Recursos de MFPs a cores a laser

Contente
  1. Características principais
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visão geral da espécie
  4. Modelos populares
  5. Como escolher?

O MFP combinou o equipamento de escritório mais necessário que é usado em casa e no escritório. Essa unidade pode incluir dois, três ou mais dispositivos. Obviamente, é dada preferência a modelos que combinem impressora, scanner, copiadora e fax. As vantagens de um dispositivo multifuncional são óbvias, mas você deve escolher o mais adequado para tarefas específicas. Hoje, é apresentado um grande número de MFPs a laser coloridos, entre os quais há opções econômicas e de muito sucesso.

Características principais

Um MFP a laser que pode imprimir imagens coloridas inclui as funções de scanner, copiadora e impressora. Com um pouco menos de frequência, um fax também pode ser adicionado a eles. Uma impressora nesta técnica é quase análoga a um dispositivo separado. Se houver diferenças, é apenas no design. Isso é necessário para colocar a impressora de forma mais conveniente no interior do estojo.

Normalmente, o pó é usado para recarregar cartuchos, que também é chamado de toner ou tinta líquida.

Os modelos coloridos possuem quatro ou mais cartuchos: um preto e três multicoloridos. Ao misturar cores (as três últimas), diferentes tonalidades são criadas.

Na maioria das vezes, o módulo da impressora está localizado na parte mais distante do gabinete.... Ao abrir a tampa frontal do MFP, você verá os rolos, o tanque de tinta e a unidade do cilindro. O princípio de operação deste módulo é completamente o mesmo que em uma impressora convencional.

O diagrama de trabalho do módulo scanner também é totalmente consistente com um dispositivo de digitalização separado. Primeiro, a imagem de origem é destacada no documento. Além disso, usando espelhos, o sinal é transmitido para a matriz CCD. É aqui que ocorre o processo de conversão de uma imagem em um conjunto de bytes que o computador entende.

Na maioria dos modelos o scanner está na posição superior... Por conveniência, o módulo é coberto por uma tampa articulada. Os scanners mais comuns são de tamanho padrão, projetados para folhas A4.

A função de cópia é executada pela impressora e scanner. O scanner recebe uma imagem que, após a conversão para raster, é transmitida para a impressora. Em seguida, a imagem resultante é impressa. O computador não participa desse processo de forma alguma.

Todas as cópias ocorrem com o toque de um botão e leva uma questão de segundos. A velocidade do procedimento depende quase inteiramente da velocidade de impressão da impressora.

É importante notar que os multifuncionais coloridos permitem que você imprima não apenas documentos, mas também fotos, várias pinturas e outras imagens. Em alguns dispositivos, além dos usuais, também existem impressoras fotográficas integradas.

O último permite imprimir imagens que são aparentemente semelhantes às feitas em um estúdio fotográfico profissional.

Graças ao aparelho de fax embutido, você pode enviar e receber mensagens. Este módulo funciona conectando-se a linhas telefônicas. Na verdade, o fax converte o sinal elétrico em uma imagem e, em seguida, o transfere para o papel.

Vantagens e desvantagens

Dentre as principais vantagens de um dispositivo multifuncional, deve-se enfatizar primordialmente praticidade, tamanho reduzido e ao mesmo tempo preço razoável... Ao adquirir todos os dispositivos, cujas funções são inerentes ao MFP, separadamente, você terá que pagar a mais de 2 a 3 vezes.

Ao mesmo tempo, a combinação de uma impressora e um scanner permite que você copie documentos e imagens muito rapidamente e sem usar um computador.

Os produtos a laser oferecem velocidades de impressão mais rápidas. Isso se deve à capacidade do feixe de laser de viajar a uma velocidade mais rápida do que uma cabeça de impressão com vários bicos. Além disso, os feixes também são mais precisos, o que aumenta a resolução.

Outra vantagem da tecnologia a laser é lucratividade. Normalmente, os cartuchos de toner imprimem milhares de páginas. Como resultado, não há necessidade de substituição frequente ou reabastecimento.

