Como fazer um arado para um minitrator com as próprias mãos?
O arado é uma ferramenta projetada para arar solo duro e tem sido usada pelo homem desde os tempos antigos. O uso pretendido do arado determina suas características técnicas e de qualidade: o desenho da moldura e do elemento de corte, os mecanismos de fixação e batentes, o material de fabricação e sua espessura.
Características gerais
O arado para sua finalidade é de vários tipos:
- manual - para arar terrenos macios de uma pequena área;
- equestre - é utilizado em situações em que é necessário o cultivo de terras, cujo acesso é limitado para equipamentos especiais;
- com tração por cabo - ajuda a cultivar o solo em locais de difícil acesso, por exemplo, nas montanhas ou em um pântano;
- articulado - trabalha em conjunto com equipamentos especiais, permite reduzir o raio de viragem durante a lavra sequencial;
- arrastado - arado de uso geral.
Os tipos de arados mencionados, por sua vez, subdividem-se nas seguintes subespécies:
- casco simples;
- casco duplo e mais;
- disco - giratório;
- rotativo.
Uma configuração comum para uma ferramenta de aração DIY é mostrada na Figura 1.
As partes principais da estrutura corporal possuem os seguintes detalhes:
- cinzel - sobreposição na peça de corte;
- arado - "faca" removível;
- penas da asa, do peito e da lâmina;
- raso - corta cantos das camadas do solo;
- cremalheira - elemento de fixação.
As tecnologias modernas permitem que você faça um arado com suas próprias mãos. Você pode projetá-lo de acordo com seus desenhos ou modificar o acabado para atender às suas necessidades. Uma ferramenta feita por você mesmo tem uma série de vantagens e recursos de design característicos.
Características de um modelo caseiro
O arado automontado é uma ferramenta que atende às necessidades específicas e tem baixo custo. Para a sua montagem, poderá utilizar os materiais disponíveis, bem como peças de estruturas de outras unidades agrícolas. Este último pode ser obtido em antigas oficinas agrícolas, pontos de coleta de metais ferrosos e outros locais semelhantes.
Um arado caseiro é fácil de orientar para atender às suas necessidades. É possível adaptá-lo para diferentes tipos de solo, mecanismos de tração e até mesmo para as funções de processamento de safras agrícolas. O seu próprio arado pode ser feito levando em consideração a potência e a produtividade do equipamento do trator, o que lhe permitirá atingir a mais alta eficiência e reduzir as cargas destrutivas na ferramenta de aração.
O elemento de corte deste arado pode ser intercambiável e feito / afiado de forma independente, o que reduz significativamente o custo de manutenção do mecanismo. No caso de autoprodução, torna-se possível variar o uso pretendido - introdução da função de elementos substituíveis: bocais, fixadores, partes do corpo e moldura. Isso permite que você execute trabalhos de natureza combinada, por exemplo, arar e cortar a grama.
Ao fazer seu arado, você pode prestar atenção especial à escolha dos materiais e sua qualidade. Essa é uma das principais vantagens da montagem self-made, pois ao comprar um arado em uma loja, é difícil ter certeza da qualidade do metal utilizado para fazer uma unidade fabril.Depois de comprar um modelo de loja, você pode precisar refiná-lo ainda mais ou substituir algumas unidades estruturais de baixa qualidade.
Materiais e ferramentas
Fazendo um arado caseiro para um minitrator requer uma ferramenta básica:
- inversor de soldagem;
- moedores;
- treinos;
- vice.
E uma ferramenta adicional, cuja lista é determinada pelo desenho de um mecanismo específico e pelas condições de sua produção.
Os materiais que compõem a estrutura principal devem ser blanks de aço maciço. Violações de sua integridade - rachaduras, deformação, ferrugem severa - são inaceitáveis.
Lista de materiais de que você pode precisar:
- folha de metal de seção espessa de alta resistência;
- cantos de metal e placas de espessura suficiente;
- parafusos de vários calibres;
- nomes adicionais (arruelas, rolamentos, molas), determinados pelas características de um determinado projeto.
Como fazer isso?
Para facilitar o processo de montagem de um arado para um minitrator, pode-se passar pela reconstrução de outra ferramenta de mesmo nome utilizada em conjunto com objetos de tração: um arado ou um skimmer do mecanismo de aração de um grande trator .
A montagem da unidade necessária requer a elaboração dos desenhos corretos. A sua presença garantirá a otimização do projeto, a redução do número de peças componentes, a simplicidade e a qualidade da montagem.
Os desenhos devem indicar as dimensões dos elementos que estão intimamente relacionadas com as dimensões do minitrator, as propriedades do solo cultivado. Durante o processo de fabricação, é importante respeitar esses parâmetros.
Na fase de projeto, vale a pena desenhar separadamente cada detalhe de formato irregular, de acordo com o tamanho real. No futuro, a partir desses desenhos, será possível criar um gabarito para transferir a imagem de uma peça para uma peça de metal. Algumas variações do desenho do arado são mostradas nas Figuras 2 e 3.
Considere duas opções para fazer um arado para um minitrator.
De um arado de cavalos
Essa configuração de arado, acoplada a um minitrator, é considerada a mais fácil de fabricar. Todo o trabalho de reconstrução de um arado de cavalos reduz-se à adaptação a ele de uma moldura, que possui um mecanismo de fixação especial, dotando-o de uma roda (se necessário) e de um agente de peso.
O arado equestre é constituído por um corpo e uma armação dupla-face, que funciona como mecanismo de fixação ao arreio do animal e como meio de controlo do processo de aração. Sua configuração mais simples é mostrada na foto 4.
Neste caso, é necessário reconstruir a parte de fixação do arado para cavalos naquela que será instalada no minitrator com o mínimo esforço. Este processo pode ser simplificado fazendo uma barra de reboque para um acessório de trator. Uma cópia é mostrada na foto 5.
O engate de reboque é fácil de fabricar. A placa larga, que possui dois orifícios horizontais com rosca interna nas bordas, é complementada por uma saliência no meio, na qual é aparafusada / soldada uma bola do antepé com uma perna. No centro da placa é fixada uma peça em forma de L, que funciona como mecanismo de bloqueio da armação do arado, que é fixada com um engate. A placa é colocada entre as duas "orelhas" do suporte do trator, fixada com quatro parafusos.
A modificação do arado para cavalos mostrada na foto 4 está equipada com uma roda especial. Serve de batente para a moldura da estrutura, com sua ajuda, é possível ajustar a profundidade de entrada do arado no solo.
O ajuste é realizado por meio de um mecanismo simples - um suporte roscado no qual um parafuso de fixação é aparafusado. O suporte da roda pode se mover verticalmente dentro da manilha. O parafuso o fixa na posição desejada. Este projeto permite, se necessário, mover a manilha ao longo da estrutura do arado.
A própria roda é feita de um aro de metal, raios e um tambor de eixo.Para a sua fabricação, pode-se utilizar uma fita metálica de 300x50 mm, barras de reforço, um pedaço de tubo com diâmetro igual ao diâmetro do eixo da roda.
A fita de metal é dobrada em forma de aro, suas bordas são soldadas, a costura de solda é esmerilhada com uma esmerilhadeira ou disco de corte. Um pedaço de tubo igual à largura da fita se encaixa no centro do círculo. A distância da borda à superfície externa do tubo - tambor é medida. Os raios de reforço serão iguais a esta distância. Os espaços em branco resultantes são soldados uns aos outros. Para melhorar as características de rolamento da roda, um rolamento de diâmetro apropriado pode ser soldado ao tambor. Isso reduzirá o atrito e a carga no eixo da roda.
O desenho do arado descrito pode ser operado de duas maneiras. No primeiro caso, será necessária uma segunda pessoa que operará o arado por trás, ajustando a linha do sulco. Neste caso, o “gestor” exerce pressão sobre a estrutura, necessária para uma imersão suficiente da relha do arado no solo.
No segundo caso, a presença de um assistente é opcional. O arado fica mais pesado e se move sozinho. O peso pode ser um pedaço de metal pesado ou uma pedra fechada em uma moldura. O peso é colocado na borda afastada do trator. Nesse caso, a pressão sobre a ação será máxima para o peso disponível. Para evitar que a carga tombe o arado, ele deve ser preso na parte inferior da estrutura.
Ao operar o arado sem uma segunda pessoa, o fator de curvatura do sulco deve ser levado em consideração. A simplicidade do projeto descrito pressupõe a "flutuação" do arado de um lado para o outro. Para eliminar esse problema, é necessário equipar seu engate "rígido" com o trator. Neste caso, o mecanismo de tração dirigirá a faixa sulcadora.
De skimmers
O skimmer é um elemento de um arado trator que serve para cortar a camada superior do solo no processo de aração. Foto 6.
Seu formato é semelhante ao corpo de trabalho de uma lâmina de arado e seu tamanho é a metade. Este fato permite que você use efetivamente o skimmer como um arado para um minitrator.
Durante o processo de design, você precisará soldar uma estrutura que prenderá o skimmer e anexá-lo ao engate do trator, além de equipá-lo com uma roda limitadora.
Ao criar desenhos deste projeto, vale a pena considerar a potência do trator, o estado do solo cultivado, a quantidade de trabalho futuro. Se uma grande área de terra tiver que ser arada, dois skimmers podem ser usados em uma estrutura. Nesse caso, o arado será de dois corpos. Isso é necessário para reduzir a carga na carcaça de uma peça e reduzir seu desgaste.
O processo de montagem de uma estrutura, sua instalação em um trator é semelhante à reconstrução de uma charrua equestre. Uma estrutura de configuração semelhante, uma roda, fixações para o suporte da relha e toda a estrutura para o engate são feitas. Um dispositivo de pesagem ou botões de controle são montados para correção manual do sulco.
Engenharia segura
Durante a operação de um arado artesanal, devem ser observadas as medidas de segurança adequadas. Dentre eles, podem ser destacados os pontos mais importantes.
- no momento da movimentação da charrua ao longo do sulco, são inaceitáveis a sua regulagem de altura, a limpeza da roda e da relha do solo e outras manipulações associadas à participação de uma pessoa;
- todos os nós de conexão devem ser presos com segurança - a folga é inaceitável;
- é necessário executar a limpeza oportuna de mecanismos e afiar os elementos de corte;
- realizar todas as operações apenas com o arado imobilizado e com o trator desligado.
Para garantir a segurança do trabalho, é importante realizar trabalhos que atendam às características técnicas de um determinado maquinário agrícola. Cargas excessivas podem causar desgaste rápido, danos à unidade e à saúde humana.
Para obter informações sobre como fazer um arado para um minitrator com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.