Microfones RODE: recursos, visão geral do modelo, critérios de seleção
Os microfones RODE são, com razão, considerados um dos líderes no mercado de equipamentos de áudio. Mas eles têm vários recursos e uma revisão dos modelos revela informações adicionais importantes. Junto com isso, é imperativo levar em consideração os critérios básicos de seleção.
Peculiaridades
Vale a pena iniciar uma conversa sobre o microfone RODE com o fato de a empresa que fabrica esses equipamentos ter uma longa história. E todas as suas atividades desde 1967 se concentraram especificamente na produção de equipamentos de microfone. Os produtos da marca pertencem à linha de elite impecável. Ela invariavelmente se mostra do melhor lado, mesmo nas situações mais difíceis e estressantes. A empresa RODE introduz ativamente inovações tecnológicas e as desenvolve ela mesma constantemente.
A gama de produtos é muito ampla. Junto com os microfones reais, inclui tudo que você precisa para eles, qualquer meio auxiliar (acessórios). Curiosamente, a sede da empresa está localizada na Austrália. Existem distribuidores oficiais RODE em quase todos os países do mundo. A empresa depurou diligentemente toda a sua história do ciclo completo de produção, e é hora de se familiarizar com o que ela fez.
Visão geral do modelo
O excelente microfone da câmera merece atenção VideoMic NTG. O produto possui um design "canhão" completamente extraordinário, o que garante uma transparência acústica extraordinária. O som é o mais natural possível, sem ser colorido por nenhuma outra tonalidade. O ganho é ajustável continuamente. A saída de 3,5 mm funciona efetivamente com câmeras de vídeo e equipamentos móveis.
A saída USB-C permite monitoramento contínuo de áudio. A comutação digital facilita o controle do filtro passa-alta e do sistema PAD. Um gerador de pico é fornecido. Ele é alimentado por uma bateria de íon de lítio que mantém o microfone funcionando por pelo menos 30 horas. A estrutura é de alumínio, o que permite leveza e estabilidade mecânica ao mesmo tempo.
Muitas pessoas podem usar um microfone NT-USB. É um dispositivo versátil, perfeito até mesmo para ambientes de estúdio. Seu nome por si só indica que será possível se conectar a USB. O fabricante também afirma compatibilidade total com o iPad.
E também compatibilidade garantida com uma ampla gama de aplicativos usados para processamento de som em plataformas Windows, MacOS, em dispositivos móveis.
Microfone de lapela PinMic vai ajudar em muitas situações. Este é um "alfinete" quase invisível que funciona tão bem quanto amostras grandes. Implementei fixação secreta em qualquer roupa, independentemente do tipo e cor do tecido. As frequências de 60 a 18.000 Hz são transmitidas. A relação sinal-ruído é de pelo menos 69 dB.
Sem fio Wireless go extremamente compacto. Este modelo é adequado até mesmo para o trabalho em movimento. Ao mesmo tempo, o som não é pior do que o dos dispositivos convencionais de estúdio. Também é importante notar:
- um sistema de transmissão de dados digital atualizado com criptografia de 128 bits;
- faixa de operação de até 70 m ao longo de uma trajetória reta;
- a capacidade de recarregar baterias via USB-C;
- coordenação do transmissor e receptor em no máximo 3 segundos.
Conclua a análise dos modelos mais atraentes de forma pertinente na versão Podcaster. Este microfone oferece uma verdadeira qualidade de transmissão, mesmo com USB normal. A faixa de freqüência de transmissão de voz é selecionada de forma otimizada. A cápsula dinâmica de 28 mm definitivamente merece atenção. O dispositivo é declarado como um componente ideal para complexos de reconhecimento de fala ao vivo.A relação sinal-ruído pode ser tão alta quanto 78 dB.
Mas outros modelos RODE que não estão incluídos em várias classificações também merecem pelo menos respeito. Por exemplo, estamos falando sobre um dispositivo M5... Este é um par estéreo de microfones condensadores compactos. O conjunto de entrega inclui um plano estéreo, e não apenas como outro componente, mas como um dos melhores dispositivos do gênero. A descrição menciona:
- corpo robusto, obtido por fundição;
- Diafragma banhado a ouro de 0,5 polegadas;
- a inclusão de pinças e proteção contra vento no kit;
- polarização externa;
- nível mínimo de ruído técnico.
Como escolher?
A análise do sortimento RODE poderia ser realizada por um longo tempo. Mas é muito importante que mesmo esses produtos atraentes sejam escolhidos cuidadosamente. E o critério mais importante é como o microfone será usado. Quase todos os modelos avançados podem ser usados para processamento de som ao vivo e para fins de estúdio. Mas os requisitos de funcionalidade dos equipamentos para estúdios são maiores e, em áreas abertas, a proteção contra o vento e a precipitação é mais importante.
Importante: a excelência acústica de um microfone não é tudo. Ele não produzirá o melhor som se a acústica da sala for absolutamente ruim. Faz sentido analisar os padrões de radiação apenas quando você planeja inicialmente usar o microfone em uma sala barulhenta. Por exemplo, em uma sala de concertos ou ao falar em ruas movimentadas.
A resposta de frequência para vocais e microfones vocais deve ser de pelo menos 80 Hz e, para o som de alguns instrumentos, é necessário o processamento de todas as frequências que geralmente podem ser ouvidas.
Os níveis de pressão do som são essenciais para apresentações ao vivo, especialmente com bateria e outros instrumentos altos. O nível médio é considerado 100 dB e o nível alto é de 130 dB. O microfone vocal deve ter um pico na curva de frequência próximo ao limite superior. Assim, a transmissão de voz será mais suave e precisa. Você deve esclarecer imediatamente se o dispositivo precisa de uma fonte de alimentação adicional ou não.
Para saber a opinião dos profissionais sobre os microfones RODE, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.