Cultivo de amêndoas decorativas

Contente
  1. Descrição da planta
  2. Tipos e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Uso em paisagismo

Uma amêndoa é um arbusto ou uma pequena árvore. Jardineiros adoram por sua facilidade de manutenção e ótima aparência. Durante a floração, a planta se parece com sakura, todos os galhos do arbusto são cobertos por flores rosa e se parecem com uma bola de fada, fogos de artifício ou uma nuvem, tudo depende da variedade e método de corte.

Este artigo se concentrará em uma planta ornamental com caroços de frutos amargos. Sua resistência ao frio torna possível decorar jardins e parques do sul, centro da Rússia e até mesmo algumas regiões da Sibéria com arbustos com flores exuberantes.

Descrição da planta

As amêndoas (Prunus ou Amygdalus) pertencem ao gênero Prunus e à família Rosaceae. Na natureza, ela cresce em pequenos grupos de 3-4 arbustos. Prefere solos de cálcio e áreas bem iluminadas. Resistente à seca, não tolera humidade abundante e geadas primaveris (se a época de cultivo já tiver começado). Em estado de sono, ele pode resistir a geadas de até -25 graus. As amêndoas florescem em fevereiro, março ou abril, tudo depende do local de crescimento: quanto mais quente o clima, mais cedo começará a floração. Os botões florescem a uma temperatura de ar de +8 graus, e quando o termômetro sobe para +15 graus, a árvore fica abundantemente coberta de flores e agrada com sua beleza por quase duas semanas.

A planta vive até 130 anos, mas sua idade de floração é limitada pela capacidade reprodutiva. Começa aos 4 anos e termina por volta dos 50 anos. Na natureza, as amendoeiras e as árvores são propagadas por sementes ou rebentos de raízes. Amêndoas ornamentais crescem em arbustos de tamanho médio, às vezes os jardineiros as arrumam em um tronco. As folhas da planta são lanceoladas, longas, pontiagudas nas pontas. A maioria das espécies adquire folhagem após a floração, mas há exceções, por exemplo, amêndoas da estepe liberam folhagem jovem ao mesmo tempo que flores. As flores são bissexuais, únicas ou coletadas em pequenos pincéis, são simples ou duplas, contêm grande número de estames.

A drupa é dotada de um pericarpo não comestível. Amêndoas são um equívoco, uma fruta de caroço é considerada uma noz, que é doce (comestível) e amarga (não comestível). O segundo tipo contém ácido cianídrico tóxico e é usado apenas em farmacologia. As sementes doces são utilizadas na indústria alimentar. O sistema radicular das amêndoas é poderoso, permitindo que germinem em solos rochosos, agarrem-se a encostas e tolerem bem a seca.

Tipos e variedades

Hoje, cerca de 40 tipos de amêndoas são conhecidas, e ninguém contou o número infinito de variedades produzidas a partir delas. Amêndoas crescem selvagens no Mediterrâneo, Oriente Médio e Ásia Central. Os locais de seu crescimento localizam-se a uma altitude de 800 a 2000 m acima do nível do mar, podendo ser avistado frequentemente em encostas de montanhas rochosas. Existem plantações de amêndoas comestíveis cultivadas na Califórnia, Espanha, Portugal, Itália, Austrália, Irã - onde o clima permitir.

Com base em diferentes tipos de amêndoas, muitas variedades decorativas foram criadas, elas são representadas por árvores e arbustos. Graças à seleção, muitas variedades de amêndoas adquiriram resistência ao frio e agora se sentem bem não apenas em países quentes, mas também na Rússia central. Propomos considerar os tipos e variedades adaptados às regiões de nosso país.

Ledebour

Na natureza, arbustos resistentes à geada ainda podem ser encontrados no sudoeste de Altai. Ledebour atinge uma altura de 1,5-2 m. Ao contrário de outras variedades, forma densos matagais. Contém grandes placas de folhas escuras e flores rosa. A floração pode ser esperada em maio, dura três semanas. Os frutos começam a surgir a partir do 10º ano de vida.

A variedade mais popular dessa espécie é a Fire Hill, que possui flores rosa profundo de até 3,5 cm de diâmetro.

Estepe

Esta espécie pode ser encontrada em fontes e sob outros nomes - selvagem, baixa, amêndoa do feijão. Pertence à variedade anã das amêndoas ornamentais. A planta não cresce mais de 1,5 m, tem uma copa arredondada exuberante com ramos densos de tom acastanhado. Floresce por duas semanas em março-abril. Aqui estão as variedades à base de feijão.

  • "Névoa Rosa". Um arbusto de tamanho médio, não mais do que dois metros de altura. Variedade com flores relativamente grandes (25 mm), floresce em maio. Se plantada em um local aberto e ensolarado, você pode esperar uma floração abundante, mas curta. Na sombra parcial, ela floresce por mais tempo, mas menos.
  • "Anyuta". Um arbusto de baixo crescimento com rebentos retos e regulares, não mais de 1,5 m de altura. A planta resiste perfeitamente à seca, geadas, cresce em diferentes solos e é fácil de formar. A variedade tem variedades simples e terry e é frequentemente usada em projetos paisagísticos.
  • "Flamingo rosa". A variedade mais decorativa com flores grandes e exuberantes aveludadas de cor rosa profundo. Pode crescer mais de dois metros de altura. Floresce na Rússia central por várias semanas em maio.
  • "Sonho". Uma bela variedade rica em cores delicadas. Muitas vezes plantado na região de Moscou, como os arbustos não têm medo de geadas. No entanto, as amêndoas sofrem com as correntes de ar e flutuações extremas de temperatura.
  • "Vela Branca". Uma excelente variedade terry com floração abundante. No início de maio, as amêndoas liberam flores brancas como a neve e são agradáveis ​​à vista por 2 a 3 semanas. A variedade é resistente ao inverno, mas tem medo de correntes de ar.
  • "Mediador". A árvore tem mais de dois metros de altura. Floresce densamente com grandes botões rosa pálido. A variedade não tem medo de geadas, resiste a até -38 graus. Refere-se a híbridos (leguminosa mongol com pêssego de David), criados por Michurin no início do século XX. A tarefa era cultivar um intermediário que ajudasse a criar uma variedade de pêssego resistente à geada.

Três lâminas (Luiseania)

Um arbusto de 2,5-3 m de altura, com copa expansiva, é dotado de alto grau de decoratividade. Freqüentemente usado em paisagismo. Devido à floração abundante, os ramos não são visíveis. A grande variedade de cores surpreende, aqui você pode encontrar tons de creme, bege, rosa pálido, carmesim ricos de arbustos floridos. A planta contém placas de folhas trilobadas, como as de uma ameixa, e flores grandes - 35 mm. Freqüentemente, a Louiseania é transformada em uma versão padrão.

O "Plena" é uma das primeiras variedades decorativas cultivadas à base de amêndoas triplas. Tem suas próprias variedades, por exemplo, "Prunus Rosea Plena" com flores rosa. "Alba Plena" forma uma flor branca como a neve. Simultaneamente à floração, as folhas podem ser vistas na planta, o que diminui o efeito decorativo do arbusto. Mas as próprias flores são dotadas dos maiores tamanhos para amêndoas - 40 mm. Os frutos da "Plena" não têm tempo de amadurecer, caem na fase de subdesenvolvimento.

Luiseania Kievskaya é um arbusto exuberante de até 3,5 m de altura, floresce com grandes flores duplas antes mesmo de as folhas aparecerem, parece muito decorativo. Esta espécie produziu um grande número de híbridos.

  • "Tanyusha". Um arbusto muito bonito criado para decorar a área do parque. Cada flor contém até 40 pétalas e se parece com um pequeno botão de peônia. Você pode encontrar plantas com tons de flores rosa pálido, carmesim, quase bege.
  • As neves de Uimura. Um arbusto compacto com grandes flores rosa-esbranquiçadas. No momento da floração, as pétalas mudam de tonalidade para um tom cremoso-corporal.
  • "Chinês". O híbrido foi obtido enxertando em cerejas de feltro, por isso se assemelha a sakura mais do que outras espécies. E os frutos são parecidos com cerejas, só que muito maiores. A planta tem ramos eretos repletos de flores rosas brilhantes.
  • "Svetlana". Um híbrido de reprodução ucraniana com pétalas rosa claro. Tem uma variedade de flores simples e duplas.
  • Ruslana. Pode ser encontrada em forma de arbusto ou árvore, a altura é de até 3 m, as flores são simples, com 30 mm de diâmetro, mas também existem variedades de turco. Bege claro com matiz rosa, a cor torna-se branca no final da floração. Floresce em abril ou maio por duas semanas.
  • Vesnyanka. Árvore de três metros com flores pequenas e aveludadas claras (20 mm), muito resistente a doenças e geadas severas (até -35 graus). Floresce em maio por 2-3 semanas.
  • Rosenmund. Um belo arbusto de até 2,5 m de diâmetro com uma copa extensa e ramos retos. Floresce em abril-maio ​​com flores rosa profundo. O híbrido é resistente ao gelo.
  • "Carmesim". Um arbusto compacto e elegante na fase inicial de floração tem uma cor carmesim brilhante. À medida que a floração se aproxima do último estágio, os matizes carmesim começam a desaparecer. A planta é encontrada no Território de Primorsky.

Georgiano

Um pequeno arbusto com altura de um a um metro e meio cresce nas encostas ensolaradas das montanhas do Cáucaso. Os primeiros frutos de superfície eriçada aparecem 7 anos após o plantio. O esplendor do arbusto é fornecido pelos processos de raiz.

A planta é despretensiosa ao solo e às geadas, resistente a doenças e pragas.

Petunnikova

Um arbusto de baixo crescimento, atinge uma altura de não mais de 80-100 cm. Na natureza, ele cresce em densas moitas (amêndoas) nas colinas rochosas da Ásia Central. Em nosso país, os residentes de verão cultivam as amêndoas de Petunnikov na forma de plantações individuais ou em pequenos grupos. A planta adora o calor, os brotos de um ano podem morrer de geada. As amêndoas dessa variedade florescem no terceiro ano de vida, começam a frutificar no quinto.

Sobremesa

Um tipo de amêndoa resistente à geada precoce, no sul do país ela floresce em abril, no centro da Rússia - em maio. Começa a dar frutos no terceiro ano de vida. Possui grandes frutos oleosos. A colheita de uma planta é colhida com 8-10 kg.

Uma árvore adulta tem copa densa, podendo crescer até 5 metros.

Aterrissagem

Muitos jardineiros sonham em plantar amêndoas em sua área. Nós iremos lhe dizer com mais detalhes como fazê-lo corretamente.

Seleção de local

Na hora de escolher um local no jardim, deve-se dar preferência a uma área ensolarada, protegida do vento e das correntes de ar. Não se pode plantar um arbusto em uma baixada ou onde o lençol freático está próximo à superfície, pois a planta tolera a seca mais facilmente do que a umidade abundante.

Ideal para uma amendoeira seria um local ensolarado no lado sul do jardim, protegido do vento por edifícios. Mas os edifícios devem ser localizados a uma distância suficiente para que a planta não apareça em sua sombra.

Cronometragem

A época de plantio das amêndoas é no final do outono ou início da primavera. Quando a folhagem já voou ou ainda não apareceu, a árvore fica em estado de calma, não gasta energia no desenvolvimento de folhas, flores, frutos. Nesse momento, o fluxo de seiva é lento, é mais fácil para o arbusto suportar o procedimento de plantio.

Muitos jardineiros priorizam o plantio no outono ao invés do plantio na primavera, acreditando que a árvore tem tempo para se assentar antes de acordar, para endurecer pelo frio e, na primavera, ficar saturada com a umidade da neve derretida.

Preparação do solo e da fossa

Na natureza, as amêndoas crescem em encostas rochosas ou calcárias, em solos argilosos leves ou arenosos. Seria bom reproduzir condições semelhantes no local do plantio. Apesar da planta ser despretensiosa na escolha do solo, a argila pesada e os solos ácidos afetam negativamente o seu desenvolvimento e crescimento. Se em seu local o solo tem uma composição semelhante, é necessário trabalhá-lo adicionando areia.Isso tornará o solo mais solto, mais arejado. A farinha de dolomita e o limão ajudam a reduzir a acidez.

A cova de plantio é cavada duas semanas antes do plantio das amêndoas. A profundidade e o diâmetro da escavação é geralmente de 50-70 cm. Húmus, areia e 400 g de mineral dolomita são colocados no fundo da depressão. Polvilhe com solo fértil com folhas podres. Depois de algumas semanas, todos os componentes se combinarão em um único substrato, então você pode começar a plantar a planta.

Processo de desembarque

Selecionado o local e preparada a cava, o plantio da muda em campo aberto ocorre da seguinte forma.

  • A drenagem (seixos, tijolo partido, brita) é colocada no fundo da ranhura com uma camada de 10 cm e polvilhada com solo nutritivo. A drenagem remove o excesso de umidade, evitando que o sistema radicular apodreça.
  • Uma pequena estaca é cravada no centro do buraco - este é um suporte para ajudar a planta.
  • A muda é colocada no recesso junto com um pedaço de terra. Se o sistema radicular estiver aberto, poucas horas antes do plantio, é colocado em água diluída com argila.
  • A muda é coberta com terra para que o colo da raiz fique do lado de fora, caso contrário a planta vai doer e não conseguirá se desenvolver.
  • Em seguida, o solo ao redor do tronco é ligeiramente compactado, regado e coberto com turfa.
  • No último estágio, a muda é bem amarrada a um suporte, mas de forma frouxa, dando a oportunidade de se desenvolver.

Cuidado

As amêndoas não são mais difíceis de cuidar do que qualquer outro arbusto de jardim. Periodicamente, ele precisa ser regado, as ervas daninhas são capinadas nas proximidades, cortadas e alimentadas. Vamos considerar os estágios de saída com mais detalhes.

Rega

A planta tolera bem a seca e não precisa de regas frequentes, basta colocar 15-20 litros de água por baixo de cada arbusto 3 vezes por mês. Na hora de brotar, você pode regar com mais frequência, mas não muito. Isso ajudará a manter a rica cor do arbusto durante todo o período de floração. Não se esqueça de afrouxar o solo antes de regar, remova as ervas daninhas e, depois de regar, aplique cobertura morta no solo no círculo próximo ao tronco.

Top curativo

Você pode alimentar o arbusto de amêndoa de acordo com o seguinte esquema.

  • Na primavera. Imediatamente após o derretimento da neve, o solo ao redor da planta é enriquecido com composto e turfa baixa. Antes da brotação, junto com a água (10 l), é introduzida no solo uma mistura de nitrato (40 g), uréia (25 g) e verbasco (1 l).
  • Verão. Em julho, são usados ​​fertilizantes com potássio, cálcio e fósforo. Eles ajudam a fortalecer as partes lenhosas da planta e a criar botões para a flor da amendoeira no próximo ano.
  • No outono. Durante a escavação do local, o superfosfato é introduzido no solo.

Poda

As amêndoas ornamentais são incrivelmente bonitas durante a floração. Eles são usados ​​para decorar territórios adjacentes, praças, chalés de verão. Para que a coroa não cresça espontaneamente, mas se forme uma bola espetacular, a planta precisa de um corte de cabelo. Os arbustos de amêndoa são podados em etapas.

  • Na primavera, as partes doentes e danificadas da planta são removidas. Afine os brotos, deixando alguns dos brotos mais fortes.
  • No verão, após a floração, um arbusto ou árvore recebe um corte de cabelo decorativo, formando uma coroa em forma de bola, uma cúpula.
  • No início do outono ou no final do verão, os botões apicais são cortados para que não congelem.
  • Após 7 a 8 anos, a árvore é rejuvenescida pela poda de galhos velhos. Os locais dos cortes são lubrificados com argila ou fungicida.

Reprodução

Existem diferentes maneiras de criar amêndoas ornamentais. Mas deve ser entendido que as variedades varietais não se propagam por sementes, muitas vezes têm formas estéreis e simplesmente não têm tempo para amadurecer. Para eles, são usados ​​cortes. Variantes de espécies de amêndoas se reproduzem de qualquer maneira, incluindo sementes.

Crescendo a partir de sementes

Sementes recém-colhidas germinam bem, mas você também pode usar amêndoas compradas que não foram submetidas a tratamento térmico. Você precisa trabalhar com sementes para germinar em vários estágios.

  • Primeiro, as nozes devem ser estratificadas. Para fazer isso, eles são mantidos na geladeira por 40-50 dias.
  • Em seguida, os ossos precisam ser ajudados a eclodir. Para fazer isso, eles são colocados em um guardanapo em um prato e despejados com água decantada por um dia.Aproximadamente no meio do semestre, a água é trocada e as sementes são lavadas. Neste ponto, se as amêndoas estiverem com a casca, elas devem ser levemente lascadas, mas não removidas.
  • Depois de um dia, as nozes eclodirão e estarão prontas para o plantio.
  • Para plantar sementes, leve um pequeno recipiente. As sementes ficam 3 cm enterradas no solo, com a ponta para cima, umedecidas. É melhor usar 5-10 sementes, pois nem todas germinarão.
  • A caixa é coberta com papel alumínio e colocada no parapeito da janela por 5 a 6 semanas enquanto espera pelas mudas.
  • Quando os brotos aparecem, o filme é removido.

Estacas

As estacas são colhidas em meados de julho. Para esses fins, escolha os ramos lignificados laterais de arbustos jovens com 2-3 nós. No momento do plantio do material, um substrato solto de areia e turfa é preparado (1: 2). Desinfete-o com uma solução de manganês. As mudas são mantidas por 10 minutos em estimulador de crescimento, sendo então imersas no substrato até a parte superior do botão com um corte grosso. Uma caixa com material de plantio é enviada ao peitoril da janela, coberta com uma película para criar um microclima especial.

A rega é realizada várias vezes ao dia. Você deve esperar pelo enraizamento pelo menos 1,5-2 meses, então você pode transplantar as mudas em uma caixa grande ou imediatamente em um terreno aberto para o cultivo. Além da propagação de sementes e cortes, outros métodos de melhoramento também são usados: por camadas, rebentos jovens, por divisão do arbusto. Amêndoas também são enxertadas em um estoque cultivado a partir de sementes de ameixa, ameixa cereja, pêssego e abrunheiro.

Doenças e pragas

As amêndoas são mais suscetíveis a doenças fúngicas.

  • Raiz e podridão cinzenta aparecem de umidade em lugares escuros. Partes de plantas infectadas devem ser cortadas e destruídas.
  • Moniliose. Galhos e brotos jovens são afetados por esporos; em um caso negligenciado, a planta seca completamente. O mato na época da doença é tratado com sulfato de cobre a cada duas semanas.
  • Ferrugem. Lesões fúngicas aparecem como manchas na parte inferior das folhas. Eles são tratados com fungicidas, pó de enxofre.

Sobre as pragas, os ácaros, os comedores de sementes de amêndoas, os pulgões e os vermes da folha devem ser cautelosos. Eles usam "Kleschevit", "Agravertin" contra eles.

Uso em paisagismo

As amêndoas ficam lindas durante a floração, e é por isso que costumam ser usadas para imagens brilhantes do jardim:

  • arbustos únicos de cor rosa ou carmesim parecem especialmente impressionantes contra o fundo de um gramado verde fresco;
  • na área de lazer entre as amendoeiras, é possível sentir o conforto e o clima do romance;
  • a melhor decoração de caminhos de jardins e parques são árvores em troncos com coroas esféricas de delicados tons de rosa;
  • amêndoas vão bem com vegetação de coníferas, pedras de jardim, com um tom contrastante de outros arbustos.

Na paisagem, os designers costumam recorrer a variedades de baixo crescimento com flores duplas, nas quais as folhas aparecem após uma floração abundante.

Com uma seleção de exemplos, você pode se convencer da alta decoratividade de arbustos e árvores de amendoeira.

  • Amendoeiras trilobadas, em forma de árvore, plantadas ao longo dos caminhos.
  • Arvoredos em flor, colocados em um gramado verde.
  • As amêndoas do caule são utilizadas no desenho do jardim.
  • Uma árvore adulta com flores está localizada no centro do canteiro.

Para decorar pátios, jardins e praças, criou-se um grande número de variedades decorativas de amêndoas, que vão satisfazer a ideia de qualquer designer. Mas mesmo espécies silvestres plantadas espontaneamente pelos proprietários podem se tornar uma verdadeira decoração de qualquer local.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário