Como fazer a hidráulica de um minitrator com as próprias mãos?

Contente
  1. Características de design
  2. Ferramentas necessárias
  3. Como fazer isso?
  4. Operação de sistema
  5. Profilaxia

A hidráulica é um sistema técnico que funciona influenciando a pressão de um líquido em outros elementos do sistema. No processo de exposição, é gerada energia cinética, que é convertida em energia mecânica, com a qual se realiza o trabalho útil de um ou outro mecanismo. Vários implementos agrícolas, como minitratores, são equipados com sistema hidráulico. Com sua ajuda, vários acessórios são controlados.

Este sistema está presente no projeto de qualquer trator produzido pelo fabricante. Ele pode ser modificado e otimizado para atender às suas necessidades. Um mini-trator artesanal deve ser equipado com sistema hidráulico, o que permitirá o uso do equipamento com a máxima eficiência.

Características de design

A hidráulica de um minitrator funciona com o mesmo princípio de todos os outros sistemas semelhantes. Ele tem uma bomba hidráulica que cria pressão no sistema e faz com que o fluido se mova através dele. Ele se conecta à fonte de enchimento, que é o tanque de expansão. Esta unidade é acionada pela transmissão de torque do motor diesel por meio de uma correia ou conexão mecânica com um eixo ou transmissão.

Embora o sistema seja denominado hidráulico, ele é preenchido com óleo. Tem um ponto de ebulição mais baixo, um coeficiente de expansão adequado e serve como lubrificante para as partes móveis do mecanismo.

Mangueiras flexíveis com paredes reforçadas são usadas para transferir fluido através do sistema. Todas as suas conexões são seladas e reforçadas. Por meio deles, sob a influência da pressão, o óleo entra na válvula hidráulica em posição flutuante e, em seguida, nos cilindros hidráulicos, que atuam como pistões. Os pistões fazem trabalho mecânico que impulsiona o acessório associado.

Algumas modificações dos mecanismos hidráulicos envolvem a integração no sistema de tração hidráulica. Esta instalação complementa o sistema de frenagem do trator, facilitando o manuseio dos freios, principalmente em máquinas agrícolas caseiras. A articulação hidráulica também pode ser usada para facilitar a direção, neste caso atuando como um reforço hidráulico. Estas características do desenho do sistema hidráulico do mini-trator permitem controlar o funcionamento de todos os mecanismos montados, unidades próprias dos veículos e realizar com eficácia as tarefas atribuídas.

Para montar o sistema hidráulico de um minitrator com suas próprias mãos, você precisará dos componentes do mecanismo, fabricados na fábrica com equipamentos especiais:

  • bomba hidráulica;
  • válvula hidráulica;
  • mangueiras de fixação;
  • cilindro hidráulico;
  • outros componentes que não podem ser feitos em casa.

Os elementos listados podem ser adquiridos na loja como uma montagem completa ou desmontados de equipamentos especializados antigos, e o restante da estrutura de fixação pode ser projetado e montado manualmente.

Ferramentas necessárias

Em cada caso, você pode precisar de seu próprio conjunto de ferramentas e materiais necessários para a montagem. Seu conjunto principal:

  • máquina de solda;
  • Búlgaro;
  • furar;
  • furar;
  • torneiras para enfiar;
  • conjunto de chaves.

A lista pode ser complementada com itens dependendo das condições de montagem.

Detalhes necessários:

  • bomba hidráulica;
  • válvula hidráulica;
  • tanque hidráulico;
  • correia de transmissão;
  • mangueiras e seus fechos;
  • cilindros hidráulicos;
  • parafusos e porcas;
  • braçadeiras;
  • filtro de óleo;
  • vários fechos, cujo nome é devido a cada caso específico.

Os principais componentes são mostrados na foto.

Como fazer isso?

O trabalho de criação do seu próprio sistema hidráulico para um minitrator começa com o projeto da futura estrutura e cálculos que visam otimizar a relação entre os recursos gastos e a eficiência. A potência do trator deve corresponder ao fim a que se destina e as características técnicas das unidades do sistema hidráulico são proporcionais às cargas que lhes são aplicadas.

Potência insuficiente da bomba de óleo ou baixo coeficiente de carga permissível nos cilindros hidráulicos pode levar à falha rápida de todo o sistema ou componentes individuais. Um nível superestimado desses indicadores aumentará o consumo de combustível e outros recursos e criará um desequilíbrio no sistema. Para compensar a diferença de características técnicas e equalizar o equilíbrio, são instalados nomes adicionais: segunda bomba, cilindro hidráulico e outros.

No desenho, é necessário refletir o desenho da estrutura de suporte, que incluirá um local para uma bomba, um distribuidor, pistões e outros elementos adicionais, bem como um diagrama de ligação do circuito hidráulico. Ao mesmo tempo, sua configuração deve ser otimizada de forma que a distância do eixo de saída do motor até o ponto de transmissão mais próximo da potência do sistema hidráulico seja mínima.

A bomba é instalada o mais próximo possível do eixo de transmissão. O reservatório com o óleo de trabalho está localizado acima dele, o que fornece um fluxo livre de fluido para as pás da bomba e reduz o coeficiente de vazamento de energia mecânica útil. Um filtro é instalado entre o reservatório de fluido e a bomba. Sua presença amplia o bom funcionamento de todo o sistema.

Por meio de mangueiras reforçadas, a bomba é conectada a uma válvula hidráulica, que é equipada com elementos de controle. Pode haver vários deles, dependendo da funcionalidade do sistema hidráulico. Como, para manter a pressão no sistema, o óleo deve circular continuamente por ele, o distribuidor regula a direção de seu movimento e abastecimento aos cilindros, além de interromper o fluxo no momento da operação em ponto morto. Os controles do distribuidor são alavancas especiais fornecidas pelo fabricante com ele.

Após a montagem do distribuidor, os cilindros hidráulicos são instalados na parte de trabalho da estrutura. Esses elementos podem ser representados por unidades de pistão especiais projetadas para uso no sistema hidráulico. Em outros casos, eles podem ser feitos independentemente dos amortecedores automotivos do tipo óleo.

Os acessórios são instalados no trator em conjunto com os cilindros hidráulicos - partes móveis do sistema que transmitem força mecânica a ele. A concepção dos mecanismos de fixação é determinada pelo tipo de equipamento, a sua configuração real e a natureza do trabalho visado executado com a sua ajuda.

O sistema hidráulico montado deve ser dotado de unidades técnicas e meios de isolamento que requeiram a sua instalação obrigatória. Entre eles estão:

  • unidade de drenagem no tanque hidráulico;
  • válvula de alívio de pressão no tanque;
  • sensor de pressão;
  • válvula de corte;
  • dreno da bomba e válvula hidráulica;
  • elementos de filtragem finos na entrada para os cilindros hidráulicos;
  • anéis de vedação, arruelas, juntas, porcas, braçadeiras.

Antes de iniciar o trabalho, todo o sistema é configurado.

O diagrama de trabalho do equipamento hidráulico para um minitrator é mostrado no diagrama:

Operação de sistema

Instruções de operação para o sistema hidráulico do mini trator

O sistema é controlado pela (s) alavanca (s), que estão em conjunto com a válvula hidráulica. Sua função principal é mudar as posições das válvulas de controle do distribuidor, fornecer pressão ao trecho desejado, desconectar o circuito de circulação de fluido das unidades finais da unidade.

Um sistema hidráulico simples tem três posições de alavanca de controle:

  • neutro - o óleo circula separadamente dos pistões;
  • extensão de pistão - a pressão o faz assumir a posição alongada ao máximo;
  • movimento do pistão - a pressão é liberada, o vácuo criado pelo líquido que sai o puxa, devolvendo-o à sua posição original.

No momento da movimentação do (s) pistão (s), o implemento realiza o trabalho previsto para a finalidade de sua produção.

Qualquer sistema hidráulico está equipado com mecanismos de partida e parada da bomba hidráulica, posições de fixação e controle de emergência (manual).

Profilaxia

Para garantir o funcionamento eficiente do sistema hidráulico do trator, é necessário seguir as regras de funcionamento e manutenção em tempo hábil.

Ao trabalhar com equipamentos equipados com sistema hidráulico, você deve verificar regularmente se há falhas em seus componentes. Quebras em pequena escala levarão inevitavelmente à falha do resto do sistema. Se você encontrar um, deve aplicar imediatamente todos os meios disponíveis para eliminá-lo:

  • não exceda a carga prescrita na bomba hidráulica, cilindros hidráulicos, mangueiras de óleo e outros componentes;
  • evite indicadores de pressão excessivamente alta, se necessário, libere-o em tempo hábil ou selecione uma válvula de controle adequada;
  • para manter a operação estável do mecanismo hidráulico, é importante trocar / adicionar fluido ao sistema em tempo hábil: uma quantidade insuficiente levará a uma diminuição da eficiência operacional e uma falha rápida da unidade;
  • todos os trabalhos de manutenção e reparação do sistema devem ser realizados com o motor do trator desligado (a “frio”) após a despressurização.

Tabela de falhas comuns em sistemas hidráulicos e como corrigi-los:

Falhas de funcionamento e suas causas

Remédio

Falha: baixa força de levantamento e empuxo dos cilindros hidráulicos ou sua completa ausência.

Motivo: o nível de óleo no sistema caiu.

Adicionar óleo.

Foi utilizado óleo com características inadequadas.

Mude o óleo por um adequado.

Filtro de óleo ou cilindro hidráulico sujo.

Substitua ou lave o elemento do filtro.

Ar no sistema.

Purgue o sistema - remova o ar, identifique o ponto de sua entrada e elimine-o.

Vazamento de fluido de vedações de óleo desgastadas.

Substitua os retentores de óleo por novos.

O funcionamento da válvula de alívio, a pressão é interrompida - o bloqueio ocorre na posição aberta.

Lave / purgue a válvula. Substitua se necessário.

Mau funcionamento nas válvulas da válvula de controle direcional.

Substitua as válvulas ou suas peças, se necessário substitua todo o bloco.

Vazamentos nos pontos de encaixe do sistema.

Verifique se há vazamentos, que foram eliminados crimpando, apertando, instalando grampos, substituindo.

Pistão ou vedações do cilindro hidráulico com defeito.

Verifique se há vazamentos de pressão no cilindro hidráulico. Substitua os retentores de óleo, pistão. Se necessário, mude a unidade como um todo.

Como instalar a hidráulica em um minitrator com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário