Visão geral do parafuso de chumbo

Contente
  1. Para que é necessário?
  2. Tipos e características
  3. Métodos de montagem

Uma visão geral dos parafusos de avanço é muito importante para uma variedade de sistemas mecânicos e aplicações. Existem tais modificações com uma porca para veículos de pântano, trapezoidal para um levantamento e torno, para um torno, para máquinas CNC e outros tipos. Eles diferem nos métodos de fixação.

Para que é necessário?

O parafuso de avanço é usado com mais frequência em máquinas-ferramentas onde as roscas são cortadas. Sua rotação se transforma em um movimento de translação do suporte devido à porca-mãe. Para controlar a taxa de torção, ou seja, a intensidade da alimentação, é utilizada uma caixa especial. É necessária uma porca especial para o trabalho dos parafusos de avanço. Os designs modernos garantem o movimento das peças com precisão precisa.

Quanto às hélices para veículos que vão ao pântano, neste caso, elas desempenham um papel completamente diferente - são estruturas de remo fundidas. Os motores suspensos são equipados com esses produtos. Os grandes fornecedores geralmente têm estoques substanciais dessas peças em seus depósitos.

Os parafusos de avanço do torno também desempenham um papel importante. Todas essas peças são feitas de aço de alta qualidade, muitas vezes são finalizadas em tornos.

É impossível contar com a obtenção de um parafuso de avanço em casa. Mesmo que você possa comprar um ou outro modelo de torno, ainda precisará de outras ferramentas, cortadores especiais que permitem a você formar roscas com os tamanhos e tipos necessários. A principal função do parafuso é manter um movimento direto para a frente. O tamanho das peças tem suas próprias limitações, que são determinadas pelo projeto do torno. Mas os parafusos de avanço também podem ser usados ​​para vários tipos de CNC. Esses detalhes novamente desempenham a função mais importante - a transformação do movimento.

O parafuso de avanço em máquinas modernas pode diferir em projetos diferentes. Em amostras caseiras, às vezes é usada uma haste roscada. Uma opção mais perfeita é a "porca de parafuso". Às vezes também levam um parafuso trapezoidal, mas apesar do aumento da força, esse tipo de ligamento é bastante caro e, portanto, é cada vez menos utilizado. O parafuso de avanço também pode ser usado como parte de um mecanismo de elevação. Também componentes semelhantes são peças comuns:

  • acionamento de rosca em uma prensa de parafuso;
  • prensas de outros tipos;
  • alimentadores de várias ferramentas.

Tipos e características

A descrição dos parâmetros dos parafusos guia é apropriada para começar pelo fato de que eles são sempre usados ​​como parte integrante de uma cadeia mecânica mais complexa. A precisão do movimento das partes individuais dos mecanismos depende de sua qualidade e da conformidade com os parâmetros necessários. O critério de classificação mais importante é a seção de rosca. Na maioria dos casos, são usados ​​cortes trapezoidais. Esta abordagem torna possível alcançar uma resistência mecânica muito maior do que em outros casos.

Se uma porca de divisão for usada adicionalmente, será possível ajustar cuidadosamente as folgas axiais. Preparar e moer roscas trapezoidais é bastante simples. No entanto, em várias situações, uma linha retangular será mais atraente. Ele permite que você minimize o desvio radial do parafuso, de modo que o desvio do caminho ideal também seja reduzido.

Esse desempenho é especialmente valioso nos ramos da tecnologia em que a precisão dos movimentos está em primeiro lugar.

O sistema de ranhura trapezoidal é típico para engrenagens deslizantes. Neste caso, pequenos ângulos de perfil são muito úteis. Na maioria das vezes, um passo de corte médio é usado, e pequenos e grandes são usados ​​para tarefas especiais. Um passo fino é recomendado para mecanismos relativamente precisos e lentos. Grande - nos casos em que há uma carga significativa.

A indústria de máquinas-ferramenta moderna está usando cada vez mais "pares de parafusos giratórios". Especialmente muitas dessas peças são usadas em equipamentos controlados por software. Neste caso, o parafuso de avanço é combinado com uma porca. Para que eles fiquem claramente acasalados, bolas especiais são usadas. O par de parafusos não pode se quebrar; é usado ao converter um movimento rotativo em translacional e ao mudar de volta.

Em fixadores do tipo clássico, geralmente é usada uma rosca de início único. Tudo consiste em uma única espiral, os intervalos entre as voltas são estritamente iguais. Para o giro da porca, um deslocamento ocorre a uma distância estritamente definida. Vários fios são formados por duas ou mais espirais. O princípio de manter a mesma distância ainda é observado, porém, existe um intervalo maior entre as voltas em cada espiral do que entre as voltas de espirais diferentes.

As características técnicas do equipamento no qual está instalado dependem do material e das dimensões do hardware. Por exemplo, para macacos, este indicador será a capacidade de carga total. Para a fabricação de parafusos de chumbo, aços nitretados de classes podem ser usados:

  • 40XFA;
  • 30X3VA;
  • 18HGT;
  • 7HG2VM.

Existem dimensões como:

  • 10x1,5;
  • 10x2;
  • 10x3;
  • 10x4;
  • 10x7;
  • 10x8;
  • 10x12;
  • 10x14 mm (e algumas outras opções).

Continuando a conversa sobre as dimensões dos parafusos de avanço expressos em mm, vale citar o modelo TR30x6 (como o nome indica, a seção transversal é 30 e o passo de corte é 6 mm). O comprimento total do produto é de 3000 mm.

Você também pode encontrar projetos com um diâmetro:

  • 160 mm;
  • 20 mm;
  • 8 mm (e alguns outros valores).

Métodos de montagem

Em alguns casos, rolamentos simples do modelo 61701 ou suas contrapartes exatas são usados ​​para fortalecer a estrutura. O aperto deve ser feito com cuidado, com seleção de gaxetas para evitar emperramento. As sondas automotivas são utilizadas para a fabricação de juntas. O parafuso trapezoidal é fixado no suporte de rolamento com porcas de tamanho adequado. Uma solução mais precisa e eficiente é a usinagem das pontas.

É muito difícil fazer tal manipulação com fusos de esferas - eles têm superfícies endurecidas. O metal usual de um parafuso comum, especialmente devido ao formato trapezoidal, é processado sem problemas. Em casos graves, é usada a proteção telescópica dos fixadores do material rodante. Geralmente é fornecido para cada modelo individual de torno separadamente. Nas caixas de engrenagens, algemas especiais ajudam a proteger os parafusos de chumbo.

Para a fabricação de tais manguitos, são usados ​​materiais cuidadosamente selecionados com maior resistência ao desgaste. Se o cálculo e o processamento preciso do parafuso de avanço para as dimensões exigidas forem difíceis, você terá que usar kits especiais prontos. Ao fabricar os fixadores por conta própria, você também terá que fazer uma porca correspondente. No caso de um torno, é necessária uma porca dupla, pois uma única porca pode ser muito afetada pela folga que aparece durante o processo de fabricação ou durante a operação.

O furo ao instalar o parafuso de avanço na máquina deve ser feito com uma tolerância para a prensagem posterior. O eixo pode ser ajustado por deslizamento. Sim, em condições artesanais é muito difícil atingir esse nível (por exemplo, h6 / L0), mas é muito importante.

Caso contrário, devido a uma incompatibilidade de qualidade, haverá uma folga excessivamente forte e não se pode confiar na precisão da operação da máquina. O procedimento real de prensagem em casa é bem possível se você usar um extrator de rolamento ligeiramente modificado.

O orifício deve ser liso. Parâmetros de superfície - não piores do que Ra 0,64. Portanto, é garantido que você não pode prescindir da ajuda de profissionais. Em alguns casos, o selante de rosca é usado adicionalmente para evitar o afrouxamento.

Se as pontas cortadas forem muito "estreitas", você terá que colocar um rolamento não duplo em cada lado ou furar o pescoço em uma extensão maior.

No próximo vídeo, você está aguardando o corte por vórtice do parafuso de avanço do torno 16K20.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário