Como usar um micrômetro?
Existem situações em que você precisa saber o tamanho exato de uma peça, até centésimos ou mesmo milésimos de milímetro. Tais são, por exemplo, instrumentos de mecânica de precisão, em que quase todo micrômetro é importante. Para isso, utiliza-se o dispositivo com o mesmo nome, em que a tônica recai sobre outra sílaba.
Regras para o uso de diferentes tipos
Em sua forma mais simples, um micrômetro é um dispositivo de medição com pelo menos três réguas. Um, o principal, conta milímetros inteiros. O segundo, deslocado de meio milímetro em relação ao primeiro, permite medir a largura (espessura, altura) da peça com uma precisão de 500 mícrons. O terceiro, rosqueado, tem um ponto de referência (zero), em relação ao qual gira o tambor. Ele gira em torno do eixo principal do dispositivo - e tem 50 divisões, semelhantes às milimétricas. Nesse caso, a precisão da medição é de 10 μm (0,5 mm / 50 = 0,01 mm). O micrômetro analógico (mecânico) mais simples opera em um par de parafusos, que é um micro-torno, em que a peça de trabalho, fio ou peça de chapa de aço a ser medida é fixada.
Dispositivo
Os micrômetros específicos da aplicação têm suas próprias características. Então, um micrômetro liso medindo 0–25 mm com um medidor mecânico ou digital consiste nas seguintes partes.
- suporte - um elemento de apoio para uma parte fixa;
- stop - fixado na extremidade do braquete e estritamente perpendicular à superfície da peça fixada;
- parafuso - até dezenas de vezes mais longo que o suporte, gira sobre uma base de parafuso fixa e também é perpendicular à parte fixada; move-se dentro da zona de medição igual a 2,5–7,5 cm para micrômetros mecânicos;
- rolha - evita que o parafuso fique pendurado;
- base de medição (haste) - contém duas escalas de medição grosseiras (com precisão de meio milímetro); parece um cilindro oco no qual um par de parafusos gira, preso por fechos especiais;
- tambor - a base para medições precisas, que gira com o parafuso e contém uma escala para medições precisas (até 0,01 mm);
- catraca - limita a força aplicada à parte medida;
- peça de referência para verificação - usada para ajustar o micrômetro desalinhado; fornecido com o dispositivo.
Classe de precisão
Na vida cotidiana, uma precisão maior que 0,01 mm é pouco útil. Mas na produção - especialmente nas fábricas de mecânica de precisão - e entre os artesãos de perfil estreito, o preço de divisão de 1 mícron (0,001 mm) ou 100 nm (0,0001 mm) é considerado a norma, o que é alcançado principalmente em micrômetros com escala digital. Uma classe de precisão ainda maior usada na produção de nanomateriais usados, por exemplo, em microcircuitos - o lote não é micrômetros, mas mecanismos e dispositivos completamente diferentes.
Como os outros tipos de micrômetros são organizados?
Todos os tipos de micrômetros funcionam no mesmo princípio. A área de aplicação mais famosa é a identificação de peças defeituosas que podem causar avarias nos mecanismos onde são utilizadas. Mas a precisão da medição - até 10 mícrons - é alcançada de maneiras diferentes.
- Em um micrômetro de alavanca, o tambor rotativo é substituído por um ponteiro. A vantagem de um medidor com mostrador é um aumento na velocidade, rendimento na fase de verificação das peças com um micrômetro: não há necessidade de examinar as divisões.
- Contando micrômetro (tipo relógio ou dial) - semelhantes aos usados em medidores eletromecânicos e gravadores de fita cassete (ou bobina a bobina) - calibrados e usados da mesma forma que o clássico. A rotação dos números no contador é realizada passo a passo. A mudança de um dígito para outro é dividida em 10 divisões (posições) adicionais - graças às engrenagens contrárias, que aumentam a precisão da medição de dez para um mícron.
- Um sensor particularmente preciso é instalado em modelos digitais, dando uma graduação em unidades de mícrons. Vantagem - a precisão da medição é de 1 mícron, erros são praticamente excluídos. Esse produto não é inferior ao tipo anterior - as leituras do dispositivo são lidas quase instantaneamente. Não há necessidade de adicionar leituras - sensores e um microprocessador executam esse trabalho “em tempo real” com sucesso.
- Os micrômetros a laser são maiores do que os digitais em termos de precisão. O feixe de laser é obscurecido pela peça, é capturado por uma matriz fotográfica de alta precisão, que envia a deflexão do feixe resultante para o ADC e, em seguida, para o processador e o monitor. A medição leva menos de 1 segundo.
Mas o micrômetro a laser não tolera choques e vibrações e requer ajustes regulares. É fundamental até mesmo com a menor poeira, e eles não serão capazes de medir as dimensões internas das peças.
Para tarefas específicas
Micrômetros altamente especializados possuem características próprias.
- O medidor de dente possui bicos cônicos truncados, permitindo que você determine a folga nas ranhuras, as dimensões do dente de uma engrenagem ou engrenagem. Teoricamente, é possível converter um micrômetro comum (liso) em um codômetro instalando tampas especiais de um determinado comprimento no parafuso e no calcanhar. Na forma, eles se assemelham a cabeças de parafusos escareados - no caso mais simples, eles podem ser feitos apenas desses parafusos e, em seguida, soldados ao calcanhar e ao parafuso. Na medição, o comprimento dos bicos é subtraído daquele medido pelo dispositivo convertido desta forma. Isso adicionará uma ação de cálculo extra às medições. Além disso, o micrômetro original deve ter uma reserva de marcha da hélice não 2,5 cm, mas mais, por exemplo, 5–7,5 cm.
Não se envolva em atuações amadoras - é melhor comprar imediatamente um medidor micrômetro-dente pronto, no qual o próprio fabricante já ajustou a escala e zero.
- O micrômetro "tubo" é muito procurado por funcionários de escritórios administrativos. Eles medem a espessura das paredes do tubo para determinar seu desgaste. Possui adaptadores que permitem medir o diâmetro e a espessura da parede do tubo, coberta de ferrugem. Esses acessórios também permitem o dimensionamento detalhado de tubos de topo com espessura de parede variável. É fácil rejeitar tubos e tubos que sofreram desvios da espessura padrão da parede com um dispositivo de "tubo" nas fases de fundição e laminação. O micrômetro do tubo difere do micrômetro normal (liso) por um batente especial (calcanhar), que não está localizado perpendicularmente, mas paralelo ao tubo preso. Esta sonda toca a superfície interna do tubo pontualmente, o que garante uma medição precisa. As ações de medição não são diferentes das ações com um micrômetro liso: o mesmo parafuso e tambor de catraca, quando acionado, você obtém o diâmetro ou a espessura da parede do tubo desejados.
- Um medidor de espessura de folha tem um salto mais raso do que um micrômetro convencional, mas o parafuso tem aproximadamente o mesmo diâmetro que o parafuso de um dispositivo convencional. A graduação aqui é muito mais precisa do que a de um produto convencional. O grampo no "listômetro" é esticado para o lado, como um longo tubo em forma de U. Os bocais para tal dispositivo são fornecidos em duas versões: estreito (para as peças e folhas correspondentes) e alongado (mede a espessura de peças largas e alongadas).
Não é recomendado medir folhas com um micrômetro comum - ele as empurrará com seu parafuso estreito. Aqui, a área de contato é necessária várias vezes maior do que ao fazer medições de rolamentos e brocas.
- O micrômetro universal vem com acessórios para diferentes tipos de peças. Ele mede o diâmetro da esfera do rolamento e o diâmetro da folha com a mesma precisão. Possui grande reserva de deslocamento da hélice - até 10 cm, o que o torna "onívoro": pode medir uma bola, folha, dimensões transversais de postes e estruturas - e até medir a cabeceira de uma ferrovia por todos os lados.
- Arame - adequado para arame, brocas, bolas e outras peças pequenas com seção transversal circular, que podem ser facilmente quebradas pela pinça de um micrômetro comum.
- Prismático - permite medir a espessura da descida da lâmina da faca. O bico para isso é feito em forma de contorno que repete a ponta com uma inclinação de 30 graus. Simplificando, é um salto duplo com declives. Ao mesmo tempo, o parafuso é pontiagudo, mas sua ponta está um pouco embotada. O conjunto inclui acessórios para diferentes ângulos de descida, inclusive para afiar lâminas de "passo único", por exemplo, facas para cortadores de grama.
- Um micrômetro de ranhura mede a profundidade e o diâmetro dos orifícios perfurados nas paredes e suportes. A medição é realizada por meio de uma sonda retrátil especial com uma pequena tampa na extremidade. Isso permite que o mestre, sem perfurar ou perfurar novamente o orifício, escolha um parafuso autorroscante adequado para ele.
- O medidor de linha mede a profundidade da linha. Inclui bicos de aparafusar (e aparafusar) com extremidades cónicas ou com cabeças de dois dentes.
- O micrômetro multiescala possui uma escala adicional. À distância, ele se assemelha a um calibrador, mas tem uma diferença significativa. É como dois (três, mais) micrômetros em um - idênticos, mecanismos micrométricos clássicos em um suporte comum estendido para o lado. Com uma reserva de marcha de até 10 cm, você pode medir uma peça de trabalho de um ângulo, barra em T ou perfil de trilho em uma etapa.
Quaisquer estruturas de perfil com uma forma transversal complexa, que lembra uma letra ou um hieróglifo simples, também são passíveis de medição acelerada.
- A laminação a quente é um atributo de uma planta metalúrgica. Permite medir a espessura de um produto recém-endurecido na forma que lhe foi atribuída. Em vez de um parafuso, esse dispositivo inclui uma roda de marcação. O salto é com mola, tem uma forma alongada transversalmente (e não redonda, como em um produto simples). Princípio de operação - o micrômetro é enrolado sobre uma folha ou perfil, permitindo detectar defeitos (cavacos, curvatura) em um tarugo recém-fundido.
- Medidor interno - funciona em conjunto com a máquina quando a peça é usinada na superfície interna. Suas sondas, que têm uma curvatura lisa e um tamanho de patamar diminuindo em direção à extremidade, são inseridas na peça processada do cano ou tubo, ou em qualquer outra parte que gire no mecanismo de fixação da máquina. Isso acelera o trabalho do torneiro - não há necessidade de remover a peça da retificadora dezenas de vezes para ter certeza de que a peça assumiu a forma desejada.
Seja qual for o micrômetro - ao comprar um produto, peça ao vendedor para verificar. Uma vantagem significativa seria verificar o diâmetro ou a espessura da mesma peça usando outro dispositivo igual ou semelhante.
O controle preciso durante a compra é a chave para o uso bem-sucedido e duradouro do produto.
Como faço para configurar e verificar a precisão?
Este dispositivo de medição é um daqueles que são calibrados sem falhas antes de fazer as medições, já que estamos falando de mícrons, não de milímetros. Carregando-o sem um estojo ou estojo, uma queda acidental pode afetar a precisão. A técnica de verificação, apesar da aparente complexidade de um iniciante, é muito simples. Siga algumas etapas para zerar um micrômetro mecânico convencional de 0-25 mm.
- Certifique-se de que o dispositivo esteja limpo - verifique especialmente as superfícies de preensão no calcanhar e no parafuso. Para remover resíduos e gordura, uma folha de papel limpa é mais adequada - coloque-a entre os grampos do dispositivo e gire o tambor até que ele pare.
- Gire o tambor de volta.Repita esta etapa várias vezes conforme necessário, movendo o papel até que as superfícies a serem fechadas estejam limpas. O ajuste sem limpar essas superfícies é impossível - as partículas sólidas não permitirão que você defina a precisão.
- Verifique se a cinta e o calcanhar estão bem presos. Eles não devem ficar pendurados. Se não for este o caso, o instrumento deve ser reparado, no qual o suporte é novamente fixado com segurança, e o paralelismo da superfície de fixação do parafuso e do calcanhar são reajustados.
- Aparafuse o tambor totalmente sem a peça - até a 3ª, 4ª ou 5ª catraca clicar. Certifique-se de que todas as escalas estejam alinhadas exatamente com as marcas zero.
- Se, por exemplo, a marca no tambor não coincidir com o zero, ajuste a base (haste) girando-a com a chave especial fornecida no kit. A chave é usada em um instrumento no qual o parafuso é preso com uma porca adicional ou um parafuso secundário (suporte) com um recesso especial.
- Verifique a precisão das medições segurando a peça de referência com um micrômetro - em média, também até o 4º clique da catraca. É assim que você pode calibrar o próprio dispositivo. O micrômetro foi configurado com sucesso e está pronto para uso.
Importante! Se você deixar cair o dispositivo, não causará muitos danos. Tendo calibrado suas marcas zero, você pode usá-lo novamente. Esses dispositivos são feitos de ferramenta de alta qualidade e aço inoxidável.
Como medir corretamente?
Uma catraca é embutida no tambor do dispositivo. Ao medir a espessura ou o diâmetro de uma peça, assim que é levemente pressionada pelas pinças, ouve-se o primeiro clique. Este é o "momento da verdade" - pare de girar o tambor e conte o tamanho resultante em divisões. A instrução é extremamente simples e tem a seguinte aparência:
- coloque a peça entre o parafuso e o batente;
- gire o tambor até a catraca clicar.
Apertar ainda mais o tambor com força depois de clicar na catraca pode soltar as ranhuras helicoidais do tambor. Se esta etapa incorreta for repetida muitas vezes, o micrômetro começará a tocar com o tempo - a linha do tambor se deteriorará. Nenhum dos zeramentos mais precisos tornará a confiabilidade das medições nele intocada, estabelecida pelo fabricante. Será impossível medir com um dispositivo danificado.
Para fios finos feitos de metais macios e ligas - por exemplo, cobre, alumínio, estanho, chumbo ou fio de solda - as almofadas do micrômetro achatam o fio em 0,01–0,15 mm e o resultado da medição será impreciso. O aço endurecido e a liga de pobedita são muito mais resistentes à catraca. Esse fio suportará medições repetidas sem problemas, sem achatar o diâmetro em um mícron - desde que você não continue a comprimi-lo após o clique do tambor de controle.
Características da determinação de indicações
Também é extremamente fácil fazer leituras do dispositivo. Por exemplo, você mediu o diâmetro de um fio de aço endurecido, no qual, após um clique durante a rotação do tambor, foram estabelecidas as seguintes marcas:
- 3 mm na primeira régua;
- entre 0,5 e 1 mm para o segundo;
- O "spinner" parou em cerca de 5 divisões.
Conseqüentemente, o diâmetro do fio-máquina é 3 + 0,5 + 0,05 = 3 mm 550 mícrons (mícrons). Em milímetros - 3,55 mm. A volta completa feita pelo tambor de medição de precisão é de 0,5 mm.
Você aprenderá como usar o micrômetro corretamente no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.