Características do minitrator KMZ-012
O modelo KMZ-012 apareceu no mercado de máquinas agrícolas em 2002. Até agora, a unidade concorre com muitos produtos novos, pois possui boas características técnicas. O carro pertence à classe de tração de equipamentos especializados.
Dispositivo
O minitrator KMZ-012 pode ser operado em fazendas, no setor de utilidades, em um canteiro de obras. As dimensões compactas e a confiabilidade do projeto permitem que a unidade execute facilmente aração, cultivo do solo, limpeza de parcelas domésticas, amontoamento de plantas, arbustos e muitas outras funções. A eficiência no funcionamento da máquina é aconselhável em uma área com dimensões de no máximo 5 hectares.
A máquina possui 2 tomadas de força dependentes, bem como 2 acessórios. Devido à presença de um dispositivo de alavanca-dobradiça com uma barra tipo corrente, bem como um garfo de tração, é possível deslocar as ferramentas de trabalho para o lado direito em até 10 centímetros. O feixe arrastado pode ser deslocado em ambas as direções.
O minitrator não possui cabine, mas para protegê-lo da chuva e do sol pode ser instalado um teto. O local onde o trabalhador deve estar possui uma cadeira que reclina e contribui para o conforto do usuário. Sob este elemento está uma bateria do tipo bateria, bem como um tanque de combustível. O material rodante da unidade consiste em um eixo da roda dianteira que se parece com uma viga oscilante.
Equipamento de freios que utiliza freios de roda montados na carcaça de uma caixa de câmbio de 1 estágio. A caixa de câmbio é responsável pela capacidade de tração, na qual existem 4 marchas para frente e 2 marchas para ré. O equipamento da transmissão é expresso em uma embreagem de fricção de 1 disco. No sistema hidráulico da máquina, o funcionamento se dá graças ao acionamento do motor, que é dotado de um eixo de tomada de força, além de uma válvula hidráulica do tipo carretel.
Especificações
Os minitratores KMZ-012 pertencem a máquinas com classe de tração 0,2. O mini-trator possui vários acionamentos de roda localizados na parte traseira da máquina. A unidade tem a capacidade de mudar a faixa. Este modelo caracteriza-se pelas pequenas dimensões, tem uma largura de 96 cm, um comprimento sem saliências - 197,2 cm, uma altura sem tejadilho - 197,5 cm.O peso do automóvel é influenciado pela sua configuração. O peso médio de um minitrator é de 650 a 750 kg.
A unidade está equipada com motor diesel de dois cilindros e sistema de refrigeração em V. Há também uma modificação que está equipada com um motor a gasolina americano. O motor do tipo carburador possui dois cilindros, seu funcionamento é baseado na gasolina. O motor Hatz 1D81Z possui um único cilindro e um sistema refrigerado a ar.
As vantagens do modelo incluem boa potência, que é de 12 cavalos, além de consumo econômico de combustível - 3 litros por 100 km. O tanque de combustível tem capacidade para 20 litros de combustível, de modo que o usuário pode trabalhar por muito tempo sem parar para reabastecer. Devido à presença de uma folga de 30 cm, não é difícil para um minitrator se deslocar fora de estrada. As alavancas de controle facilitam o uso da máquina.
As vantagens do KMZ-012 incluem as seguintes características:
- multifuncionalidade, aplicação universal;
- fácil de usar;
- economia no consumo de combustível;
- compacidade e peso leve;
- facilidade de reparo e personalização;
- disponibilidade de peças sobressalentes necessárias para solução de problemas;
- baixo custo;
- comodidade e conforto ao dirigir um carro;
- boa manobrabilidade.
As desvantagens de um minitrator incluem o seguinte:
- inconveniência na localização do tanque de combustível;
- a dependência da transmissão da bomba hidráulica;
- baixa qualidade dos elementos incluídos na caixa de velocidades.
Anexos
As dobradiças traseiras e dianteiras permitem conectar diferentes tipos de equipamentos adicionais ao minitrator, por exemplo, um cultivador fresador, um carregador frontal, um arado, um soprador de neve, uma escova de varrer. Os proprietários do KMZ-012 podem melhorar a funcionalidade de sua unidade graças às diferentes dobradiças. Vamos listá-los.
- Harrows. Este equipamento contribui para um melhor procedimento de aração do que o uso de cortadores convencionais.
- trechos de um filme, permitindo o transporte de mercadorias com peso de até 0,5 toneladas.
- Pás de lâmina, que se destinam a remover a cobertura de neve, folhagem e sujeira do local.
- Arados, o que permite um trabalho de escavação mais eficiente.
- Cortadores de grama. Essas dobradiças são capazes de cortar ervas daninhas e vegetação selvagem.
- Tillersque são capazes de trabalhar em solos densos.
- Coletores de grama... É um tipo de engate que deve ser aplicado após a roçada da grama, utilizada para a colheita do feno.
- Spreaders, que são usados para espalhar sementes, bem como para borrifar calçadas, estradas no inverno.
- Sopradores de neve redesenhados. Este equipamento é necessário para a limpeza das áreas, o que se consegue retirando a neve e lançando-a a uma grande distância.
- Pincéis. Este acessório remove não apenas neve, mas também detritos. É freqüentemente usado em serviços públicos.
Manual do usuário
Antes de iniciar o uso intensivo do minitrator KMZ-012, o usuário deve executá-lo. Este procedimento consiste em um conjunto de medidas que podem melhorar significativamente a capacidade operacional do motor, ao mesmo tempo que permitem o trabalho de cada uma das grandes unidades. Ao dar a partida, vale a pena observar o estado do motor. O trabalho deste último não deve ser intermitente e barulhento. E também vale a pena certificar-se de que não haja vazamento de combustível ou óleo.
De acordo com as recomendações do fabricante, vale a pena usar óleo SAE 10W30, que deve ser trocado conforme tabela das instruções. Nas primeiras fases de rodagem, deve-se dar a partida no motor em velocidades baixas, sem cargas. A duração deste procedimento deve ser de cerca de 70 horas. Após esse tempo, você pode colocar a unidade em carga total.
Ao rodar, vale a pena verificar os fixadores e conexões aparafusadas. É necessário acertar o eixo da tomada de força inicialmente em um ano de inatividade e, a seguir, com baixas rotações após um intervalo de 10 minutos.
A manutenção da máquina antes do estágio de conservação envolve várias etapas.
- Antes de começar a usar, é importante verificar se todas as embreagens, freios e também o sistema de direção estão em boas condições de funcionamento.
- O óleo do motor precisa ser trocado a cada 50 horas de operação da máquina. No verão, é recomendado o uso de M-10DM, e no inverno - M-10V. Antes de iniciar a troca de combustível, vale a pena aquecer o motor. Após esse procedimento, o óleo ficará mais líquido e o motor se livrará dele mais rápido.
- O óleo da transmissão deve ser trocado uma vez por ano ou a cada mil horas de operação.
- Se a unidade funcionar com gasolina, vale a pena usar combustível AI-80 ou AI-92. Nesse caso, o óleo deve ser caracterizado por frescor e pureza.
- Para o correto processo de “conservação” do mini-trator não é necessário muito conhecimento e esforço. O local de armazenamento da máquina deve ser seco e bem ventilado. Você pode adquirir um tipo especial de cobertura que cobrirá com segurança o minitrator.Não coloque seu carro perto de uma fonte de fogo.
- Antes da preservação, o conjunto deve ser bem lavado, com atenção especial aos elementos metálicos. Não se esqueça de remover a sujeira e a poeira aderidas. Após a remoção da ferrugem, é necessário lubrificar as peças com substâncias oleosas.
O óleo e o combustível devem ser drenados para evitar a formação de condensação. Para evitar que o líquido congele, ele também deve ser retirado do minitrator. A pressão dos pneus deve ser reduzida em 30 por cento.
Para que a vida útil do minitrator seja longa, as seguintes medidas são estritamente proibidas:
- sobrecarregar a unidade;
- usar a máquina para realizar tarefas que não são típicas dela;
- desligue o motor em altas velocidades;
- abastecer com óleo e combustível que não sejam recomendados pelo fabricante;
- realizar operações de manobra enquanto o implemento é abaixado;
- realizar o transporte de passageiros.
Para que a máquina funcione normalmente, vale a pena seguir as seguintes regras:
- use apenas os combustíveis e lubrificantes especificados pelo fabricante;
- limpe e troque os filtros regularmente;
- realizar corretamente o procedimento de "conservação" para a estação fria;
- faça inspeção regular antes de cada uso;
- execute a manutenção de acordo com o cronograma especificado nas instruções.
Os problemas mais comuns com KMZ-012:
- diminuição do poder;
- aumento do consumo de combustível;
- o aparecimento de fumaça preta enquanto o motor está funcionando;
- a ocorrência de ruído estranho;
- vibração excessiva da unidade;
- vazamentos visualmente visíveis do óleo ou tanque de combustível;
- alterar o funcionamento do chassi;
- falha dos sistemas principais.
Numa situação em que o implemento se recuse a subir, vale a pena ajustar o curso livre do pedal, substituir ou limpar os discos de acionamento e eliminar o encravamento dos discos nas ranhuras. Caso o mini-trator comece a apresentar mau funcionamento durante a frenagem, vale a pena ajustar o curso livre do pedal, substituindo os elementos do disco ou pastilhas do freio. A caixa de engrenagens pode superaquecer se a folga da engrenagem for muito pequena ou a quantidade de óleo for insuficiente. Se o usuário começar a notar que o motor de partida não funciona, a razão para isso pode ser um motor de partida aberto, uma bateria mal carregada, um curto-circuito ou um contato ruim da chave magnética.
O mini-trator KMZ-012 é uma unidade multifuncional que pode ser usada para resolver muitas tarefas no terreno e no jardim. Ao usar esta unidade, vale a pena seguir as instruções, bem como solucionar o problema em tempo hábil.
Para uma visão geral do minitrator KMZ-012, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.