O que é MFP de tinta contínua e como escolher um?
Hoje em dia, a impressão de vários arquivos e materiais se tornou um fenômeno extremamente comum, que pode economizar muito tempo e, muitas vezes, finanças. Mas não há muito tempo, as impressoras jato de tinta e multifuncionais apresentavam um problema associado ao rápido consumo do cartucho e à necessidade constante de recarregá-lo.
Agora, os multifuncionais com CISS, ou seja, com fornecimento contínuo de tinta, se tornaram muito populares. Isso permite aumentar significativamente o recurso de uso de cartuchos e reduzir o número de recargas, o que não pode ser comparado aos cartuchos convencionais. Vamos tentar descobrir quais são esses dispositivos e quais são as vantagens de trabalhar com um sistema desse tipo.
O que é isso?
CISS é um sistema especial montado em uma impressora jato de tinta. Esse mecanismo é instalado para fornecer tinta para a cabeça de impressão a partir de reservatórios especiais. Consequentemente, tais reservatórios podem ser facilmente enchidos com tinta, se necessário.
O projeto CISS geralmente inclui:
- loop de silicone;
- tinta;
- cartucho.
Deve ser dito que tal sistema com um reservatório embutido é significativamente maior em volume do que um cartucho convencional.
Por exemplo, sua capacidade é de apenas 8 mililitros, enquanto para o CISS esse número é de 1000 mililitros. Naturalmente, isso significa que com o sistema descrito é possível imprimir um número muito maior de folhas.
Vantagens e desvantagens
Se falarmos sobre as vantagens das impressoras e MFPs com um sistema de fornecimento contínuo de tinta, então os seguintes fatores devem ser mencionados:
- preço de impressão relativamente baixo;
- simplificação da manutenção, o que acarreta aumento do recurso do dispositivo;
- a presença de alta pressão no mecanismo melhora significativamente a qualidade da impressão;
- menor custo de manutenção - não há necessidade de compra constante de cartuchos;
- o reabastecimento de tinta é necessário com menos frequência;
- a presença de mecanismo de filtro de ar permite evitar o aparecimento de poeira na tinta;
- um trem multicanal do tipo elástico permite estender a vida de todo o mecanismo;
- o retorno de tal sistema é visivelmente maior do que o dos cartuchos convencionais;
- Limpeza reduzida do cabeçote necessária para impressão.
Mas esse sistema praticamente não tem desvantagens. Você só pode nomear a probabilidade de estouro de tinta ao transferir o dispositivo. E como isso geralmente não é necessário, essa probabilidade é mínima.
Onde é aplicado?
Os alimentadores automáticos de tinta podem ser usados em uma ampla variedade de aplicações. Por exemplo, modelos com impressão em cores são perfeitos para uso doméstico, onde você precisa imprimir fotos e, às vezes, documentos. Em geral, para impressão de fotos, tais dispositivos serão a solução mais correta.
Eles também podem ser usados em estúdios fotográficos profissionais para obter imagens de alta qualidade... Serão uma excelente solução para o escritório, onde quase sempre é necessário imprimir uma grande quantidade de documentos. Bem, no negócio temático, tais dispositivos serão indispensáveis. Estamos falando de criação de pôsteres, decoração de envelopes, confecção de livretos, cópia colorida ou impressão a partir de mídia digital.
Avaliação das melhores modelos
Abaixo estão os principais modelos de multifuncionais atualmente no mercado e as melhores soluções em termos de preço e qualidade. Qualquer um dos modelos apresentados na classificação será uma excelente solução para uso doméstico e no escritório.
Brother DCP-T500W InkBenefit Plus
Já existem tanques de tinta embutidos que podem ser recarregados. O modelo tem uma velocidade de impressão não muito alta - apenas 6 páginas coloridas em 60 segundos. Mas a impressão de fotos é da mais alta qualidade, o que pode ser considerado quase profissional.
Um dos diferenciais do modelo é a presença de um mecanismo autolimpante, que funciona de forma totalmente silenciosa. O Brother DCP-T500W InkBenefit Plus consome apenas 18 W durante o funcionamento.
Imprimir a partir de um telefone é possível graças à disponibilidade de Wi-Fi, bem como a um software especial do fabricante.
É importante que haja um bom módulo de digitalização e uma impressora com excelentes parâmetros de resolução. Além disso, a bandeja de entrada está localizada dentro do MFP para que a poeira não se acumule no dispositivo e objetos estranhos não possam entrar.
Epson L222
Outro MFP que merece atenção. Está equipada com CISS incorporado, o que permite imprimir uma grande quantidade de materiais e cujo custo será reduzido. Por exemplo, basta um reabastecimento para imprimir 250 fotos de 10 x 15. Deve-se dizer que a resolução máxima da imagem é de 5760 por 1440 pixels.
Uma das características distintivas deste modelo MFP é velocidade de impressão razoavelmente alta... Para impressão colorida, são 15 páginas em 60 segundos, e para preto e branco - 17 páginas no mesmo período. Ao mesmo tempo, um trabalho tão intenso é a causa do ruído. As desvantagens deste modelo também incluem falta de conexão sem fio.
HP PageWide 352dw
Modelo não menos interessante de MFP com CISS. Em termos de características, este dispositivo é semelhante às versões a laser. Ela usa uma cabeça de impressão A4 de largura total, que pode produzir 45 folhas de imagens coloridas ou em preto e branco por minuto, o que é um resultado muito bom. Em um reabastecimento, o aparelho pode imprimir 3500 folhas, ou seja, a capacidade dos contêineres será suficiente por muito tempo.
Modelo com impressão frente e verso ou o denominado duplex. Isso se tornou possível devido ao recurso extremamente alto da cabeça de impressão.
Existem também interfaces sem fio, o que amplia muito o uso do dispositivo e permite a impressão de imagens e documentos remotamente. A propósito, um software especial é fornecido para isso.
Canon PIXMA G3400
Dispositivo notável equipado com um sistema de fornecimento contínuo de tinta. Um enchimento é suficiente para imprimir 6.000 páginas em preto e branco e 7.000 páginas coloridas. A resolução do arquivo pode ser de até 4800 * 1200 dpi. A mais alta qualidade de impressão resulta em velocidades de impressão muito baixas. O dispositivo pode imprimir apenas 5 folhas de imagens coloridas por minuto.
Se falamos de digitalização, ela é realizada na velocidade de impressão de uma folha A4 em 19 segundos. Também possui Wi-Fi, que permite utilizar a função de impressão sem fio de documentos e imagens.
Epson L805
Um dispositivo bastante bom em termos de custo-benefício. Ele substituiu o L800 e recebeu uma interface sem fio, belo design e maior detalhamento de impressões com um indicador de 5760x1440 dpi. A função CISS já está embutida em um bloco especial que é anexado à caixa. Os recipientes são feitos de transparência especial para que você possa ver facilmente o nível de tinta nos tanques e reabastecer se necessário.
Você pode imprimir sem fio usando um aplicativo móvel chamado Epson iPrint. De acordo com análises de usuários, o custo dos materiais impressos é muito baixo aqui.
Além disso, o Epson L805 é personalizável e fácil de manter. Será uma ótima opção para uso doméstico.
HP Ink Tank Wireless 419
Mais um modelo de MFP que merece a atenção dos usuários. É uma ótima opção para uso doméstico. Há uma opção CISS embutida no case, interfaces sem fio modernas e uma tela LCD. O modelo tem um nível de ruído muito baixo durante a operação. Se falamos sobre a resolução máxima de materiais em preto e branco, então aqui o valor será igual a 1200x1200 dpi, e para materiais coloridos - 4800x1200 dpi.
O aplicativo HP Smart está disponível para impressão sem fio e o aplicativo ePrint para impressão online. Os proprietários do HP Ink Tank Wireless 419 também observam um conveniente mecanismo de enchimento de tinta que não permite o transbordamento.
Epson L3150
Este é um dispositivo de nova geração que oferece a mais alta confiabilidade e economia máxima de tinta. Equipado com um mecanismo especial denominado Key lock, que oferece excelente proteção contra derramamento acidental de tinta durante o reabastecimento. O Epson L3150 pode se conectar facilmente a dispositivos móveis usando a tecnologia Wi-Fi sem um roteador. Isso torna possível não apenas digitalizar, mas também imprimir fotos, monitorar o status da tinta, alterar os parâmetros de impressão de arquivos e fazer uma série de outras coisas.
O modelo é equipado com a tecnologia de controle de pressão em vasilhames, o que possibilita a obtenção de excelentes impressões com resolução de até 5760x1440 dpi. Todos os componentes da Epson L3150 são feitos de materiais de qualidade, graças aos quais o fabricante dá a garantia de 30.000 impressões.
Os usuários apreciam este modelo como extremamente confiável, que é adequado não apenas para uso doméstico, mas também é uma boa solução para uso em escritório.
Como escolher?
Deve-se dizer que a escolha correta de um dispositivo deste tipo é muito importante, pois permite escolher um verdadeiro MFP que satisfaça ao máximo as necessidades do proprietário e seja de fácil manutenção. Vamos tentar descobrir como escolher um MFP com CISS para uso doméstico, bem como para uso no escritório.
Para casa
Se precisarmos escolher um MFP com CISS para a casa, devemos estar atentos a várias nuances para que haja economia de custos e a comodidade de usar o dispositivo a ser maximizado. Em geral, os seguintes critérios são recomendados.
- Certifique-se de que o modelo escolhido permite não apenas produzir impressão em preto e branco, mas também em cores.... Afinal, em casa muitas vezes você tem que trabalhar não só com textos, mas também com a impressão de fotos. No entanto, se você não vai fazer algo assim, simplesmente não há sentido em pagar a mais por isso.
- O próximo ponto é a presença de uma interface de rede. Nesse caso, vários membros da família podem se conectar ao MFP e imprimir o que precisam.
- As dimensões do dispositivo também são importantes, porque uma solução muito volumosa para usar em casa simplesmente não funcionará, ocupará muito espaço. Portanto, em casa, você precisa usar algo pequeno e compacto.
- Preste atenção ao tipo de scanner... Pode ser plana e esticada. Aqui você precisa levar em consideração com quais materiais os membros da família trabalharão.
Você também deve esclarecer um ponto importante sobre a impressão em cores. O fato é que os modelos simples costumam ter 4 cores diferentes. Mas se em casa eles costumam trabalhar com fotografias, então seria melhor dar preferência a um aparelho com mais de 6 cores.
Para escritório
Se você deseja escolher um MFP com CISS para o escritório, então aqui seria melhor usar dispositivos que usem tintas pigmentadas. Permitem uma melhor reprodução de um grande número de documentos e ficam menos expostos à água, o que evitará o desbotamento da tinta com o tempo e não haverá necessidade de refazer os documentos.
A velocidade de impressão também é uma característica importante. Por exemplo, se você precisa imprimir um grande número de arquivos diferentes, é melhor escolher dispositivos com uma taxa alta, o que reduzirá significativamente o tempo de impressão. Um indicador de 20-25 páginas por minuto será normal.
Outro ponto importante para o escritório é resolução de impressão. Uma resolução de 1200x1200 dpi será suficiente. Quando se trata de fotografias, a resolução varia para modelos de diferentes fabricantes, mas o indicador mais comum é 4800 × 4800 dpi.
Já mencionamos o conjunto de cores acima, mas para um escritório, modelos com 4 cores serão mais que suficientes. Se o escritório precisa imprimir imagens, então seria melhor adquirir um modelo com 6 cores.
O próximo critério a prestar atenção é - atuação. Pode variar de 1.000 a 10.000 folhas. Aqui já é necessário focar na quantidade de documentação do escritório.
Uma característica importante para uso em escritório de MFPs com CISS é o tamanho das folhas com as quais o trabalho pode ser feito. Os modelos modernos permitem trabalhar com diferentes padrões de papel, sendo o mais comum o A4. Em casos raros, pode ser necessário trabalhar com tamanho de papel A3. Mas comprar modelos com capacidade de trabalhar com formatos maiores para o escritório não é muito aconselhável.
Outro indicador é o volume do reservatório de tinta. Quanto maior for, menos frequentemente terá de ser recarregado. E em um ambiente de escritório onde muito material precisa ser impresso, isso pode ser extremamente importante.
Como usar corretamente?
Como qualquer equipamento complexo, os MFPs com CISS devem ser usados em conformidade com certos padrões e requisitos. Estamos falando sobre os seguintes pontos.
- Não vire os recipientes de tinta de cabeça para baixo.
- Tenha o máximo cuidado ao transportar o dispositivo.
- O equipamento deve ser protegido dos efeitos da alta umidade.
- O reabastecimento de tinta deve ser feito exclusivamente com uma seringa. Além disso, para cada pigmento, ele deve ser separado.
- Mudanças repentinas de temperatura não devem ser permitidas. É melhor usar este tipo de dispositivo multifuncional em temperaturas de +15 a +35 graus.
- O sistema de suprimento contínuo de tinta deve estar nivelado com o próprio dispositivo. Se o sistema estiver localizado acima do MFP, a tinta pode vazar pelo cartucho. Se for instalado mais baixo, existe a possibilidade de entrada de ar no bocal do cabeçote, o que pode causar danos ao cabeçote pelo fato de a tinta simplesmente secar.
Em geral, como você pode ver, não será difícil adquirir um MFP de tinta contínua de qualidade. O principal é prestar atenção aos critérios mencionados, e com certeza você poderá escolher um bom MFP com CISS que atenderá ao máximo suas necessidades.
MFPs com CISS para casa são apresentados no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.