Lembre-se de que a impressão a laser é mais durável do que a impressão a jato de tinta. Isso é verdade mesmo em condições úmidas.

No caso de acúmulo de toner, basta agitar levemente o cartucho.... Neste caso, não é necessário lavar ou substituir nada.

No entanto, com as muitas vantagens de um MFP a laser, não se deve esquecer de seu desvantagens... Então, ao trabalhar uma série de substâncias não muito úteis são liberadas do dispositivoincluindo acetona, ozônio, óxidos de nitrogênio e pó de papel. Ao mesmo tempo, não se esqueça de radiação ultravioleta e infravermelha. Deve ser entendido que no processo de aquecimento do papel há uma evaporação constante de vapor d'água e formaldeído.

Design MFP consome muita energia, uma vez que inclui um termopar e uma fonte de alimentação de alta tensão.

O dispositivo não deve ser conectado a fontes de alimentação ininterrupta de baixa ou média potência.

As imagens coloridas acabadas, por exemplo, fotografias, são de qualidade inferior do que quando impressas em uma impressora jato de tinta. Ao mesmo tempo, a tecnologia laser precisa de mais papel de qualidade... Por exemplo, o uso de papel macio ou clipes de papel pode causar sérios danos. Uma impressão colorida não se repete de forma consistente como o original. Isso ocorre porque não há como controlar os campos eletrostáticos.

A maioria dos MFPs coloridos deixa marcas ocultas na impressão. Eles geralmente indicam a data e hora em que o selo foi feito. O número de série da unidade às vezes é adicionado a esses parâmetros. Isso geralmente é feito para impedir a falsificação de uma variedade de títulos, incluindo notas.

Outra desvantagem é mais dispositivo a laser de alto custo em comparação com jato de tinta. Ao mesmo tempo, um conjunto de cartuchos para um MFP colorido custará tanto quanto uma nova impressora jato de tinta.

Visão geral da espécie

Dependendo dos vários parâmetros, o MFP pode ser de diferentes tipos. Por exemplo, os seguintes tipos são diferenciados de acordo com o formato de impressão:

  • A0 com dimensões da folha de 841 por 1189 mm;

  • A1 - 594 por 841 mm;

  • A2 - 420 por 594 mm;

  • A3 - 297 por 420 mm;

  • A4 - 210 por 297 mm;

  • A5 - 148 x 210 mm;

  • A6 - 105 por 148 mm;

  • A7 - 74 x 105 mm.

Na verdade, cada próximo tamanho de folha é o anterior dividido em duas metades iguais. O menor é o formato A10, correspondendo às dimensões de 26 por 37 mm. No entanto, os mais populares são A4 e A3. Às vezes, há impressoras usadas para tamanhos de papel com as letras B e C. Elas são projetadas para receber publicações impressas e envelopes.

Ao imprimir, os dispositivos de um e dois lados são diferenciados.

Deve-se destacar que a impressão duplex é muito prática, pois simplifica o processo e reduz seu tempo. Isso é especialmente importante para dispositivos no escritório, onde a velocidade de impressão é apreciada.

No entanto, deve-se observar que o custo de um MFP com função duplex é significativamente mais alto.

Por onde o dispositivo está localizado, dois tipos são distinguidos.

  • Pé de apoio distinguem-se pelo alto desempenho. Projetado principalmente para transportadores de papel A3 e mais.

  • Tabletop na maioria dos casos, eles são usados ​​em casa. Como regra, esse dispositivo é compacto, é fácil colocá-lo ao lado do computador.

Para uso conveniente e econômico, é melhor usar um MFP com dispositivo de desligamento ou CISS.

  • As válvulas de corte, ou cartuchos recarregáveis, podem ser externas ou internas. É importante notar que são fáceis de encher com uma seringa diretamente no próprio dispositivo.A operação correta permite até 1000 recargas do cartucho com chips de zeragem automática. Para quase todos os modelos de MFPs, existem válvulas de corte de marca.

  • O CISS, ou um sistema que fornece suprimento contínuo de tinta, geralmente não está localizado dentro do dispositivo, mas fora. A tinta é fornecida ao cabeçote de impressão por meio de uma pluma à base de tubos de silicone. Nesse caso, o reabastecimento pode ser feito de forma independente, mas somente à medida que a tinta é consumida. Os sistemas de cartuchos feitos na fábrica provaram ser os melhores. Esta opção deve ser selecionada para grandes volumes de impressão.

Dispositivos com unidades substituíveis recarregáveis ​​ou CISS podem economizar de 17 a 20 vezes na impressão de cada folha. Isso se deve à tinta mais barata que os cartuchos originais, com a mesma compatibilidade.

Pelo tipo de impressão, os dispositivos considerados no artigo são divididos em multicoloridos e preto e branco.

  1. O primeiro tipo pressupõe a presença de blocos substituíveis de várias cores. Como regra, a paleta principal é considerada uma paleta de ciano, magenta, amarelo e preto. No entanto, existem modelos em que também são utilizadas tonalidades adicionais, por exemplo: azul, vermelho, laranja, verde ou tonalidades de preto. Assim, a gama de cores se expande e o dispositivo fica mais caro. Na maioria das vezes, são necessárias impressoras com 10 ou mais cores para uso profissional.

  2. A versão em preto e branco usa uma cor de tinta, preta. Normalmente, esses modelos são usados ​​para imprimir documentos.

Todas as impressoras MFP também são classificadas por tecnologia de impressão.

  • O laser é caracterizado pelo aumento da velocidade de impressão. Ao mesmo tempo, essa impressora é econômica, pois o custo de uma folha acabada é bastante baixo, devido ao baixo custo dos consumíveis. Uma recarga do cartucho de toner permite fazer muitas impressões. Outra vantagem clara é que as impressões resistente à umidade e aos raios solares.

Adequado para uso doméstico e no escritório.

No entanto, este tipo também tem certas desvantagens, por exemplo poluição do ar devido a partículas finas de toner e ozônio emitido pelo produto durante a impressão. Isso requer ventilação para grandes volumes de impressão. O cartucho é reabastecido exclusivamente em centros de serviço. Você também deve considerar o que é o dispositivo e o novo cartucho para ele. são muito caros.

  • Os dispositivos LED são pequenos quando comparados aos dispositivos a laser. A ausência de peças móveis na unidade de LED prolonga a vida útil da impressora. A criação de "ruído branco" pelo sinal de laser garante segurança da informação.

Usado em casa e no escritório para imprimir documentos comuns e confidenciais.

Das deficiências, mais devem ser observadas velocidade de impressão lenta, e falta de ajuste de diodos individuais com brilho diferente... Se o diodo falhar, toda a faixa de LED deve ser substituída.

  • As impressoras a jato de tinta são mais adequadas para imprimir fotos coloridas, pôsteres, folhetos, brochuras. Se você usar o CISS com esse dispositivo, poderá reduzir significativamente o custo da impressão em cores. No entanto, a impressão em tal dispositivo é em baixa velocidade. Os cartuchos de tinta são muito caros e, se a impressora ficar ociosa por muito tempo, a tinta pode secar. Nesse caso, você deve limpar o cabeçote de impressão ou consertar a própria impressora.
  • As impressoras de sublimação permitem o uso de tecidos, cerâmicas, vidro, metal como material devido às imagens duráveis ​​obtidas. Na maioria das vezes, eles vêm com cartuchos recarregáveis ​​em azul, vermelho e amarelo. Como resultado do uso de tal dispositivo, são obtidas fotografias de alta qualidade e uniformes, sem rasters visíveis. As vantagens também devem incluir tamanho pequeno de tal dispositivo.

No entanto, você deve estar preparado, pois a velocidade de impressão será muito baixa e o custo dos MFPs e dos consumíveis será alto.

Modelos populares

O melhor dispositivo multifuncional não precisa ser caro. Existem dispositivos práticos com consumíveis baratos que podem durar muito tempo. Claro, apenas a comparação pode mostrar certas vantagens do modelo.

Entre as opções populares para o MFP é conhecido Canon i-SENSYS MF641Cw, que combina bons recursos com um custo acessível. O dispositivo inclui um scanner com resolução de 600 × 600 dpi e modo aprimorado. Produz a mesma qualidade de impressões em preto e cores em 18 folhas em 60 segundos.

Este modelo é perfeito para trabalhos domésticos e de escritório.

Entre as vantagens do aparelho deve-se destacar a capacidade de imprimir em uma impressora sem fio, a função de enviar cópias de documentos imediatamente após a digitalização e a capacidade de conectar uma câmera. O dispositivo é fácil de operar por meio do display. Além disso, seu custo começa em $ 255.

Outro MFP barato popular é HP Color LaserJet Pro M281fdw. Entre suas vantagens, os usuários notam impressão de alta qualidade, conectividade sem fio e alimentação de papel conveniente. O controle fácil é realizado por meio de uma tela de cristal líquido sensível ao toque. O dispositivo é capaz de imprimir 21 páginas por minuto.

Vale ressaltar a alimentação automática de originais para digitalização, o que pode economizar muito tempo.

A partir de US $ 360, os usuários obtêm um dispositivo 3 em 1 de alta qualidade com impressão duplex integrada. Para ofuscar o trabalho com esta unidade só pode capacidade do cartucho pequena e travamentos periódicos do driver.

Para casa, assim como para pequenos escritórios, uma excelente opção seria Kyocera Ecosys M5521. A principal diferença do dispositivo é a capacidade de imprimir 65.000 páginas por mês. Ao mesmo tempo, uma boa qualidade de impressão é mantida com uma resolução de 1200 × 1200 pontos. A máquina pode imprimir e copiar mais de 20 páginas por minuto. O scanner com capacidade integrada para originais possui resolução de 600 × 600 dpi.

O MFP também possui uma função de fax embutida e uma função de impressão de cartão SD.

É importante notar que o dispositivo não possui conectividade wi-fi.

O custo deste modelo começa em $ 270.

Como escolher?

Ao escolher um dispositivo multifuncional, você deve entender claramente para que ele será usado. Por exemplo, você não precisa comprar uma máquina a laser colorida para imprimir documentos e materiais de texto. Uma versão em preto e branco será suficiente.

Para casa, quando pode haver longos intervalos do trabalho, um dispositivo a laser é o mais adequado.

Ele ficará bem mesmo se não for usado por 6 meses ou mais.

Claro, os modelos de MFP a cores a laser são adequados para impressão de fotos, mas a melhor qualidade só pode ser alcançada com o uso de dispositivos de jato de tinta. Se para uso doméstico ou no escritório você precisa escolher um dispositivo que dê conta de grandes volumes de impressão, então é melhor dar preferência aos modelos com cartuchos recarregáveis ​​ou CISS.

Para escritórios onde você precisa imprimir grandes volumes em um curto espaço de tempo, um MFP a laser em cores é a melhor opção. É importante considerar o formato de impressão e a velocidade com que os documentos serão processados. Por exemplo, para alguns tipos de trabalho, é melhor preferir um scanner de grande formato ou uma copiadora com função de zoom.

Ao realizar multitarefas, pode ser necessário um MFP com fax, telefone ou criador de livretos.

Se o scanner for importante, deve-se ter em mente que ele pode ser baseado no princípio de operação tábua ou persistente... Os mais populares são os modelos de mesa que digitalizam documentos usando um carro móvel. Isso facilita o trabalho mesmo com o formato retrato. Mas o scanner de brochamento lida apenas com folhas individuais.

Quando você precisa imprimir fotos ou produtos publicitários, é importante escolher modelos multicoloridos... É desejável que a impressora seja de alta qualidade e trabalhe não só com papel comum, mas também com especial para fotografias, plásticos, filmes e outros materiais.

Se as tarefas simples predominam, escolhemos modelos simples e baratos. Ao mesmo tempo, é importante preste atenção ao custo dos consumíveis.

A seguir está uma visão geral em vídeo do HP LaserJet M280nw Color Laser MFP.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário