Microfones de conferência: recursos, visão geral do modelo, critérios de seleção

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos por método de montagem
  3. Visão geral do modelo
  4. Critérios de escolha

O microfone para conferências hoje é um verdadeiro assistente, sem o qual é impossível organizar qualquer evento, já que a presença de equipamentos de som afeta o sucesso de todo o evento. Por meio de um dispositivo tão simples, cada um dos presentes será ouvido. Além disso, você pode falar e discutir vários tópicos sem se levantar da cadeira.

Peculiaridades

Normalmente, nenhuma reunião com um grande número de pessoas é completa sem os microfones de conferência. Este dispositivo permite ouvir a todos corretamente, sem distorcer a ideia principal. Além disso, este dispositivo não apenas corta ruídos desnecessários, mas também está equipado com funções adicionais:

  • botão de ativação;
  • Plug do fone de ouvido;
  • Alto-falante;
  • indicadores;
  • sistema de desligamento automático.

O desktop sem fio operado por bateria tem um console de controle, o omnidirecional é capaz de capturar sons em um raio de 360 ​​graus.

Tipos por método de montagem

Ao escolher o equipamento de som, a sala é de particular importância. Esta pode ser uma pequena sala de reuniões que pode acomodar no máximo 6 pessoas. A principal característica desses escritórios é uma área pequena, muitos móveis, tetos baixos, um leve eco, o microfone está localizado próximo aos participantes. Para este tipo de espaço, um dispositivo omnidirecional montado no centro da mesa seria a melhor opção para receber o sinal de todos os participantes.

Microfones necessários para salas de reuniões de tamanho padrão para até 20 pessoas com grande cobertura, bem como com a capacidade adicional de conectar os equipamentos necessários. O principal problema em tais salas é o tamanho, devido ao qual ocorre grande interferência acústica (sistema de ar condicionado, ruído, grande eco, orifícios de ventilação).

A dificuldade reside no fato de que neste tipo de escritório, torna-se quase impossível controlar o cancelamento de eco independente e controlar cada microfone. A melhor opção é um conjunto de microfone omnidirecional montado no teto ou (dependendo do número de alto-falantes) unidades de mesa. Sua vantagem é a capacidade de reconhecer zonas de som de forma independente. O problema com grandes salas de reuniões é a incapacidade de reproduzir som de alta qualidade devido ao grande espaço. A opção ideal para este tipo de sala é um sistema de conferência, que não só fornece um bom som, mas também cria uma clareza total e clareza de fala para o palestrante. Microfones de lapela ou boom podem ser opcionais.

De igual importância são os porta-microfones de alta qualidade, que garantem seu funcionamento 100%. A escolha é muito grande. Eles diferem na qualidade do material, design, método de fixação e tipo de finalidade. Cada montagem tem seu próprio propósito específico e universal. O dispositivo de som pode ser usado por uma pessoa ou um grupo, ficar em uma mesa ou pódio.

As montagens mais populares e práticas são universais. Eles são amplamente usados ​​em estúdios de gravação, conferências de imprensa, debates, discursos, videoconferências, transmissões, blogs e muito mais. Durante a operação de tais fixadores, não há dificuldades. Basta colocar o microfone na mesa. O módulo está firmemente fixado e não há risco de queda do equipamento.Além disso, esses suportes são equipados com uma função antivibração que pode eliminar completamente essa desvantagem, tornando a voz mais clara.

Outra montagem universal é considerada "alfinete"... Sua comodidade é um "pescoço de ganso" especial, que proporciona estabilidade não só em qualquer posição, mas também em qualquer superfície. Mecanismo de montagem para pequenos microfones dá mais liberdade de movimento aos participantes do evento.

A mesma independência é proporcionada pelos porta-cabeças, que liberam as mãos do palestrante caso haja a necessidade de apresentar algum objeto, ou simplesmente facilitam a conversa com os presentes na conferência.

Visão geral do modelo

Os microfones de conferência têm requisitos especiais. Eles devem não apenas transmitir claramente o som, mas também remover ruídos e imprecisões desnecessários, mesmo aqueles que vêm da superfície onde estão. As principais características de tais dispositivos são uma ampla faixa de frequência, multi-zona, alto nível de sensibilidade, capaz de transmitir até mesmo um sussurro sem distorção.

Vamos listar os modelos de microfone mais populares.

  • Audio-Technica ATR4697. O dispositivo omnidirecional de mesa é capaz de captura de som completa. O design é robusto e discreto, quase invisível na mesa. Tipo de condensador, faixa de frequência - de 50 a 15.000 Hz, sensibilidade - 46 dB.
  • MAONO AU-100. O capacitor de lapela omnidirecional é equipado com um amplificador de sinal e função de supressão de ruído. Fornece alta sensibilidade de até 30 dB e uma faixa dinâmica de 65-18.000 Hz. O modelo é leve e compacto, com um clipe seguro que permite prender o microfone com firmeza.
  • Microfone USB Blue Yeti nano É o dispositivo de videoconferência cardióide omnidirecional ideal. O microfone transmite voz natural de alta qualidade sem distorção e remove ruídos desnecessários. A faixa de frequência é ampla - 20–20.000 Hz. Os modos são alternados usando o botão.
  • Viva-voz Sennheiser SP 30+ é um microfone de mão sem fio. Conecta-se ao seu dispositivo usando Bluetooth, USB ou NFC para um som superior com distorção e ruído mínimos. Resposta de frequência - 150 Hz - 7,5 kHz.
  • Shure CVG12-B / C - Microfone cardióide condensador de mesa. Uma excelente escolha para conferências com alta inteligibilidade de fala, excelente supressão de sons e ruídos estranhos. Vários desses dispositivos instalados lado a lado não afetam o funcionamento um do outro. A faixa de freqüência de operação é 70-16000 Hz, a pressão sonora máxima é 120 dB.

Critérios de escolha

Na realização de videoconferências, negociações, reuniões e palestras, os equipamentos de som ocupam um lugar especial, pois em todos os eventos todos os participantes devem se ouvir, e não ouvir. Falando especificamente sobre conferências, a clareza do discurso é de particular importância, deve ser compreensível para todos os presentes. Quando as palavras são distorcidas e "borradas", as negociações tornam-se ineficazes, há muitas imprecisões e erros.

Ao escolher, você deve contar com 4 componentes principais.

  • Alcance de frequência. Com sua ajuda, os limites de transmissão de alta e baixa frequência são determinados. Os indicadores necessários são determinados para uma sala específica, levando em consideração quem, como e para que finalidade o microfone será usado posteriormente.
  • Diretividade (determina a localização)... Na maioria das vezes, o critério é usado quando o salão é grande e há muitos participantes no evento. Pelo tipo de direcionalidade, elas se distinguem: omnidirecional, bidirecional (o microfone recebe som apenas dos 2 lados), unidirecional (equipamento de áudio "captura" som apenas da parte frontal).
  • Sensibilidade à percepção de sons quase inaudíveis. O indicador é determinado em decibéis e depende da finalidade da unidade. Em um nível alto, ruído excessivo será ouvido, em um nível baixo, apenas tons altos são percebidos.
  • A sonoridade do dispositivo. Os microfones de conferência têm a capacidade de ajustar automaticamente o nível de pressão do som para que você possa encontrar a melhor configuração para os participantes da reunião.

Um aspecto importante a considerar ao escolher microfones para salas de conferências é que cada sala tem suas próprias características técnicas e acústicas individuais.

No próximo vídeo, você encontrará uma visão geral e teste de som do microfone Blue Yeti NANO.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário