Mini-tratores "Chuvashpiller": prós e contras, dicas para escolher
A lavoura é considerada um processo de mão-de-obra intensiva, portanto os proprietários realizam-na com maquinário agrícola, que se encontra no mercado em grande quantidade. O mini-trator Chuvashpiller produzido pela Cheboksary Tractor Plant é especialmente popular entre os agricultores.
Esta unidade é perfeita para campos pequenos e grandes, é caracterizada pelo consumo de combustível econômico, compacidade e boa manobrabilidade.
Peculiaridades
O fabricante russo se estabeleceu com sucesso no mercado agrícola como um fornecedor confiável de tratores, acessórios e peças de reposição, mas o principal produto da fábrica é o minitrator Chuvashpiller. Esta unidade é montada com componentes russos e estrangeiros, o que simplifica muito sua manutenção e compra de peças de reposição. Os equipamentos produzidos sob esta marca são de alta qualidade, longo prazo e operação segura, pois cumpre todas as normas EAC e GOST. O minitrator pode ser usado durante todo o ano, independentemente das condições climáticas, para arar áreas e limpar a neve da área.
A principal característica da mini-unidade Chuvashpiller é a sua compactação e versatilidade. O pequeno trator é ideal para chalés de verão e grandes fazendas. É análogo a marcas como Mitcubishi, Xingtai, Swatt e Dongfeng e não é inferior a elas em termos de desempenho. Até o momento, a gama dessas unidades inclui mais de 10 amostras, que ganham constantemente em mostras internacionais. Cada modificação difere em características técnicas e poder.
Vantagens e desvantagens
A grande demanda por minitratores "Chuvashriller" é explicada por sua operação sem problemas e fácil manutenção. Eles fazem um excelente trabalho no processamento de qualquer tipo de solo e iniciam mesmo em temperaturas de -40ºC, o que permite que sejam usados como um auxiliar confiável no inverno. Além disso, as vantagens da tecnologia incluem:
- motor diesel econômico;
- alta performance;
- tração nas quatro rodas;
- a presença de um arco de segurança;
- conjunto completo com arado de dois corpos e timão rotativo;
- disponibilidade constante de peças de reposição para venda;
- preço aceitável.
Quanto às deficiências, incluem-se a estreita faixa de velocidade e a falta de aquecimento da cabine em alguns modelos, o que dificulta o trabalho no inverno.
Modelos e suas características
O fabricante abastece o mercado com minitratores "Chuvashpiller" de diversas modificações, cada uma das quais se diferencia em desenho e características técnicas. Portanto, antes de adquirir este ou aquele modelo, é importante levar em consideração suas características. As modificações mais populares são as seguintes.
"Chuvashpiller-120"
Trata-se de uma unidade de pequeno porte, que é produzida com motor diesel da marca R195ND e tem capacidade de 12 ou 18 litros. com (dependendo da configuração). Seu tanque de combustível é projetado para 5,5 litros de diesel. Além disso, o dispositivo está equipado com um sistema de refrigeração a água que protege o motor monocilíndrico de superaquecimento.Apesar de seu design pequeno, a unidade lida com sucesso com o cultivo do solo em chalés de verão e fazendas. A principal vantagem desta modificação é considerada o consumo econômico de combustível, a adaptação ao trabalho em altas e baixas temperaturas, a capacidade de uso com diferentes acessórios.
O trator é vendido montado, o pacote básico inclui uma charrua própria, mas se desejar, pode ser equipado adicionalmente com um cortador para o preparo do solo. O preço do produto depende do número de rotações, o torque do motor é transmitido por meio de uma transmissão de correia em V. O peso do conjunto não ultrapassa 500 kg, possui uma embreagem a disco, é desengatada mecanicamente pressionando o pedal. O projeto está equipado com duas marchas à ré e seis à frente, a largura da esteira é ajustável e pode ser regulada de 110 a 140 cm. Os freios deste modelo são de dupla face, são do tipo tambor, graças à roda 4 × 2 arranjo, o raio de giro do dispositivo atinge 2,6 m.
"Chuvashpiller-354"
Este mini-trator recebeu muitas críticas positivas por sua operação confiável, excelente habilidade e manobrabilidade em todo o país. Além disso, a modificação é fácil de reparar e pode ser usada não apenas como equipamento agrícola, mas também de construção ou municipal. A unidade está disponível com um motor de quatro cilindros de 35 cv. c, que é iniciado por uma partida elétrica. O consumo de diesel é de 248 g / kW por hora, as dimensões da estrutura são 335 × 150 × 148 cm e o peso é de 1586 kg. O dispositivo tem 2 marchas reversas e 8 marchas para frente.
"Chuvashpiller-504"
Este modelo pertence à classe de equipamentos pesados, adequados para trabalhos em campo, em concessionárias e parcelas subsidiárias. Com a ajuda deste mini-trator, você pode realizar vários tipos de trabalho de campo, desde o plantio de plantas até a coleta de batata, feno e cultivo do solo. Ao contrário dos modelos anteriores, o aparelho é produzido com cabine, teto solar panorâmico e roda 4x4. O design inclui filtros de ar de alta qualidade e um assento confortável para o operador que se ajusta à sua altura. Além disso, o aparelho conta com sistema de aquecimento e limpador de para-brisa, sendo que a principal característica do modelo é a presença de fechadura do diferencial, faróis dianteiros e sinal sonoro.
O minitrator possui embreagem a seco de disco duplo, o fabricante também complementou o projeto com um amperímetro e sensores especiaisindicando o nível de resfriamento do fluido e a pressão do óleo. O aparelho está equipado com um potente motor LD4L100BT1, sua capacidade é de 50 litros. com., a partida é realizada por uma partida elétrica. A unidade possui 2 marchas à ré e 8 marchas à frente. Seu tamanho é 3120 × 1485 × 2460 mm e o peso é 2.400 kg.
Neste mini-trator podem ser ligados acessórios de vários fabricantes, o principal é que a sua categoria de peso seja respeitada e o método de fixação das peças corresponda.
Equipamento opcional
Os minitratores da marca Chuvashpiller são multifuncionais, pois podem trabalhar com acessórios. Acessórios adicionais podem ser usados com a marca do fabricante e de terceiros. O seguinte equipamento pode ser facilmente conectado a todos os modelos de unidades.
Cortadores de solo
Seu tamanho padrão não ultrapassa 1,2 m. Se desejar, os proprietários podem selecionar modelos com uma cobertura menor da largura. Os perfilhos são caracterizados pelo menor consumo de energia do que os arados compartilhados, portanto, para aumentar a eficiência da transmissão mecânica de potência, uma corrente de duas carreiras é adicionalmente utilizada para o perfilador.
Arados
Arados de quatro, três e dois corpos são adequados para os minitratores Chuvashpiller; o cultivo do solo também é bom com dispositivos com roda de suporte.
Carrinhos e reboques
Qualquer modificação do trator pode funcionar com os truques TM540 e TM500 (dependendo da capacidade de carga).Para modificações mais pesadas, reboques basculantes fixos são frequentemente escolhidos.
Caso os parâmetros das máquinas e equipamentos estejam corretos, também é possível utilizar reboques com grande capacidade de levantamento no sistema hidráulico.
Cortadores de grama
Para unidades Chuvashpiller, o fabricante recomenda conectar os segadores 9G-1.4A, 9G-1.4, 9G-1.6 e 9G-1.6A. Os modelos acima permitem coletar leguminosas e limpar áreas de ervas daninhas. Além disso, esses cortadores de grama podem ser usados para trabalhar em declives e áreas montanhosas.
Ancinho
Este dispositivo é necessário para arrancar grama cortada, que é colhida para o inverno. Um minitrator normalmente é conectado a um ancinho com largura de cobertura de 140 cm.
Seus dentes são feitos de metal de alta resistência e são caracterizados por uma forma curva semicircular.
Plantadores de batata e escavadores de batata
É melhor usar o acessório 4U-1 ou um escavador de batata vibratório para colher raízes.
Pás e soprador de neve
As dimensões das pás não devem ultrapassar 2539/2580/810 mm, pois para sopradores de neve o fabricante produz os seguintes modelos de tratores: 220, 240 e 504.
A largura de cobertura é de 1,6 m, para a instalação de sopradores de neve, a potência da unidade é de 25 a 35 litros. com.
Além disso, outros tipos de acessórios podem ser conectados a minitratores, na maioria das vezes perfuradoras, semeadoras, engates e correntes para neve são escolhidos para aumentar a funcionalidade do equipamento.
Dicas de Seleção
Antes de comprar um minitrator "Chuvashpiller", é necessário levar em consideração não só seu peso, dimensões, custo, mas também sua finalidade. No caso de o equipamento ser planejado para uso no trabalho no campo, modelos mais potentes e pesados devem ser preferidos, que podem lidar facilmente com o cultivo do solo. Quanto às dimensões da unidade, elas devem corresponder às dimensões da sala onde o trator será armazenado. Se no local você só precisa limpar o território e aparar os gramados, recomenda-se dar preferência a modificações mais leves, pois são compactas e não estragam o revestimento. Além disso, vale a pena prestar atenção aos seguintes indicadores.
- Unidade de acionamento. Pode ser traseiro, frontal e completo. O dispositivo de tração nas quatro rodas tem muita tração e peso. Para processar os corredores, você pode comprar equipamentos com tração traseira.
- Transmissão. Na maioria das vezes, os equipamentos são produzidos com controle de transmissão mecânica, comprando um trator com transmissão continuamente variável e automática, é necessário ter alguma experiência no trabalho com o equipamento. Além disso, essas modificações são mais caras.
- Fórmula da roda. Um trator no qual este indicador é 4 × 4 é considerado confiável.
A transmissão hidráulica, o tipo de válvula hidráulica, o mecanismo de cassete e o eixo da tomada de força também desempenham um papel importante no projeto.
Como usar?
O minitrator Chuvashpiller é um dispositivo versátil e confiável, mas para que essa técnica funcione por muito tempo sem falhar, ela deve ser usada corretamente. Além disso, devem ser observadas as regras de segurança durante a operação: não misture combustível com óleo e fumaça durante o reabastecimento do trator. Antes de dar a partida no motor, leia atentamente o manual do fabricante e verifique todos os suportes (principalmente embreagem, controles e sistema de freios). O trabalho deve ser iniciado e interrompido quando a caixa de câmbio estiver em ponto morto. Não permita que o motor funcione em altas velocidades, pois isso pode causar derrapagem do equipamento.
Os diagnósticos técnicos do trator devem ser realizados regularmente, as peças danificadas devem ser substituídas. É melhor trabalhar com o equipamento durante o dia, sendo que sair da cabine só é possível quando a unidade está totalmente parada e a alavanca está na posição neutra.Os acessórios devem ser conectados aos dispositivos de acordo com as instruções do fabricante e devem ser adequados ao peso do trator. Se o equipamento não for utilizado por um longo período, deve ser armazenado em local coberto, após drenar o óleo, combustível e limpar as peças da sujeira.
Veja o próximo vídeo para mais detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.