Características dos minitratores tchecos
Os minitratores tchecos são um tipo popular de pequena máquina agrícola. Eles são amplamente usados para uma ampla gama de tarefas agrícolas e comunitárias. A alta demanda por equipamentos se deve à sua confiabilidade, versatilidade e longa vida útil.
Um pouco de historia
A produção de minitratores tchecoslovacos exportados para a URSS foi realizada pela fábrica Agrostroj, cujas instalações de produção estavam localizadas em Prostejov. O modelo mais antigo da empresa foi a modificação TZ-4K 10., que possuía uma base alongada, uma carroceria com comprimento de 2 me um motor Slavia 1D-80 com capacidade de 9 litros. com. Em seguida, foi instalado nos tratores um motor diesel de 12 cavalos de potência com sistema de refrigeração a ar da marca 1D-90TA, capaz de dar partida tanto por partida elétrica quanto por método manual.
Os últimos modelos de equipamentos foram equipados com um motor mais potente da marca Slavia 1D90 com capacidade de 14 litros. com.
O trem de rodagem e o chassis também sofreram algumas alterações ao longo do tempo, como resultado do encurtamento da base, da modificação da carroceria e do surgimento de um reboque hidráulico. O modelo foi batizado de TZ-4K 14. Foi produzido até o final da produção.
Pela primeira vez, a tecnologia tcheca apareceu na URSS na véspera das Olimpíadas de Moscou. Em seguida, ele foi usado para trabalhar em instalações esportivas. As unidades se apaixonaram por especialistas soviéticos e começaram a ser adquiridas ativamente por empresas agrícolas e empresas de serviços públicos.
A produção de minitratores foi encerrada em meados da década de 90 do século passado., no entanto, graças à mais alta qualidade e um design de muito sucesso, um grande número de unidades de vida longa ainda operam no território dos países pós-soviéticos.
O modelo TZ-4K 14 foi tomado como base para o desenvolvimento da versão nacional, e no final dos anos 80 os primeiros protótipos com o nome MA-6210 saíram da linha de montagem da empresa Tallex. No entanto, a técnica era produzida em quantidades muito limitadas e, após eventos bem conhecidos, sua produção foi totalmente descontinuada.
Dispositivo e propósito
Desde a primeira modificação da unidade tcheca TZ-4K 10 não foi exportada para a União Soviética, mas apenas o TZ-4K 14 recebeu reconhecimento popular, então uma visão geral dos recursos de design da tecnologia tcheca será apropriada para considerar o uso de seu exemplo.
Assim, o minitrator TZ-4K 14 é um veículo automotor motorizado equipado com motor de combustão interna, transmissão e chassi. O modelo é equipado com motor diesel monocilíndrico, dois tempos, refrigerado a ar, capaz de operar em qualquer condição climática sem risco de superaquecimento. Isso se deve ao seu pequeno tamanho, o que permite prescindir do resfriamento a água.
Conforme mencionado acima, a unidade está equipada com dois sistemas de ignição (manual e elétrico), o que possibilita a partida do motor em qualquer circunstância.
A caixa de câmbio do minitrator possui 4 marchas à ré. Ambos os eixos possuem diferencial, sendo que no eixo dianteiro possui função de travamento. O modelo é feito com tração integral e os eixos são interligados por uma luva giratória. Isso permite que eles girem 45 graus um em relação ao outro quando o veículo fizer uma curva.Graças a este desenho, o raio de viragem do trator é de apenas 190 cm, razão pela qual o modelo apresenta maravilhas de manobrabilidade em espaços confinados, e o desenho especial do garfo permite que os eixos sejam abaixados e elevados em um ângulo de até 11 graus .
Além disso, as larguras da esteira dianteira e traseira são ajustáveis e podem variar de 70 a 100 cm. Para aumentar a largura da esteira, afrouxe as porcas no cubo de ferro fundido e, em seguida, mova-o para a posição final no semi-eixo... Os freios da máquina são representados por dois sistemas de frenagem independentes - freio de mão dianteiro e freio de pé traseiro. A embreagem do minitrator tem desenho monodisco seco e é acionada com o pedal esquerdo.
O escopo de uso dos minitratores tchecos é bastante amplo.
A técnica é utilizada com sucesso em uma ampla gama de trabalhos agrícolas, como gradagem, aração, soltura, capina, capina e sulco. As unidades são utilizadas para o plantio e colheita de batata, fertilização e semeadura de cereais, além de transporte de mercadorias com peso de até 1.500 kg, retirada de lixo e neve.
A versatilidade dos tratores se deve à compatibilidade das máquinas com qualquer tipo de implementos e equipamentos rebocados, além de sua manobrabilidade e alta manobrabilidade.
Vantagens e desvantagens
O eterno interesse dos consumidores russos na tecnologia da República Tcheca se deve a uma série de suas vantagens importantes.
- Excelente manutenção e alta confiabilidade. Apesar do modelo “mais novo” de produção checa já ter mais de 20 anos, as unidades são bastante eficientes e muito apreciadas pelos agricultores e empresas de serviços públicos.
- O pequeno raio de viragem permite o cultivo do solo em grandes estufas e estufas, bem como em pequenas casas de veraneio, sem o risco de danificar as plantas vizinhas.
- Excelentes características de tração e acoplamento possibilitam o reboque de reboques de tratores em solos argilosos e off-road.
- Devido à capacidade dos tratores de serem agregados a muitos tipos de implementos agrícolas, os modelos checos substituem efetivamente as semeadoras, escarificadores, sopradores de neve e carregadeiras.
- A presença de equipamentos de iluminação e sinalização permite operar o minitrator a qualquer hora do dia.
- Baixo, em comparação com os análogos, o custo é explicado pela presença no mercado nacional de amostras exclusivamente em segunda mão, cujo preço varia de 65 a 220 mil rublos.
- O assento do operador foi projetado para ser o mais inteligente possível, facilitando a operação da máquina por longos períodos de tempo. As alavancas de controle também estão convenientemente localizadas, literalmente à mão.
Especificações
Tchecoslovaca mini trator TZ-4K-14 pertence à classe das pequenas máquinas agrícolas e pesa 870 kg. Ao mesmo tempo, o comprimento da unidade é de 2,75 m, a largura é de 1,17 me a altura chega a 1,3 m. Velocidade de trabalho ideal - 16,5 km / h, que é um número alto para carros nesta categoria. Isso permite que você entregue mercadorias rapidamente, não apenas em todo o território do lote pessoal, mas também fora dele. A velocidade traseira máxima é de 12,7 km / h.
A altura ao solo varia de 35 a 37 cm. O tamanho das rodas dianteiras e traseiras é de 4,00x16. A máquina está equipada com motor com volume de 660 cm³ e tanque de combustível com capacidade para 11 litros. O curso do pistão é de 104 mm, o diâmetro do cilindro é de 90 mm e a velocidade de rotação do eixo é de 2.200 rpm.
Tipos de anexo
Os modelos checos são capazes de trabalhar com quase todos os tipos de equipamentos adicionais desenvolvidos para outros modelos de minitratores. No entanto, esses acessórios não estão incluídos no equipamento básico das unidades e devem ser adquiridos separadamente.
Abaixo estão os mais "populares" deles.
- Reboque de trator de eixo único, capaz de transportar cargas com peso de até 1,2 toneladas, é equipado com uma parede traseira removível. Isso facilita muito o descarregamento de materiais a granel e raízes.
- Cortador permite a colheita de feno, controle de ervas daninhas e corte de grama.
- Lâmina dozer com largura de até 100 cm e ângulo de rotação de 45 graus, permite limpar qualitativamente a área de montes de neve, folhas caídas e pequenos entulhos mecânicos.
- Arado permite a aração profunda dos campos, bem como o cultivo de terras virgens e em pousio. O modelo reversível de corpo único PON-25 é adequado para unidades tchecas, o que permite que você penetre 21 cm no solo e, ao mesmo tempo, capture uma faixa de 25 cm de largura.
- Estripador permite realizar o processamento de alta qualidade de fileiras de árvores frutíferas, bem como podar e remover ervas daninhas do solo.
Serviço
Os minitratores da Tchecoslováquia são bastante despretensiosos e não requerem manutenção cara. No entanto, dado que a idade média das modelos é superior a 20 anos, atenção especial deve ser dada à manutenção regular, que é recomendada a cada 200 horas de operação... Portanto, é necessário inspecionar o equipamento semanalmente e remover depósitos de carbono do escapamento.
Você também precisa monitorar a condição do filtro de combustível e, se necessário, substituí-lo a tempo. Além disso, é necessário trocar regularmente o óleo no sistema de transmissão e apertar os parafusos da cabeça do bloco.
A cada 1000 horas de operação, verifique as folgas dos mancais, limpe ou troque os anéis do pistão e verifique o funcionamento da embreagem, ajustando-a se necessário.
Com o uso intensivo de equipamentos, é necessário monitorar o estado da banda de rodagem dos pneus, para trocar de lugar por um desgaste mais uniforme. O cumprimento estrito das recomendações de manutenção e instruções de operação garantirá uma operação sem problemas do minitrator e também aumentará significativamente sua vida útil.
No próximo vídeo, você encontrará recomendações para configuração da bomba de lubrificação do minitrator TZ-4K 14.
O comentário foi enviado com sucesso.