Fazendo um mini-trator 4x4 com suas próprias mãos
O trabalho agrícola na horta, na horta pode trazer alegria às pessoas. Mas antes de aproveitar o resultado, você terá que trabalhar muito. Os tratores artesanais em miniatura ajudam a simplificar sua vida e aumentar sua produtividade.
Características e dimensões de design
Claro, essa técnica também pode ser comprada na loja. Mas os custos, nesse caso, costumam ser proibitivamente altos. E o que é mais ofensivo, para os maiores terrenos, onde máquinas potentes são necessárias, os custos de compra aumentam drasticamente. Além disso, para os interessados, entusiastas por tecnologia, a preparação de um minitrator 4x4 com tração nas quatro rodas em si será agradável.
Mas deve-se ter em mente que, ao trabalhar de forma independente, você terá que pensar cuidadosamente sobre todas as nuances. Não faz sentido tornar o design pior do que nos modelos de fábrica.
Primeiro, eles determinam que tipo de trabalho deve ser executado no local. Em seguida, os acessórios apropriados são selecionados, o posicionamento ideal e os métodos de anexação são determinados. É comum dividir os minitratores feitos em casa nas mesmas partes que os seus homólogos de "loja":
- quadro (o detalhe mais significativo);
- motores;
- Power Point;
- Caixa de engrenagens e unidade de engrenagens;
- bloco de direção;
- peças auxiliares (mas não menos importantes) - embreagem, banco do motorista, teto e assim por diante.
Como você pode ver, a maioria das peças com as quais os minitratores caseiros são montados são retiradas já prontas de outros equipamentos. Pode ser usado como base para carros e outras máquinas agrícolas. Mas o número de combinações possíveis de componentes não é tão grande. Portanto, faz sentido se concentrar em combinações de peças prontas. Quanto às dimensões, são escolhidas a seu critério, mas assim que esses parâmetros são fixados no desenho, torna-se extremamente imprudente alterá-los.
A maioria dos especialistas acredita que é melhor usar uma estrutura com uma moldura de quebra. E artesãos experientes preferem esta opção. Os tratores manuais são tomados como base.
Apesar de seu aparente volume, esses minitratores são bastante eficientes e funcionam muito bem. O principal é que cada componente seja colocado em seu lugar estritamente designado.
Ferramentas e materiais
As armações geralmente são feitas de travessas e vergas. As longarinas são feitas de canais e tubos de aço. As barras transversais são feitas de maneira semelhante. Nesse sentido, a preparação de qualquer minitrator não é muito diferente. Para motores, qualquer versão que seja suficientemente potente serve.
Mas ainda assim os profissionais acreditam que A melhor opção é um motor diesel de quatro tempos refrigerado a água. Ambos economizam combustível e são mais estáveis em operação. Caixas de engrenagens e caixas de transferência, bem como embreagens, geralmente são retiradas de caminhões domésticos. Mas deve-se ter em mente que os componentes individuais terão que ser ajustados uns aos outros. Para tal, deverá utilizar um torno doméstico ou recorrer a profissionais.
As pontes foram retiradas da velha tecnologia de motores quase inalteradas. Às vezes, apenas eles são encurtados um pouco. Neste caso, o equipamento de metalurgia é usado. As rodas às vezes são removidas dos carros, no entanto, seu diâmetro deve ser de pelo menos 14 polegadas (para o eixo dianteiro).
Ao instalar hélices menores, os fazendeiros frequentemente encontrarão o minitrator afundando no solo.Se o material rodante for muito grande, a capacidade de manobra se deteriorará. A direção hidráulica ajuda a compensar parcialmente essa desvantagem. Se deve removê-lo de carros antigos ou fazer você mesmo - a decisão é do mestre. No que diz respeito ao banco do motorista, embora opcional, é um elemento muito importante.
Se um trator portátil antigo for tomado como base, você pode levá-lo pronto:
- motor;
- Ponto de verificação;
- sistema de embreagem;
- rodas e semi-eixos.
Mas o chassi do trator portátil só pode se tornar uma parte integrante do chassi do minitrator. Usando-o, você precisa se certificar de que os suportes para o motor e a caixa de engrenagens estão prontos. Se um motocultivador for tomado como base, eles se recusam a partir de uma estrutura poderosa, e um tubo quadrado de 10 cm é o suficiente. O tamanho da moldura é selecionado de acordo com o tamanho das outras partes e seu peso.
Um tipo simples de transmissão envolve o uso de uma embreagem de correia instalada na caixa de câmbio. Em uma versão mais complexa, o torque é transmitido por meio de eixos cardan. No entanto, o consumidor não tem escolha - tudo depende das características do motor e da fórmula da roda. Se um quadro de freio eficiente for usado, então em qualquer caso, você terá que instalar eixos de hélice. Deve-se ter em mente que é difícil fazer você mesmo.
A gestão é criada de acordo com um esquema padrão, eles apenas pegam peças de qualquer carro. Como a carga no volante ao operar um minitrator é menor do que a de um carro de passeio, você pode colocar peças usadas com segurança. A fixação da coluna, pontas e outros componentes é exatamente a mesma que em um carro. Mas os tirantes são encurtados um pouco para coincidir com a faixa estreita. Para funcionar, portanto, você precisará de:
- Rebarbadora;
- chaves de fenda;
- chaves inglesas;
- roleta;
- soldadores;
- hardware.
Como fazer isso sozinho?
O mini-trator de break self-made é uma espécie de clássico em técnica semelhante. Portanto, vale a pena começar a revisão com ele. Existem 3 opções diferentes de como implementar esse esquema:
- use um trator de passeio e coloque a estrutura de fábrica nele;
- montar o produto totalmente com peças de reposição;
- tome como base o trator de passeio e complemente com as peças sobressalentes do kit de alteração.
É extremamente importante preparar os desenhos antes de iniciar o trabalho. Na ausência de experiência profissional e desenho técnico, é melhor recorrer a profissionais. Os esquemas prontos distribuídos pela Internet nem sempre podem garantir um resultado ideal. E seus editores, especialmente os proprietários do site, não são responsáveis. Um elo de dobradiça deve ser fornecido entre as partes da estrutura.
O motor é colocado na frente na maioria dos casos. Para a confecção da moldura, normalmente são usados canais de 9 a 16. Apenas ocasionalmente é usado o canal 5, porém deverá ser reforçado com travessas.
Eixos cardan são freqüentemente usados como elos de dobradiça em um minitrator com quadro de freio. Eles são removidos do GAZ-52 ou do GAZ-53.
Os especialistas recomendam a instalação de motores de quatro tempos em equipamentos caseiros. Potência de 40 litros. com. o bastante para resolver a maioria dos problemas econômicos. Os motores são freqüentemente retirados dos carros Moskvich e Zhiguli. Mas você precisa prestar atenção às relações de transmissão. Você também precisa cuidar do resfriamento eficiente. Os motores que não são bem resfriados perderão energia e suas peças se desgastarão rapidamente. Para fazer a transmissão, é aconselhável utilizar as retiradas dos caminhões:
- eixo de tomada de força;
- caixa de velocidade;
- sistema de embreagem.
Mas na forma finalizada, todas essas peças não funcionarão para um minitrator. Eles precisarão ser melhorados. A embreagem e o motor só serão conectados corretamente com uma nova cesta. O segmento do volante traseiro terá que ser reduzido na máquina. Um novo orifício deve ser feito no meio desse nó, caso contrário, o nó da fratura não funcionará corretamente.Os eixos dianteiros são retirados de outros carros na forma acabada. A intrusão no dispositivo não é recomendada. No entanto, os eixos traseiros devem ser ligeiramente melhorados. A modernização consiste no encurtamento dos semi-eixos. Os eixos traseiros são fixados ao quadro por meio de 4 escadas.
O tamanho das rodas em um minitrator usado apenas para movimentação de cargas deve ser de 13 a 16 polegadas. Mas quando se planeja realizar uma ampla gama de trabalhos agrícolas, é necessário o uso de hélices com raio de 18 a 24 polegadas. Quando for possível criar apenas uma distância entre eixos excessivamente grande, a direção hidráulica deve ser usada. Um cilindro hidráulico é um dispositivo que não pode ser feito com as próprias mãos. A única maneira de obter essa parte é removendo-a de equipamentos desnecessários.
Para manter a pressão de operação no nível desejado e circular uma quantidade suficiente de óleo, você terá que instalar uma bomba do tipo engrenagem.
É importante, ao fazer uma fratura, conectar a caixa de câmbio com as rodas montadas no eixo principal. Então será muito mais fácil gerenciá-los.
O assento do operador é retirado de automóveis de passageiros e não precisa ser alterado. O volante está colocado de forma a não encostar nele com os joelhos.
Na montagem dos sistemas de controle, é necessário garantir que todos tenham acesso livre. Um freio de alta qualidade, mesmo se montado com peças sobressalentes antigas, deve produzir até 3.000 rotações do motor por minuto. O limite mínimo de velocidade é de 3 km / h. Se estes parâmetros não forem fornecidos, será necessário alterar o mini-trator após o teste. Ajuste a transmissão, se necessário.
Os especialistas observam que todas as rodas motrizes, se possível, devem ter caixas de câmbio separadas e distribuidores hidráulicos de 4 seções. Essa solução permite abandonar a instalação de eixos cardan e o uso de diferenciais nos eixos traseiros durante a montagem. O minitrator só pode ser carregado após rodagem bem-sucedida. Em muitos casos, tratores em miniatura são feitos de componentes Niva. Neste caso, sequencialmente:
- montar o quadro;
- colocar o motor;
- montar a transmissão;
- pendure a coluna de direção;
- fixação de componentes hidráulicos e rodas;
- equipar o sistema de freio;
- coloque o assento e a caixa de carga.
A abordagem clássica para o arranjo da estrutura com base no "VAZ 2121" implica em uma estrutura totalmente soldada. É relativamente fácil de fazer. No entanto, a capacidade de manobra de tal sistema não é grande, o que é especialmente sentido quando o minitrator faz curvas ou dirige em terrenos acidentados com uma carga nas costas. Portanto, o aumento da complexidade do conjunto de fratura é totalmente justificado pela alta capacidade de cross-country e a redução do raio de giro.
As travessas atuam como reforçadores. As longarinas são colocadas de forma a formar uma caixa de aço rígida. É necessário fornecer suportes, fechos, sem os quais o corpo se moverá de forma imprevisível. Um par de semi-quadros são soldados juntos. Uma peça de 0,6 x 0,36 m é colocada na parte traseira e 0,9 x 0,36 m na frente. Um canal do oitavo tamanho é tomado como base. Algumas seções de tubo são adicionadas à semi-estrutura frontal. Essas seções permitirão que o motor seja instalado. Na semi-estrutura traseira é colocada uma armação de metal com 0,012 m de espessura e um canto equilátero para fortalecê-la.
Atrás da cremalheira, um bloco retangular é soldado, que se torna um engate traseiro para ferramentas auxiliares. E na semi-estrutura dianteira, uma plataforma de suporte para o assento é montada na parte superior. Os garfos de aço devem ser soldados às partes centrais de ambas as meias-estruturas. Um cubo é instalado na frente, removido da roda dianteira do carro. Em seguida, ele se moverá em dois planos.
Você também pode usar peças de "Zhiguli". O motor é retirado de uma variedade de modelos desta série. A suspensão dianteira deve ser reforçada, e a usina é colocada sob o assento do operador. O motor deve ser coberto com uma mortalha. Quando os desenhos estiverem sendo elaborados, deve-se indicar a localização exata do tanque de combustível. Para economizar dinheiro, você precisa usar um quadro mais curto, mas ao encurtá-lo, não se deve esquecer do deslocamento da ponte.
Os minitratores caseiros com motor Oka também apresentam um bom desempenho. Se você montar tal dispositivo de acordo com o esquema, obterá um produto compacto. Um diagrama exato também é necessário para determinar a necessidade de canais, cantos e fechos. O assento é feito de qualquer item adequado. O eixo dianteiro é feito de barras de aço com espessura mínima de 0,05 m.
Engenharia segura
Independentemente das nuances do design e dos modelos selecionados, o trabalho com um minitrator deve ser feito com cautela. Todas as vezes, antes de ligá-la, é necessário inspecionar todas as partes da máquina, verificando sua adequação. Em primeiro lugar, deve ser avaliada a funcionalidade do sistema de travagem. A parada é feita somente em velocidade baixa, e o motor pode ser desligado somente quando a embreagem é pressionada e o freio é gradualmente liberado. Uma parada de emergência é feita apenas em caso de emergência.
Tanto o motorista quanto os passageiros podem viajar em assentos adaptados. Não se apoie nos tirantes. A condução em declives só é permitida à velocidade mínima. Se houver “vazamento” no motor, sistema de lubrificação ou freios, não utilize o minitrator. Você pode anexar qualquer anexo apenas a montagens padrão.
Para uma visão geral de um minitrator faça você mesmo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.