Mini-tratores "Fighter": características e dicas para a escolha
Os minitratores "Fighter" possuem as características técnicas de uma máquina agrícola completa. Os recursos dos anexos permitem plantar plantas, cultivar o solo e colher. Os minitratores também se mostraram positivos nos serviços públicos.
Vantagens e desvantagens
Máquinas agrícolas de pequeno porte são vendidas ativamente devido a:
- baixo custo;
- obrigações de garantia do fabricante;
- serviço de qualidade;
- disponibilidade constante de peças de reposição.
O mini-trator "Fighter" distingue-se por outras características dignas.
- Economia significativa na mistura de combustível.
- A presença de uma caixa de câmbio de duas posições. Torna possível usar efetivamente todos os parâmetros do motor.
- Capacidade expandida de usar anexos. Ele vem de um cilindro poderoso com curso máximo.
As desvantagens de um minitrator são reduzidas às características operacionais.
- Um pequeno gerador não carrega totalmente a bateria. Isso é inconveniente ao operar o equipamento no inverno.
- Devido ao seu peso leve, a máquina pode tombar. Simplesmente não há pesos de lastro no pacote.
- Devido à má aderência, o par de rodas motrizes escorrega em solos soltos.
O sistema hidráulico possui um recurso de baixa produtividade. Em caso de manutenção intempestiva, sua avaria leva à completa inoperabilidade do equipamento.
Os minitratores não fornecem uma cabine ou pelo menos algum tipo de proteção contra o vento. Isso limita a operação do equipamento com mau tempo. No verão, o minitrator corta a grama com eficácia, além de realizar outras tarefas domésticas.
Modelos e suas características
A componente técnica das mini-máquinas permite classificá-las como uma classe universal de equipamentos. Todos os componentes técnicos são desenvolvidos por um fabricante chinês.
Por exemplo, modelo "Fighter" T-15 é caracterizado por uma unidade de potência aprimorada, a vida útil do motor é boa. O design usa embreagens de alta qualidade, capacidade de carga aprimorada. Sem acessórios, as dimensões da máquina são comparáveis às de um pequeno trator de passeio: 214 * 90 * 117 cm. O peso total da unidade é de 410 kg e a distância do motor à estrada é de 18 cm.
A técnica mostra excelente manobrabilidade em espaços confinados. O motor do modelo é monocilíndrico a diesel, recurso motor - 15 litros. com. e volume - 993 litros.
Outro modelo popular é "Fighter" T-18... Esta unidade está equipada com um motor S1100 de 18 HP. com. O carro tem uma caixa de câmbio aprimorada. O peso da unidade é de 630 kg, a fresa permitida é de 140 cm .O equipamento é equipado com uma trava do diferencial, que é fornecida para tratores de pleno direito. Uma válvula de três posições é fornecida para o sistema hidráulico. Existem dois modos de controlar a técnica - fixo ou livre. As grandes rodas deste trator facilitam a movimentação do arado. O motor diesel pode facilmente lidar com cargas pesadas.
Opção T-22 em comparação com os anteriores, distingue-se pela maior resistência. O motor ZS1115 fornece 20 cv. com., difere em um cilindro de 11 cm, um curso de pistão de 12 cm, um volume de cubo de 1115 cm. O diferencial da caixa de câmbio é planetário aqui.Uma das rodas motrizes pode girar na direção oposta, bloqueando o movimento durante um trabalho muito pesado. O sistema hidráulico oferece subida, descida e frenagem de alta qualidade. O assento e a pista do trator são variáveis.
A maior seleção de acessórios é fornecida para equipamentos. Por exemplo, uma trança lateral, que não pode ser usada na variante T-15.
Equipamento opcional
Os galpões especiais do minitrator permitem o uso de uma massa de acessórios. Entre os exemplos, as peças de reposição mais comumente usadas são:
- semeador;
- ancinho;
- cultivador;
- arado;
- grade;
- pulverizadores;
- plantadores de batata;
- cortadores;
- escovas;
- perfilhos.
O trabalho do equipamento adicional depende diretamente do eixo da tomada de força. O tipo deste dispositivo nos minitratores “Fighter” é independente, com duas velocidades e controle mecânico. Quanto menor o número de revoluções - 540 por minuto, quanto maior - 1176.
O trator pode ser conduzido na estrada com acessórios, pois o sistema hidráulico ajuda a elevar as peças. A estrutura dos minitratores modernos é reforçada, para que a máquina aguente até mesmo com elementos pesados.
Por exemplo, o peso do acessório com a alavanca giratória fornecida é de 24 kg. Um trator equipado com engate produz uma velocidade de processamento de 2 a 7 km / h. A profundidade do cultivo é de 12-17 cm e a largura da linha de 120 cm, o que permite arar grandes áreas (de 1 a 10 hectares) e um pequeno campo de 20 hectares.
Além de um rebento rotativo, um arado ou plantador de batata pode ser incluído no pacote básico. A manutenção do equipamento deve ser realizada de acordo com as instruções. Envolve uma verificação obrigatória de óleo e combustível. Na operação do equipamento, não deve haver nenhum ruído estranho e vazamentos. A inspeção periódica dos sistemas do trator ajudará a identificar avarias.
Possíveis malfuncionamentos
Qualquer técnica deve ser respeitada. Isso ajudará a evitar falhas operacionais e, portanto, reparos caros. Os exames preventivos também estenderão o período operacional. Mas mesmo com uma abordagem competente para fazer a manutenção de um trator, uma série de problemas podem ocorrer, que podem ser divididos em grupos relacionados ao motor ou avarias de componentes. Conhecendo os principais sinais, você mesmo pode descobrir e eliminar a causa.
Por exemplo, se o trator não liga:
- o motivo pode ser a presença de ar no tanque;
- abrasão dos componentes do sistema de combustível;
- problemas de válvula;
- repartição do starter;
- operação inadequada do sistema de pistão.
A inspeção de cada um dos sistemas envolve uma sequência estrita de ações. Você precisa testar cada sistema separadamente com dispositivos profissionais especiais. Só assim é possível identificar e eliminar possíveis avarias.
Por exemplo, ajustar a embreagem permite que o comprimento do link seja definido corretamente. Isso garantirá que a alavanca se mova suavemente e que o rolamento de liberação funcione corretamente. Um ponto importante neste trabalho é o ajuste das folgas da embreagem. O valor ideal entre as cabeças e as garras do rolamento de desengate é 0,3-0,5 mm.
Se o trator ficar muito quente durante a operação, os possíveis motivos podem ser:
- óleo impróprio;
- vazamento de refrigerante;
- válvulas e juntas danificadas;
- filtros entupidos;
- excedendo as cargas permitidas.
A má lubrificação e a sobrecarga da máquina levam ao desgaste prematuro das peças de trabalho do trator. Se houver vazamento de óleo, pode haver desgaste nos pistões dos componentes.
As peças defeituosas podem ser trocadas. Lembre-se de que as peças novas devem ser de alta qualidade. Você também precisa prestar atenção ao funcionamento da ignição.
Dicas de Seleção
"Fighter" é o desenvolvimento de engenheiros chineses. A empresa fabrica equipamentos para venda na Rússia, Bielo-Rússia, Estônia, Moldávia. A técnica é econômica, conhecida por sua qualidade e permite o uso de diversos acessórios.
Ao escolher, em primeiro lugar, você precisa decidir sobre seus próprios objetivos. Por exemplo, o mini trator pode ser útil em:
- limpar rastros de neve;
- trabalho agrícola;
- processamento de relvados volumosos.
Importantes são as vantagens dos tratores chineses, como:
- preço;
- confiabilidade;
- disponibilidade e variedade de peças sobressalentes;
- controle fácil.
O tipo de equipamento mais popular para limpar a neve de uma área é uma pá de despejo. Pode ser montado na parte traseira ou frontal. Para o funcionamento do dispositivo, existem cilindros hidráulicos de tração suficientes, que são fornecidos para todas as versões do "Fighter". A potência necessária para o equipamento é de cerca de 18 litros. com.
Para limpar a área de neve, é melhor escolher a versão do "Fighter" de T-18 a T-25.
Para outros trabalhos, qualquer versão do dispositivo técnico é adequada. O pacote básico inclui uma alavanca giratória. Todas as outras dobradiças deverão ser adquiridas. O equipamento não precisa ser de marca. Variantes da produção bielorrussa, os produtos de outras empresas chinesas combinam perfeitamente com dispositivos.
Como usar?
Cada cópia do Fighter é fornecida com um manual de operação necessário para o trabalho. O documento contém todas as informações sobre as características técnicas e regras de uso da tecnologia. Encontra-se foto da montagem, bem como datas possíveis das vistorias técnicas. A primeira recomendação obrigatória para todos os modelos está em execução. É necessário para que as peças do motor sejam lubrificadas e esfregadas umas nas outras.
Sem amaciamento, ocorrerá um aumento do atrito, o que leva a uma possível falha do motor.
O amaciamento envolve o uso de equipamentos de baixa capacidade. O tempo padrão do evento é de 8 horas. Ao final do tempo de operação, recomenda-se a troca do óleo e do combustível do motor.
Em qualquer trabalho no trator, é recomendável observar os cuidados de segurança. Por exemplo, a manutenção envolve uma verificação obrigatória do nível de combustível e óleo. Além disso, as regras incluem uma verificação obrigatória para a manutenção do volante e dos freios. O acionamento hidráulico deve funcionar com as configurações corretas e não deve haver nenhum ruído externo do motor.
Os filtros de ar e combustível também requerem inspeção e limpeza periódicas. Eles ficam rapidamente entupidos com detritos e a manutenção fora do prazo leva a mau funcionamento de todo o sistema.
Se o minitrator for preservado para o inverno, recomenda-se drenar o óleo e a gasolina e desligar as velas. O trator é limpo de sujeira e suas peças abundantemente lubrificadas com óleo. Isso evitará a corrosão. É aconselhável escolher um local seco e limpo para guardar o equipamento.
Críticas do proprietário
Os mini-tratores "Fighter" são populares e, por isso, tornam-se um assunto frequente de discussão em vários fóruns. Os recursos acumulam diferentes opiniões dos proprietários. Os usuários observam vantagens da tecnologia como:
- preço e configuração estendida;
- excelente montagem e transmissão hidráulica confiável;
- consumo de combustível econômico.
Outros clientes que compraram "Fighter" não mencionam as vantagens, mas referem-se a desvantagens como:
- construção nojenta;
- a necessidade de refinar alguns elementos, por exemplo, correias;
- defeitos de fábrica de correntes;
- suavidade excessiva do ponto de verificação.
De todas as versões, o minitrator T-15 ganhou popularidade especial. Ele cumpre a temporada com alta qualidade sem quebras. Não há problemas com anexos. O trator mostra uma potência consistente ao dirigir na aração. Todas as características declaradas pelo fabricante correspondem aos valores nominais.
Dos pontos negativos do T-15, uma bateria de baixa potência e a ausência de um arco de segurança são notados.
O trator T-22 é descrito pelos usuários como um equipamento de alta qualidade, versátil e econômico, capaz de transportar cargas pesadas. Dentre os pontos negativos da unidade, nota-se a ausência de cabine, mas ela não está disponível em todas as versões de minitratores. Inicialmente, o equipamento não é comprado para condições climáticas adversas.
No próximo vídeo, você encontrará uma análise completa do minitrator Fighter T-15.
O comentário foi enviado com sucesso.