Como escolher e usar tarugos molly?

Contente
  1. Descrição
  2. Visão geral da espécie
  3. Dimensões (editar)
  4. Nuances de seleção
  5. Como usar corretamente?

A fim de prender de maneira adequada e eficaz muitos materiais de madeira laminada, é necessário descobrir como selecionar e usar pinos molly corretamente. Isso significa que você terá que estudar as características das âncoras e levar em consideração as dimensões apropriadas das âncoras de drywall. Um ponto igualmente importante é como usar o metal e outras cavilhas corretamente.

Descrição

Cavilha Molly é um tipo de fixador para drywall e materiais semelhantes. Por padrão, esse produto é formado inteiramente de metal. Quase não há diferenças estruturais em relação ao fixador "borboleta". No entanto, a eliminação de elementos plásticos aumenta a capacidade de carga. É verdade que isso só é alcançado quando o design em si é mais caro.

Os principais componentes são blocos de parafuso e manga. O parafuso está incluído no kit por padrão ou é personalizado de acordo com sua preferência. Uma pinça de metal é uma bucha vazia dentro.

Seu meio é equipado com fendas longitudinais. É esse componente o responsável pela haste após a torção.

Como a pinça pode conter ranhuras internas, isso complica a seleção de um parafuso adequado. Uma opção alternativa é completar o parafuso do kit original com uma arruela de suporte. Essa arruela terá um par de saliências com pontas serrilhadas. Ele está preso à superfície, o que evita que a pinça gire descontroladamente durante a instalação. Finalmente, há modificações de parafusos com cabeça escareada ou com pontas convencionais em forma de semicírculo.

O princípio de operação é bastante simples: o pino molly é inserido no orifício necessário quando é dobrado. Em seguida, aperte o parafuso necessário para dentro. Quando isso acontece, o espaçador é comprimido. Neste caso, forma-se um suporte em forma de várias pétalas, que lembra uma "tenda" ou um guarda-chuva. Ele pressionará firmemente contra o lado avesso do material que está sendo cortado.

É necessário fixar tal âncora de maneira um pouco diferente do que no caso de uma simples "borboleta". O parafuso não pode ser aparafusado, pelo contrário, retirado. Para trabalhar com ele, você precisa de um alicate de pino ou alicate de montagem. Mas uma ferramenta típica de serralheiro de uma oficina doméstica não ajudará. Os tarugos Molly podem ser desmontados e reutilizados (isso não é possível com uma simples "borboleta"); os fabricantes até enfatizam especificamente que a desmontagem não afetará os parâmetros operacionais.

O principal material dos tarugos molly é o aço (galvanizado ou com aditivos que reduzem o risco de ferrugem). A segunda opção é visivelmente mais cara e é aceitável apenas para as áreas mais críticas.

Deve-se notar que o tipo de bucha descrito exigirá um espaço livre bastante significativo para instalação. Manipular alicates e alicates em um espaço confinado é extremamente difícil, porque esta ferramenta em si tem um determinado comprimento.

Para sua informação: para drywall duplo, apenas designs especiais podem ser usados. Esses fechos incluem uma ponta em forma de broca. Somente tal peça final pode ser aparafusada com segurança e confiabilidade em uma folha grossa. Como alternativa, você pode usar pinos de autoalinhamento, tiras e outros tipos de fixadores. Mas este é um tópico separado que requer uma análise especial; mas para estruturas ocas, um tarugo Molly típico é perfeito.

Visão geral da espécie

Por material

Como já foi mencionado, esse tipo de fixador raramente é de plástico, porque foi projetado para suportar a carga da forma mais eficiente possível.Mas o elemento metálico pode variar significativamente. Apenas 2 tipos principais são conhecidos - há uma diferença pronunciada entre eles. As estruturas de aço galvanizado são principalmente galvanizadas. Onde houver um risco aumentado de processos corrosivos, apenas ligas de inox são adequadas.

Por características de design

Os tarugos Molly M10 e outros tamanhos podem ter um design técnico bastante diferente. As diferenças, no entanto, referem-se, ao contrário, não aos fixadores em geral, mas ao parafuso principal. Modelos de cabeça escareada são bastante comuns. Eles possuem uma tampa achatada que é rebaixada na parede ou no material que está sendo processado. Este projeto é muito confiável, mas é extremamente difícil de desmontá-lo.

Ao tentar puxar o pino embutido, você definitivamente terá que danificar o material. No caso de cabeça semicircular, o fecho será aberto e é muito mais fácil retirá-lo.

No entanto, isso acarreta custos estéticos significativos. Alguns modelos estão disponíveis com parafuso de gancho. Esta solução é ideal para um lustre ou outra luminária suspensa.

Ele se manifesta especialmente bem na instalação de luminárias em tetos de gesso cartonado.

Às vezes você pode encontrar projetos com um gancho no formato da letra G. Eles não são mais usados ​​para teto, mas sim para lâmpadas de parede. A ajuda de tal cavilha é inestimável ao instalar eletrodomésticos (TVs, fornos de microondas) na parede da placa de gesso. Claro, você também pode consertar vários tipos de móveis (guarda-roupas, mesas de cabeceira, prateleiras), quadros, vasos de flores desta forma. Finalmente, para trabalhar com estruturas e comunicações não padronizadas (como cadeiras suspensas e balanços), são usados ​​tarugos molly com um anel especial.

Dimensões (editar)

Na Rússia, não existem normas estaduais para este tipo de fixador e, portanto, os fornecedores nacionais utilizam as condições técnicas desenvolvidas por eles. Os produtos da Finlândia e da Alemanha são fabricados de acordo com os padrões atuais da UE. As seções mais comumente usadas são 0,4, 0,5, 0,6 e 0,8 cm.

O comprimento da estrutura varia de 2,1 a 8 cm, no entanto, cada fabricante tem o direito de escolher os parâmetros adequados - isso não é regulamentado de forma alguma em todo o mundo.

Cavilhas Molly, em comparação com outros fixadores semelhantes, Eles têm uma capacidade de carga muito alta, mas você deve tentar garantir que a carga de trabalho não ultrapasse 30% do máximo, caso contrário, a estabilidade da conexão estará em questão.

Dimensões, cm

Carga admissível quando montado em aglomerado de 1 cm de espessura, Newton

Carga máxima ao aparafusar em drywall (por folha de 0,95 cm), Newton

Peso 100 peças (em gramas)

0,4x2,1

Não padronizado

150

600

0,4x3,2

250

150

718

0,4x3,8

250

150

850

0,4x4,6

250

150

940

0,4x5,4

250

150

950

0,4x5,9

250

150

1090

0,5x3,7

250

150

1180

0,5x5,2

250

150

1550

0,5x6,5

Não padronizado

Não padronizado

1970

0,5x8

Não padronizado

Não padronizado

2360

0,6 x 3,7

250

150

1560

0,6x5,2

250

Não padronizado

2080

0,6x6,5

Não padronizado

Não padronizado

2640

0,6x8

250

Não padronizado

3140

Nuances de seleção

Os tarugos Molly são produzidos por várias empresas especializadas na produção de fixadores. É por isso escolher um produto adequado, focando apenas no "nome" da empresa, dificilmente funcionará, afinal, o sortimento agora também inclui produtos de empresas pouco conhecidas dos compradores russos. A liderança incondicional no mundo foi conquistada por molly tarugos com a marca Fischer. A empresa alemã produz todos os tipos de fixadores possíveis no nível técnico moderno; a diferença de preço entre eles é bastante perceptível.

Outra empresa alemã - EKT - produz excelentes buchas de aço galvanizado. Em média, uma peça requer de 35 a 58 rublos.

