Microfones de medição: características, finalidade e seleção

Contente
  1. Compromisso
  2. Característica
  3. Princípio de operação
  4. Escolha

O microfone de medição é um dispositivo indispensável para alguns tipos de trabalho. Neste artigo, consideraremos um microfone USB e outros modelos, seus princípios de operação. Também lhe diremos o que procurar ao escolher.

Compromisso

Microfones de medição são aplicados para ajustar e calibrar a tecnologia acústica... Sua característica distintiva é ampla faixa de operação (que está na faixa de 30-18.000 Hz), resposta de frequência estável (dependência da pressão do som na frequência com parâmetros constantes de impulsos elétricos de entrada) e direção de ação estrita... Ao reproduzir o áudio, a resposta de frequência dos alto-falantes afeta diretamente a qualidade do som e a ausência de distorção. Esses valores devem ser levados em consideração ao calcular os sistemas de som, escolher alto-falantes e projetar filtros acústicos para eles.

Porém, esses dados raramente correspondem aos declarados pelo fabricante do equipamento, e cada caixa acústica possui características próprias. Para os melhores modelos de alto-falantes, essa dependência tende a um valor constante, e o gráfico não tem "altos" e "baixos" pronunciados.

Eles têm uma diferença mínima no valor da pressão do som em diferentes partes da faixa de frequência, e a largura das frequências de operação é a maior (em comparação com contrapartes de qualidade inferior e caras).

Pode ser ineficaz regular a técnica "de ouvido", uma vez que se trata de sensações puramente subjetivas. Portanto, para obter um som de alta qualidade é necessário medir o desempenho dos alto-falantes usando microfones de medição. Além disso, o estúdio deve ter um bom isolamento acústico para uma configuração adequada. Ao instalá-lo, é aconselhável usar microfones de medição. Nesse caso, eles podem ser usados ​​para:

  • medições do nível geral de ruído;
  • detecção de anomalias acústicas (ondas graves estacionárias);
  • análise acústica de ambiente;
  • identificar locais com baixo isolamento acústico para fortalecê-lo;
  • determinar a qualidade do material à prova de som.

Referência! As ondas graves estacionárias são zumbidos de baixa frequência que aparecem nos cantos de uma sala. É causado pelas peculiaridades do layout e aparece quando há sons estranhos (por exemplo, quando vizinhos estão ouvindo música em alto volume). Este fenômeno reduz o desempenho e afeta negativamente o bem-estar. Essas propriedades dos microfones também podem ser usadas para fins domésticos. E, em geral, em qualquer sala onde seja necessário um isolamento acústico de alta qualidade.

Para esses fins, o microfone é usado junto com um gerador de sinal de teste e um analisador de espectro (pode ser um dispositivo separado ou um programa de computador). Além disso, esses microfones podem ser usados ​​para gravação de som geral. Essa versatilidade se deve às suas características.

Característica

O principal requisito para medir microfones é uma resposta de frequência constante em toda a faixa operacional. É por isso todos os dispositivos deste tipo são capacitorese. A frequência de operação mais baixa é 20-30 Hz. O mais alto é 30-40 kHz (30.000-40.000 Hz). A incerteza está dentro de 1 dB a 10 kHz e 6 dB a 10 kHz.

A cápsula tem dimensões de 6 a 15 mm, por isso não é realmente direcionada para uma frequência de 20 a 40 kHz. A sensibilidade dos microfones de medição não é superior a 60 dB. Normalmente, o dispositivo consiste em um tubo com uma cápsula e um invólucro com um microcircuito. Vários tipos de interfaces são usados ​​para se conectar a um computador:

  • XLR;
  • Mini-XLR;
  • Mini-Jack (3,5 mm);
  • Jack (6,35 mm);
  • TA4F;
  • USB.

A energia pode ser fornecida por meio de um fio (fantasma) e de uma bateria. A alta qualidade dos sons gravados pelos microfones de medição os torna adequados para o uso diário. A menos, é claro, que você esteja confuso com o preço de tais dispositivos.

Princípio de operação

Os microfones de medição não diferem dos outros em seu princípio de operação. Eles geram sinais elétricos com base em parâmetros de som. A única diferença está em sua faixa de operação e resposta de frequência. Corpo de trabalho do dispositivo de medição - cápsula tipo HMO0603B ou Panasonic WM61. Outros podem ser usados ​​se suas características de frequência forem estáveis.

Os sinais gerados pela cápsula são enviados a um pré-amplificador. Lá eles passam por processamento primário e filtragem de interferência. O dispositivo é conectado por meio de uma entrada de microfone a um computador pessoal. Há um conector especial na placa-mãe para isso. Em seguida, usando um programa (por exemplo, Right Mark 6.2.3 ou ARC System 2), as leituras necessárias são registradas.

Já que o microfone de medição não tem diferenças fundamentais de outros tipos, surge a questão de saber se ele pode ser substituído por um de estúdio. Isso é possível se sua resposta em frequência for constante. E este é apenas o caso dos microfones condensadores. Além disso, ao medir, lembre-se de que um microfone de estúdio oferece uma imagem mais geral, uma vez que não possui uma direção de ação rígida.

É preciso dizer que um estúdio com características semelhantes custará mais caro. Portanto, sua compra apenas para medidas é impraticável. Especialmente no contexto de dispositivos especializados.

Escolha

Existe um grande número de microfones de medição no mercado. Podemos destacar vários bons modelos:

  • Behringer ECM8000;
  • Nady CM 100 (suas características são mais estáveis ​​e a qualidade das medições é superior);
  • MSC1 da JBL Professional.

Claro, existem muitos outros modelos decentes por aí. Antes da compra certifique-se de verificar sua frequência e outras características... Ao escolher, certifique-se de que a caixa do microfone seja de metal. Ou, como último recurso, deveria ter escapado. Isso é para eliminar a interferência.

Os dispositivos de medição de fábrica são caros. E como seu design não é complicado, podem ser substituídos por opções caseiras. A imagem mostra um diagrama esquemático.

A placa de circuito impresso do microfone de medição é feita de fibra de vidro. Aqui estão suas dimensões e configuração. O LED deve garantir uma queda de tensão de até 2 V. nas áreas indicadas. Você pode usar Sprint Layout 6.0 para projetar seu PCB. A principal coisa ao trabalhar - comece a partir das dimensões esperadas do caso.

O microfone de medição Behringer ECM8000 é apresentado no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário