Microfone: o que é, tipos e características, regras de seleção
Para escolher o microfone certo, você deve primeiro determinar o que é, como funciona. É igualmente importante compreender os tipos e características dos dispositivos. E só depois é possível formular regras de seleção claras, para determinar os melhores modelos.
O que é isso?
É difícil encontrar alguém que não saiba como é a aparência de um microfone e qual é seu uso normal. Você pode encontrar uma grande variedade desses dispositivos. Mas todos eles obedecem a uma definição comum - dispositivos eletroacústicos. A onda sonora que chega na "entrada" é convertida em um sinal elétrico. De acordo com suas características, outros equipamentos serão capazes de reproduzir o som original.
O microfone pode transmitir som para:
- alto-falantes domésticos comuns;
- um computador;
- televisão;
- toca-discos;
- jogador;
- equipamento de concerto;
- equipamento de gravação de estúdio.
História da criação
Os microfones do século 21 são dispositivos muito avançados. Mas os pontos principais de seu trabalho mudaram desde a invenção. Acredita-se que a primeira abordagem para a criação de um microfone foi feita pelo pesquisador francês Du Monsel. Em 1856, ele estabeleceu que um eletrodo de grafite pode alterar significativamente o grau de resistência elétrica. Para fazer isso, você só precisa alterar ligeiramente a área de contato dos condutores.
Mas o primeiro microfone praticamente funcional foi inventado e introduzido em 1877 por Emil Berliner. Um ano depois, outro residente nos Estados Unidos, David Hughes, modernizou o design berlinense original. Uma membrana foi adicionada a uma das barras de carbono. O passo decisivo foi dado pelo lendário Edison. Foi ele quem teve a ideia de substituir as barras de carvão pela massa de carvão em pó; esta solução continua a ser usada em alguns dispositivos hoje.
Somente em 1916, e novamente nos EUA, mais precisamente, na Bell Labs, surge um circuito capacitor... Alguns anos depois, uma subespécie de dispositivos condensadores, microfones de eletreto, foi introduzida no Japão. E na Alemanha, um dispositivo de microfone dinâmico está sendo criado. Já estava à frente dos modelos de carvão e capacitor em várias características. E nossos compatriotas Yakovlev e Rzhevkin apresentaram um circuito piezoelétrico ao mundo em 1925.
Tornou-se muito popular e até é usado ativamente em hidrofones. Em 1931, o próximo movimento foi feito nos Estados Unidos. Desenvolvido lá tipo dinâmico de microfone com uma bobina. Este dispositivo tem excelente resposta de frequência. Não é à toa que continua a ser usado em estúdios de gravação em diferentes partes do nosso planeta.
Dispositivo e princípio de operação
Em geral, o microfone é bastante simples. E o diagrama esquemático quase não depende do tipo de aparelho. Quando o som é aplicado a uma membrana fina, o movimento dessa membrana gera ondas elétricas. Dependendo de como o dispositivo funciona, a geração de oscilações elétricas ocorre devido a:
- mudanças na capacitância dos capacitores;
- fenômenos de indução eletromagnética;
- processo piezoelétrico.
Ao descrever como o microfone é feito, é importante enfatizar que suas propriedades dependem das peculiaridades da interação do som e do diafragma. Um microfone de pressão é um dispositivo no qual uma onda sonora é pressionada apenas em um lado do diafragma. Também são utilizados aparelhos nos quais atua em toda a superfície do receptor.
Atenção: o segundo lado do diafragma em microfones de pressão não é afetado por ondas diretas, mas por algum tipo de resistência. Essa resistência pode ser mecânica, acústica ou criada devido a um atraso de tempo.
No último caso, é dito ser um microfone assimétrico de gradiente de pressão. O aparelho de microfone condensador, além da entrada, também consiste em capacitores elétricos especialmente selecionados. Eles são conectados eletricamente em série a uma fonte de corrente contínua e resistor de carga.
A estrutura dos dispositivos de eletreto difere pouco. Manter uma carga neles é fornecida por uma camada de uma substância especial - um eletreto, que pode funcionar por pelo menos 20 anos. Como eles têm um transistor embutido, uma fonte de alimentação externa é imprescindível. Neste caso, nenhuma tensão de polarização é necessária. Quanto aos dispositivos dinâmicos, eles funcionam da mesma maneira que os alto-falantes, mas exatamente o oposto. Não há necessidade de alimentação fantasma.
Tipo de bobina implica uma ligação mecânica rígida da membrana com uma bobina especial, que está localizada dentro da lacuna anular do sistema magnético.
E também existem (mas com menos frequência):
- fita;
- carvão;
- optoacústica;
- piezoelétrico;
- dispositivos combinados (combinando várias soluções descritas acima).
Mas é útil insistir em mais alguns recursos de diferentes dispositivos. Portanto, em um sistema dinâmico, o diafragma é conectado à bobina e ao ímã. Juntos, eles formam um pequeno gerador de eletricidade. Funciona como se fosse uma unidade de som. Um ímã permanente é usado para criar um campo magnético ao redor da bobina. Ele não precisa de muita potência, confiabilidade e precisão de trabalho estão em primeiro lugar.
Microfones dinâmicos são relativamente simples, mas muito confiáveis. Eles serão capazes de garantir um som excelente para quase todas as tarefas do dia-a-dia. Esses sistemas podem funcionar com sucesso mesmo com som muito alto, o que desgasta muitos outros equipamentos acústicos. A resistência à umidade e alta temperatura também é muito importante.
Portanto, é o microfone dinâmico mais frequentemente escolhido para organizar eventos de rua de massa.
O tipo condensador é um conjunto de um diafragma carregado e uma placa fixa e, em geral, a estrutura atua como um capacitor sensível ao som... A membrana é geralmente feita de metal, embora existam opções quando é metalizada, e a parte principal é feita de plástico. Para reforço de som, uma subespécie de eletreto de um microfone condensador é geralmente usada.
Todos esses modelos incluem circuitos ativos para combinar a saída do elemento com as entradas básicas do microfone.
Especificações
Uma característica fundamentalmente importante de um microfone é o assim chamado resposta de freqüência... Para simplificar, em documentos e textos especiais, é referido como a resposta de frequência. Profissionais e amadores também costumam se interessar pela direcionalidade da recepção das ondas sonoras. Mas as características elétricas e de design não são tão importantes quanto parecem. Para um circuito de capacitor, os parâmetros de alimentação fantasma são fundamentalmente significativos.
Vale a pena prestar atenção à chamada resposta transitória.
Não é difícil entender que o movimento do diafragma por uma onda sonora faz com que essa onda gaste energia. E, no total, a massa do diafragma e da bobina em um dispositivo dinâmico é 1000 vezes maior do que em uma versão com capacitor. Tanto o início quanto o fim do movimento são mais lentos. Isso inevitavelmente afeta a qualidade do som.
Voltando à resposta de frequência, devo dizer que é também a relação entre o nível do sinal de saída e toda a faixa de freqüência operacional. Um raro fabricante evita descrever a resposta em frequência, em geral, geralmente é dada em uma determinada faixa. O gráfico mais comumente usado é para mostrar o nível de saída à medida que a frequência muda.Uma linha plana geralmente é típica para microfones de alcance estendido. Eles não distorcem uma grande variedade de sons; A resposta de frequência em relevo não é selecionada para a reprodução mais precisa, mas para resolver problemas estritamente específicos.
Além disso, vale a pena avaliar:
- decibéis;
- foco;
- supressão de ruído espacial;
- efeito de viragem;
- impedância;
- nível elétrico de saída.
Visualizações
Todos os microfones podem ser classificados de acordo com vários parâmetros.
Por nomeação
Microfones pop especiais são amplamente usados. Ao contrário do nome, eles são usados ativamente não apenas no teatro, em concertos. Essa técnica é necessária sempre que uma ou várias pessoas são ouvidas por uma grande massa de espectadores na sala. Diversos microfones podem ter vários designs externos. Mas eles devem ser fixados firmemente nos suportes do rack.
O receptor de som do repórter, como você pode imaginar, é destinado a jornalistas. E para outras pessoas que precisam gravar (transmitir) sua própria voz ou a voz de outra pessoa em vários lugares. Claro, este é um dispositivo móvel, geralmente com uma fonte de energia autônoma. Esses dispositivos são geralmente projetados para uso oculto. Os construtores preveem a possibilidade de seu uso mesmo em tempo ventoso.
Função principal microfones de estúdio - operação em estúdios de televisão. Na maioria das vezes, esses dispositivos são planos e relativamente discretos. A unidade acústica neles é sempre de alta sensibilidade. Não é necessária uma grande faixa de freqüência, assim como a transmissão de uma variedade de sons. A tecnologia de estúdio funciona principalmente com vozes, mas ao mesmo tempo deve garantir sua transmissão nítida e ininterrupta.
E aqui microfone de estúdio de transmissão será interessante não só para o canal de TV, mas também para a estação de rádio. Todos esses dispositivos são equipados com interruptores para alterar facilmente a direção da recepção do som.
A próxima visão importante é microfone para gravação de som em estúdio. Normalmente é montado em suportes especialmente preparados. Esse equipamento perceberá todas as sutilezas do som, mesmo com graves interferências.
Pelo princípio de ação
A maior parte da indústria atual fabrica microfones condensadores e dinâmicos. Outras variedades também podem ser compradas, mas são principalmente necessárias para tarefas altamente especializadas. A versão dinâmica sempre tem parâmetros operacionais ideais. Por sua conveniência e pela ausência de necessidade de fonte de alimentação, é apreciado tanto por correspondentes de TV quanto por cantores, comediantes, animadores. Um microfone condensador, por outro lado, produz um som mais agradável e não depende da freqüência.
Os microfones de cabeça são bastante populares. Eles são fixados na cabeça do locutor e geralmente têm um foco muito estreito. A remoção de sons estranhos é praticamente excluída. Essa técnica é amplamente utilizada por atores, vários instrutores, comentaristas, líderes de grupos de turistas e assim por diante.
Microfone de lapela, ele é um "caseado", é o mais invisível possível, e é adequado para os casos em que não há desejo de incomodar alguém com a sua presença.
Os seguintes modelos também podem se destacar:
- para filmagem de vídeo ("armas");
- na câmera;
- estéreo;
- camada limite (em demanda durante as negociações);
- suspenso;
- pescoços de ganso;
- microfones de medição.
Critérios de escolha
É improvável que a escolha correta de um bom microfone, focando apenas no volume, funcione. É muito importante pedir para ser mostrado o produto em ação. Se a reprodução de som precisa estiver em primeiro plano, a versão condensada deve ser preferida. Mas tal solução pode ser usada apenas onde a pressão sonora excessiva não afetará o resultado da gravação. É por isso fora do estúdio, samples dinâmicos são usados com mais frequência.
Independentemente do mecanismo de fixação, você precisa descobrir qual deve ser o tamanho da membrana. O formato de membrana pequeno é capaz de registrar altas frequências com muita precisão e clareza. Mas é muito sensível até mesmo a pequenas flutuações no ar.
Um grande microfone de diafragma com uma sensibilidade específica mais baixa, devido à grande área de recepção, oferece excelente sensibilidade. Existe apenas uma desvantagem - um eco mais forte.
As vantagens e desvantagens dos microfones de diafragma intermediário são difíceis de determinar. Eles combinam, em vários graus, as propriedades da tecnologia de membrana pequena e membrana grande. Portanto, cada dispositivo deve ser abordado com sua própria medida especial. Quanto à sensibilidade do microfone, nem tudo está claro. Uma sensibilidade muito alta pode interferir se a sala ou outra área de gravação estiver mal preparada.
Microfone unidirecional pode pegar ondas vindas de uma direção. É recomendado para uso em concertos, durante apresentações teatrais. Modelos bidirecionais (octal e alguns outros) concentram o som vindo de lados opostos. Esta solução é adequada para entrevistas na televisão ou para gravação em uma grande sala de concertos. Imediatamente, você poderá registrar a reação do público à apresentação.
O tipo de microfone omnidirecional grava sons de todas as direções... O som neste caso é mais natural. No entanto, essa técnica só deve ser usada em salas bem equipadas. Sons estranhos podem ser extremamente prejudiciais para a gravação. Além das nuances listadas, vale a pena considerar:
- tipo de fonte de alimentação do microfone;
- vista de seu conector;
- a capacidade de ajustar o volume;
- a capacidade de interromper a gravação completamente.
Top models
Claro, entre as versões atraentes de microfones estão Sennheiser Handmic Digital. A bela cor preta não é de forma alguma a única virtude do microfone de mão dinâmico. Possui um corpo de metal robusto. Você pode usar o dispositivo para entrevistar e gravar música através de dispositivos iOS. Especialistas da Apogee, um dos favoritos em acústica digital, estiveram envolvidos no desenvolvimento do modelo.
Os designers cuidaram da prevenção da exposição a sopros e ruídos laterais. O registro resultante quase sempre pode ser publicado imediatamente. E em outros casos, você só precisa de uma simples edição da gravação de áudio. O desempenho é muito durável, o microfone é protegido de forma confiável contra choques.
Os engenheiros fizeram o possível para minimizar a interferência de telefones celulares.
Os parâmetros técnicos são os seguintes:
- carta cardióide;
- nível de ruído equivalente ponderado de 74 dB;
- não há botão de mudo de gravação;
- conector microUSB;
- frequências de 0,04 a 16 kHz;
- pressão sonora permitida até 99 dB;
- Cabo USB de 2m.
O modelo também merece atenção. E835 do mesmo fabricante. O design está perfeitamente alinhado para que os vocais e backing vocals possam ser pontuados. Oferece proteção contra sons que saem do eixo direcional. Também há proteção contra o aparecimento de uma conexão parasita de feedback. Há uma suspensão anti-choque na cápsula; o interruptor silencioso é equipado com uma trava.
Propriedades práticas:
- saída balanceada em todas as frequências;
- Equilíbrio "quente" em tons;
- carta cardióide;
- não há botão Mudo;
- classificação de resistência de 350 Ohm;
- a menor resistência à carga de 1000 Ohm;
- Conector XLR;
- processamento de frequências de 40 a 16.000 Hz;
- nível de sensibilidade 2,7 mV / Pa;
- faixa de temperatura de operação de 0 a + 40 graus Celsius.
É muito popular e VideoMic NTG... É apreciado principalmente por sua versatilidade. O tubo de linha anular com perfuração especial garante extraordinária transparência e som natural. Por meio da comutação digital, é possível obter acesso ao filtro passa-alta e a um canal de segurança especial. A opção PAD é implementada - 20 dB.
A saída automática de 3,5 mm é excelente para conectar a uma filmadora ou telefone celular. Um indicador de decibéis atualizado e mais confortável ajuda a prevenir cortes acidentais. O filtro passa-alta pode ser definido para 75 ou 150 Hz.O ganho é infinitamente variável.
O microfone condensador também merece atenção. Rode TF-5 com uma pequena abertura. É caracterizado por um diagrama de aquisição de som cardióide. A cápsula foi redesenhada. Em seu design, a precisão das peças é inferior a um mícron. O fabricante promete clareza de som impressionante e calor único.
Mesmo outros microfones Rode de diafragma pequeno são visivelmente inferiores ao TF-5. Um som muito claro e arejado é garantido. Saturação com tons quentes é adicionada a ele. O emparelhamento de áudio está muito bem feito.
O dispositivo é recomendado como um par estéreo nas gravações mais difíceis, bem como para capturar as mais finas nuances do som.
Outro modelo atraente - Shure 55SH Series II... O design é feito deliberadamente no estilo dos anos 1950 e 1960. Ao mesmo tempo, o corpo do microfone dinâmico é bastante moderno. Ele permite que você reproduza os vocais mais sólidos sem problemas desnecessários. O diagrama de som cardióide ajuda muito com isso. A faixa de frequências processadas é de 50 Hz a 15 kHz.
Outros parâmetros:
- desenvolvimento de fala bem sucedido;
- a impedância é declarada 150 Ohm (de acordo com os especialistas, 270 Ohm);
- conector XLR padrão;
- tensão de circuito aberto a uma frequência de 1000 Hz - 58 dB;
- corpo fundido cromado;
- resistência de entrada 75-300 Ohm;
- dimensões 5,6x18,8x7,8 cm.
A conclusão da revisão está no modelo Shure beta 87. O fabricante posiciona seu desenvolvimento como "o microfone condensador ideal para vocais". Ele será capaz de transmitir toda a riqueza de sons, evitando aditivos fora do eixo. A resposta de frequência do sinal é a mais plana possível. O design é diferente:
- aumento da resistência ao ruído;
- em demanda entre os executores profissionais;
- propagação de frequência estendida (0,05-18 kHz);
- diagrama supercardióide unidirecional;
- resistência elétrica 150 Ohm;
- sinal de saída a um nível de 74 dB.
No próximo vídeo, você aprenderá como escolher o microfone certo para gravar vídeo em um smartphone.
O comentário foi enviado com sucesso.