Micrômetros de alavanca: características, modelos, instruções de operação

Micrômetros de alavanca: características, modelos, instruções de operação
  1. Peculiaridades
  2. desvantagens
  3. Método de verificação MI 2051-90
  4. Como usar?
  5. Especificações

Micrômetro de alavanca é um dispositivo de medição projetado para medir comprimentos e distâncias com a maior precisão e erro mínimo. A imprecisão da leitura de um micrômetro depende dos intervalos que você deseja medir e do próprio tipo de instrumento.

Peculiaridades

O micrômetro de alavanca, à primeira vista, pode parecer desatualizado, inconveniente e grande. A partir disso, alguns podem se perguntar: por que não usar produtos mais modernos, como pinças e medidores eletrônicos? Até certo ponto, de fato, os dispositivos acima serão mais úteis, mas, por exemplo, no campo industrial, onde o resultado muitas vezes depende de uma questão de segundos, será mais fácil e rápido medir o comprimento de um objeto com um micrômetro de alavanca. Leva menos tempo para configurar, seu nível de erro é mínimo e seu baixo preço será um bônus na compra. O dispositivo é indispensável para o controle de qualidade dos produtos fabricados. O micrômetro de alavanca é capaz de fazer um número suficiente de medições em curtos períodos de tempo.

Todas essas vantagens apareceram graças ao soviético GOST 4381-87, de acordo com o qual o micrômetro é produzido.

desvantagens

Embora esse dispositivo tenha um grande número de vantagens, ele tem uma desvantagem significativa - a fragilidade. Os dispositivos são em sua maioria feitos de aço, mas qualquer queda ou mesmo agitação dos elementos sensíveis do mecanismo pode ser perturbado. Isso leva a um mau funcionamento nas leituras do micrômetro ou à sua quebra completa, enquanto o reparo de tais dispositivos muitas vezes custa mais do que o próprio dispositivo. Os micrômetros de alavanca também são micrômetros de feixe estreito, o que significa que você só pode obter benefícios significativos em uma área específica.

Método de verificação MI 2051-90

Durante o exame externo MI 2051-90 preste atenção aos seguintes parâmetros.

  • As superfícies de medição devem ser cobertas com materiais sólidos condutores de calor.
  • Todas as partes móveis do dispositivo são feitas de aço inoxidável de alta qualidade.
  • A cabeça de medição deve ter linhas de corte claras por milímetro e meio milímetro.
  • Existem 50 divisões de tamanhos iguais na bobina em intervalos iguais.
  • As partes que fazem parte do micrômetro devem ser especificadas na lista de completude e coincidir com as indicadas no passaporte do dispositivo de medição. A marcação indicada deve ser verificada para conformidade com GOST 4381-87.

Para verificar, as setas observam o quanto a seta se sobrepõe à divisão da linha. Deve ter pelo menos 0,2 e não mais do que 0,9 linhas. A localização da flecha, ou melhor, a altura de pouso, é realizada da seguinte forma. O dispositivo é posicionado diretamente perpendicular à escala na frente do observador. Em seguida, o aparelho é inclinado 45 graus para a esquerda e 45 graus para a direita, enquanto faz marcas na escala. Como resultado, a seta deve ocupar exatamente 0,5 linha artística.

Para para verificar o tambor, defina-o para 0, o ponto de referência da cabeça de medição, enquanto o primeiro golpe da estela permanece visível... O posicionamento correto do tambor é indicado pela distância de sua borda até o primeiro golpe.

Essa distância não deve ser estritamente de 0,1 mm. Um equilíbrio estacionário é usado para determinar com precisão a pressão e a oscilação do micrômetro durante a medição. Em uma posição estática, eles são fixados na base por meio de um suporte.

O calcanhar de medição com a bola é fixado na superfície da balança.Em seguida, o micrômetro é girado até que a seta aponte para o curso extremo da escala negativa, então o micrômetro é girado na direção oposta ao curso extremo da escala positiva. O maior número de dois é uma indicação de pressão e a diferença entre os dois é a força da vibração. Os resultados obtidos devem estar dentro de certos limites.

Como usar?

Antes de começar a usar o dispositivo, estude cuidadosamente as instruções de uso, a integridade do dispositivo e certifique-se de verificar seu estado externo. Não deve haver defeitos na caixa, os elementos de medição, todos os números e sinais devem ser bem legíveis. Além disso, não se esqueça de colocar a posição neutra (zero). Em seguida, fixe a microválvula em uma posição estática. Em seguida, coloque os indicadores móveis em travas especiais, que são responsáveis ​​por indicar os limites permitidos do mostrador.

Após a configuração, o dispositivo está pronto para uso. Selecione a parte em que está interessado. Coloque-o no espaço entre o pé de medição e a micro-válvula. Em seguida, com movimentos rotativos, é necessário conectar a seta de contagem com o indicador da escala zero. Além disso, a marcação da linha vertical, que está localizada no tambor de medição, é conectada ao marcador horizontal localizado na estela. No final, resta apenas registrar as leituras de todas as escalas disponíveis.

Se um micrômetro de alavanca for usado para controle de tolerância, então também é necessário usar um dispositivo de orientação especial para uma determinação mais precisa de erros.

Especificações

Esta classificação apresenta os tipos mais comuns de micrômetros.

MR 0-25:

  • classe de precisão - 1;
  • faixa de medição do dispositivo - 0mm-25mm
  • dimensões - 655x732x50mm;
  • preço da graduação - 0,0001mm / 0,0002mm;
  • contagem - de acordo com escalas na estela e tambor, de acordo com o indicador de discagem externo.

Todos os elementos do dispositivo são reforçados com material resistente ao calor, o que permite a sua utilização a temperaturas muito elevadas. O dispositivo é feito de aço inoxidável e as partes mecânicas são feitas de uma liga extra forte de vários metais.

MR-50 (25-50):

  • classe de precisão - 1;
  • faixa de medição do dispositivo - 25mm-50mm;
  • dimensões - 855x652x43mm;
  • preço da graduação - 0,0001mm / 0,0002mm;
  • contagem - de acordo com escalas na estela e tambor, de acordo com o indicador de discagem externo.

Os suportes do dispositivo são cobertos com isolamento térmico externo e almofadas à prova de choque, que proporcionam maior rigidez. O dispositivo pode suportar pressões de até 500 kg / cu. veja Há uma liga de metal duro nas partes móveis do micrômetro.

MRI-600:

  • classe de precisão –2;
  • faixa de medição do dispositivo - 500mm-600mm;
  • dimensões - 887x678x45mm;
  • preço da graduação - 0,0001mm / 0,0002mm;
  • contagem - de acordo com escalas na estela e tambor, de acordo com o indicador de discagem externo.

Adequado para medir peças grandes. Um indicador mecânico dos indicadores de escala está instalado. O corpo é composto por uma liga de ferro fundido e alumínio. Microválvula, flecha e fixadores são feitos de aço inoxidável.

MRI-1400:

  • classe de precisão –1;
  • faixa de medição do dispositivo - 1000mm-1400mm;
  • dimensões - 965x878x70mm;
  • preço da graduação - 0,0001mm / 0,0002mm;
  • contagem - de acordo com escalas na estela e tambor, de acordo com o indicador de discagem externo.

O dispositivo é usado principalmente em grandes empresas industriais. É confiável e não tem medo de choques ou quedas. É composto quase inteiramente de metal, mas isso apenas prolonga sua vida útil.

Para saber como usar o micrômetro, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário