Tudo sobre pinças de cavilhas
Existem muitas maneiras de prender o cabo. Para não prejudicar visualmente a aparência da parede ou do teto, para não violar regras de segurança, entre elas é necessário escolher a melhor opção. Um desses métodos é o uso de um pino de fixação.
Peculiaridades
O tipo de grampo de pino de fixação apareceu no mercado de construção não há muito tempo. Devido à sua funcionalidade, conveniência e simplicidade, o hardware ganhou imediatamente o reconhecimento dos eletricistas profissionais. A pinça de pino é projetada para colocar e fixar o cabo de forma aberta ou fechada. Permite fixar a cablagem principal de cabos, fios, tubos finos e flexíveis a suportes de sustentação de materiais como betão, pedra, espuma de betão, alvenaria, bem como em madeira ou drywall.
- O uso de uma pinça de pino permite uma economia significativa no caso de grandes volumes - em vez de um conjunto de prego de pino, apenas um elemento de fixação é usado. Devido ao mesmo recurso, a instalação é muito mais rápida.
- Hardware de plástico, e mais ainda de metal, é capaz de resistir a grandes mudanças de temperatura. Uma gama tão ampla permite o uso de fechos tanto para trabalhos internos quanto externos em quase todas as regiões do país.
- O material de fabricação é, na maioria dos casos, resistente aos raios ultravioleta.
- Os elementos de fixação são capazes de segurar uma grande massa e não é difícil substituir aqueles que falharam.
A pinça de pino também tem algumas desvantagens, embora não muito sérias, em comparação com um grande número de suas vantagens.
- O material com o qual os fechos plásticos são feitos não queima, mas se torna plástico e se deforma durante um incêndio.
- Visualmente, o hardware não parece muito atraente. Mas se considerarmos que o cabo em si não é uma decoração de parede, esta desvantagem da pinça de pino pode ser considerada insignificante.
Visão geral da espécie
Este tipo de hardware é altamente especializado, por isso o sortimento, embora não seja muito grande, é suficiente e permite que você faça a escolha necessária.
A pinça de pino é um simples suporte de plástico, de um lado do qual existe uma pinça em forma de alça, do outro - dentes espaçadores, pode ser redondo ou achatado. Os fabricantes produzem esse tipo em duas opções de cores - preto e branco, o comprador escolhe a cor da fiação. Hardware com parafuso é basicamente uma opção de encanamento. Os fechos resistentes ao fogo têm um revestimento de polímero especial. Em geral, os fixadores são classificados de acordo com diferentes parâmetros. Vamos considerar os principais.
Por design
Em primeiro lugar, as pinças-buchas diferem em suas características de design.
- "Erro" - fechos universais usados em muitos casos. Este é um hardware de uma perna combinado com um suporte de metal e uma arruela de pressão. O uso de um "bug" requer o monitoramento da integridade do isolamento e isolamento adicional com fita resistente ao calor nas juntas. Os fechos podem suportar até 10 kg.
- A pinça redonda possui um suporte expansível ou dentado. O tipo plano é feito na forma de uma placa dentada com uma alça de cabo. As versões em metal estão disponíveis em latão ou aço zinco. Além disso, os fixadores variam em design.
- Ferragem com grampo de fita resistente ao fogo de fio, revestido com polímero. Junto com a fita, há um dispositivo de travamento em forma de fivela, que facilita muito a fixação do fio.
- Cinta com dentes de contra-ranhura nas extremidades. Este fixador é utilizado no processo de instalação de uma linha com seção transversal de 6 a 25 milímetros. Adequado para trabalhos com ondulação e fiação elétrica, a quantidade de peças fixadas depende do peso da linha.
- Vista complicada - plataforma de montagem com uma braçadeira. Essas ferragens têm um pino de náilon com contra-pontos, no final do qual há um laço. Uma braçadeira é presa ao laço e o produto é preso. O laço expande as possibilidades de montagem de ondulações e fios de vários diâmetros.
- "Helicóptero" - esse nome foi popularmente recebido pela pinça de expansão. Suas pétalas abertas são de fato semelhantes às hélices de helicópteros. A fixação ocorre às custas das pontas, rebentando com uma cunha enfiada entre duas pétalas. O "helicóptero" é capaz de cobrir um tubo ou cabo fino de até 32 mm de diâmetro. Projetado para a utilização de fixadores com laço no qual o fio é inserido, bem como para uma carga de 8 kg, projetado para a montagem de ondulações. É dividido em mais duas subespécies.
A primeira subespécie é uma construção de uma peça, quando a haste já está no pino. Ao mesmo tempo, a resistência de todo o modelo aumenta, mas os requisitos de cautela se tornam mais rígidos, porque o pino é montado na parede junto com o cabo.
Na segunda opção, o hardware de fixação em forma de T tem uma forma de arco sem um laço. Hardware deste tipo é usado para instalar um cabo de um certo tamanho, cujo diâmetro corresponde exatamente ao diâmetro do arco. Este tipo de espaçador está disponível com um ou dois arcos, o que permite a instalação paralela.
- Cavilha de encanamento com uma braçadeira aparafusada no parafuso, consiste em duas peças-grampos. Os grampos podem ser feitos com uma gaxeta de borracha. Solução ideal para trabalhar com tubos leves de grande diâmetro.
- Grampo. É usado para montar corrugações em uma superfície vertical. O projeto é equipado com suportes de trava reforçados. Seus diâmetros são 16, 20, 25, 32, 40 e 50 mm.
Por material
O tipo de fixador de náilon mais procurado e popular, devido à sua alta resistência. Os componentes de poliamida estão envolvidos na produção de náilon, são muito mais resistentes que os de poliéster e suportam temperaturas superiores a 85 graus Celsius. Ideal para roteamento e fixação de backbone de múltiplos fios. No entanto, os fixadores não podem ser usados nos casos em que a tubulação quente deve ser usada.
- Modelos universais de polietileno com parafuso São feitos com o material mais durável, mas são usados apenas em ambientes internos, pois não toleram a exposição ao sol. O polietileno estabilizado é mais durável, mas também se torna quebradiço com o tempo e, portanto, menos eficaz
- Grampos de metal frequentemente usado como um dos fechos mais confiáveis. No suporte é fornecido um orifício tecnológico para fixação com parafusos auto-roscantes. As duas pernas são conectadas com parafusos. A parte inferior é marcada com a designação europeia de diâmetro. Produtos de metal ou latão são usados ao trabalhar com tubos quentes, por exemplo, em um sistema de aquecimento.
- Hardware de borracha de metal feito de aço galvanizado para braçadeira, pino ou porca e borracha para juntas de EPDM.
- Alça de grampo possui uma fita polimérica reforçada com fibra de vidro cuja função é fixar os feixes de fios. Comprimento da correia 140 mm. A tira é utilizada de forma que através dela o parafuso auto-roscante entre no pino. Este tipo é usado para montagem em suportes de rolamentos verticais. A fita é capaz de suportar um peso de até 15 kg.
- Hardware de polipropileno Eles são particularmente rígidos e duráveis, mas infelizmente também são sensíveis à luz solar. Mas, graças aos aditivos estabilizadores, a resistência aos raios ultravioleta aumenta enquanto o custo aumenta.
Apesar das desvantagens das pinças plásticas, elas são usadas com mais frequência em ambientes internos, o que minimiza sua sensibilidade aos raios ultravioleta.
Dimensões (editar)
O suporte mais comum, que tem maior demanda por fiação, tem diâmetros de circunferência padrão de 5-10, 11-18, 19-25 mm. O diâmetro necessário da broca com tais dimensões é de 6 mm e a profundidade de imersão mínima é de 35, 40, 45 mm.
As dimensões das pinças-buchas são selecionadas de acordo com os parâmetros do cabo. Para um cabo redondo com tamanho 5x10, um tamanho de grampo de 5-10 mm é adequado; O cabo 11x18 precisa de uma braçadeira de 11–18 mm de tamanho. O tamanho do cabo 6x40 exigirá a compra de hardware de 6–40 mm. Dimensões 6x12; 5x10; 6x17 precisam, respectivamente, pinças-buchas 12, 10, 17 mm.
Para um cabo plano, os fixadores dos seguintes tamanhos são adequados: 19x25, 12x6, 12-6, 32, 14, 6x35, 26, 8, 50, 100x12, 8x45, 20 mm.
Nuances de escolha
Para fazer a escolha certa do hardware de montagem, vários parâmetros devem ser levados em consideração: desde o diâmetro e a seção transversal do cabo, o peso da futura linha até a estrutura da base de suporte. As características técnicas dos grampos de hardware são regulados pelo estado apenas em alguns casos - o desajeitado GOST não tem tempo para responder à atualização constante de fixadores de montagem especializados. O comprador deve ser guiado pelos padrões europeus DIN e ISO aceitos. Os fixadores de estruturas multicomponentes receberam o regulamento GOST 26998-86.
Ao escolher fixadores, você deve seguir o conselho de profissionais:
- o tipo de âncora de grampos de hardware é selecionado de acordo com o diâmetro e comprimento exigidos;
- para um cabo com uma seção plana, grampos com um laço achatado são selecionados;
- para corrugação, a melhor opção é um clipe;
- para uma tubulação com um diâmetro aumentado, uma pinça de encaixe de encanamento com suportes dobráveis é selecionada;
- uma plataforma com uma braçadeira é ideal para várias linhas-tronco;
- se for necessário fixar o cabo em uma base sólida, opta-se por um "bug" de metal com consola unipodal.
Pagamento
Ao calcular o número necessário de buchas, é mais correto usar as informações fornecidas pelo fabricante. O manual técnico geralmente contém as recomendações necessárias para o método correto de montagem dos fixadores. Com base nos parâmetros disponíveis, é fácil calcular o número necessário de hardware.
O cálculo é realizado de acordo com indicadores como o peso da fiação, que afeta um ponto de fixação de montagem, a carga máxima que o fixador pode suportar e a distância entre os pontos de fixação.
Instruções de instalação
A instalação de buchas-pinças é quase igual à instalação de buchas comuns - a ligeira diferença é que primeiro uma braçadeira é colocada no cabo e, em seguida, é cuidadosamente martelada na reentrância preparada. O orifício perfurado deve corresponder ao diâmetro do fixador, mas a profundidade é feita 10 mm a mais que o comprimento do pino. A distância máxima entre os fixadores instalados não deve exceder 25 cm, para voltas - não mais do que 10 cm.
Cada tipo de acessório tem seu próprio método de instalação. Os pontos de fixação são determinados levando em consideração os parâmetros da cerca, as direções horizontal e vertical da fiação, o número e o raio dos cantos, o peso do cabo e o ambiente. Esses dados são decisivos para a escolha ideal do método de como exatamente corrigir o hardware, sua quantidade necessária, tecnologia de instalação, bem como os esquemas de fiação e instalação.
Escondido
O método oculto de instalação da rede elétrica é usado em instalações residenciais, se o material da base de suporte permitir a instalação de ranhuras. Para colocar fios em ranhuras ou canais de cabos preparados, é possível a instalação adicional de buchas. Na maioria das vezes, um único cabo é fixado com alabastro, mas esse método é ineficaz quando se trata de uma grande gravidade específica ou de muitos fios. O alabastro substitui com sucesso as braçadeiras que comprimem muitos fios em um grupo de sistema. Freqüentemente, eletricistas marcam a fiação com etiquetas instaladas na mesa.Da mesma forma, os cabos instalados em caixas especiais são fixados.
Instalação de um cabo plano usando uma pinça de pino
Usando um nível e uma ferramenta auxiliar como um cabo, os pontos são marcados na parede para fixar o hardware. Faça previamente os furos para as cavilhas com uma furadeira elétrica.
Os grampos são fixados no lugar. O corpo do cabo é rosqueado através da estrutura da braçadeira, apertando para que não haja curvatura.
Fixação em almofada autoadesiva
Em superfícies pintadas ou envernizadas recobertas com fachadas de plástico, coladas com papel de parede, deve-se utilizar uma almofada autoadesiva. A base dessa plataforma é uma fita dupla-face. Deve ser lembrado que a composição adesiva irá "fluir" em temperaturas acima de 450 graus, e em baixa umidade perderá sua elasticidade, a base irá secar, endurecer e cair da parede. A almofada autoadesiva é a maneira mais rápida de instalação. A película protetora é removida do lado posterior, a própria plataforma é pressionada com força contra a superfície da base de suporte. Um laço é inserido nas ranhuras do fixador, com o qual os fios e cabos são fixados.
- Braçadeiras de cabo. Para tal fixação, é traçado um plano geral de instalação, os pontos de fixação são marcados na superfície. Os orifícios de montagem são feitos para os pontos de fixação do pino. As pinças são instaladas levando em consideração o tipo selecionado. Podem ser fixados com parafusos auto-roscantes ou parafusos em dispositivo de fixação, inseridos nos orifícios com extremidades serrilhadas. As âncoras são aparafusadas a superfícies de madeira.
- O passador "helicóptero" é pré-montado em duas metades, aguardando o clique final. O "helicóptero" montado é inserido no orifício preparado, a cunha espaçadora é cuidadosamente inserida. Depois disso, a linha é fixada com uma alça da pinça.
Abrir
Um método semelhante de estabelecer redes de backbone é usado em edifícios não residenciais destinados à produção ou armazenamento.
Reparando o cabo fino
Nestes casos, costuma-se usar pinças com prego. Os fios finos de TV e Internet são leves e não requerem uma estrutura reforçada. Pequenos pinos instalados em grampos fazem um ótimo trabalho com isso.
Estilo de clipes
Os clipes são usados para montar cabos de baixa tensão na superfície macia de paredes de madeira. O hardware é fixado à superfície com parafusos auto-roscantes, cada produto possui um par de orifícios. O cabo é pressionado no suporte até que esteja firmemente encaixado.
- "Bug" de tarugo de metal agarra um tubo ou cabo com um suporte de perna única, fixa-o à superfície e, em seguida, aparafusa-o num orifício limpo.
- Braçadeira de parafuso sanitário pré-desmontado com almofadas de borracha. O pino é montado na parede, após o que o suporte é aparafusado no grampo de cabelo, o tubo é inserido nele e fixado com o segundo suporte.
- Pinça de cavilha com fita. É muito simples montar esse tipo de ferragem na parede - um laço é feito com a fita, os fios são inseridos nela, após o que a fita é fixada no suporte de suporte, as pontas excedentes são cortadas.
Tendo considerado todos os tipos de pinças-buchas, métodos de sua instalação, você pode facilmente decidir sobre o tipo de fixadores necessário e realizar a fiação principal.
O vídeo a seguir fala sobre a instalação de buchas de fixação.
O comentário foi enviado com sucesso.