Escolhendo o tamanho do calçado
Uma conexão é um adaptador roscado (conexão) que tem a forma de um cilindro com um orifício de passagem roscado e uma rosca externa em uma extremidade. As roscas externas e internas são sempre diferentes em diâmetro (não há casos com o mesmo diâmetro de furo, por exemplo, 1x1). O tipo de linha pode ser igual ou diferente. A rosca dupla permite conectar peças de diferentes diâmetros, mudando de uma rosca para outra.
Existem móveis e acessórios de renovação. As variedades mais populares são aquelas que são usadas na montagem de vários oleodutos e sistemas de encanamento.
Os acessórios de encanamento são de metal e plástico - para diferentes tipos de tubos. O material e a espessura da parede determinam a vazão, a pressão máxima e a temperatura para as quais o sistema foi projetado. Para evitar que a peça se torne um elo fraco, é importante escolher o tamanho e as características corretas. Considere o que eles são.
Dimensões de caixas de metal
As conexões roscadas são normalmente usadas para tubos de até 50 mm, portanto, uma bucha de metal típica é feita de ½ a 2 polegadas (8 a 50 mm) de diâmetro. Em que tubos e adaptadores de até 50 mm em ferro fundido e aço são marcados pelo diâmetro interno sem levar em consideração a espessura da parede.
Para descobrir o diâmetro externo, você precisa adicionar duas vezes a espessura da parede ao diâmetro interno. Tubos com mais de 50 mm, assim como de outros materiais (cobre, plástico) de qualquer tamanho, são marcados pelo diâmetro externo.
As proporções ideais dependendo do tamanho do calçado, sua classe de pressão e material são especificadas em GOSTs.
As dimensões e o peso dos calçados de ferro fundido são regulamentados pela GOST 8960-75. O tamanho mínimo é 10x8 mm (3/8 por ¼ ") pesando 0,019 kg, o máximo recomendado é 65x25 mm (2 1/2 por 1 1/4") pesando 0,508 kg. GOST não recomenda o uso de opcionais de grande diâmetro, embora admita que possam ser fabricados - por exemplo, 3 por 2 polegadas, 3 por 21/2, 4 por 3 polegadas. As conexões em ferro fundido se diferenciam pelo menor custo e alta confiabilidade, toleram perfeitamente o contato com água quente e vapor (até 175 ° C). Eles são usados para a instalação de tubos de aço e ferro fundido para abastecimento de gás, calor e água em edifícios residenciais. Você não pode prescindir deles ao instalar um radiador de ferro fundido. As dimensões mais comuns da caixa do radiador são 3/4 por 1/2 "(20x15 mm) ou 1 por 1/2" (25x15 mm) - para conectar a bateria a tubos de 1/2 ", que são mais frequentemente usados em prédios de apartamentos.
Em termos de resistência a tensões mecânicas e meios agressivos, o ferro fundido é muito inferior ao aço. Portanto, onde é necessária uma maior resistência, são usados acessórios de aço com revestimentos especiais. Eles podem até resistir ao contato com ácidos e álcalis, alta pressão (até 16-25 MPa). Esses produtos são fabricados de acordo com GOST 3262-75. E também os padrões americanos e europeus (ASME, ANSI, MSS, DIN) são freqüentemente usados para luvas de aço.
Peças feitas de acordo com diferentes padrões podem ser utilizadas no mesmo sistema, desde que sejam utilizados tamanhos de rosca de tubo unificados, os parâmetros de tamanho nominal são compatíveis.
As luvas de aço para aplicações domésticas estão disponíveis em diâmetros nominais de 10x8 mm (3/8 por ¼ ") a 65x50 mm (21/2 por 2"). O comprimento da seção roscada é de 13 a 28,5 mm, dependendo do tamanho da caixa, o comprimento total é de 17,5 a 39,5 mm.
A espessura da parede depende do padrão (o padrão russo divide os produtos apenas em 3 classes de pressão, e os internacionais fornecem uma gradação mais ampla para que os acessórios e tubos sejam mais adequados para diferentes condições de operação). Por exemplo, a espessura mínima de tubos e conexões com um diâmetro típico de 20 mm (3/4 polegadas), de acordo com GOST: leve - 2,35 ou 2,5 mm, comum - 2,8 mm. ASME: série 10S - 2,11 mm, série STD - 2,77 mm, série 40S - 2,77 mm.
E também de aço fazem calçados com fio métrico. Em dutos de uso doméstico, eles são usados para conectar os bicos de vários dispositivos, medidores, mangueiras. Tipos especiais de calçado com fio métrico - calçado para móveis e reparação. Os móveis são feitos de ferragens recíprocas de aço (parafuso, parafuso auto-roscante), podem ser inseridos, equipados com mecanismo espaçador. Os reparos representam inserções especiais para a restauração de fios desencapados. Como padrão, as roscas métricas estão disponíveis nos tamanhos M4 a M20. M6, M8, M5, M10, M12 e outras opções estão em demanda. Na marcação, também é indicado o passo da rosca, podendo ser 0,5, 1 ou 1,5 mm. Por exemplo, o tamanho real para a restauração da rosca do plugue no carro é indicado da seguinte forma - M10x1, M10x1,5. Às vezes, para calçados de móveis, uma designação não exatamente padrão é usada, onde o segundo número indica não o passo da linha, mas o comprimento do estribo - M6x10, M8x14.
Na instalação de utilidades domésticas, também podem ser usados calçados de cobre com roscas de cano, e na maioria das vezes eles não usam cobre puro, mas sua liga - latão. As conexões de latão são leves e têm uma ótima relação qualidade / preço, adequadas para unir tubos de plástico, metal-plástico e metal. As partes metálicas dos acessórios combinados também são geralmente feitas de latão.
Os parâmetros de cobre, adaptadores de latão e inserções são determinados pelo GOST 32585-2013. Eles são feitos para roscas de tubo padrão e são projetados para uma pressão de não mais de 16 MPa, condições normais de operação em dutos domésticos. A espessura da parede depende do tamanho do estribo. A menor peça de latão de 10x8 mm (3/8 por ¼ ") pode ter apenas 1 mm de espessura sem revestimento, a caixa fundida medindo 65x50 mm (21/2 por 2") tem 2,4 mm. O comprimento do fio, dependendo do tamanho do pé, é de 4,5 a 17,5 mm.
Para conexões combinadas, os parâmetros na parte metálica das roscas são indicados de acordo com as normas para conexões roscadas metálicas, e os parâmetros da parte plástica são indicados de acordo com as normas para peças plásticas.
Dimensões de elementos plásticos
O diâmetro do orifício de passagem de elementos de plástico é feito de acordo com GOST 18599-2001 de acordo com padrões uniformes para tubos de metal e plástico, de modo que elementos feitos de materiais diferentes possam ser interconectados.
Ao marcar as conexões roscadas de plástico, o diâmetro do furo e os parâmetros da rosca do tubo correspondente são indicados da mesma forma que para os acessórios de metal.
Por exemplo, a marcação do pé 1 por ½ polegada denota uma parte com dimensões de 25x15 mm. Os parâmetros dos elementos plásticos não roscados são indicados apenas pelo diâmetro externo - levando em consideração a espessura da parede. Isso deve ser levado em consideração para evitar confusão. Ao mesmo tempo, não é recomendável usar conexões roscadas para tubos de plástico com um diâmetro externo superior a 63 mm.
A espessura da parede da conexão de plástico depende da pressão do projeto e é determinada pelo fator SDR. Quanto menor for, mais espessa será a parede do tubo e maior será a carga e a pressão que pode suportar. Por exemplo, os tubos com SDR 41 podem suportar até 4 atmosferas e são adequados para instalar um sistema de esgoto por gravidade e para criar uma tubulação de baixa pressão, já são necessários tubos com SDR 11-17. A espessura da parede para tubos com SDR 11 e um diâmetro externo de 20 a 63 mm estará na faixa de 2 a 4,7 mm. Os valores para outras classes de tubos podem ser encontrados em tabelas especiais. A conexão é selecionada de forma que seu parâmetro SDR não seja maior do que o maior dos tubos a serem conectados.
A variedade de tamanhos de luvas de plástico é muito ampla e permite que você encontre um adaptador para uma variedade de tarefas. - desde a conexão de uma máquina de lavar, um medidor de água até a instalação de transições complexas e conexões de dutos de aquecimento, água e gás em uma casa ou chalé particular.Os tamanhos mais comuns de calçado que são utilizados na instalação de sistemas de aquecimento são 32x25 mm e 40x32 mm, os acessórios 25x20 e 25x15 mm são utilizados para a instalação de canos de água. E também ao instalar sistemas de encanamento, acessórios com parâmetros 50x40 mm (2 por 1 ½ "), 3x2" são necessários.
Nuances de escolha
Os principais parâmetros na escolha de um estribo são as dimensões e a classe de operação. Mas há uma série de outras nuances que não devem ser negligenciadas.
- É imprescindível levar em consideração não só o diâmetro, mas também o tipo de rosca (cilíndrica, cônica, métrica). Ele pode ser encontrado na documentação ou medido.
- O comprimento total da seção roscada na conexão não deve ser menor que o comprimento do tubo ramificado roscado do dispositivo conectado ou a extremidade do tubo. Ao mesmo tempo, para uma conexão confiável, deve haver pelo menos 5-7 voltas de rosca e os parâmetros ideais são indicados em GOSTs para cada tamanho padrão.
- Para máxima compatibilidade, é melhor comprar todos os tubos e conexões da mesma marca e do mesmo fabricante - esses equipamentos são feitos de acordo com padrões uniformes e já estão ajustados.
- Para mudar para o tamanho desejado ou padrão de linha, às vezes você pode não precisar de um, mas de vários futoroks conectados uns aos outros como bonecos de aninhamento.
- Deve-se levar em consideração a compatibilidade do material. Para tubos e baterias de ferro fundido, apenas adaptadores de ferro fundido são adequados, para os de cobre - de latão ou cobre. Para o plástico, deve ser usado um adaptador do mesmo tipo de polímero do tubo.
- A conexão deve ser claramente marcada com informações sobre o tamanho e a classe de uso. Muitos especialistas desconfiam do futorki "sem nome".
O comentário foi enviado com sucesso.