Como fazer um microfone com as próprias mãos?
Um bom microfone feito à mão de alta qualidade supera os industriais. Faz sentido economizar em um bom microfone fazendo o seu - não pior do que um comprado.
Recursos de microfones caseiros
O preço de um produto caseiro é inferior a 100 rublos. Tanto a caixa quanto a placa de circuito impresso não são fabricadas em total conformidade com os requisitos tecnológicos gerais. Microfones de eletreto são os mais simples e baratos, facilmente removíveis de equipamentos de gravação desatualizados. Sua fonte é qualquer fone de ouvido barato para smartphone ou computador. É fácil fazer um microfone estéreo - por exemplo, se você estiver transmitindo de um modulador FM no último andar de um prédio alto.
Os componentes de rádio para o amplificador de microfone mais simples custam quase um centavo. O material PCB é opcional.
Ferramentas e materiais
Para montagem normal com base em uma placa de circuito impresso, para dar ao dispositivo solidez, qualidade de construção, você precisará dos seguintes materiais.
- (Vidro) textolite ou getinax - folha de um lado. Chapeamento de cobre.
- Solda, breu e fluxo de solda. Você não pode deixar de trabalhar com um ferro de soldar: a instalação em parafusos e porcas é demorada e complicada e em torções não é confiável, pois a oxidação dos fios de cobre mudará os parâmetros de operação do circuito para pior.
- Partes de rádio: resistores, capacitores, transistores de baixa frequência e baixa potência, microfone. No total, eles custam um centavo - para amplificar o microfone, você só precisa de um estágio de amplificador de baixa potência baseado em um transistor operando em baixas frequências. Microfones estéreo requerem dois estágios idênticos (um estágio por cabeça).
- Fios elétricos. Entre os rádios amadores, um cabo KSPR ou KSVR com um ou dois pares de fios é popular - como trilhos, se o material do PCB não tiver uma folha condutora. Como fios que fornecem corrente e um sinal de alta frequência, é usado um cabo do tipo ShVVP com uma seção transversal de 0,75 a vários milímetros quadrados para cada um dos fios. "Condutores" individuais podem ser removidos de um cabo de cobre trançado e usados como condutores pré-fabricados (condutores de corrente) em uma placa não metálica.
- Cabo coaxial de qualquer tamanho - sem ele, o microfone enviará um som de fundo para o amplificador do terminal (ou transmissor de rádio), o que prejudica a qualidade da gravação / transmissão do som.
- Quadro - cilíndrico plano, cônico com um arredondamento na extremidade larga. Plástico, composto e liga de alumínio são usados como material do corpo.
- Conector e plugue do padrão Audio 3,5 mm (Jack). PCs, laptops e gadgets também podem exigir um conector de 2,5 mm de diâmetro (alguns modelos de telefones celulares que não são smartphones).
As cabeças de microfone eletrodinâmicas e de carbono são mais difíceis de encontrar: exigiria a desmontagem de um telefone público municipal, que hoje foi suplantado pelos telefones celulares e só é encontrado em escritórios públicos e privados.
Microfones de eletreto são usados no fone de ouvido compacto. O microfone de estúdio é uma raridade que está desaparecendo. Se você não trabalha como DJ em uma estação de rádio ou como produtor em um estúdio de cinema, é improvável que caia em um microfone de estúdio, no qual a eletrônica falhou. Microfones caros com membrana de ouro estão sendo consertados - a cabeça em si custa mais de mil dólares.
Das ferramentas que você precisa.
- Cutter - útil para cortar ranhuras não condutoras na camada de folha. O método clássico são reagentes para preparar uma solução de cloreto férrico usado para gravar placas de circuito impresso.
- Ferro de solda... Fornecido com um suporte - para facilidade de uso.
- Mini broca... Pode ser feito com base no motor de um carrinho de brinquedo, ao eixo do qual uma broca fina com um diâmetro de até 1 mm é fixada ao eixo por meio de um tubo de uma caneta esferográfica que já serviu a sua vida. Esta furadeira caseira funciona com 5 volts de um carregador de smartphone.
- Pistola de cola, no qual o tubo de cola quente é preenchido.
Tendo preparado as ferramentas necessárias, materiais de rádio e componentes de rádio, eles começam a montar um microfone caseiro.
Etapas de fabricação
Sensível para gravar música e fala a distâncias de até vários metros, o microfone inclui uma ou duas cabeças de microfone, um ou dois estágios de um pré-amplificador. Você não pode conectar o microfone diretamente ao amplificador principal - especialmente a um alto-falante ativo se estiver fazendo vocais, você não pode. A intensidade do sinal é tão baixa que o som resultante não "balançará" os transistores ou estágios mais poderosos do microcircuito. O som do microfone deve ser pré-amplificado - por exemplo, de 100 μW a 100 mW. Em seguida, o alto-falante ativo aumentará a potência em até 10-100 watts.
Conseguir um ganho de potência de som em um amplificador é um milhão de vezes uma ordem de magnitude mais difícil. Esse sistema não será claro.
As etapas de fabricação são as seguintes.
- Prepare uma caixa pronta para instalação ou faça uma nova do zero. Um pedaço de cano de água de metal-plástico é adequado como cabo de microfone. Para acomodar a unidade de microfone, por exemplo, um estojo de um alto-falante sem fio de pequeno porte é usado. Um artesão fará até mesmo de uma bola ou cilindro de qualquer chocalho de bebê. Os ovos de chocolate surpresa Kinder, por exemplo, contêm uma cápsula cilíndrica achatada com extremidades arredondadas. Um pequeno estojo também é adequado, no qual uma máquina robô vende protetores lacrados de calçados para visitantes de hospitais e clínicas.
- Corte um pequeno pedaço retangular de uma folha de fibra de vidro ou getinax. Desenhe sobre ele com um verniz ou um marcador de trilha, guiado pela topologia do circuito. Faça um ataque ácido ou esmerilhe o excesso de papel alumínio que não foi pintado com verniz ou hidrocor. Faça furos na placa onde os componentes de rádio e fios são inseridos.
- Posicione as peças do rádio, consultando o desenho de montagem do circuito. Cubra as trilhas com uma fina camada de solda para evitar a oxidação. Peças de solda e fios.
- Conecte e teste a placa amplificadora montada e o próprio microfone. Para melhorar a qualidade do som de um alto-falante de baixa impedância atuando como uma cabeça de microfone, um resistor variável, um capacitor (filtro RC) e um transformador de saída de um rádio de tubo são usados. O diagrama variável (resposta de frequência ou característica de frequência de amplitude) é ajustado usando um resistor variável. No caso mais simples, a verificação da placa é realizada com fones de ouvido comuns. É necessário um amplificador adicional para o alto-falante. O microfone precisa de alimentação externa - é fornecido através do mesmo cabo de onde o som amplificado é removido (a chamada alimentação fantasma).
- Se o dispositivo funcionar, insira a placa e a cabeça do microfone no estojo e remova os fios. Monte a caixa e solde o plugue ao cabo de saída do microfone.
Conecte o microfone ao seu PC, laptop ou alto-falante amplificado. O som deve passar claramente e sua qualidade em casa será alta.
Microfones ocultos são feitos o mais compacto possível - eles até se encaixam na caixa a partir da alça. Ao mesmo tempo, eles não são menos altamente sensíveis do que os microfones que vêm com os fones de ouvido para "jogos" na forma de fones de ouvido de tamanho normal. Decorados em forma de retroiluminação LED, escondendo o seu verdadeiro propósito - desde que sejam alimentados por bateria ou baterias separadas.
Microfones de fita são montados como dispositivos planos... Uma tira de papel alumínio é colada a uma folha de papel. Um ímã é colocado sob o papel. Os fios das extremidades da tira são conectados em série por meio de um transformador e um circuito RC. Microfones a laser são feitos de um apontador laser, e um objeto (um mapa geográfico ou uma imagem na parede) é usado como uma membrana, vibrando a partir de qualquer som. A diferença no atraso do feixe de laser refletido é detectada por um sensor de luz. Essas vibrações são usadas para recriar vibrações elétricas.
Para informações sobre como fazer um microfone com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.