Como desatarraxar uma torneira quebrada?

Contente
  1. Como retirar com um reagente?
  2. Perfuração
  3. Outros métodos

A necessidade de aprender a desatarraxar uma torneira quebrada surge para muitos artesãos que trabalham com chaveiro, montando e consertando mecanismos. Pode haver várias maneiras de resolver o problema. Você pode puxar a torneira quebrada do orifício cego com uma broca, retirá-la com um reagente ou usar outros truques.

Como retirar com um reagente?

Na maioria das vezes, ao trabalhar com torneira, sua ponta fica no orifício, o que é difícil de remover da maneira usual. É comum fazer tais elementos com aço ferramenta - um material endurecido que ao mesmo tempo se torna quebradiço, dificultando a perfuração.

Ao decidir tirar uma torneira quebrada da linha em que está presa, você deve primeiro tentar removê-la usando reagentes químicos, por ataque ácido.

Passo a passo, esse processo será semelhante a este.

  1. Preparação da solução. É feito a partir de 10 g de ácido cítrico e 200 ml de água. Misture os ingredientes em um recipiente de aço inoxidável dimensionado para acomodar a parte com a torneira presa.
  2. Gravura... A peça com os resíduos é imersa em uma solução de ácido cítrico. O recipiente é colocado no fogão, sob a tampa, o líquido é levado para ferver - um aumento na temperatura do meio vai se tornar um catalisador para o processo químico. Em seguida, o fogo é reduzido a valores mínimos, o procedimento leva de 4 a 5 horas, periodicamente o nível do líquido é reabastecido. Um sinal do início de uma reação será o aparecimento de pequenas bolhas onde o instrumento está preso.
  3. Recuperando... À medida que o processo químico prossegue, o metal se dissolve, diminuindo de volume. Após 4 horas, a ferramenta presa pode ser removida junto com a peça de trabalho, resfriada e então removida mecanicamente batendo na peça com um martelo na parte de trás.

Todo o processo, desde o início da preparação da solução até a resolução do problema, leva cerca de 5 horas. Nas peças de alumínio, o condicionamento é feito com ácido nítrico, perfurando-se um orifício para seu preenchimento. O catalisador será pedaços de arame de aço finamente picado. O ácido gasto é removido periodicamente com uma pipeta. Todo o processo leva de 5 a 6 horas.

Perfuração

Você pode remover o macho de aço que se quebrou dentro da peça com uma broca. Será possível removê-lo desta forma se a liga quebradiça puder suportar a carga. Para o trabalho, você precisa de uma broca helicoidal de metal duro e uma ferramenta que suporte uma velocidade de rotação de 1500-3000 rpm.

Não é necessário resfriar o plano de trabalho.

O procedimento de trabalho será o seguinte.

  1. Preparação... Use um grampo de cabelo com ponta de carboneto redondo para moer a área do núcleo na torneira. Será parecido com uma saliência de semicírculo. Se o local não for preparado com antecedência, a broca pode escorregar facilmente.
  2. Fixar a peça de trabalho em uma máquina ou em um torno em um suporte rígido. É importante que os cavacos e outros resíduos sejam fáceis de limpar durante a operação.
  3. Perfuração... Uma parte fixada com segurança não se move. É necessário posicionar a ponta da broca exatamente na área do núcleo, iniciar a rotação.
  4. Limpeza de furos... Os restos da torneira podem ser removidos da peça com qualquer instrumento pontiagudo.

Após a conclusão do trabalho, resta apenas soprar através dos orifícios roscados dos detritos restantes. Ao perfurar, é importante considerar o tipo de aço. Recomenda-se colocar o metal de alta velocidade em uma mufla aquecida e, em seguida, permitir que esfrie junto com a fonte de calor.O aço carbono terá que ser aquecido primeiro e, em seguida, resfriado lentamente.

Outros métodos

Desaparafusar uma torneira quebrada de um furo cego geralmente é muito mais difícil do que de um furo passante, mas também existem maneiras de resolver esse problema. Os métodos populares para o acabamento de uma haste de ferramenta firmemente assentada incluem o seguinte.

  1. Soldagem... Uma nova haste de ponta quadrada deve ser fixada ao fragmento do macho. Quando a junta esfriar, será possível desparafusar o elemento preso com uma chave comum com uma cabeça do tipo e diâmetro apropriados. Se a ferramenta quebrar rente com a peça, você pode perdoar a solda do cabo a ela.
  2. Torção... Será bem-sucedido se você usar uma combinação de um mandril especial de 4 lug ou um escareador e uma chave inglesa. A primeira ferramenta é fixada na torneira, combinando com suas ranhuras. Em seguida, o botão é instalado, com a ajuda do qual a rotação é realizada.
  3. Retirando... É feito por meio de um arame rígido que coincide com o diâmetro das ranhuras do macho. Será suficiente enfiar as pontas duplas de um instrumento improvisado nesses orifícios e, em seguida, fazer um pequeno esforço físico.
  4. Torção... Se os detritos se projetarem para fora da peça, você pode agarrá-los com as garras de um torno ou alicate e depois desparafusá-los.
  5. Quebra... Um pequeno fragmento pode ser removido simplesmente quebrando-o com um punção ou punção central de aço endurecido. As peças batidas só terão de ser removidas.

A rotação da torneira para serviço pesado pode ser aliviada adicionando um pouco de querosene às ranhuras da torneira. Isso facilitará a remoção do item preso.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário