Variedades de futoroks e as regras para sua seleção
Para obter a funcionalidade desejada da conexão roscada, você pode precisar de adaptadores especiais - conexões. Um dos mais comuns é o futorka. Dependendo das tarefas, modelos universais e especializados são produzidos. Neste artigo, vamos considerar o que é o tipo de calçado e como escolher a peça certa para que possa lidar com a tarefa e suportar a carga.
O que é isso?
Futorka - um tipo de adaptador roscado (conexão), que é usado para conectar peças de seção transversal circular, transição de uma rosca para outra. Na aparência, ele se assemelha a um cilindro com um orifício roscado e roscas na superfície externa. O diâmetro da rosca externa geralmente é maior do que a rosca interna, mas também existem roscas reversas. A rosca interna da caixa é geralmente chamada de porca, a rosca externa é um encaixe.
As roscas externas e internas podem ser do mesmo tipo e diferir apenas no diâmetro, ou podem ser de tipos diferentes (por exemplo, métrica interna, externa - polegadas).
Essa conexão é capaz de suportar grandes cargas mecânicas, é suficientemente apertada, pode ser desmontada e remontada um número ilimitado de vezes.
A instalação do pé é bastante simples e na maioria dos casos não requer habilidades e ferramentas especiais (é necessário um hexágono ou uma chave de gás).
Cada produto, dependendo do campo de aplicação, pode ser de diferentes tamanhos, ter seu próprio diâmetro e parâmetros de rosca. As características típicas são regulamentadas pelos padrões GOST, DIN, ISO. Modelos fora do padrão também estão disponíveis.
Descrição das espécies
O futorka é caracterizado pelos seguintes parâmetros.
- Direção da linha - esquerda direita. As peças com roscas à direita são aparafusadas no sentido horário, e as à esquerda no sentido anti-horário.
- Método de instalação - rosqueado, sem rosca externa (conduzido).
- Tipo de fio - todos os tipos de roscas métricas, tubos e polegadas são usados.
- Exibir - transicional, plug. O pé de transição (de passagem) cria uma transição de um diâmetro para outro, tem um orifício de passagem. O plugue tem a mesma aparência de uma luva de transição, só que pela extremidade externa é hermeticamente selado ou fechado e permite bloquear a seção do tubo, colocar no radiador.
- Pé reto ou reverso. Em um caso reto, o diâmetro da rosca externa é maior do que o interno. Mas também há detalhes de um design fora do padrão - o oposto. Eles são equipados com um espessamento especial em uma extremidade (flange), no interior do qual existe uma rosca de diâmetro maior que o diâmetro da rosca do lado externo da conexão.
Os produtos podem ter:
- um mecanismo espaçador (geralmente uma bola espaçadora);
- cabeça hexagonal ou chave de gás;
- mesa.
Os acessórios para móveis podem ser fornecidos com grampos de fixação e espigões. Acessórios de reparo com mola - uma lingueta que facilita a instalação.
Encanamento
No encanamento, os acessórios de transição são usados com mais frequência - para tubos de conexão, vários dispositivos, radiadores. Para esses propósitos, junto com as linhas retas, os encaixes reversos são freqüentemente usados. Além disso, há grande demanda por plugues, usados para vedar as linhas, colocados na bateria. Para conectar o radiador às tubulações, são usados acessórios especiais para o radiador. Eles geralmente são vendidos em um kit de montagem de 4 peças (dois para canhotos e dois para destros).
Acessórios de encanamento geralmente têm uma rosca de tubo ou polegada, pode ser esquerda ou direita.
A rosca direita é mais comum, é usada na maioria dos tubos e tubos de conexão de vários equipamentos (aquecedores de água, bombas, filtros). A rosca esquerda é usada em tubos que se conectam ao radiador no lado esquerdo. Roscas métricas para os próprios tubos geralmente não são usadas, mas podem ser usadas para conectar vários dispositivos - por exemplo, medidores de pressão ou redutores.
Os tamanhos mais populares são aqueles que correspondem aos diâmetros de tubo mais comuns: estes são produtos universais que estão em conformidade com GOST. Os acessórios de encanamento típicos têm diâmetros de rosca que variam de ½ "a 2" (8-50 mm). Para tubos com uma seção transversal maior, raramente são usados acessórios roscados. O comprimento do fio é de 13 a 28,5 mm, o comprimento total do produto é de 17,5 a 39,5 mm.
Reparar
O principal tipo de acessórios de reparo são inserções espirais roscadas (mola). Externamente, tal peça é uma espiral elástica feita de fio de aço em forma de diamante, provida de uma projeção ou lingueta em um dos lados. A língua é necessária para facilitar a instalação, após a colocação do calçado é mordida.
Especificações:
- são feitos de aço resistente à corrosão, podem ser usados em ambientes agressivos;
- a rosca restaurada é mais resistente a danos mecânicos, a inserção não tem o efeito de "morder" ferragens danificadas;
- as cargas são uniformemente distribuídas e amortizadas ao longo de todo o comprimento da conexão, e não apenas devido a 2-3 voltas superiores;
- a conexão se torna 2 a 4 vezes mais forte e dura mais tempo.
Devido às suas qualidades únicas, esse inserto é usado não apenas para reparar fios danificados, mas também para reforçar fios rígidos em locais de importantes juntas altamente carregadas em tecnologia de aviação e espaço, reatores nucleares e equipamentos médicos.
Na vida cotidiana, eles são usados para reparar fios desencapados em canos e em vários mecanismos - por exemplo, para restaurar o fio da vela de ignição de um motor de automóvel.
Os parâmetros dos insertos em espiral para uso industrial geral e os mais comuns na vida cotidiana geralmente correspondem à norma DIN 8140. O comprimento de tal inserto é múltiplo de seu diâmetro no estado montado. Normalmente é 1D, 1.5D, 2D, 2.5D, 3D, onde D é o diâmetro.
Mobiliário
O sapato para móveis não é usado como encaixe, mas como fecho, com o qual você pode fazer um encaixe para prender uma contramedida a uma superfície de madeira, tábua de madeira ou plástico. Ou seja, funciona como uma noz imersa no material.
A diferença entre o calçado para móveis e outros tipos (encanamento, conserto) é que apenas fios métricos são usados.
Junto com as peças do tipo padrão (com roscas externas e internas), um tipo especial de calcador é utilizado para os fechos de móveis, em que a rosca é aplicada apenas na parte interna do furo, e na parte externa, ao invés da rosca, um retentor de entalhe e pontas são usados para aderir ao material.
A parte externa da sapata é aparafusada ou martelada no material, onde um orifício com o diâmetro necessário é pré-perfurado. Ao instalar uma peça com rosca externa, ela própria corta os fios no material, uma vez que aglomerado, madeira e materiais semelhantes possuem uma estrutura relativamente macia. A caixa do martelo (sem rosca externa) é simplesmente martelada com um martelo. Alguns estão equipados com um mecanismo espaçador.
A rosca interna serve para instalar o hardware, que é usado para prender a segunda parte. Com isso, é possível criar vários tipos de fechos para móveis - tanto os de parafuso simples, que consistem apenas no estribo propriamente dito e um contra-parafuso, quanto os mais complexos, onde o estribo é utilizado como parte de um mecanismo complexo - por exemplo , acopladores excêntricos, fechos de porta, estruturas dobráveis e deslizantes.
A futorka é montada de forma discreta, não prejudica o design do móvel.
Ao mesmo tempo, a conexão é muito confiável, permite amortecer o impacto no material, portanto, é aplicável não apenas para espécies de madeira dura, mas também para materiais macios e quebradiços (aglomerado, compensado), plásticos, para os quais nem todo tipo de fixador é adequado. Além do próprio mobiliário, este tipo de fecho é utilizado para uma grande variedade de estruturas de madeira e plástico. Com a sua ajuda, por exemplo, fecham-se para balaústres, criam-se corrimãos, montam-se corrimãos com o comprimento pretendido. Também pode ser usado para trabalhos de revestimento - para fixar painéis de madeira.
Os acessórios para móveis são feitos de metal e plástico, são feitos para várias ferragens de balcão (parafusos, parafusos, parafusos auto-roscantes, pinos) e fechos de plástico. A fabricação de fechos para móveis não é estritamente regulamentada pela GOST, muitas vezes não é padronizada. No entanto, os mais populares são os calçados universais, que podem ser usados para a montagem de móveis e para uma ampla variedade de tarefas domésticas - para um parafuso GOST / DIN padrão de M4 a M20.
Seus tamanhos típicos:
- diâmetro interno de 4 a 20 mm (M4 a M20);
- externo - de 6 a 29 mm;
- passo da rosca - de 0,5 a 1,5 mm;
- altura - de 8 a 20 mm.
Materiais (editar)
Os acessórios são feitos de plástico e metal. Pequenos estribos de plástico são usados para fixações de móveis. Eles são mais leves em peso, mais resistentes do que o metal e não corroem. Quando o peso da fixação em si é crítico ou hardware de metal duro não pode ser usado devido às especificidades do material (uma folha fina de aglomerado, madeira compensada), tais peças são indispensáveis. Alguns acessórios de encanamento também são feitos de plástico, que são usados na instalação de sistemas de encanamento doméstico.
Em particular, os acessórios para radiadores de aquecimento de alumínio são feitos de polipropileno - tal adaptador evita a formação de um par galvânico entre o radiador e o tubo de aço.
Para conexões críticas que devem suportar altas cargas mecânicas, ser expostas a altas temperaturas, pressão e ambientes agressivos, apenas acessórios de metal serão usados. Eles são ferro fundido, aço, cobre, latão, às vezes bronze.
- Calçado de ferro fundido usado para radiadores e tubos de ferro fundido, suporta pressões de até 25 bar e temperaturas de até 175 graus.
- Pé de latão - um bom conector para sistemas domésticos e a maioria dos sistemas de engenharia industrial. Este material é durável, quimicamente inerte e seguro. Mas em termos de resistência, o latão é inferior ao ferro fundido e é usado para sistemas com uma pressão de operação de até 16 bar.
- Aço - são feitos de aço carbono de alta resistência e resistente à corrosão, adicionalmente revestidos com uma camada protetora de zinco ou níquel. Eles são adequados para ambientes agressivos, podem suportar altas cargas mecânicas, pressões de até 16 bar e temperaturas de até 110 graus. Esses acessórios são usados para conexões críticas em dutos industriais e utilitários. Acessórios de pequenas dimensões para criar conexões confiáveis (móveis, inserções de mola) também são feitos de aço inoxidável.
Características de escolha
Na hora de escolher um calçado, é necessário determinar que tipo de calçado é necessário, quais as dimensões e características que deve ter, quais as cargas a suportar e de que material deve ser feito. É especialmente importante escolher o tamanho correto das roscas externas e internas e seu tipo (métrico, polegada, tubo; direita ou esquerda). Para fazer isso, você precisa estudar cuidadosamente as características do fio de acoplamento no qual o pé será montado.
Usando um paquímetro ou régua, determine o passo desta rosca (o número de voltas por polegada ou milímetro) e use a tabela de padrões de rosca para determinar a qual tipo ela corresponde.
Pode ser difícil para um não profissional determinar o tipo de fio desta forma, pelo que vale a pena recorrer à documentação que acompanha o equipamento para o qual o calçado está a ser seleccionado, ou recorrer ao conselho de um artesão experiente.
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo na escolha dos diferentes tipos de calçados.
- Se estamos falando sobre a instalação de sistemas de abastecimento de água ou calor, então é melhor comprar todos os elementos do sistema instalado, incluindo acessórios, em um conjunto, de uma linha de um determinado fabricante. Isso garante compatibilidade máxima de hardware.
- Para tubos feitos de alguns metais, nem todos os adaptadores são adequados (mesmo se eles se encaixam na rosca), mas apenas de materiais apropriados. Portanto, para tubos de cobre, apenas acessórios de cobre com elementos de latão são adequados, para radiadores e tubos de ferro fundido - apenas os de ferro fundido. Para tubos de plástico, acessórios de aço e ferro fundido serão muito pesados; adaptadores de plástico, latão ou combinados são usados aqui. Mas acessórios de qualquer material são combinados com tubos de aço.
- Nos catálogos dos fabricantes de um tubo de metal com rosca, é indicado o diâmetro, medido ao longo do lado interno do tubo (excluindo a espessura do próprio tubo), e para tubos de plástico, ao longo do lado externo (levando em consideração a espessura do tubo). Isso deve ser levado em consideração para selecionar corretamente o diâmetro do furo e unir tubos de diferentes materiais.
- A luva da mola de reparo deve afundar ¼ do passo da rosca no orifício. Deve ser selecionado com base no fato de que no estado livre, o comprimento é ligeiramente menor do que após a instalação. Ao designar tais acessórios de acordo com a norma DIN, esta característica é levada em consideração, e o tamanho final é indicado (por exemplo, um inserto M8 2D no estado instalado e com uma haste quebrada terá um comprimento igual a dois diâmetros, que é, 16 mm). Mas quando se trata de modelos não padronizados, os fabricantes podem usar suas designações e você precisa ter um cuidado especial ao escolher.
- Ao instalar o estribo da mobília, a borda do orifício e a borda superior do estribo devem coincidir exatamente e o comprimento deve ser selecionado de modo que pelo menos ½ passo da rosca permaneça da borda inferior do estribo até a superfície (o orifício é geralmente não termina).
Em qualquer caso, é melhor escolher peças universais feitas de acordo com os padrões GOST / DIN. Eles não requerem ferramentas especiais para instalar, eles são compatíveis com outros equipamentos típicos. As cargas mecânicas que uma peça pode suportar, em que condições ambientais ela pode ser usada e outras características importantes também podem ser encontradas na norma correspondente.
Na hora de comprar, é preciso ter certeza de que a linha está lisa e que não há rachaduras ou danos no corpo da peça. Para garantir a qualidade das roscas, você pode "testar" a conexão conectando-a a uma rosca correspondente.
O vídeo a seguir fornece uma visão geral da caixa externa transicional de aço inoxidável.
O comentário foi enviado com sucesso.