Tudo sobre micrômetros
A necessidade de fazer medições mais precisas hoje em dia tem que ser enfrentada quase todos os dias por representantes de uma ampla variedade de indústrias. É por esse motivo que muitos estão tentando aprender tudo sobre dispositivos modernos como os micrômetros. Para determinar a escolha de um modelo específico, é necessário ter uma ideia das características técnicas, do princípio de funcionamento e das variedades existentes dessas amostras de equipamentos de medição.
O que é e para que serve?
Em primeiro lugar, você precisa entender o propósito desses dispositivos generalizados. Em sua essência, cada micrômetro é um dispositivo universal projetado para a determinação mais precisa de dimensões lineares. Independentemente do tipo de princípio de medição - absoluto ou relativo - aplicado, todas as medições são realizadas pelo método de contato. É importante levar em consideração que o escopo de aplicação dos micrômetros fornece medições de alta precisão - de 2 a 50 microns - ao determinar principalmente tamanhos pequenos.
Muitos usuários estão interessados em saber exatamente como um micrômetro difere de um calibrador. Por um lado, ambos os instrumentos são amplamente utilizados para medições externas e internas. No entanto, na produção, e às vezes em condições domésticas, a precisão de um compasso pode não ser suficiente. É nessas situações que o micrômetro se tornará indispensável. Medir a espessura do filme é um de muitos exemplos.
A máxima precisão das medições realizadas pelo método de contato mencionado é garantida através da utilização de um mecanismo de conversão simples, mas ao mesmo tempo mais do que eficaz. Sua base é um par de parafusos. Vale ressaltar que para quem não tem ideia dos princípios de funcionamento do aparelho, é com esse elemento dele que surgem problemas durante a operação. Em outras palavras, se quase todos podem usar um paquímetro com bastante liberdade, com os micrômetros a situação é diferente.
Os dispositivos descritos são relevantes para determinar as dimensões de várias peças, tanto feitas de metal como de quaisquer outros materiais. O funcionamento do mecanismo de medição é baseado no movimento axial do parafuso na porca. O seu curso de trabalho, por via de regra, não excede 25 mm. Na prática, é muito difícil fazer um parafuso com o mesmo passo em seções longas.
A categoria considerada de equipamento de medição é mais do que amplamente utilizada em vários setores. Há muito tempo é uma ferramenta indispensável para medir o diâmetro interno de peças, ajustar válvulas e muitas outras operações. Os micrômetros são operados profissionalmente:
- torneadores e fresadoras (incluindo medição de roscas);
- trabalhadores de fundição;
- funcionários de laboratórios de diversas especializações;
- modeladores;
- joalheiros.
Com todas as vantagens dos micrômetros, deve-se levar em consideração que, em termos de versatilidade, são ligeiramente inferiores aos calibradores. No entanto, para o desempenho de certas tarefas, este tipo de instrumento de medição é simplesmente insubstituível. Deste ponto de vista, os micrômetros têm uma lista completa de vantagens competitivas inegáveis sobre outros tipos de dispositivos de medição portáteis.
Vale lembrar que no período de 1879 a 1967, era utilizado o termo "mícron", e a unidade tinha a designação "mícron". De acordo com a decisão da 13ª Conferência Geral de Pesos e Medidas, este nome foi cancelado. Hoje, a unidade de medida na versão russa é designada como "mícrons", ou seja, um micrômetro. Este valor é uma unidade SI fracionária e é equivalente a um milionésimo de metro ou milésimo de um milímetro (1 μm = 0,000001 m = 0,001 mm).
Dispositivo e estrutura
Uma gama bastante ampla de tipos de micrômetro está disponível hoje. Além disso, todos eles são, em um grau ou outro, versões modificadas da estrutura básica com inserções, feitas sob medida para o desempenho de certas tarefas. Se considerarmos a versão mais simplificada do dispositivo de medição descrito, os seguintes componentes principais podem ser distinguidos:
- suporte;
- salto;
- micro parafuso;
- almofada de isolamento térmico;
- escala horizontal;
- tambor;
- chave catraca;
- dispositivo de aperto.
A base de toda a estrutura, independentemente do que seja e das dimensões que tenha, é um suporte de metal. A funcionalidade do dispositivo depende diretamente de seus parâmetros. Uma das extremidades do suporte tem o chamado calcanhar e a outra é equipada com um parafuso. Este mecanismo é ajustado para que a distância entre os dois elementos indicados (a ponta do parafuso e o calcanhar) seja exibida na escala digital. O princípio de operação do micrômetro é baseado no fato de que no processo de prensagem da peça de trabalho com um parafuso, você pode obter suas dimensões lineares exatas.
É importante lembrar que as amostras do equipamento de medição em consideração pertencem à categoria de contato. Isso significa que com a ajuda deles não será possível encontrar as dimensões de peças em bruto ou produtos feitos de materiais macios. Apesar das diferenças de design, todos os micrômetros funcionam de acordo com o mesmo princípio. Após a obtenção dos resultados, um dispositivo de fixação é utilizado para salvar os dados. Este retentor evita o afrouxamento acidental do parafuso e o deslocamento do ponteiro na escala do dispositivo.
Um ponto importante é o grau de aperto do parafuso. Força excessiva pode danificar as roscas do micrômetro. Também existe o risco de danificar o objeto medido. Um sinal de fixação suficiente será um clique de tambor característico.
Visualizações
O escopo deste tipo de equipamento de medição é mais do que extenso. Com base nisso, existe uma gama muito ampla de variedades no mercado que estão focadas na realização de tarefas específicas. Até o momento, mais de duas dezenas de tipos de micrômetros foram desenvolvidos, diferindo uns dos outros em características técnicas e recursos de design. Alguns deles são modificações raras e restritas que não são usadas na vida cotidiana.
Analisando a gama de modelos mecânicos e eletrônicos, em primeiro lugar, você deve prestar atenção às seguintes modificações do micrômetro.
- Suave - o dispositivo mais difundido e fácil de usar usado para remover dimensões lineares de várias partes. Esses modelos são usados com sucesso por especialistas que representam uma ampla variedade de campos. Exceções são situações em que é necessário determinar as dimensões internas.
- Folha - um micrômetro com placas redondas peculiares no parafuso e no calcanhar, que aumentam a área de contato. Graças a esses elementos, é realizada deformação preliminar e nivelamento da superfície dos objetos medidos.
- Micrômetros para fazer medições em metal laminado a quente. Este tipo de equipamento de medição é usado quando especialistas trabalham com peças em brasa. Esses micrômetros fornecem a capacidade de determinar as dimensões necessárias diretamente no processo de produção, o que, por sua vez, permite determinar o momento ideal de conclusão da locação quando parâmetros específicos são atingidos.
- Instrumentos de Medição Profundater um suporte alongado e permitir que você verifique a espessura da peça ou peça na distância máxima da borda. Esses dispositivos são mais eficazes com orifícios cegos e após escareamento.
- Micrômetros de tubo. Neste caso, estamos a falar de um tipo de instrumento de medição altamente especializado, utilizado exclusivamente para determinar a espessura das paredes dos tubos. Eles diferem dos outros modelos, em primeiro lugar, no design. A principal característica é a presença de um grampo de corte, cuja parte faltante é substituída pelo salto. Este último é colocado dentro do tubo medido, após o que o parafuso é apertado para determinar os parâmetros desejados com a máxima precisão.
- Micrômetros prismáticosprojetado para medir os diâmetros externos de amostras multiarestas da ferramenta. As principais características deste tipo são a presença de um calibrador de presa no kit, bem como de liga dura nas superfícies de trabalho.
- Modelos de fio, que são os dispositivos mais compactos que não possuem um colchete pronunciado. Visualmente, esse micrômetro pode ser confundido com uma haste comum. Com base no nome, fica claro que tais dispositivos são usados para determinar o diâmetro do fio. Além disso, eles têm um curso de trabalho relativamente pequeno. Devido à sua compactação máxima, os micrômetros de arame cabem em caixas pequenas e não ocupam mais espaço do que os alicates convencionais.
- Dispositivos equipados com pequenas esponjasusado para obter dimensões lineares de peças de metal após concluir a perfuração e ranhura. A principal característica do projeto desses micrômetros é a espessura mínima do parafuso e do talão, para que possam ser colocados em orifícios de pequeno diâmetro. Caso contrário, o projeto do dispositivo de medição pertencente à categoria descrita pode ser chamado de padrão.
- Groove micrômetros para fazer medições em locais de difícil acesso. Um ponto importante é a falta de um suporte para esses dispositivos e sua semelhança externa com os modelos de fio. Neste caso, deve-se observar a presença de esponjas em forma de pratos, com o auxílio das quais se realiza a preensão do objeto medido. Esses elementos de fixação são bastante frágeis e, portanto, requerem um manuseio cuidadoso para evitar o risco de deformação.
- Parafuso, eles também são oculares, micrômetros - aparelhos com ocular (10x e 15x) dotada de escala horizontal e linha vertical móvel. A principal tarefa desses micrômetros é a medição linear de peças e peças ao longo do eixo horizontal.
- Dispositivos universais com pontas removíveis. A escolha por esta variedade é feita se durante o processo de produção for necessária a realização de vários tipos de medições. A capacidade de substituir rapidamente os elementos de trabalho permite adaptar o dispositivo com o mínimo de perda de tempo, levando em consideração as condições de operação em cada situação específica. Deve-se ter em mente que micrômetros universais baratos muitas vezes não são capazes de fornecer precisão suficiente.
- Laser ou micrômetros ópticos, representando um dispositivo de medição versátil e moderno. Ao contrário dos modelos mecânicos convencionais, para a operação de tais amostras de equipamentos, fontes de alimentação são necessárias (na maioria das vezes estamos falando de fontes de alimentação autônomas). As principais características e vantagens competitivas de tais amostras de equipamentos são a máxima precisão de medição (o erro, via de regra, não ultrapassa 2 mícrons), facilidade de uso, peso mínimo e pequenas dimensões.
- Instrumentos digitais, que hoje são um dos mais convenientes em funcionamento devido à presença de um display eletrônico. Esses dispositivos indicadores são superiores aos seus "equivalentes" em muitos aspectos.A fonte de alimentação deles é uma bateria de pequeno porte, semelhante às instaladas em relógios de pulso.
Além de todos os itens acima, vale a pena prestar atenção aos micrômetros analógicos do tipo relógio. Eles são equipados com o tipo apropriado de instrumentos com setas mostrando os resultados da medição. Ao mesmo tempo, os modelos eletrônicos mais caros possuem memória integrada, que, por sua vez, permite o registro dos dados recebidos, inclusive indicando a data e hora exata das medições. Esta função é mais relevante para o uso industrial de micrômetros, que requer um grande número de medições em curtos intervalos de tempo.
Deve-se notar que os modelos listados acima estão longe de ser uma lista completa de instrumentos de medição existentes hoje. Portanto, eles incluem rosca, ponta e vários outros micrômetros. Via de regra, estamos falando de modelos altamente especializados. No entanto, na grande maioria dos casos, eles podem ser substituídos por modificações universais.
Método de verificação
Como o principal parâmetro de todos os micrômetros é a máxima precisão das medições realizadas, atenção especial é dada à verificação e calibração dos instrumentos. O primeiro é realizado de acordo com normas específicas, nomeadamente, as instruções metodológicas "MI 782-85". Deve-se ter em mente que não apenas os especialistas que realizam a verificação e ajuste, mas também aqueles que operam diretamente os micrômetros, devem ter uma ideia desta técnica.
Como mostra a prática, mesmo quando se utiliza um micrômetro em ambiente doméstico, será útil ter uma ideia de sua calibração e ajuste correto. Em primeiro lugar, você precisa pagar os seguintes pontos:
- desvio da planura medida;
- desvio do paralelismo;
- desalinhamento do plano de medição do parafuso.
O aparecimento de pelo menos um dos sintomas listados deve ser um sinal de alerta para o usuário. Em tais situações, inevitavelmente exigirá pelo menos uma verificação dos limites de erro, levando em consideração a faixa de medição e, muitas vezes, o reparo do dispositivo. A disponibilidade de conhecimento relevante e habilidades práticas irão maximizar a vida útil do dispositivo de medição e garantir a máxima precisão de suas leituras.
Condições técnicas de operação
Todos os micrômetros modernos são fabricados em total conformidade com os requisitos atuais das normas e padrões aplicáveis. Estes últimos são fixados na documentação de projeto aprovada. Vale a pena prestar atenção especial às seguintes disposições do GOST 6507-90, diretamente relacionado com o funcionamento da categoria considerada de instrumentos de medição.
- A força de medição na situação com dispositivos MZ, MT e ML deve variar na faixa de 3-7 N, para outros tipos de micrômetros este parâmetro é de 5 a 10 N. Ao mesmo tempo, independente do tipo de dispositivo, as flutuações deste indicador não devem exceder 2 N.
- Os limites de erro admissíveis em cada ponto da faixa de medição fornecida pelo projeto são indicados nas tabelas correspondentes. É importante levar em consideração que os dados são fornecidos para condições de operação com temperatura nominal e força de medição.
- O erro dos dispositivos das classes MP, MK, MT e ML é determinado por medidas especiais com superfícies planas. Em situações com micrômetros do tipo MZ, este indicador é determinado por medidas cilíndricas definidas 2-3 mm da borda das superfícies do próprio dispositivo.
- De acordo com os padrões atuais, a operação de micrômetros é permitida em temperaturas na faixa de + 10-30 graus. Também é importante considerar que a umidade relativa não deve exceder 80 por cento a +25 graus.
Em sua essência, qualquer procedimento de medição com um micrômetro é reduzido a girar o tambor até que o calcanhar e o parafuso toquem as superfícies do objeto sendo medido.Isso determina os recursos de operação dos dispositivos. É melhor considerar as nuances do algoritmo usando o exemplo de modelos mecânicos com um design clássico.
A primeira etapa do processo é verificar as leituras do dispositivo de medição. Especialistas experientes recomendam usar este procedimento não apenas na compra de novos equipamentos, mas também antes de cada uso. Durante a verificação, é necessário girar o tambor até que o calcanhar e o parafuso do micrômetro se toquem. Se o fim do tambor parar na marca zero da escala, o dispositivo está em boas condições. O curso longitudinal paralelo deve necessariamente indicar "0".
A segunda etapa é a fixação correta e confiável da peça ou peça a ser medida pelas superfícies de trabalho do micrômetro. A fim de minimizar o risco de danos ao instrumento e ao mesmo tempo aumentar a precisão dos resultados da medição, é necessário prestar atenção aos seguintes pontos importantes:
- depois que o objeto é pressionado firmemente contra o calcanhar, é necessário trazer o parafuso micrométrico até a borda sem esforço;
- a aproximação final da superfície do parafuso com o objeto é feita exclusivamente com o auxílio de uma catraca;
- cliques são um sinal de contato das superfícies de trabalho do dispositivo com as dimensões da peça ou peça de trabalho.
Na fase final, são feitas as leituras, que começam com a vazão máxima, passando gradativamente para as mais baixas. Primeiramente, são registrados os dados da escala, que está localizada na haste do micrômetro. É importante lembrar que o indicador exigido determina, em primeiro lugar, a divisão aberta anterior. Depois disso, são feitas as leituras da escala do tambor. O resultado final é a soma das duas leituras indicadas.
Visão geral do modelo
Como já foi observado, hoje mais do que uma ampla variedade de amostras modernas de dispositivos de medição, incluindo micrômetros, estão disponíveis. Ao mesmo tempo, alguns dos modelos possuem características de design e diferem significativamente das modificações básicas e de todos os seus outros "irmãos". Por outro lado, a disponibilidade de tal opção permite adquirir o dispositivo mais adequado para cada caso específico, levando em consideração as condições de operação e outros fatores. Ao mesmo tempo, alguns acham difícil navegar pela variedade existente. Em tais situações, você pode usar as classificações dos modelos mais populares e comuns publicados em muitos recursos especializados.
Os micrômetros mais populares incluem os seguintes exemplos.
- Suave (MKTs e MK), que são dispositivos universais com uma faixa de medição de 25 mm com um limite superior de 300 mm (modelos MK-25, MK-50 e até MK-300) e mais de 25 mm para modelos com um limite superior de 100 mm ( MK-400, MK-500 e etc).
- Alavanca (ressonância magnética e ressonância magnética), cujos principais elementos estruturais são uma alavanca que remove o calcanhar do aparelho e um indicador tipo ponteiro. Na maioria das vezes, esses modelos são usados na produção em lote e sua lista inclui MP-25-0.001, MP-50-0.002 e outros (precisão de relatório de 0,001 e 0,002 mm). Micrômetros com precisão de 0,01 mm são apresentados no mercado por modelos como, por exemplo, MRI-25-0.01 e MRI-50-0.01.
- Folhoso (ML) para determinar a espessura de fitas e materiais de folha de metal, plástico, vidro e outros materiais, incluindo filme de PVC. As linhas de modelos dos fabricantes incluem os dispositivos ML-5, -10, -25 e -50.
- Tubulação (MT). Para determinar a espessura das paredes dos dutos, são utilizados os modelos MT-15, -25 e -50, que possuem desenho especial e precisão de medição de até “centésimos” de milímetro.
- Micrômetros de dente (MZ), cuja principal tarefa é determinar os parâmetros das engrenagens. Os modelos de МЗ-25 a МЗ-300 têm uma precisão de 0,01 mm e são equipados com amplas superfícies de trabalho com um diâmetro de pelo menos 24 mm. Desta forma, a centralização do dispositivo ao longo das cordas dos dentes é simplificada ao máximo.
- Instrumentos de medição com inserções especiais (MVM)usado para dimensionar elementos roscados. Os saltos e parafusos de tais micrômetros têm orifícios nos quais inserções de formato apropriado são colocadas antes do uso. Modelos de MVM-25 a MVM-350 na versão padrão são equipados com elementos substituíveis para trabalhar com roscas métricas. Os insertos para roscas de tubos e polegadas podem ser incluídos opcionalmente no escopo de entrega.
- Micrômetros prismáticosusado para medir o diâmetro externo de uma ferramenta com várias arestas. A função de um calcanhar fixo em tais dispositivos é realizada por uma cinta angular. Modelos de MTI-20 a MTI-80 (o ângulo do prisma é 60 °) são produzidos para amostras de equipamentos de três lâminas e micrômetros de MPI-25 a MPI-105 (ângulo de 108 °) para modificações de cinco lâminas. Os parâmetros da ferramenta de sete arestas são determinados utilizando os modelos MSI-25 - MSI-105 com um ângulo de prisma de 128º34´.
- Micrômetros MK-MPtendo pequenas superfícies de trabalho. Os elementos de medição de tais modelos têm a forma de hastes, cujo diâmetro é de 2 mm. Agora no mercado existem modificações mecânicas e eletrônicas com a marcação MKTs-MP. Ambos são usados para medir cortes inferiores em peças pequenas.
- Ponto micrômetro MK-TP, que se distinguem por uma área de contato relativamente pequena (0,3 mm) e a forma das superfícies de medição na forma de um cone pontiagudo. Os modelos, incluindo MKTs-TP digitais, têm faixas de medição de 0 a 25, 25 a 50, 50 a 75 e 75 a 100 mm.
Além da lista e das características das variedades de equipamentos disponíveis atualmente, a sua marca é um ponto importante. Hoje, os seguintes fabricantes estão entre os líderes nacionais do setor.
- Fábrica de ferramentas de Chelyabinsk.
- "Red Toolmaker" (KRIN, Kirov).
- Guilin Measuring & Cutting Tool Co. Ltd ", representando o mercado da RPC. Dispositivos de medição na Federação Russa são fornecidos sob as marcas SHAN e GRIFF. A empresa é especializada na produção de modelos de micrômetros de ponta lisa (MK e MKTs), alavanca, folha, engrenagem e tubo, bem como suas modificações para medidas internas.
- Fábrica de Izmeron (São Petersburgo), que anteriormente produzia micrômetros da classe MP. Infelizmente, hoje a produção foi interrompida e os dispositivos estão sendo vendidos do armazenamento.
Os representantes das linhas de modelos desses fabricantes estão incluídos no Registro Estadual de Instrumentos de Medição da Federação Russa. Naturalmente, todos esses produtos são certificados. Deve-se notar que os micrômetros produzidos pela Kirov Instrument Plant são vendidos com verificação inicial.
Os produtos da empresa Mitutoyo merecem atenção especial., que hoje é uma das líderes no desenvolvimento e produção de equipamentos de medição de alta precisão. Um exemplo notável da relação ideal de preço e qualidade pode ser chamado, por exemplo, de modelo Mitutoyo 0-25. No momento, os escritórios de representação da marca operam em mais de 40 países ao redor do mundo e oferecem aos clientes uma ampla gama, incluindo micrômetros.
Dicas de Seleção
Dada a variedade de modelos de micrômetro, os compradores em potencial geralmente têm problemas com a escolha de um dispositivo de medição específico. Naturalmente, todos estão tentando encontrar o melhor equilíbrio entre o custo da ferramenta e sua qualidade. Deve-se ressaltar que o custo do micrômetro depende diretamente do fabricante. Não é segredo que produtos de alta qualidade produzidos por marcas conhecidas custarão muito mais do que aparelhos oferecidos por empresas pouco conhecidas.
Outro dos fatores-chave e mais significativos é a qualidade dos materiais com os quais o dispositivo é feito. Também é recomendável prestar atenção especial aos seguintes pontos:
- a qualidade das marcações aplicadas;
- o desempenho da catraca;
- precisão da medição (para verificação, você pode usar uma peça com dimensões lineares conhecidas).
Entre outras coisas, ao escolher um modelo específico de micrômetro, levando em consideração as peculiaridades das condições de operação, vale a pena focar na presença de um tripé, estante e um suporte especial no conjunto de entrega. Em algumas situações, esses elementos estruturais podem ser indispensáveis. No entanto, os parâmetros mais importantes ao escolher o equipamento de medição serão os seguintes.
- A faixa de medição, da qual dependem as dimensões mínimas e máximas dos objetos de medição.
- A precisão das medições realizadas é determinada pelo passo da rosca do parafuso do micrômetro. Ele pode ser calculado dividindo o passo da rosca pelo número de divisões da escala. Deve ser lembrado que o indicador depende do regime de temperatura.
- Indicadores de erro, que são determinados pelo fabricante e são exibidos no passaporte do produto incluído no conjunto de entrega. O erro de diferentes modelos de micrômetro pode variar na faixa de 0,002-0,03 mm. Em caso de desvio da norma, o dispositivo deve ser calibrado.
Naturalmente, esta não é uma lista completa de critérios de seleção. Um dos pontos importantes é o alcance do micrômetro. Trata-se de que tipo de medições e com que frequência serão realizadas com o dispositivo. É preciso lembrar que existem modelos universais e altamente especializados que se concentram na execução de tarefas específicas. O último tem certas características de design.
Para obter informações sobre como usar o micrômetro corretamente, consulte o próximo vídeo.
O melhor artigo sobre micrômetros!
O comentário foi enviado com sucesso.