Microfones de estúdio: tipos, características, melhores modelos

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Avaliação das melhores modelos
  4. Como escolher?
  5. Como usar?

Um microfone profissional para gravar vocais no estúdio possui uma série de características distintivas, incluindo - é mais sensível do que o normal. Apesar do escopo estreito de uso, essa técnica é amplamente utilizada ao trabalhar com vários aplicativos em um computador. Para escolher o dispositivo certo, você deve saber o que procurar primeiro.

Peculiaridades

Microfone de estúdio tem uma tecnologia especial de redução de ruído... É esta qualidade que o distingue de outros tipos de modelos. Ao usar uma técnica semelhante a voz é sempre clara, o som é claro e praticamente não há ruídos estranhos... Para microfones de estúdio, o parâmetro de impedância é avaliado. No nosso caso, é 2 kΩ. Se falamos sobre a tensão de operação, ela está no nível de 1,5 V. A frequência média está dentro de 50 MHz.

Os microfones de estúdio também são procurados na vida cotidiana, pois são caracterizados por alto desempenho e facilidade de instalação.

Visualizações

Microfones vocais podem ser classificados de acordo com o tipo de transdutor embutido no design:

  • dinâmico;
  • capacitor.

Dinâmicos são diferenciados pela presença de uma membrana especial, ao qual está ligada uma bobina que se move em um ímã estacionário. As unidades de condensação têm duas placas dentro, uma das quais é móvel, - é ela a responsável por alterar a capacitância quando duas ondas sonoras se afetam.

Também há lâmpada, carvão e fita adesiva... Os últimos são um dos tipos de microfones dinâmicos. Todos eles são usados ​​com menos frequência em trabalhos de estúdio, então não faz sentido considerá-los.

A última geração de microfones condensadores oferece vocais o mais próximo possível dos padrões de estúdio. O som que transmitem é profundo, suave e puro, saturado com toda a riqueza dos sobretons. E para obter este resultado, nenhum equipamento de áudio ou filtros adicionais são necessários. Microfones dinâmicos não são suscetíveis a ruídos adicionais. São amplamente utilizados em concertos e eventos de negócios (conferências, exposições, simpósios).

Deve-se prestar atenção especial à tecnologia USB... Este dispositivo é uma simbiose de um microfone (geralmente um capacitor) e uma interface de áudio (placa de som USB) por meio da qual ocorre o processo de conversão de um sinal analógico em digital. Ele, por sua vez, é transmitido por meio de um canal USB para um computador pessoal para gravação e processamento posterior.

Se você precisa gravar qualquer sinal de som (voz, guitarra, som de fundo) para seu computador rapidamente e com boa qualidade, então você não precisa comprar um microfone de estúdio separado, placa de som profissional e pensar em como conectá-lo ao equipamento . Basta comprar equipamentos com interface USB adequada.

Não é difícil conectar esse microfone. É tão fácil quanto instalar um mouse normal de computador.

O dispositivo é conectado por meio de um cabo a uma porta USB disponível, o sistema operacional reconhece o novo dispositivo e o prepara automaticamente para o trabalho posterior. O usuário só precisa configurar seu programa de gravação favorito. Para usar um microfone USB, a maioria das pessoas não precisa de conhecimentos e habilidades especiais para trabalhar com equipamento de gravação.

A técnica descrita é conveniente, mas ao trabalhar com ela, você precisa levar em consideração alguns recursos:

  • dependendo do modelo do microfone, pode haver um atraso de sinal (até 1 segundo);
  • é impossível conectar um microfone USB através de um hub USB, uma vez que tal equipamento requer uma porta livre para conexão direta;
  • O cabo USB para conectar a um computador não pode ser muito longo (máximo de 3 a 5 metros);
  • a maioria dos microfones USB não possui saída de fone de ouvido e monitoramento de gravação em tempo real.

Das vantagens que a técnica apresenta, deve-se destacar:

  • compacidade, mobilidade;
  • facilidade de conexão e configuração;
  • acessibilidade de preços;
  • gravação de alta qualidade;
  • não há necessidade de equipamento adicional caro.

Desvantagens:

  • a saída de fone de ouvido está ausente na maioria dos modelos;
  • não pode ser usado como placa de som.

Avaliação das melhores modelos

Muitas marcas podem ser incluídas no topo dos melhores modelos, pois os microfones de estúdio modernos tornaram-se significativamente melhores em qualidade e funcionalidade. A linha de fabricantes globais exigidos inclui Neumann, Lewitt, AKG e outros.

Despesas

AKG C636

Excelente microfone condensador portátil. Existe uma conexão XLR. O design simples em preto esconde um interior moderno. A técnica é confortável de segurar na mão.

Além do mais, O C636 possui um som nítido que é muito melhor do que seus equivalentes dinâmicos.... A faixa de alta frequência está presente e bem definida, sem o "hype" áspero e o soco de deslocamento de fase que alguns microfones condensadores (mais baratos) exibem ou tentam mascarar com dropout genérico de HF.

Aston

Um excelente microfone condensador de baixo custo. Existem dois interruptores na caixa de aço inoxidável: pad de 10db e filtro de corte de graves de 80Hz. A conexão XLR está na parte inferior do microfone, assim como o soquete de suporte (5/8 "com adaptador 3/8" incluído).

A mola externa ondulada atua como um amortecedor para a cápsula, atrás da qual está uma malha protetora de aço inoxidável. Entre as desvantagens está a escolha limitada do ângulo.

Rode NT1

O NT1 Rode original foi lançado há cerca de 20 anos, então o NT1A entrou no mercado. A empresa agora voltou ao seu antigo nome. O novo modelo se parece muito com o NT1A, mas na verdade foi completamente redesenhado do zero, com o único componente comum sendo a grade de malha.

Uma nova cápsula HF6 é integrada à caixa, exibindo níveis de ruído extremamente baixos. O sensor é suspenso dentro do microfone usando um sistema Rycote projetado para minimizar a vibração externa.

Classe Premium

No segmento de microfones premium, vários modelos devem ser diferenciados.

Lewitt LCT 640 TS

A melhor inovação pelo seu dinheiro. Embora este modelo seja visualmente semelhante ao Lewitt Audio LCT 640, ele tem uma cápsula de diafragma duplo e inclui um Lewitt Matching System integrado. TS opera em modo de microfone ou modo duplo, fornecendo acesso independente a ambas as saídas de íris, permitindo o ajuste do padrão após a gravaçãoe também abre as opções de gravação estéreo.

No modo duplo, a segunda saída do diafragma é acessível por meio de um conector de três pinos em miniatura no lado da caixa. O estojo de transporte contém um mini cabo breakout XLR de três pinos, bem como acessórios adicionais, como vidro de espuma, um estojo de microfone e um escudo magnético bastante bacana.

Sontronics Aria

Uma vez conectado, é difícil não apreciar a qualidade do som deste modelo. Ausência total de ruído. Técnica reproduz perfeitamente até mesmo sons complexoscomo amplificador de guitarra, cordas e bateria.

VMS

O melhor microfone de sistema de simulação virtual. O modelo pode ser atribuído com segurança aos clássicos microfones condensadores de cápsula grande. Ela é sem duvida é um dos itens mais procurados e caros na lista de desejos de qualquer vocalista.

Infelizmente, o alto custo torna o microfone inacessível ao usuário comum.

Como escolher?

Não é fácil optar por um aparelho de qualidade para gravar músicas em meio a uma variedade tão rica. Os especialistas aconselham prestar atenção primeiro ao indicador de frequência... Este parâmetro é importante para gravação em estúdio e uso doméstico. 20 Hz - o valor mínimo para equipamentos de qualidade... Como regra, em casa, você deve conectar o equipamento a dispositivos adicionais e usar um software moderno. É muito importante que o microfone seja adequado para o computador, pois é aqui que ocorrerá o processamento final da voz. Para vocais de alta qualidade na gravação, o dispositivo deve demonstrar um nível de frequência de 18.000 Hz..

A sensibilidade do dispositivo desempenha um papel importante, o parâmetro descrito deve ser de pelo menos 33 dB... É desejável que o modelo tenha um ajuste conveniente. Antes de adquirir o dispositivo, o usuário também deve verificar a chave de fase. Para uma gravação de voz confortável em estúdio, a maioria dos consumidores prefere escolher um modelo que tenha um indicador de nível de sinal. O som ficará claro se o microfone tiver um filtro embutido.

Além de todos os itens acima, vale a pena verificar com o vendedor quais recursos o dispositivo desejado possui e se ele é compatível com os formatos disponíveis.

Não importa de que material o corpo é feito - plástico ou metal. O principal é que a queda e outras influências mecânicas não afetam seu funcionamento. Outro critério importante na escolha de uma tecnologia é sua "natureza" com ou sem fio. Ambos os tipos de dispositivos são igualmente procurados e populares. Para uso doméstico, um modelo sem fio é adequado. Obviamente, em um ambiente de estúdio, é melhor escolher um microfone com um comprimento de cabo de 3 a 5 m..

Comprar um bom microfone significa adquirir um modelo que atenda aos requisitos do usuário não só em qualidade de som, mas também em ergonomia. Não deve ser muito leve ou pesado, mas deve ser confortável de segurar na mão. Resumindo, o microfone ideal oferece o máximo de conforto sem distraí-lo de sua atividade principal - cantar. O conjunto de funções possuídas por uma técnica determina seu custo. No entanto, isso não significa que você terá que pagar uma fortuna por um dispositivo de alta qualidade. A compra de um microfone profissional caro sempre se justifica se a pessoa praticar a voz profissionalmente e se esforçar para atingir um novo nível.

Como usar?

Microfones modernos podem ser rápida e facilmente conectados a um telefone, computador, tablet, gravar e, adicionalmente, processar a voz em um aplicativo especial. Tudo é muito conveniente. Essa mobilidade foi apreciada por vocalistas de todo o mundo.

Antes de começar a usar esta técnica, você precisa configurá-la corretamente. Esta é a única maneira de obter o som desejado na saída. A configuração consiste em uma série de etapas.

Conexão

No telefone, o computador possui um conector especial onde você pode conectar um microfone. Geralmente é rosa ou laranja e quase sempre tem uma imagem ao lado.

Em computadores fixos, é melhor usar o conector na parte traseira, pois o som é mais claro a partir daí.... Nos telefones, essa entrada é combinada e está presente na única versão. Ele é usado para fone de ouvido e microfone. Se não houver entrada, você precisará comprar um adaptador adicional.

Exame

Para verificar no computador se o dispositivo conectado está funcionando normalmente, o usuário deve ir ao menu de ajuste de volume. Ele será aberto se você clicar com o botão direito do mouse. Então você precisa ir para o item "Gravadores".

Se a técnica funcionar, o indicador mostrará movimento.A ausência de qualquer atividade indica que o usuário conectou incorretamente o dispositivo, precisa de alimentação gordurosa ou o equipamento está desligado nas configurações. Também acontece que o volume do microfone é simplesmente reduzido ao mínimo.

Costumização

O ajuste da sensibilidade do aparelho é feito através do item “Propriedades”. Ele também abre pressionando o botão direito do mouse ao passar o mouse sobre o microfone. Se você quiser reduzir o ruído, você precisa definir o ganho para 0,0 dB, enquanto move apenas o controle deslizante superior... A sensibilidade diminui quando uma reinicialização é realizada durante a gravação. As placas de som modernas têm a capacidade de remover o componente constante. Ou seja, o usuário se livra do som de "engasgo". Os sons altos ficam mais baixos e podem ser ouvidos, sem os quais se transformam em interferência.

Certifique-se de ajustar a redução de ruído. O filtro embutido é capaz de cortar as frequências nas quais é gerado. Também é necessário remover o eco que aparece nos alto-falantes. Nesse caso, o microfone capta a voz reproduzida e você obtém a superposição de um som sobre o outro.

Os filtros podem variar dependendo da placa de som usada. O driver instalado também afeta a funcionalidade.

Para informações sobre como escolher um microfone para seu home studio, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário