Características da escolha de arados para um minitrator
A realização de trabalhos agrotécnicos é um processo complexo e demorado que requer não apenas conhecimento e experiência, mas também muita força física. Sem cultivar a camada fértil do solo, é impossível cultivar uma grande safra de vegetais e frutas. Os fabricantes modernos produzem uma grande variedade de produtos que facilitam e aceleram muito o trabalho dos agricultores. Um desses dispositivos é um minitrator, que vem com um acessório especial para o cultivo da terra, a colheita e a neve, bem como para o transporte de mercadorias.
O arado é o equipamento mais solicitado há muitos anos. Equipamentos modernos e tecnologias inovadoras permitem que os fabricantes produzam diversos tipos desse dispositivo, que diferem não só no preço, mas também na funcionalidade.
Peculiaridades
O mini arado trator é um equipamento versátil e amplamente utilizado por proprietários de residências e agricultores. Existem dois tipos de dispositivos - gerais e especializados. O arado inclui os seguintes elementos:
- peça de suporte;
- relha;
- prateleira;
- placa de campo;
- pluma.
O elemento principal desse dispositivo é uma relha de ferro feita de liga de aço, cuja tarefa é revirar a camada fértil superior da terra. A superfície de trabalho da ação não só levanta o solo, mas também corta o sistema radicular das ervas daninhas, além de promover a colocação de sementes em grande profundidade, onde apodrecem e não germinam. Arar não só permite que você solte o solo, mas também o satura com oxigênio. A relha de arado consiste em uma lâmina, calcanhar e dedo do pé. Existem três formas de compartilhamento, como:
- parafuso;
- cilíndrico;
- semicilíndrico.
Importante! A forma e o tamanho da superfície de trabalho de corte afetam a eficiência e a produtividade do dispositivo, bem como a profundidade do sulco e a área da área tratada.
Tipos de arados e suas características
Os fabricantes produzem vários tipos deste equipamento - rotativo, disco e aiveca. Agricultores experientes recomendam prestar atenção aos arados de dois e três corpos, que possuem duas e três relhas. O processamento de pequenas áreas pode ser realizado através de um dispositivo de corpo único, que consiste em uma ação. Pelo método de aração, os seguintes tipos de equipamento podem ser distinguidos:
- sulcado;
- sem pêlos (mesmo arando);
- estriado.
Existem vários tipos de charruas segundo o tipo de fixação.
- Articulada - uma ferramenta que se fixa ao trator por meio de um engate de ponto único. O número de carrocerias corresponde ao tipo de modelo do trator. Vantagens - baixo peso e simplicidade de design, pequeno raio de giro. Desvantagens - impossibilidade de utilizar equipamentos com grande número de carrocerias para um minitrator.
- Semi-montado - equipamento que utiliza não apenas montagens especiais, mas também rodas articuladas. Para tratores com capacidade de tração de até 3 toneladas, são adequados arados de 6 sulcos e, para mecanismos com capacidade de 5 toneladas, pode ser usado um acessório de 12 sulcos. Vantagens - alta velocidade de trabalho. A desvantagem é a presença de um grande raio de giro, a complexidade do projeto e a instalação de peças auxiliares.
- Arrastado - um dispositivo impopular cujo movimento apenas rodas especiais são usadas.Vantagens - lavra uniforme e uniforme. Desvantagens - um grande raio de viragem, a incapacidade de usar em pequenos lotes pessoais.
- Cavalo - um tipo de equipamento desatualizado que é usado apenas em fazendas individuais. Vantagens - capacidade de cultivar solo fértil em áreas de difícil acesso.
Importante! Os arados também podem diferir na finalidade funcional - para arar, para trabalhar em reservatórios, para a formação de valas de comunicação.
Rotativo
O dispositivo do rotor é um dos mais recentes desenvolvimentos dos fabricantes e consiste em um eixo móvel com várias partes. Este arado possui alta velocidade e qualidade de cultivo do solo. A condição principal é a direção do dispositivo estritamente ao longo de uma linha reta. Este projeto é indispensável para o plantio de batatas e outras raízes. Os fabricantes produzem os seguintes tipos deste equipamento:
- tambor - possui botões de pressão rígidos, elásticos ou mistos;
- lâmina - consiste em um disco móvel, no qual um ou dois pares de lâminas são fixados;
- escapular - consiste em lâminas fixas em um rotor móvel;
- parafuso - possui um parafuso de trabalho, que pode ser de rosca simples ou multi-rosca.
A principal vantagem é o impacto no solo de cima para baixo. Este recurso permite que você trabalhe usando a força de tração mínima do trator.
Arado-despejo
O arado reversível (suspenso) é feito em forma de cunhas, que são instaladas em um determinado ângulo. Após a aração, forma-se um lixão curvo com pequenos pedaços de solo. A principal característica é a execução da curva no final do sulco não do trator, mas apenas do arado. Esses mecanismos podem ter um ou dois casos. A profundidade do sulco pode ser ajustada usando a roda de suporte.
Disco
Os acessórios do disco têm o formato de um disco esférico que gira sobre rolamentos. Com a superfície de trabalho ativa e afiada do disco, o dispositivo corta facilmente qualquer tipo de sujeira. Os agricultores usam este arado para trabalhar em áreas com solo pesado, argiloso e úmido. A principal característica deste modelo é a preservação da integridade da superfície de trabalho do elemento de corte em caso de contato com uma pedra ou objeto de metal. A potência do motor do trator utilizado não deve ser inferior a 18 CV. com. Atenção especial deve ser dada ao arado versátil, que possui um mecanismo giratório manual em um engate padrão. O mecanismo do cinzel executa o afrouxamento do solo sem a lâmina. O projeto do arado possui três planos, tais como:
- horizontal inferior;
- vertical lateral;
- lâmina frontal.
Dicas de Seleção
A escolha do equipamento necessário é influenciada pelo tipo de solo, tipo e quantidade de trabalho executado, bem como a potência do dispositivo mecânico. Em lojas especializadas, você pode ver produtos de diversos fabricantes com uma ampla faixa de preços. No ranking de vendas desse grupo de mercadorias, as posições de liderança são ocupadas por produtos made in China, que têm um preço acessível e podem ser instalados em qualquer modelo de tratores.
A escolha do número de caixas depende da capacidade necessária do dispositivo. Ao escolher um arado de quatro sulcos, é preciso levar em consideração a potência do trator. Mecanismos com baixos níveis de potência não são capazes de operar este modelo de equipamento. Para tratores com baixa potência, produtos de corpo duplo são adequados. Os arados de corpo único podem ser fixados até mesmo em um trator de passeio, e a área do local não deve exceder 15 acres. Agricultores experientes aconselham dar preferência ao equipamento de casco duplo, que tem um número ótimo de partes e depósitos, bem como suplementado com sub-arados que ajudam a cortar o gramado e a densa crosta terrestre.
Se for impossível comprar produtos manufaturados em empresas industriais, os agricultores profissionais recomendam fazer o produto por conta própria ou encomendá-lo de artesãos experientes. Um projeto feito pelo próprio terá as mesmas funções e propriedades, mas, se necessário, pode ser melhorado e complementado com os elementos necessários. Se for necessário não só arar a terra, mas também amontoar as raízes, é preciso adquirir um arado de dupla face, que possibilite cortar a erva daninha nos corredores, formar canteiros e, em marcha à ré, preencher o sulcos. Este dispositivo tem a função de ajustar a largura de trabalho. A desvantagem é a presença obrigatória de qualificação profissional na operação deste equipamento.
Vale a pena prestar atenção aos seguintes sinais de um produto de baixa qualidade:
- suporte fino;
- lâmina curta;
- espessura de chapa pequena para o caso;
- aço de baixa qualidade.
Sutilezas de operação
A qualidade e a velocidade do desempenho do trabalho dependem não apenas da escolha dos acessórios, mas também do nível de preparação do dispositivo antes do trabalho. Lavradores experientes recomendam ajustar e ajustar corretamente a instalação, lubrificando todos os elementos móveis e verificando a confiabilidade da fixação de cada peça. Dentre as regras básicas para o trabalho com arado, destacam-se as seguintes:
- pesar o dispositivo com discos de ferro que são presos à estrutura - este truque irá simplificar o trabalho com solos pesados, argilosos e secos;
- a afiação da lâmina de trabalho é realizada somente com uma mó;
- limpeza regular e oportuna da relha do arado do solo e das raízes das plantas;
- lubrificação diária de rolamentos;
- ao trabalhar com um arado elevado, você precisa usar suportes especiais;
- após o último uso, é necessário limpar, lavar e lubrificar todas as partes estruturais;
- o armazenamento de longo prazo deve ser realizado apenas em salas secas e ventiladas.
Vale destacar as seguintes etapas principais de ajuste e configuração do equipamento:
- ajuste de profundidade - realizado por meio do parafuso de ajuste da roda, localizado na parte externa do tubo quadrado; a rotação da peça de trabalho no sentido horário aumenta a profundidade de aração, enquanto o movimento no sentido anti-horário diminui a profundidade do sulco;
- ajuste da largura do sulco - realizado alongando-se o comprimento da haste de controle do eixo transversal;
- nivelamento das laterais - realizado ajustando a altura da barra necessária;
- o ajuste da posição dianteira e traseira do quadro é realizado aumentando ou diminuindo o comprimento da barra frontal do corpo.
O ajuste do arado deve ser feito somente sobre uma superfície plana e dura, colocando uma prancha de madeira de 180 mm de altura sob as rodas esquerdas. Para um minitrator com tração nas quatro rodas, a altura da madeira da roda dianteira deve ser maior, e para os mecanismos com tração traseira, o tamanho da madeira deve ser o mesmo. O tamanho do forro de madeira não foi escolhido ao acaso e está associado ao deslocamento do centro de gravidade durante a operação para a roda direita. O lado esquerdo se deslocará em solo solto e macio, o que fará com que a roda abaixe alguns centímetros. É esse recurso (erro) que afeta a altura da barra.
Importante! Para regular o arado, é necessário fixá-lo numa posição vertical estrita em relação ao nível do solo, tendo em consideração a madeira colocada. Esta posição corresponderá à sua localização durante a aração.
O ajuste do corpo do primeiro arado é uma etapa importante no processo de ajuste devido ao encaixe solto da roda direita no solo, o que reduz significativamente a largura de aração. Vale a pena completar as seguintes etapas de configuração:
- ajuste da distância entre o interior da roda direita e o ponto extremo da ação; o comprimento da indentação deve ser de pelo menos 10% da largura de captura de um corpo;
- verificar a posição da ação em relação à superfície de trabalho; não deve haver fendas ou fendas entre a parte afiada do arado e o solo;
- ajuste da altura da placa de campo, que não deve ser pelo menos 2 centímetros acima do nível do solo;
- instalação da placa de campo em relação ao eixo central do trator.
Após a compra do aparelho, é imprescindível o estudo cuidadoso das instruções do fabricante, que detalham todas as características do aparelho, os tipos de avarias possíveis, as regras para sua eliminação e descrevem todas as sutilezas dos cuidados com o equipamento. O arado para um minitrator tem sido um dispositivo indispensável por muitas décadas, utilizado por todos os proprietários de terras. A velocidade do trabalho, assim como sua qualidade, depende da escolha correta do dispositivo.
Para informações sobre como ajustar corretamente o arado para um minitrator, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.