Como escolher um micrômetro eletrônico?
Em trabalhos relacionados a medições precisas, um micrômetro é indispensável - um dispositivo para medições lineares com um erro mínimo. De acordo com o GOST, o erro máximo permissível de um dispositivo que pode ser reparado com uma divisão de escala de 0,01 mm é de 4 mícrons. Em comparação, um paquímetro pode fornecer uma precisão de medição de até 0,1 mm ou até 0,05 mm, dependendo do modelo.
Peculiaridades
De acordo com o princípio de funcionamento, os micrômetros são divididos em mecânicos e eletrônicos, estes últimos também chamados de digitais. De acordo com o campo de aplicação, esses dispositivos são classificados como:
- liso (MK);
- folha (ML);
- tubo (MT);
- fio (MP);
- sulco;
- lâmina;
- universal.
Existem variedades para medir produtos de metal laminado e medir a profundidade. Para escolher o micrômetro digital correto, você precisa proceder a partir da precisão necessária e conhecer os princípios e recursos de cada um dos tipos listados de instrumentos de medição. Existem vários fatores importantes a serem considerados na escolha.
Princípio da Operação
Antes de comprar uma ferramenta, você precisa saber como ela funciona e quais são as diferenças funcionais entre as diferentes modificações. O micrômetro é uma construção das seguintes unidades fundamentalmente importantes.
- Braçadeira. Fabricado em liga de alta dureza. Seu tamanho determina a folga máxima que pode ser medida com esta ferramenta.
- Salto. O ponto de referência é pressionado diretamente contra a superfície do objeto medido.
- Parafuso micrométrico. Sua distância do calcanhar é o comprimento desejado.
- Tambor. Quando girado, o parafuso do micrômetro se move em direção ao calcanhar (ou para longe dele).
- Embreagem de fricção ou catraca. Ao prender o objeto de medição, permite controlar a pressão no parafuso do micrômetro.
Para dispositivos digitais, os valores de comprimento são exibidos no mostrador, portanto, são mais convenientes de usar. A distância desejada é determinada pelo sensor. A alimentação elétrica para ele, assim como no display, é fornecida pelo acumulador (bateria comum). Não inferiores às opções mecânicas em precisão, esses tipos de instrumentos permitem que você trabalhe mais rápido e muito mais fácil de calibrar (tarar o dispositivo). Para calibrar (definir a escala para zero), basta pressionar o botão correspondente.
Ao escolher um micrômetro, decida em qual sistema de medidas você precisará trabalhar. Alguns fabricantes oferecem uma função para alternar entre os sistemas métrico e imperial.
Recursos e comparação de tipos de micrômetro
O micrômetro digital tem grandes vantagens sobre outros tipos que o tornaram populares no mercado. Mas também há desvantagens a serem consideradas ao escolher. Vamos listar as principais vantagens.
- É conveniente e fácil de usar, permitindo medições precisas.
- Ler as leituras do display sem ter que calcular as divisões em uma escala convencional acelera muito o trabalho.
- Existem também opções adicionais. Alguns instrumentos possuem um menu digital para definir os parâmetros de medição. Além disso, eles podem armazenar muitos valores na memória e compará-los entre si. Esta função torna possível fazer uma série de medições e comparar indicadores de forma muito mais rápida e conveniente. Uma função semelhante tem um dos tipos de micrômetros mecânicos - alavanca, mas este é seu objetivo principal, e para outros fins não é adequado (ao contrário do eletrônico).Você pode considerar a compra desta ferramenta se sua principal necessidade de trabalho for medições em série de algumas peças e comparação de valores.
Vamos passar para as desvantagens.
- As baterias se descarregam com o tempo e devem ser substituídas.
- Deve-se tomar cuidado durante a operação para evitar danos à tela.
- O sensor também pode ser danificado por impacto acidental.
- Dispositivos equipados com eletrônicos têm vida útil mais curta do que os mecânicos e são mais caros.
Áreas de uso
Cada modelo permite que você resolva sua própria gama de tarefas, o que é um fator importante na escolha de uma ferramenta. Por exemplo, você precisa de um micrômetro para as necessidades domésticas diárias - para sua casa ou garagem. Ao mesmo tempo, você deseja obter uma ferramenta mais conveniente e funcional do que o compasso de calibre normal. Então, um micrômetro digital elegante padrão é perfeito para você.
Para os trabalhadores do setor de água, será útil tubo micrômetro. MT permite determinar com rapidez e precisão a espessura da parede de qualquer tubo (cujo diâmetro interno é de 8 mm ou mais). Em oficinas de produção de telhas e outros materiais metálicos facilmente deformáveis, um micrômetro de folha é indispensável. Possui grandes mandíbulas de fixação em forma de placas de aço redondas.
Na produção de peças e peças de formas complexas, por exemplo, engrenagens e engrenagens, dente medindo micrômetro. Existe um outro tipo de produto de metal, que é muito difundido, mas requer um dispositivo de medição especial - o fio comum. Para medir sua espessura, use micrômetro de fio.
Se você está lidando com mais de um tipo de superfície medida, mas está trabalhando com muitas partes complexas de várias formas, você deve começar micrômetro universal. Ele é projetado da mesma maneira que de costume, mas vem com um conjunto de inserções especiais que são instaladas em um parafuso de micrômetro. Muitos outros tipos de micrômetros são omitidos aqui, como ranhurado ou prismático. A maioria deles é altamente especializada. Na maioria dos casos, as mesmas tarefas podem ser realizadas com micrômetros digitais mais versáteis.
Faixa de medição
É lógico escolher um dispositivo que permite trabalhar com a faixa de comprimento mais relevante para você. Portanto, cada modelo de micrômetro indica seu intervalo em milímetros na forma de uma marcação especial. Sempre há uma limitação do curso do parafuso do micrômetro no projeto do micrômetro. O comprimento linear máximo que pode ser medido com ele é sempre menor que a distância do calcanhar ao batente.
Para necessidades comuns, eles são usados com mais frequência modificações com um intervalo de 0-25 mm (por exemplo, um micrômetro liso terá uma marcação do tipo MK 25) e 0-75 mm. GOST fornece outras faixas básicas de até 900 mm inclusive. À medida que o intervalo aumenta, a margem de erro aumenta ligeiramente. Por exemplo, o MK 25 mede com uma precisão de 2 mícrons. Para micrômetros com a faixa mais ampla (600-900 mm), a margem de erro pode chegar a 10 microns.
Dispositivos com alcance de mais de 50 mm têm um medidor de configuração que permite medições mais precisas, definindo o indicador para divisão zero. Este mecanismo é explicado a seguir. Quanto maior a faixa de medição, mais significativa é a deformação da peça e, conseqüentemente, o erro. Para que a deformação influencie o mínimo possível no resultado da medição, são usados dois tipos de indicadores.
- Sentinelas - tem uma escala com um valor de divisão de 0,001. Permite ajustar a pressão no parafuso do micrômetro para que a deformação não seja muito grande. Durante a medição, o tambor deve ser girado até que a seta indicadora esteja na divisão zero da escala.
- Digital - eles funcionam com o mesmo princípio, mas permitem que você defina o indicador para zero de uma forma mais conveniente e rápida.
A indicação é especialmente relevante ao medir as dimensões de peças de baixa rigidez.
Classe de precisão
O indicador mais importante que você deve prestar atenção ao escolher um micrômetro é a classe de precisão. Existem 2 classes de precisão definidas pelo GOST: 1ª e 2ª. Conforme declarado acima, os limites de precisão dependem da faixa. A primeira classe de precisão fornece uma margem de erro de 2 a 6 mícrons. O segundo é de 4 a 10 mícrons.
Modelos populares
Existem várias marcas populares que fabricam micrômetros de alta qualidade. Entre os fabricantes estrangeiros de micrômetros digitais, os seguintes são os principais.
- Empresa suíça Tesa. A linha de micrômetros digitais Micromaster conquistou a confiança dos profissionais, os indicadores dos aparelhos realmente correspondem à precisão declarada (até 4-5 microns).
- Micrometros japoneses Mitutoyo, de acordo com avaliações de usuários, são líderes em qualidade de desempenho. Nesse caso, é recomendável comprá-los em um revendedor autorizado.
- Carl Mahr. O instrumento alemão sempre teve o melhor desempenho e os micrômetros digitais desta marca não são exceção. Eles têm o mesmo nível de qualidade e funções que os mencionados acima: precisão, transmissão de dados sem fio, proteção profissional contra poeira.
Existem 2 fábricas principais entre os fabricantes nacionais: Chelyabinsk instrumental (CHIZ) e Kirov instrumental (KRIN). Ambos fornecem micrômetros digitais com a designação especial MCC. Finalmente, a questão permanece se vale a pena comprar micrômetros fabricados na China. Lembre-se de que o desempenho de instrumentos com preços próximos a US $ 20 geralmente não corresponde à precisão declarada.
Eles não serão capazes de fazer medições com uma precisão de milésimos de milímetro. Portanto, ao comprar de uma marca chinesa, tome cuidado para não tentar economizar muito.
Adendo
Então, agora você sabe tudo o que precisa saber para escolher o micrômetro certo para seus propósitos. Em primeiro lugar, é necessário compreender o princípio de funcionamento do dispositivo e imaginar como funcionam as suas principais unidades técnicas. Em seguida, você pode avaliar visualmente a qualidade e a conveniência da ferramenta. Se você comprá-lo de um revendedor, provavelmente não se casará. No entanto, verifique se o tambor gira facilmente e se o parafuso do micrômetro fica preso durante o curso. Ele pode emperrar quando entra poeira, por isso é recomendável comprar uma caixa de tubo especial junto com o micrômetro e transportar o dispositivo dentro dela.
Veja abaixo uma visão geral do termômetro eletrônico.
O comentário foi enviado com sucesso.