Amantes de produtos finlandeses devem prestar atenção aos produtos de marca Sormat. Esta empresa fornece cavilhas molly para materiais em folha. Por 50 peças na embalagem original, você terá que pagar pelo menos 650 rublos.

As contrapartes russas são muito mais acessíveis. Dependendo da marca específica e das características do produto, será possível comprar 100 tarugos por 190-500 rublos.O preço do trabalho de instalação é praticamente independente do uso de fixadores. Mesmo uma ferramenta especial de montagem está prontamente disponível. Nenhuma habilidade especial é necessária; no entanto, as taxas para Molly são pesadas quando a carga de trabalho é grande.

Resultados bastante bons na prática são demonstrados pelos produtos da empresa de Liechtenstein Hilti. Ele passou nos testes mais severos e provou seu valor muitas vezes. Quanto aos produtos já mencionados da Sormat, bem como dos fornecedores alemães Tox e Kew, geralmente são de alta qualidade, mas não foram certificados para condições particularmente difíceis.

Os preços mais favoráveis ​​são atribuídos aos produtos de empresas pouco conhecidas da Rússia e do Leste Asiático. No entanto, confiar em tais fixadores é um tanto imprudente.

E mais uma consideração - desta vez em relação ao material de que os fixadores são feitos:

  • na ausência de requisitos especiais, é necessário realizar modificações com proteção de zinco;

  • para banheiros, cozinhas, salas sem aquecimento, ligas de aço inoxidável são mais adequadas;

  • apenas os objetos mais leves podem ser pendurados nos suportes de plástico - independentemente do microclima.

Como usar corretamente?

Ao usar buchas molly, uma arma de montagem especial é necessária. E isso não é um erro - é apenas que os ticks já mencionados são chamados de uma forma alternativa. Importante: se eles não estiverem lá, uma chave de fenda ou mesmo uma chave de fenda comum pode ser uma substituição temporária. A taxa para tal dispositivo é de aproximadamente 200 rublos.

As dimensões do pino utilizado devem corresponder exatamente à espessura da base. Você pode instalar o pino assim:

  • perfurar um furo ao longo da seção transversal da luva;

  • martelá-lo na expectativa da entrada dos dentes no material a ser processado;

  • aparafuse o bloco do parafuso.

Mas se tudo isso pode ser feito com uma ferramenta simples, então, para prender Molly ainda mais, é necessário um alicate especializado. Eles têm um slot especial na área de trabalho. Vai da cabeça do parafuso até a arruela. É imperativo verificar se o dispositivo está instalado corretamente. Manipulá-lo não é diferente de trabalhar com quaisquer outros carrapatos.

A força aplicada, apertando o pino, faz com que ele abra e fixe. É importante considerar que podem surgir problemas com folga insuficiente da tampa de rosca para a arruela.

Isso evitará que a parte superior prenda na arruela. Não é difícil eliminar a dificuldade - basta apertar levemente o parafuso com a mão. É aconselhável realizar essa manipulação antes de inserir o pino na parede de gesso - então não haverá dúvidas de que o parafuso está bem preso no lugar.

Também é importante seguir outras orientações técnicas. As buchas Molly são projetadas para uma carga de no máximo 35-50 kg. É ainda melhor deixar alguma reserva, porque mais cedo ou mais tarde será necessário compensar os impactos adicionais. Os fabricantes indicam na marcação o comprimento total do produto, a seção do corte métrico e a maior espessura da base. Também é recomendável garantir que a distância entre o cabeçote e a área de espaçamento corresponda à espessura do material; quando tal condição não é atendida, os fixadores não seguram bem ou quebram o material.

Anexe algo com cuidado. É importante lembrar a diferença entre materiais ocos e sólidos. Na presença de um vazio, o hardware agüenta muito pior. Também podem surgir problemas durante a fixação em folhas finas. Importante: ao instalar objetos suspensos, o parafuso só precisa ser aparafusado uma vez.

Para buchas para fixação em materiais de paredes finas, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário