Visão geral do Canon MFP
Dispositivos multifuncionais são muito convenientes e eficientes. Porém, é necessário escolher o modelo certo, levando em consideração as sutilezas máximas. Portanto, vale a pena prestar atenção na análise da Canon MFP e nas principais características de tais dispositivos.
Peculiaridades
Descrevendo os multifuncionais Canon, deve-se notar que esses produtos imprimem em alta qualidade. Além disso, todos os modelos deste fabricante são confiáveis e funcionam de forma estável por um longo tempo. Eles são usados com sucesso em casa e em escritórios. Mesmo imagens estáticas de alta qualidade podem ser facilmente impressas. O sistema de impressão estendido pode lidar com uma ampla variedade de aplicações com confiança.
A gama da Canon inclui modelos em 4 a 11 cores. Nas imagens impressas, não só a reprodução das cores é muito boa, mas também o detalhamento. As imagens ou textos em si são salvos por um longo tempo. Digitalização e cópia rápida de textos, gráficos e fotos serão fornecidas sem nenhum esforço extra.
Os projetistas certificaram-se de que a operação do MFP fosse o mais simples possível e que muitas operações não exigissem uma conexão a um PC ou laptop.
Os usuários em suas resenhas observam de forma consistente:
- economia e simplicidade da tecnologia Canon;
- falta de deficiências que precisariam ser corrigidas com a ajuda de especialistas;
- compacidade;
- design atraente;
- equipado com convenientes monitores LCD;
- nível de ruído bastante alto;
- esgotamento rápido da tinta durante a impressão ativa;
- alto custo de cartuchos.
O alinhamento
Os modelos MFP da Canon podem ser divididos em dois grupos principais - colorido e preto e branco.
Colori
O modelo abre perspectivas muito boas para o consumidor imagePRESS C165. O dispositivo imprime até 65 páginas em 60 segundos. Nesse caso, a densidade do papel para impressão pode ser de até 350 g por 1 sq. m. Claro, é possível usar a impressão frente e verso manual. Neste modo, 1 polegada representará até 2.400 pontos.
O sistema suporta folhas estendidas (até 1,3 m), desde que sua largura esteja de acordo com o padrão. Os desenvolvedores cuidaram da impressão a partir de dispositivos móveis. A reprodução de cores é bastante consistente com o nível profissional. A integração com serviços em nuvem é simplificada tanto quanto possível. Você pode escolher um dos 5 tipos de controladores.
3 em 1 impressora C650 também pode imprimir até 65 páginas por minuto. O maior volume permitido de impressão por mês é de 350 mil páginas A4. Mas ainda é recomendável limitar-se ao nível de 120 mil páginas. Para um escritório de uma grande empresa, um departamento universitário e até mesmo para um serviço de impressão, este é um recurso perfeitamente aceitável. As especificações do produto são as seguintes:
- mecanismo de impressão a laser;
- saída de imagens e textos de até 2400x2400 pontos por polegada;
- 256 tons;
- equipando o CISS com 3 compartimentos, 550 folhas cada;
- peso de papel permitido com alimentação automática - não mais do que 80 g por sq. m;
- capacidade de usar bandejas adicionais (adquiridas separadamente) com capacidade de até 3500, 5000, 6000, 7650 folhas;
- a capacidade de imprimir em papel reciclado perfurado, em folhas finas;
- impressão em papel timbrado da empresa e em papel bond, em etiquetas e envelopes, em transparências;
- processador embutido de 1,66 GHz.
Excelente desempenho de cores também se aplica a imageRUNNER ADVANCE C7500. A descrição oficial menciona vantagens como saída de imagem de alta qualidade e excelentes níveis de desempenho. E também vale ressaltar o processamento final mais flexível.O gerenciamento é intuitivo e a proteção de dados otimizada. O MFP foi equipado com uma tela colorida sensível ao toque WVGA.
A tela pode ser personalizada conforme necessário. A capacidade dos funis de papel plug-in pode ser de até 9.300 folhas. O fabricante também insiste que, entre os aparelhos dessa categoria, esse modelo economiza o máximo de energia possível.
O modo de fax está disponível opcionalmente. A impressão no Photoshop 3.0 é compatível.
Preto e branco
i-SENSYS MF540 - também um bom dispositivo multifuncional. No modo de um lado, ela imprime até 43 páginas por minuto. Se você escolher A5 na orientação paisagem, este número terá até 65 páginas. No modo monocromático típico, a resolução é 600x600, e no modo aprimorado é duas vezes mais alta. O aquecimento após ligar ocorre em média em 14 segundos.
No total, a impressora suporta 229 fontes. O modo de economia de pó é fornecido. Existe uma opção para códigos de barras de saída. Ao copiar, a resolução chega a 600x600 pixels e você pode obter até 999 cópias em 1 etapa. A resolução de digitalização óptica é de 600x600 pontos por polegada, e os algoritmos permitem "esticar" esse número até 9600x9600.
Uma boa alternativa pode ser considerada e imageRUNNER 1600. Este MFP foi projetado para uma digitalização particularmente rápida e a conexão mais eficiente com equipamentos móveis. O fabricante expandiu a funcionalidade do sistema de criptografia. Uma "nuvem" proprietária está disponível para gerenciar trabalhos de impressão. Você pode usar o código QR e até mesmo NFC para se conectar.
A taxa de impressão chega a 43 páginas por minuto. Ao mesmo tempo, o dispositivo digitalizará de 60 a 70 imagens. Especificações técnicas:
- emissão de arquivos PDF com criptografia ou “assinatura” do MFP;
- Tela sensível ao toque de 5 polegadas;
- 1 GB de RAM por padrão;
- capacidade de imprimir em papel colorido reciclado, envelopes e etiquetas;
- aqueça do zero em 14 segundos (excluindo as reservas de impressão);
- aquecendo após sair do modo de espera em 4 segundos;
- peso total 19 kg (excluindo toner);
- suporte para arquivos Tiff, Jpeg, XPS;
- impressão de recursos em nuvem;
- 229 fontes;
- funções de impressão segura, formando cabeçalhos e rodapés, economizando pó;
- aumento de cópia de 25 a 400% (em etapas de 1%);
- cópia de originais frente e verso, originais de vários tamanhos;
- definir a densidade ao copiar;
- modo de impressão de cópias de passaportes e documentos semelhantes.
Como escolher?
Para casa, o dispositivo multifuncional a laser é definitivamente a melhor escolha.... Imprime igualmente bem tanto a cores como a preto e branco. Os próprios dispositivos são relativamente baratos. Mas os cartuchos de reposição ou toner para recarregá-los serão mais caros do que a tinta para equipamentos de jato de tinta. Portanto, aqueles que planejam copiar / imprimir muitos materiais para si mesmos e seus entes queridos de forma contínua devem comprar modelo de jato de tinta.
Importante: se você tem que abrir o ponto de impressão ou distribuir não só muito, mas muitos textos e fotos, então você ainda precisa fazer uma escolha em favor de um dispositivo a laser... Levando em consideração o recurso da placa de circuito impresso para trabalhos em escala séria, isso se revelará ainda mais lucrativo.
Mas é igualmente importante saber o que exatamente imprimir. Para a maioria das pessoas comuns, basta ter um MFP A4 em casa.
Mas em um escritório, mesmo o mais modesto, você definitivamente deve comprar pelo menos um dispositivo A3. Os formatos maiores serão de interesse principalmente:
- fotógrafos;
- designers;
- artistas;
- serviços de impressão comercial;
- funcionários de gráficas, editoras;
- jornalistas e equipe editorial;
- cartógrafos, engenheiros.
Modelos particularmente compactos podem imprimir imagens no formato A6 e até menores. É conveniente levá-los para viagens, férias, etc., para que você possa imprimir as fotos imediatamente.
Importante: ao se familiarizar com os indicadores de resolução, você deve esclarecer imediatamente se eles são típicos para digitalização ou impressão. O mesmo se aplica à velocidade de trabalho.E mais uma nuance: não confunda o aparelho otimizado graças a algoritmos digitais e resolução ótica.
Você precisa descobrir imediatamente quando comprar o volume do MFP. E o melhor de tudo, não em palavras, mas para os consultores mostrarem como fica na prática. Se a velocidade de impressão está em primeiro lugar, você precisa dar preferência à tecnologia a laser. A diferença de ritmo entre ele e as versões a jato de tinta é especialmente impressionante na saída de imagens coloridas.
O próximo ponto relevante é como o MFP se conectará a outros dispositivos. Tradicionalmente, o protocolo USB é usado para conectar a um computador. Mas para uso em escritório, opções mais flexíveis são adequadas - Wi-Fi e Ethernet. Eles permitem que você imprima documentos de qualquer dispositivo conectado (e envie imagens digitalizadas para lá também).
A aparência do dispositivo multifuncional é selecionada de acordo com sua preferência. E mais algumas nuances: você precisa descobrir imediatamente a compatibilidade com o sistema operacional e o tamanho do MFP (caso contrário, não funcionará).
Manual do usuário
As instruções oficiais fornecidas com cada dispositivo contêm muitas informações valiosas sobre sua configuração e uso. Mas algumas das instruções são escritas em linguagem flagrantemente desumana. Para conectar o MFP aos computadores, use os cabos USB incluídos no kit, e eles só podem ser substituídos por outros estritamente idênticos.
Na maioria das vezes, o próprio computador detecta a conexão e se oferece para instalar os drivers ideais. Mas você precisa estar preparado para uma situação em que terá que localizar, instalar e configurar esses drivers manualmente.
É altamente recomendável que você baixe esses documentos dos servidores do fabricante.
Normalmente, as ferramentas integradas de um editor de texto, gráfico ou planilha são suficientes para a impressão. Mas em casos difíceis, vale a pena usar um software adicional. A digitalização é melhor realizada com um programa de reconhecimento de imagem e texto.
Os painéis de controle são bastante simples e até mesmo um usuário mal treinado pode compreender a essência de cada função.
Ocasionalmente, o papel atola dentro da impressora. Em alguns casos, as impressões ficam manchadas, pontilhadas ou listradas. Também é possível que certas áreas da folha não sejam impressas. A solução para o problema está quase sempre na superfície - basta limpar o MFP.
A propósito, é uma boa ideia fazer esse procedimento pelo menos uma vez por semana. Assim, o acúmulo de poeira e sujeira será definitivamente evitado. Se o bloqueio for iniciado, você terá que desmontar o dispositivo. É improvável que seja possível fazê-lo corretamente sem ferramentas especiais. Portanto, em casos graves, é imprescindível entrar em contato com profissionais.
Claro é melhor comprar cartuchos de fabricantes confiáveis... E mesmo se eles estiverem incluídos, você deve imediatamente comprar novos da mesma empresa. O fato é que as impressoras e MFPs são fornecidos com cartuchos de demonstração por padrão. Nem tanta informação será impressa com a ajuda deles. Se você não conseguir encontrar os cartuchos por conta própria, entre em contato com um consultor na loja, informando o modelo; um especialista selecionará facilmente o substituto ideal e seguro.
É melhor recusar-se a comprar cartuchos de origem desconhecida. O papel para MFPs deve ter pelo menos 80 g por 1 sq. m. As únicas exceções são os modelos projetados para materiais menos densos. Mas essa habilidade da técnica também não deve ser abusada.
Importante: as folhas em um pacote devem ser "afofadas" para que 2 ou mais folhas não sejam capturadas de uma vez.
Antes de começar a trabalhar, vale a pena esclarecer o significado de indicadores específicos e como eles mostram este ou aquele modo. Obviamente, você só pode conectar o MFP a uma tomada confiável usando um fio seguro com isolamento intacto. Vale a pena atentar para a estabilidade do local. Não coloque o dispositivo onde possa ser facilmente atingido ou derrubado. E, é claro, as impressoras só devem ser usadas em temperatura ambiente, em um ambiente limpo e seco.
Possíveis malfuncionamentos
Mesmo os usuários mais cuidadosos e cuidadosos às vezes acham que reparar o Canon MFP é indispensável. Se não houver papel na bandeja de entrada (erro E2), coloque-o lá e reinicie o dispositivo. Se houver papel, suspeite de um problema com a unidade de alimentação. Mas às vezes o problema é causado pela presença de um objeto estranho na bandeja. Se o E3 falhar, o papel fica enrugado.
O papel enrugado deve ser removido e a impressora reiniciada. Se não houver folhas amassadas, marque a caixa de seleção de registro. Também é útil verificar os rolos de alimentação e as caixas de engrenagens.
O erro “sem pintura” é eliminado pressionando o botão de reinicialização por 7 segundos. Se o cartucho estiver com defeito ou incompatível, você precisará examinar cuidadosamente os contatos; a facilidade de manutenção dos contatos significa que é necessário trocar o dispositivo consumível.
As velocidades de impressão muito baixas geralmente estão relacionadas à complexidade do trabalho. Às vezes, o motivo também acaba sendo a configuração incorreta do algoritmo. Teremos que trabalhar com as configurações. Esmaecimento em documentos impressos ou copiados indica que há pouca tinta ou toner, resolução insuficiente ou superfície de digitalização suja. A limpeza também é necessária quando aparecem listras.
Quando o computador não vê o MFP, você deve primeiro verificar se todos os cabos estão firmemente conectados, se o dispositivo está conectado... O problema pode ser devido a portas entupidas ou folga no conector. As dificuldades são frequentemente provocadas por falhas de driver. Outra opção é definir outro dispositivo como meio de impressão padrão.
Finalmente, você precisa verificar se o serviço de impressão do Windows está desabilitado.
Para obter uma visão geral da Canon PIXMA G3411 MFP, consulte o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.