Escolha de um microfone para gravação de voz

Contente
  1. Visualizações
  2. Foco
  3. Top models
  4. Como escolher?

Muitas pessoas pensam que qualquer modelo de microfone pode ser usado de várias maneiras. Mas não é assim, e é importante saber exatamente como escolher um microfone para gravação de voz em um caso particular.

Visualizações

De acordo com o princípio de funcionamento, existem 2 tipos de dispositivos.

Dinâmico

Este tipo de dispositivo em seu conteúdo perto de um alto-falante dinâmico. Dentro, há uma membrana que é firmemente conectada ao condutor. Um intenso campo magnético atua no condutor. As ondas sonoras põem em movimento a membrana e, em seguida, o condutor. Como resultado de seu movimento em um campo magnético, a indução induzida de EMF aparece.

O condutor em microfones do tipo dinâmico pode ser uma bobina ou uma fita.

Condensador

Este tipo de microfone para gravação de voz, ao contrário da versão dinâmica, requer necessariamente poder fantasma. Ambas as opções podem ser usadas em pequenos estúdios comerciais e domésticos para capturar vocais e produções de fala em geral. O tipo de capacitor é inferior ao dinâmico na chamada capacidade de sobrecarga. O resultado final é que se usado para captar sons diretamente de fontes altas, existe o risco de danificar o microfone. Além disso, os dispositivos dinâmicos são mais duráveis ​​e podem durar mais, mesmo com manuseio descuidado acidental. Os aspirantes a cantores ou a equipe de estúdio precisam conhecer as propriedades básicas dos microfones condensadores:

  • faixa estendida de frequências processadas;
  • uma grande variedade de tamanhos;
  • o som na saída está mais de acordo com o som original;
  • a necessidade de usar fonte de alimentação adicional;
  • fragilidade aumentada;
  • suscetibilidade excepcional até mesmo a uma leve umidade.

Mas levar o som para os alto-falantes não é a única opção. Cada vez com mais frequência, ele é transferido para o computador. Em ambos os casos, são utilizadas mais ou menos as mesmas soluções técnicas.

Os microfones do padrão USB ganharam bastante popularidade, já que os conectores correspondentes estão originalmente presentes em qualquer equipamento de áudio moderno, sem falar no PC. Portanto, nenhum problema de compatibilidade surge.

Dentro, além da parte real do microfone, uma placa de som está embutida. É geralmente aceito que esta técnica não é de alta qualidade. Mas para um estúdio doméstico comum e para ações menores em um estúdio de nível comercial, seus recursos são suficientes. Para compensar as inevitáveis ​​fraquezas, os especialistas recomendam não comprar os microfones USB mais baratos. Esses dispositivos são divididos em 3 tipos:

  • compactar (é usado principalmente para comunicação via Internet); Para artistas que desejam liberdade máxima de movimento durante a gravação ou transmissão, geralmente adquira um microfone sem fio. Está dividido em 2 partes principais: uma transmite o sinal e a outra o recebe no local designado. Uma antena interna ou externa é usada para emitir pulsos.

A unidade receptora pode ser conectada a vários tipos de equipamento acústico para concertos.

  • tamanho tradicional (os mesmos microfones de estúdio de sempre, mas com o abandono do conector XLR profissional);
  • técnica combinada (tem os dois tipos principais de conectores).

Os microfones sem fio de mão são bastante populares. Eles podem ser vistos em muitos shows de cantores profissionais que se movem indefinidamente no palco.

Os profissionais sabem como alterar a distância entre as cordas vocais e o microfone para que o som seja nítido e interessante a qualquer momento. Os microfones sem fio não são usados ​​apenas no interesse da arte. Eles são facilmente usados ​​em canteiros de obras e em outros locais barulhentos. Puxar fios nesses pontos é inconveniente e nem sempre possível, mas é necessário transmitir informações.

Foco

Existem tipos de dispositivos de acordo com sua sensibilidade ao som, dependendo de sua direção. O termo "diretividade" em acústica é geralmente entendido como o ângulo em que o som pode chegar ao microfone sem degradar a qualidade do som.

Omnidirecional

Os microfones omnidirecionais têm esse nome precisamente porque são capazes de captar o som de qualquer lugar. Mas essa vantagem se transforma em uma séria desvantagem: a distância entre a fonte e o receptor do som deve ser mínima. Além disso, podem ocorrer interferências muito graves e zumbidos se o dispositivo não for orientado corretamente. Devido à sua sensibilidade, os microfones omnidirecionais são recomendados para uso em salas com boa acústica.

Unidirecional

Eles também são chamados de "direcionais" e são apenas sinônimos. O resultado final é que sua sensibilidade aos impulsos em uma direção é muito maior do que às vibrações acústicas vindas de outras direções. Os especialistas não deixarão de notar que esse equipamento é caracterizado por um diagrama de sensibilidade cardióide. Na maioria das vezes, a sensibilidade é mais alta ao longo do eixo do microfone. Ele atinge seu valor mínimo na seção oposta. O ângulo total de recepção das ondas sonoras é de 130 °.

Bidirecional

Este tipo de microfones em um ambiente profissional recebeu outro nome "oito"... Ele é bom em captar sons vindos da frente e de trás. Mas ele tem muito menos sensibilidade para tudo o que vem da esquerda e da direita. Esta é uma ótima escolha se você está planejando se apresentar no palco como um dueto.

Esses microfones geralmente são usados ​​para entrevistas ou conversas entre o apresentador e 1 convidado do estúdio.

Top models

Vamos passar para uma revisão do topo dos melhores microfones até hoje. Bom para estúdios de gravação com um orçamento apertado BEHRINGER C-1. Também é recomendado para quem ainda não tem experiência na escolha de acústica. Este modelo de capacitor é caracterizado por:

  • diagrama acústico cardióide;
  • nível de pressão sonora 136 dB;
  • a presença de um conector XLR profissional;
  • nível de resistência elétrica nominal de 100 Ohm;
  • leveza comparativa (0,42 kg).

Você pode escolher outra opção de orçamento: AKG P420. Ele funciona com segurança nos modos unidirecional, bidirecional e omnidirecional - um verdadeiro polivalente. A faixa de frequências processadas é de 20 a 20 kHz. A pressão sonora é maior do que no modelo anterior - 142 dB. Relação sinal / ruído de 79 dB. Outras características:

  • sensibilidade 31 dB;
  • nível de resistência nominal 200 Ohm;
  • há uma suspensão anti-choque incluída;
  • poder fantasma;
  • caixa de metal confiável;
  • peso 0,53 kg.

Outro microfone barato de alta qualidade merecidamente entrou na classificação - estamos falando do modelo sE Electronics X1.

Como no caso anterior, é caracterizado por uma orientação cardióide... Por padrão, apenas o conector XLR de estúdio profissional é fornecido. O dispositivo pesa 0,46 kg. É feito de metal sólido.

O produto tem uma função de corte de graves... Existe a possibilidade de regulação por 10, 20 e 0 dB. Em termos de design, também não há problemas. Mas a variedade dos dispositivos mais interessantes, é claro, não se limita a este modelo.

Para karaokê, é recomendado o uso SHURE SM58 SE. Este microfone é amplamente usado para outras apresentações ao vivo. Vale ressaltar também que o modelo já é produzido há várias décadas, o que por si só caracteriza seus méritos.O microfone dinâmico unidirecional tem uma sensibilidade de 55 dB e uma impedância nominal de até 150 ohms. A massa do dispositivo é de 0,298 kg.

Muitas pessoas escolhem microfones de lapela pequenos para manter as mãos livres. Uma boa escolha poderia ser Boya BY-GM10. Este modelo é recomendado para conectar a uma GoPro. O sistema funciona muito bem quando conectado a câmeras de ação. O dispositivo capacitor cobre a faixa de frequência de 35 a 20.000 Hz.

Para vocais, você pode usar Sennheiser ME 4-N. O plugue universal possibilita a conexão com qualquer equipamento existente. Os especialistas recomendam emparelhar este microfone com o equipamento Evolution. Então, o melhor resultado pode ser obtido. Faixa de trabalho de 60 a 18.000 Hz.

Como escolher?

Algumas pessoas precisam escolher microfones para reproduzir audiolivros e podcasts. Neste caso, o som mais transparente e claro é muito importante. A ênfase excessiva em fonemas sibilantes e sibilantes, que é típica para versões baratas de baixa qualidade, é inaceitável. Para fazer a escolha certa é importante seguir os conselhos dos profissionais.

Leitores e recitadores iniciantes devem se limitar à opção mais simples (microfone USB).

A placa de som embutida é facilmente detectada por qualquer computador depurado, portanto será possível evitar muitos problemas com configurações adicionais e com a superação de falhas de software. Modelos desse tipo agora existem em grande número e não será difícil escolher o certo. Quanto aos fabricantes de placas de som embutidas, deve-se dar preferência a:

  • PreSonus;
  • Roland;
  • Focusrite.

Para música de karaokê, você pode escolher o microfone mais simples. Mas simples, neste caso, não significa primitivo, muito pelo contrário. Vale a pena perguntar quais são as principais características técnicas e se está garantida a compatibilidade com o sistema de alto-falantes utilizado. Para apresentações ao ar livre, ao contrário de concertos internos e gravações de estúdio, a proteção contra vento e chuva é muito importante. O desempenho externo de tais modelos é sempre mais ou menos o mesmo.

As atividades do concerto são muito responsáveis. E sempre deve ser possível substituir facilmente um microfone com defeito ou inadequado. Isso é alcançado apenas por meio de uma profunda unificação. Existem soluções com e sem fio, dispositivos portáteis e prendedores de roupa. A última opção é indicada para comediantes, palestrantes e outras pessoas que não cantam, mas falam.

Quando você planeja organizar uma conferência, uma disputa ou algo semelhante, use microfones em um estande.

Esses "pratos" são muito confiáveis, mas não podem ostentar um timbre impressionante. Sim, eles têm uma tarefa diferente: traduzir com precisão e clareza as palavras dos palestrantes, para não distorcer, às vezes trabalhando várias horas sem pausa. Você pode colocar esse equipamento em qualquer mesa.

Para propósitos sérios de gravação, é claro, você deve usar um microfone profissional de qualidade de estúdio. A qualidade da fixação de som será a mais alta e a sensibilidade também estará em um nível muito decente. Esse gravador é adequado não apenas para armazenar várias faixas de rap. Também é bem utilizado para fixar obras de maior conteúdo, melodias sofisticadas. Dispositivos semelhantes também são adequados para estúdios domésticos regulares, uma vez que para eles, a qualidade da gravação não é menos importante do que para organizações profissionais.

Independentemente da aplicação, ao escolher um microfone vale a pena considerar as especificidades da propagação do som na sala... Para performances de palco, um dispositivo unidirecional é a escolha ideal. Transmitirá apenas a voz do próprio solista, o som dos aplausos e gritos individuais do público não serão misturados. Mas para um grande concerto, bem como para ensaios, um microfone omnidirecional é mais adequado... Também é utilizado quando é necessário gravar ruídos em uma sala ou na rua, para recriar uma imagem sonora em um determinado local.

A resposta de frequência precisa ser ajustada não de acordo com padrões ou instruções, mas estritamente individualmente. A voz de cada pessoa é melhor ou pior transmitida precisamente dependendo deste parâmetro. Se o tom for alterado para cima, não é desejável comprar um dispositivo onde ele adicionalmente sobe.

O barítono suave é melhor acompanhado por um microfone com resposta máxima de graves. Quanto mais sensível for o dispositivo, melhor, e seu próprio nível de ruído deve ser mínimo.

Atenção: além do microfone, o resultado final também é muito influenciado por:

  • placa de som;
  • controle remoto;
  • misturador;
  • compressor;
  • pré-amplificador;
  • profissionalismo de trabalhar com gravação.

Veja abaixo como selecionar um microfone para gravação de voz.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário