Características dos parafusos de cabeça cilíndrica
Todos os parafusos, de acordo com sua finalidade, podem ser divididos em duas grandes categorias: parafusos de fixação e de instalação. Existem vários tipos de fixadores, mas os mais populares nesta categoria são os parafusos de cabeça cilíndrica.
Eles são usados em certas áreas, e é recomendado o uso de ferramentas especiais para desparafusá-los e aparafusá-los.
descrição geral
Os parafusos de cabeça de soquete não são uma invenção moderna. Eles foram produzidos e usados pela primeira vez em 1936, então eles têm quase 100 anos. Nem é preciso dizer que, desde então, esses acessórios de fixação passaram por vários estágios de modernização. Os modernos diferem de seus predecessores tanto no material de manufatura quanto na aparência. Externamente, esses parafusos praticamente não diferem dos outros. A base é apresentada em forma de cilindro roscado. A peculiaridade é que o parafuso possui uma cabeça oculta. Os elementos de conexão deste tipo são feitos do aço mais durável. Isso é necessário para que possam suportar a carga imposta.
Entre as características de tais fixadores devem ser destacadas:
- durabilidade;
- custo relativamente baixo;
- força;
- usabilidade em certas superfícies onde você deseja ocultar o fixador.
Existem muitas vantagens em usar este tipo de parafuso em diferentes indústrias. Vamos listá-los.
- Para aparafusar tal ferramenta de fixação, basta que haja um orifício na superfície apenas para o próprio cano. Não há chapéus em tal hardware, então o espaço extra extra não será útil neste caso. Além disso, a chave não se sobrepõe à cabeça, mas é inserida, o que também não requer espaço.
- É muito fácil lamber a fenda de um parafuso comum se tal fixador não for usado pela primeira vez, inicialmente sua qualidade não corresponde à declarada ou as ações do mestre não foram inteiramente corretas. A ranhura de um parafuso com hexágono interno é muito mais difícil de lamber, uma vez que inicialmente esses fechos são feitos de um material mais resistente e de qualidade superior. Mesmo com as ações erradas do mestre, a ferramenta em si tem mais probabilidade de ser danificada do que o fixador.
- Para parafusos de cabeça cilíndrica, uma chave especializada deve ser adquirida. Em comparação com uma chave inglesa ou chave de boca, essa ferramenta é um pouco mais barata. Esse ponto também pode ser atribuído aos benefícios.
- A cabeça de tal fixador não tem superfícies afiadas.
- Parafusos deste tipo são muito convenientes para uso em locais de difícil acesso em superfícies usinadas.
A resistência para este tipo de parafuso é muito importante porque permite que os parafusos sejam removidos e reinstalados sem danificar a própria superfície.
Os principais tipos e suas características
Existem vários tipos de parafusos que diferem uns dos outros não apenas na aparência, mas também na finalidade. O GOST atual define as seguintes categorias.
- DIN 912 É um dos parafusos hexagonais mais comuns. As características distintivas neste caso são consideradas: cabeça cilíndrica, rosca cheia ou incompleta. A faixa de tamanho é apresentada em comprimentos de 4 a 600 mm. A faixa de diâmetros é de M2.5 a M64.
- DIN 913 - significa um parafuso de fixação com uma extremidade plana. Comprimento - de 3 a 160 mm, diâmetro - M3-M24.
- DIN 914 - ajustar, travar, com uma ponta pontiaguda.
- DIN 915 - parafuso com cabeça sextavada interna.
- DIN 916 - com hexágono interno e ponta perfurada.
Para entender melhor como escolher os parafusos certos, você precisa se familiarizar com todas as diferenças. Então, um dos critérios de definição é classe de precisão de fixadores. Os parafusos Classe A são os mais precisos. Assim, em termos de custo, serão os mais caros. Além disso, a qualidade da precisão diminui, mas isso não significa que tais parafusos sejam elementos de conexão não confiáveis.
Os tamanhos também podem ser muito diferentes. Os menores diâmetros são 2,5 e 3 mm. Além disso, o tamanho aumenta. As opções mais comuns são: M4, M5, M6, M7, M8, M10, M12. A cabeça também está disponível em diferentes versões: semicircular, redonda, reduzida, alta e baixa. Existem parafusos com flange e ranhura. Seu uso depende diretamente do projeto a ser processado.
Deve-se prestar atenção também na ponta, pois alguns parafusos são para metal, outros são mais especializados para madeira. Por exemplo, um parafuso de cabeça cilíndrica M8x70 é ideal para a fixação de superfícies de madeira.
Formulários
O parafuso de cabeça cilíndrica é o elemento de conexão mais durável, portanto, é usado em vários campos. Os aplicativos mais comuns incluem:
- construção;
- Engenharia Mecânica;
- todos os tipos de indústrias.
No nível doméstico, esses parafusos são freqüentemente encontrados em móveis de gabinete. Podem ser guarda-roupas, camas, mesas de computador, cômodas. Os parafusos não são fornecidos apenas no atacado, eles podem ser adquiridos individualmente em lojas especializadas. Os acessórios de fixação podem variar de acordo com o fabricante, custo e parâmetros.
Como desenroscar sem chave?
Às vezes, ao trabalhar com fixadores deste tipo, podem surgir situações fora do padrão. Uma das mais comuns está associada às chamadas bordas de lamber da tampa. Isso torna mais difícil desparafusar o parafuso várias vezes. Este problema pode ser encontrado por artesãos experientes e iniciantes. Quando as bordas são lambidas, a ferramenta começa a rolar, enquanto o prendedor permanece estacionário. Existem vários motivos pelos quais ocorre a lambida:
- usar uma ferramenta velha ou chaves de fenda e chaves inglesas de qualidade inadequada;
- uso impróprio de uma chave de fenda ou chave (isso geralmente ocorre entre artesãos inexperientes);
- o fixador em si é inicialmente de má qualidade (material frágil que se deforma facilmente sob qualquer tensão mecânica).
Se no processo de desparafusar o parafuso de cabeça cilíndrica, a ferramenta de trabalho começar a escorregar, você não deve entrar em pânico imediatamente. A primeira coisa a fazer neste caso é mudar a plataforma. É possível que o motivo não seja lamber, mas a qualidade inadequada da chave de fenda (chave). Se isso não ajudar, você precisa continuar.... Existem várias maneiras de torcer.
As chaves hexagonais são de dois tipos: em forma de S e em forma de L. Se essas ferramentas não estiverem disponíveis, seu análogo pode ser um parafuso com um hexágono externo.
A única condição que deve ser levada em consideração é que o parafuso e os fixadores devem ter tamanhos iguais.
Se as dimensões forem iguais, uma ferramenta específica deve ser feita a partir do parafuso. Para fazer isso, várias porcas são aparafusadas na haste (3-4 peças são suficientes). Eles precisam ser emperrados, bem agarrados com uma chave de boca e presos. A ferramenta está pronta. Mesmo que ele não tenha realizado a tarefa, você pode usar um dos métodos listados abaixo.
- Se o diâmetro do parafuso for muito grande, o método da força bruta pode ser usado.... Para fazer isso, você precisará usar ferramentas adicionais: um cinzel e um martelo. O primeiro deve ser posicionado em ângulo e, em seguida, acertá-lo no sentido de desparafusar o parafuso. Claro, neste caso, não se deve esperar pela segurança do hardware, mas ele será removido da superfície.
- Hardware pequeno pode ser desparafusado usando uma chave inglesa ou chave inglesa... Isso só é possível se a própria ferramenta tiver pequenos entalhes.
- O parafuso lambido pode ser desparafusado usando uma ferramenta especial - uma chave inglesa. Se, neste caso, também bater, então ocorrerá um enfraquecimento adicional dos fixadores.
Se nenhum dos métodos acima funcionou e os fixadores ainda precisam ser desparafusados, é recomendável mudar para métodos mais eficientes, mas trabalhosos. Para fazer isso, você precisará usar uma broca e um conjunto de brocas de diâmetros diferentes. Para começar, é feita a broca mais fina. Um pequeno orifício deve ser feito diretamente no centro do hardware. Em seguida, os mesmos passos devem ser repetidos, mas a cada vez o diâmetro da broca deve ser aumentado. No final, nada restará dos fixadores, exceto lascas de metal.
Se a tampa do parafuso laminado não for aprofundada, mas se projetar acima da superfície, você pode usar um alicate comum. Com a ajuda deles, você precisa agarrar a cabeça da ferragem e, realizando movimentos de balanço, gradualmente puxe o parafuso para fora. Todas as ações neste caso devem ser feitas com cuidado para não perder o furo. Caso contrário, será problemático consertar um novo hardware neste local posteriormente.
Os parafusos allen são os fixadores mais comuns e confiáveis, portanto, eles encontraram sua aplicação em uma variedade de áreas: da vida cotidiana à indústria. Para trabalhar com este tipo de fixadores o mais simples e confortável possível, recomenda-se a escolha de um material de alta qualidade na fase de compra. Ao trabalhar, é importante usar ferramentas que correspondam às dimensões do hardware.
Recomenda-se comprar parafusos exclusivamente em uma loja confiável. Na hora de escolher deve-se prestar atenção ao fabricante, à aparência dos parafusos, ao custo e outras características importantes.
O comentário foi enviado com sucesso.