Tudo o que você precisa saber sobre parafusos escareados
Os parafusos escareados são amplamente utilizados em vários campos de atividade, desde a montagem de móveis até a reforma e construção. Certos padrões foram estabelecidos para este tipo de produto: GOST R 50403-92, GOST 17475-80 e GOST 17475. Eles são usados para produzir parafusos com um hexágono interno M6 e auto-roscante M3, M8 e outros tipos de produtos equipados com uma cabeça escareada.
Descrição
Um parafuso escareado é um tipo de produto de metal projetado para conectar peças. Como um parafuso, ele consiste em uma cabeça e uma haste que não possui uma extremidade afiada. A instalação pode ser direta ou cega. A cabeça é recuada no material ou estrutura sem permanecer na superfície. Sua parte principal é na maioria das vezes cônica, permitindo instalação embutida, possui ranhuras:
- para uma chave hexagonal;
- para uma chave de fenda Phillips ou de cabeça chata.
A rosca do parafuso é formada pelo método serrilhado, conforme seu desenho pode ser total ou parcial. Os produtos podem ser feitos de aço carbono e ligas de aço, ligas não ferrosas, metais inoxidáveis. De acordo com o grau de resistência, 11 classes de hardware são distinguidas, em termos de precisão apenas 2: A e B. Dependendo dos requisitos operacionais, o hardware é coberto com uma casca protetora anticorrosiva ou deixado sem ele. Na maioria das vezes (no caso de metais ferrosos), o processamento é realizado por galvanização ou aplicação de um revestimento lamelar de zinco.
É importante saber: os parafusos auto-roscantes também pertencem à categoria dos parafusos auto-roscantes, podem ter cabeça escareada.
Suas dimensões, características e instalação correspondem às indicadas para um tipo específico de produto. A principal diferença está na parte final do produto: ela é afiada ou parece uma broca, e a rosca é aplicada com um determinado passo, o que permite uma fixação eficaz do produto em materiais com diferentes graus de densidade.
Produtos deste tipo são caracterizados pelos seguintes recursos:
- material - carbono ou aço inoxidável;
- revestimento de zinco anticorrosivo;
- splines dos tipos Torx, Pz, Ph;
- a extremidade é cega ou pontiaguda;
- comprimento 9,5–32 mm com um diâmetro de 2,2–6,3 mm.
Os parafusos auto-roscantes deste tipo são produzidos de acordo com DIN 7982.
Formulários
O uso de parafusos escareados é relevante para vários campos de atividade. Devido à ampla gama de diâmetros, eles são procurados até mesmo na indústria relojoeira, onde requisitos especiais são impostos quanto ao tamanho dos fechos. Entre as aplicações mais comuns para parafusos escareados estão várias.
- Instrumentação. Eles são usados para montar peças em vários tipos de produtos eletrônicos de consumo e industriais.
- Engenharia Mecânica. A cabeça escareada é absolutamente indispensável nos casos em que se trata de unidades particularmente críticas, onde quaisquer elementos salientes são absolutamente inaceitáveis. Na indústria automotiva, essas ferragens são utilizadas em uma versão endurecida, resistente à temperatura e à deformação mecânica.
- Montagem de móveis, estantes, estruturas de exposição, qualquer área onde seja necessária a fixação de chapas, plásticos, painéis à base de madeira. As ferragens são montadas com porcas e arruelas adicionais, tanto de forma cega quanto direta.
- Instalação de carcaças e peças de equipamentos. Nas indústrias alimentícia, química e médica, é utilizada uma versão anticorrosiva.Esses parafusos estão em total conformidade com os requisitos sanitários e higiênicos e permitem atingir o nível de confiabilidade desejado sem colocar em risco a segurança da produção.
As áreas de aplicação dos parafusos autorroscantes escareados não são menos variadas. Entre as áreas populares de seu uso estão as áreas de construção: a criação de fechos de uma peça em tijolo, concreto, madeira, drywall. Freqüentemente, esse tipo de hardware substitui os pinos-guia - sua resistência é suficiente para formar um suporte confiável. Ao trabalhar com peças de madeira e plástico, a pré-furação não é realizada para elas.
O que eles são?
Absolutamente todos os parafusos escareados existentes diferem principalmente no tipo de cabeça e ranhura. É comum considerar as opções de auto-atarraxamento separadamente, uma vez que geralmente não requerem esforços adicionais durante a instalação. Você pode consertar o hardware usando uma chave de fenda convencional, sem perder tempo escareando.
