado em um carregador frontal ou escavadeira.
- O melhor combustível para um minitrator com esteiras é o diesel. Além disso, o resfriamento com água é desejável.
- A presença / ausência de tração nas quatro rodas. É melhor escolher a tração integral (recomendação subjetiva).
- Fixação do implemento em três direções: atrás da máquina, abaixo (entre as rodas) e na frente.
- Capacidade de manobra. Se você é dono de uma área pequena, e mesmo com terrenos acidentados, opte por modelos mais compactos de minitratores, cujo peso não ultrapasse 750 kg e a potência seja de até 25 cv. com.
Dicas operacionais
Um mini-trator nas trilhas é uma excelente ajuda para um residente de verão no processamento de terras agrícolas em qualquer área.Ele permite que você reduza significativamente os custos de mão de obra, enquanto executa o trabalho em um nível mais alto do que uma pessoa faria usando trabalho manual. Mas para que esta ferramenta técnica o sirva fielmente por muitos anos, é necessário mantê-la adequadamente. Lembre-se de algumas diretrizes simples.
- Monitore a qualidade do combustível e do óleo do motor. Verifique o nível de lubrificante periodicamente e troque-o imediatamente.
- Observe o comportamento do seu trator. Se você ouvir ruídos suspeitos, chocalhos, guinchos, tente encontrar a fonte em tempo hábil e repare ou substitua a peça desgastada. Caso contrário, a máquina pode falhar e os trabalhos de reparação e restauração serão mais caros.
- Se você mesmo quiser experimentar montar um minitrator de esteira, faça-o. Em princípio, não há nada difícil em criar tal máquina. No entanto, vale lembrar que a instalação e montagem de qualquer um desses mecanismos é feita de acordo com algoritmos claramente definidos, nos quais não há lugar para a imaginação.
Encontre desenhos adequados na Internet, adquira os componentes do futuro mini-trator e monte-o. Preste atenção às recomendações de artesãos experientes sobre a intercambiabilidade das peças.
- Considere se você usará seu trator no inverno, por exemplo, para limpar a neve. Caso contrário, prepare-o para o armazenamento de inverno: lave, escorra o óleo para evitar engrossar, lave o motor. Você pode lubrificar as peças móveis para que o próximo lançamento da primavera ocorra sem problemas. Em seguida, coloque o equipamento em uma garagem ou outro local adequado, cubra com uma lona.
- Ao adquirir um minitrator caterpillar, não se esqueça da conveniência dessa compra. Combine seus desejos com suas capacidades. Você não deve comprar uma máquina poderosa e pesada para processar um terreno de 6 acres. E também não adianta comprar uma opção de pequeno orçamento para arar terras virgens.
Para informações sobre como escolher um minitrator com esteira, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.