Vassouras: variedades e dicas de escolha
É difícil imaginar uma fazenda sem vassoura. É necessário para a limpeza do interior e da área envolvente. Por muito tempo, as vassouras foram feitas de galhos, mas a indústria moderna produz dispositivos de varredura mais eficientes.
Peculiaridades
A vassoura é uma ferramenta doméstica necessária para varrer quintais e remover detritos, bem como folhas caídas. Essa ferramenta de limpeza também é chamada de cabo de vassoura ou cabo de vassoura. As vassouras são feitas de materiais sintéticos e naturais. Na esmagadora maioria dos casos, o pomelo consiste em hastes longas (geralmente 25-50 cm), agrupadas em feixe e fixadas em um cabo longo (até 2 metros de altura).
Muitas pessoas confundem uma vassoura, uma vassoura e uma escova normal. Vamos descobrir como todos esses dispositivos diferem uns dos outros.
A vassoura é o dispositivo com mais longa história, que era usado por mulheres na antiguidade. Sua relevância não diminuiu até hoje. Boas donas de casa o pegam mais de uma vez por dia. Ao contrário da vassoura, a vassoura não tem cabo - ela é amarrada com hastes de palha, suas pontas são presas com um arame de metal e funcionam como cabo. Via de regra, sua altura não ultrapassa 50-70 cm.
Na grande maioria dos casos, as vassouras são utilizadas para a limpeza interna.
Esfregões e escovas são ferramentas para limpeza úmida, são um talo com cerca de 2 m de comprimento, em uma extremidade da qual um painel com cerca de 30-45 cm de comprimento é perpendicularmente fixado. Dependendo do modelo, muitas cerdas sintéticas são fixadas a este painel ou simplesmente colocadas em um pano de chão feito de um grande variedade de materiais.
É óbvio que a vassoura é uma espécie de simbiose de vassoura e escova, é cómoda, prática e pode servir fielmente os seus donos durante muitos anos.
Compromisso
Uma vassoura utilitária pode ser usada para limpar uma ampla variedade de superfícies. A vassoura de jardim varre no asfalto, lajes de pavimentação, bem como no solo e na areia. Alguns até varrem a grama e as áreas entre as camas. As opções de chalés de verão para vassouras fazem um excelente trabalho na limpeza de pequenas áreas adjacentes e também podem remover a sujeira das ruas e parques e, além disso, são frequentemente utilizadas para limpar instalações industriais e armazéns.
As panículas removem detritos pequenos e leves e fazem um excelente trabalho com folhas secas e molhadas, bem como com neve, torrões de sujeira e vários tipos de sujeira doméstica. As vassouras não são adequadas para recolher detritos volumosos, pedras e resíduos de construção. Além disso, não são utilizados para a limpeza de interiores, uma vez que não removem a poeira - em casa, vassouras e aspirador de pó lidam melhor com a tarefa de limpeza.
Materiais (editar)
Por muitos anos, as vassouras foram feitas de materiais naturais: de hastes, de cerdas. Também muito popular era a vassoura chillig para zeladores, feita de galhos de acácia arbustiva. Mas na maioria das vezes, os consumidores preferiam instrumentos de colheita de sorgo. Essas panículas são feitas de materiais vegetais ecológicos de mesmo nome, que são cultivados em muitos países para as necessidades da indústria de alimentos, bem como para grãos e várias necessidades domésticas. Seu sorgo costuma ser feito de açúcar, e algumas safras servem como matéria-prima para biocombustíveis.
Variedades especiais de vassouras são utilizadas para a fabricação de vassouras, enquanto os grãos são utilizados para a fabricação de misturas de ração para pássaros. Deve-se notar que o sorgo é uma planta bastante despretensiosa que cresce com sucesso mesmo nas regiões climáticas mais áridas.
A qualidade da vassoura depende diretamente do comprimento da haste, bem como da densidade do tricô.
Nos últimos anos, os materiais sintéticos foram substituídos e o estoque de plásticos assumiu a liderança no mercado. Ressalta-se que um pomelo de plástico resiste bem a diversos tipos de entulhos e difere de uma vassoura de galho em sua durabilidade, bem como na qualidade de limpeza. Em termos de eficácia, uma vassoura de plástico pode substituir cem vassouras de bétula.
Um inventário feito de materiais sintéticos tem muitas vantagens. Em primeiro lugar, distingue-se pela durabilidade - os parâmetros operacionais de tal ferramenta permanecem inalterados durante todo o período de utilização (em regra, é de 3-4 anos).
O equipamento de limpeza de plástico tem um peso reduzido, não ultrapassando 500 gramas, pelo que não é necessário nenhum esforço físico especial para funcionar, enquanto as características do design não permitem que as hastes caiam.
Também é importante que seja possível trabalhar com vassouras de propileno em qualquer condição climática - elas não têm medo de chuva, neve ou calor. Eles não se deformam em temperaturas abaixo de zero e retêm todos os seus parâmetros sob radiação ultravioleta direta.
Os fabricantes modernos, via de regra, fazem panículas de forma que o corte fique ligeiramente inclinado - neste caso, proporciona-se melhor aderência dos detritos à pilha, além disso, durante o trabalho, não é necessário dobrar sua pulso todas as vezes, para que suas mãos não se cansem mesmo durante a limpeza prolongada ...
É importante que essa vassoura atenda a todos os requisitos estéticos - ela é produzida em uma ampla variedade de cores e tons. Já as estacas são de aço, madeira e plástico.
Variedades
Para limpeza em galpões residenciais e industriais, use vassouras ventiladas. Neste caso, durante a limpeza, a pilha fica invariavelmente na posição reta. A massa desse equipamento é de 400-500 gramas, portanto, até crianças e idosos podem operá-lo. No processo de uso as hastes e a pilha não se perdem, não se deformam ou quebram.
Outros tipos populares de vassouras.
- Panícula plana - tais produtos são reforçados com hastes de metal, de modo que, quando a parte da panícula for colocada no cabo, elas não se quebrem. A pilha é geralmente cortada em um ângulo de 20 graus.
- Panícula redonda - a principal diferença entre esses equipamentos é que neste caso, com a ajuda de um anel distanciador, é possível controlar a rigidez da pilha.
- Panícula de montagem plana - tal pomelo é montado com parafusos de duas peças, enquanto o cabo de madeira também é preso ao parafuso.
Modelos populares
Entre os fabricantes e vassouras naturais, os produtos da empresa são os mais procurados. Vassouras Eco Limpas... Esta fábrica está localizada na Sérvia e é o centro de produção de vassouras de sorgo na Europa. A empresa opera há mais de 100 anos e produz anualmente cerca de meio milhão de vassouras, que são implantadas com sucesso em vários países do continente euro-asiático.
A lista de sortimento inclui mais de 15 modelos de vassouras de vários tamanhos, projetadas para diferentes tipos de trabalhos de limpeza.
As vassouras são a maior demanda entre os fabricantes nacionais. fábricas "SibrTech"... Os produtos deste fabricante distinguem-se pela óptima relação preço e qualidade, são acessíveis, têm uma longa duração e com um manuseamento cuidadoso podem ser usados até 3-4 anos.
Como escolher?
Devo dizer que o debate sobre qual vassoura é melhor - sintética ou natural - continua até hoje.Claro, o plástico é mais prático e mais durável, eles não raspam no asfalto, ao contrário dos naturais. Ao mesmo tempo, os produtos feitos de materiais naturais em processo de uso adquirem rapidamente uma forma ótima, graças à qual se torna muito conveniente para ela se vingar.
A maioria dos consumidores nota que as vassouras domésticas modernas são de qualidade bastante baixa: Se em anos anteriores sua produção estava sujeita às rígidas exigências do GOST, hoje as normas não se aplicam, portanto, muitos modelos baratos tornam-se inutilizáveis após um mês de uso, principalmente se a limpeza for feita por funcionários de habitação e serviços comunitários em um modo intensivo.
Nos últimos anos, muitas panículas de bambu da China entraram no mercado interno. Ao contrário da opinião de baixa qualidade de tudo o que o emblema Made in China representa, a qualidade do equipamento de limpeza chinês é bastante alta. As hastes de bambu são amarradas de forma a assemelhar-se a um leque, via de regra, um corte de bambu também está incluído no kit.
Tudo isso determina a ampla aderência da panícula e sua alta produtividade.
De modo geral, ao escolher uma vassoura, você deve prestar atenção a alguns parâmetros básicos:
- peso - o peso é muito importante, especialmente se você tiver que limpar grandes áreas;
- ao comprar, certifique-se de que a alça é ergonômica - deve ser confortável para segurá-la nas mãos, não deve escorregar e saltar para fora;
- preste atenção ao aperto das hastes, tente puxar algumas - se elas saírem facilmente do feixe - fique à vontade para ir comprar um pomelo em outro lugar;
- deve-se dar preferência aos modelos com pilha chanfrada - neste caso, o lixo será coletado de forma mais eficiente e com muito menos esforço;
- se você comprar um produto de plástico, então nenhum odor químico estranho deve sair dele; além disso, o cabo não deve manchar suas mãos.
Como fazer uma vassoura com galhos, veja o vídeo abaixo.
Legal, agora vou tentar fazer algo parecido também. É verdade que minha chiliga é verde em flor. Meu pai sempre fazia os preparativos em maio, quando florescia. A vassoura sempre foi macia e confortável. Muito obrigado.
O comentário foi enviado com sucesso.