Pelo tipo de revestimento, os produtos são classificados em metais ferrosos e inoxidáveis. A primeira versão é feita de ligas não ferrosas ou equipada com um revestimento especial na fase de produção. O segundo pode ser protegido adicionalmente durante a operação com primers e outros compostos anticorrosivos.
À venda você pode encontrar diferentes tipos de ferragens adequadas para montagem embutida.
- Com a cabeça meio escareada. Nesses produtos, parte da cabeça permanece acima da superfície da peça, não garantindo a imersão total na espessura do material. Isso é bastante aceitável nos casos em que se trata de elementos estruturais não muito estressados.
- Com ranhura para chave de fenda plana. A opção mais simples e menos comum. Hoje, esses parafusos podem ser encontrados em equipamentos de navios, em movimentos de relógios e instrumentos de medição. Eles são fáceis de instalar, mas a ranhura reta não é muito resistente a rasgos.
- Com recesso transversal. Para instalar este tipo de hardware, você precisa de uma chave de fenda Phillips ou uma chave de fenda com ponta semelhante. Nas versões clássicas dos parafusos, os Phillips não são usados com muita frequência, são bastante característicos das versões auto-roscantes.
- Com hexágono interno. Um dos tipos de parafusos mais populares, seu slot tem um formato especial e é chamado de Torx. Seu furo de recesso hexagonal permite uma força muito maior quando instalado em contato com uma chave ou broca. Alguns tipos de ferragens usados na montagem de móveis são chamados de confirmatórios.
Dimensões (editar)
A gama de tamanhos de produtos fabricados de acordo com GOST R50403-92 se estende a parafusos escareados com ranhuras retas e cruzadas com um diâmetro de rosca na faixa de 1–20 mm, o que se reflete na marcação. Dentre os tamanhos padrão atuais, pode-se destacar M1, M2, M3, M4, M5, M6, M8, M10, M12, M14, M16, M18 e M20. E também há uma faixa estendida na qual existem diâmetros intermediários. Esses incluem:
- M1.2;
- M1.4;
- M1.6;
- M2.5;
- M3.5.
A faixa de comprimento padrão do parafuso é de 2 mm a 120 mm. Os mais comuns são os seguintes tamanhos de parafusos de cabeça escareada com recesso reto ou Phillips: M3X5, M3X50. Às vezes, os produtos à venda são simplesmente rotulados por diâmetro e comprimento - 5X120 mm, 4X70 mm. Para parafusos na faixa de tamanho acima de M4, os indicadores de comprimento são característicos de 40, 45, 50, 60, 70, 80, 90, 100, 110 e 120 mm.
Características de uso
A principal vantagem de usar parafusos escareados é a capacidade de obter uma superfície plana e lisa na peça sem diferenças significativas de altura. Na indústria moveleira, após a montagem com essas ferragens, podem ser fixados plugues decorativos em seus slots, que ocultam completamente a área do orifício de montagem. Produtos com revestimento anticorrosivo são adequados para uso externo em ambientes úmidos. As opções de metal ferroso têm uma gama limitada de aplicações, com exceção de ferragens de aço inoxidável.
Para parafusos de cabeça escareada feitos de acordo com GOST, os orifícios devem ser pré-preparados para instalação. Para isso, várias operações são realizadas para garantir a confiabilidade máxima da conexão. No caso de parafusos convencionais - não autorroscantes - o processo de trabalho é dividido em certas etapas.
- Furos de diâmetro comum são feitos nas peças a serem unidas.
- Uma rosca interna é cortada ou uma luva é instalada com ela.
- A peça de montagem é escareada. As dimensões e a profundidade do furo cônico devem corresponder às do próprio parafuso.
- Aperte o fixador até que esteja completamente submerso. A cabeça deve ser afundada no material. O trabalho é feito com uma chave de fenda ou uma chave de fenda com um acessório adequado.
No caso de parafusos auto-roscantes, não é necessária pré-furação ou rebaixamento. Uma ferramenta elétrica é suficiente para garantir que o esforço necessário seja aplicado.
Ao trabalhar com parafusos auto-roscantes equipados com cabeça escareada, algumas regras também devem ser seguidas. A perpendicularidade estrita é importante quando os elementos estão localizados em relação ao eixo da superfície do próprio material. O tamanho e o tipo da broca são cuidadosamente selecionados, pois é importante garantir um ajuste justo de sua superfície de trabalho às paredes da ranhura. O não cumprimento dessas recomendações pode resultar na quebra do parafuso.
Como escarear corretamente os orifícios dos parafusos escareados, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.