Microfones de eletreto: o que são e como se conectar?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Dispositivo e características
  3. Princípio da Operação
  4. Regras de conexão

Os microfones de eletreto estiveram entre os primeiros - foram criados em 1928 e até hoje são os instrumentos de eletreto mais importantes. No entanto, se no passado eram usados ​​termoeletretos de cera, as tecnologias de hoje avançaram significativamente.

Vamos nos deter nas características desses microfones e em suas características distintas.

O que é isso?

Microfones de eletreto são considerados um subtipo de dispositivos condensadores. Visualmente, eles se parecem com um pequeno condensador e atendem a todos os requisitos modernos para dispositivos de membrana. Normalmente, eles são feitos de filme polarizado revestido com a mais fina camada de metal. Esse revestimento é uma das faces do capacitor, enquanto a segunda parece uma placa sólida e densa: a pressão do som atua no diafragma ondulante e, portanto, causa uma mudança nas características de capacitância do próprio capacitor.

O dispositivo de camada eletrônica fornece um revestimento estático, é feito de materiais da mais alta qualidade com altas características acústicas e mecânicas.

Como qualquer outro dispositivo, o microfone de eletreto tem suas próprias vantagens e desvantagens.

As vantagens desta técnica incluem vários fatores:

  • possuem baixo custo, pelo que tais microfones são considerados um dos mais orçamentários do mercado moderno;
  • podem ser utilizados como dispositivos de conferência, bem como instalados em microfones domésticos, computadores pessoais, câmeras de vídeo, bem como em interfones, dispositivos de escuta e telefones celulares;
  • os modelos mais modernos encontraram sua aplicação na produção de medidores de qualidade sonora, bem como em equipamentos para vocais;
  • ambos os produtos com conectores XLR e dispositivos com um conector de 3,5 mm e terminais de fio estão disponíveis para os consumidores.

Como muitas outras instalações do tipo condensador, a técnica de eletreto é caracterizada por maior sensibilidade e estabilidade de longo prazo. Esses produtos são altamente resistentes a danos, choque e água.

    No entanto, não era isento de desvantagens. As desvantagens dos modelos são algumas de suas características:

    • eles não podem ser usados ​​para grandes projetos sérios, uma vez que a esmagadora maioria dos engenheiros de som considera tais microfones como a pior das opções propostas;
    • Assim como os microfones condensadores típicos, as instalações de eletreto precisam de uma fonte de alimentação adicional - embora apenas 1 V seja suficiente neste caso.

    O microfone de eletreto geralmente se torna um elemento do sistema geral de monitoramento visual e de áudio.

    Devido ao seu tamanho compacto e alta resistência à água, eles podem ser instalados em quase qualquer lugar. Em combinação com câmeras em miniatura, são ideais para monitorar áreas problemáticas e de difícil acesso.

    Dispositivo e características

    Dispositivos condensadores de eletreto têm sido cada vez mais usados ​​em microfones de consumo nos últimos anos. Eles têm uma faixa bastante ampla de frequências reproduzíveis - de 3 a 20.000 Hz. Microfones desse tipo emitem um sinal elétrico pronunciado, cujos parâmetros são 2 vezes mais altos do que um dispositivo de carbono tradicional.

    A indústria de rádio moderna oferece aos usuários vários tipos de microfones de eletreto.

    MKE-82 e MKE-01 - em termos de dimensões, são idênticos aos modelos a carvão.

    MK-59 e seus análogos - podem ser instalados no aparelho telefônico mais comum sem a sua alteração. Microfones de eletreto são muito mais baratos do que microfones condensadores padrão, razão pela qual os rádios amadores os preferem. Os fabricantes russos também lançaram uma grande variedade de microfones de eletreto, entre os quais o mais difundido é modelo MKE-2... Este é um dispositivo direcional unilateral projetado para uso em gravadores de fita bobina a bobina da primeira categoria.

    Alguns modelos são adequados para instalação em qualquer equipamento eletrônico - MKE-3, bem como MKE-332 e MKE-333.

    Esses microfones geralmente são feitos em uma caixa de plástico. Um flange é fornecido para fixação no painel frontal; tais dispositivos não permitem fortes oscilações e choques elétricos.

    Os usuários costumam se perguntar qual microfone (eletreto ou condensador tradicional) é preferível. A escolha do modelo ótimo depende de cada situação específica, levando em consideração as especificidades do uso futuro do equipamento e as restrições financeiras do comprador. Um microfone de eletreto é muito mais barato do que um condensador capacitor, enquanto o último é muito melhor em qualidade.

    Se falamos do princípio de ação, então em ambos os microfones é o mesmo, ou seja, dentro de um capacitor carregado, ao menor movimento de uma ou várias placas, surge uma tensão. A única diferença é que em um microfone condensador padrão, a carga necessária é mantida por uma tensão de polarização contínua fornecida ao dispositivo.

    No dispositivo de eletreto, é fornecida uma camada de uma substância especial, que é uma espécie de análogo de um ímã permanente. Ele cria um campo sem nenhuma alimentação externa - portanto, a voltagem aplicada ao microfone de eletreto não se destina a carregar o capacitor, mas a suportar a potência do amplificador em um único transistor.

    Na maioria dos casos, os modelos de eletreto são instalações compactas e de baixo custo com características eletroacústicas médias.

    Enquanto os bancos de capacitores clássicos pertencem à categoria de equipamentos profissionais caros com parâmetros operacionais superestimados e um filtro passa-baixa. Eles são até usados ​​frequentemente em medições acústicas. Os parâmetros de sensibilidade do equipamento capacitor são muito mais baixos do que os do equipamento eletreto, portanto, eles certamente precisam de um amplificador de som adicional com um complexo mecanismo de alimentação de tensão.

    Se você planeja usar um microfone em um campo profissional, por exemplo, para gravar uma música ou o som de instrumentos musicais, então é melhor dar preferência aos produtos capacitivos clássicos. Enquanto para uso amador no círculo de amigos e parentes, instalações de eletreto em vez de dinâmicas serão suficientes - eles funcionam idealmente como um microfone de conferência e um microfone de computador, embora possam ser superficiais ou amarrados.

    Princípio da Operação

    Para entender o que constitui o dispositivo e o mecanismo de operação de um microfone de eletreto, primeiro você precisa descobrir o que é um eletreto.

    O eletreto é um material especial que tem a propriedade de ficar polarizado por muito tempo.

    Um microfone de eletreto inclui vários capacitores, nos quais uma determinada parte do plano é feita de um filme com um eletrodo, esse filme é puxado sobre um anel, após o qual é exposto à ação de partículas carregadas. Partículas elétricas penetram no filme a uma profundidade insignificante - como resultado, uma carga é formada na zona próxima, o que pode funcionar por um longo tempo.

    O filme é coberto com uma fina camada de metal.Aliás, é ele quem serve de eletrodo.

    A uma pequena distância, é colocado outro eletrodo, que é um cilindro metálico em miniatura, com sua parte plana voltada para o filme. O material da membrana de polietileno cria certas vibrações sonoras, que são então transmitidas aos eletrodos - e, como resultado, uma corrente é gerada. Sua força é desprezível, pois a impedância de saída tem um valor aumentado. Nesse sentido, a transmissão de um sinal acústico também é difícil. Para que uma corrente fraca e uma resistência aumentada sejam combinadas, uma cascata especial é montada no dispositivo, ela tem a forma de um transistor unipolar e está localizada em uma pequena cápsula no corpo do microfone.

    O funcionamento de um microfone de eletreto é baseado na capacidade de diferentes tipos de materiais em alterar sua carga superficial sob a ação de uma onda sonora, enquanto todos os materiais utilizados devem ter uma constante dielétrica aumentada.

    Regras de conexão

    Como os microfones de eletreto têm uma impedância de saída bastante alta, eles podem ser conectados sem problemas aos receptores, bem como aos amplificadores com impedância de entrada aumentada. Para verificar a operabilidade do amplificador, você só precisa conectar um multímetro a ele e, em seguida, olhar o valor resultante. Se, como resultado de todas as medições, o parâmetro operacional do equipamento corresponder a 2-3 unidades, então o amplificador pode ser usado com segurança com tecnologia de eletreto. Quase todos os modelos de microfones de eletreto geralmente incluem um pré-amplificador, que é chamado de "transdutor de impedância" ou "combinador de impedância". Ele é conectado a um transceptor importado e mini-tubos de rádio com uma impedância de entrada de cerca de 1 ohm com uma impedância de saída significativa.

    É por isso que, mesmo apesar da ausência de uma necessidade constante de manter uma tensão de polarização, tais microfones em qualquer caso precisam de uma fonte externa de energia elétrica.

    Em geral, o diagrama de conexão é o seguinte.

    É importante aplicar energia à unidade com a polaridade correta para manter a operação normal. Para um dispositivo de três entradas, uma conexão negativa ao invólucro é típica, caso em que a energia é fornecida através da entrada positiva. Em seguida, através do capacitor de separação, de onde é feita a conexão paralela à entrada do amplificador de potência.

    O modelo de duas saídas é fornecido através de um resistor limitador, também para a entrada positiva. O sinal de saída também é removido. Além disso, o princípio é o mesmo - o sinal vai para o capacitor de bloqueio e depois para o amplificador de potência.

    Como conectar um microfone de eletreto, veja abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário