Tudo o que você precisa saber sobre os porta-torneiras

Contente
  1. descrição geral
  2. O que eles são?
  3. Dimensões (editar)
  4. Como usar corretamente?
  5. Como fazer isso sozinho?

Para conhecedores de vários tipos de ferramentas e organizadores de workshops pessoais, tudo o que há para saber sobre os porta-torneiras é extremamente importante. Destaca-se o porta-torneira universal com e sem catraca, modelos M3-M12, M6-M20 e outros tamanhos. Também é útil descobrir como fazer você mesmo.

descrição geral

Existem muitas ferramentas manuais disponíveis. Mas mesmo no contexto geral, o porta-torneira se destaca. Este dispositivo é projetado para prender a ponta da torneira, para que você possa cortar os fios corretamente. O bloco de rosqueamento é montado apenas na unidade de retenção. Em seguida, ele é colocado em movimento (gira).

Nesse caso, o encadeamento é bastante fácil e confiável. Na maioria das vezes, essa ferramenta pertence à categoria universal. O dispositivo é adequado para trabalhos de calibração manual (com a criação de roscas internas). Sem tal elemento auxiliar, é muito difícil exercer o esforço necessário e ao mesmo tempo não perturbar nada. Os porta-machos garantem uma torção suave, sem a menor distorção, desses mesmos machos, mantendo-o em uma posição normal em relação ao plano axial.

Um porta-torneiras de fábrica é geralmente melhor do que um similar feito por você mesmo. Existem vários tipos de nuances em seu design. No entanto, o padrão geral dos componentes foi elaborado com bastante segurança, e sua composição mais ou menos típica é encontrada em qualquer produto. Nós estamos falando sobre:

  • alça fixa;

  • tostas em movimento;

  • armações em forma de prisma;

  • alças retráteis, às vezes complementadas por uma catraca;

  • goujons (blocos que permitem consertar biscoitos).

A forma geométrica típica do porta-torneira é um quadrado. O tamanho da haste do macho é especificado na GOST 3266 de 1981. Formalmente, no entanto, este padrão se refere às próprias torneiras - mas é bastante lógico ligá-lo aos dispositivos de retenção. Os porta-machos às vezes têm 2 ou 3 bolsos para uma variedade de opções de ferramentas, mas também existem modelos com 1 soquete.

O que eles são?

Por formulário

As características geométricas dos porta-torneiras permitem distinguir entre modelos planos e angulares. A estrutura padrão descrita acima é para modelos de rotação radial. Os dispositivos em forma de T da extremidade se distinguem pelo fato de que o aumento da profundidade da rosca deve aplicar mais e mais força. Todas essas luminárias são feitas por defeito com uma catraca, o que garante uma posição estável do porta-torneira ao reposicionar os manípulos rotativos; esta solução é adequada para trabalhar em espaços confinados.

Na direção de rotação da torneira

Não é uma questão de movimento radial ou axial da parte de trabalho do porta-torneira durante a operação. As próprias torneiras podem se mover no sentido horário. Sua principal característica é o levantamento dos fios da esquerda para a direita. Se ele se mover na direção oposta, a torção deve ir no sentido anti-horário. Nisso, porém, a gradação dos porta-torneiras produzidos está longe de se esgotar.

Em alguns casos, é importante manter um torque estável. Para este propósito, manivelas manuais do tipo tarada são ideais. Não haverá problemas, mesmo com a escolha errada da seção transversal dos furos ou o processamento de peças particularmente duras. A ferramenta simplesmente escorregará e a torneira terá um seguro confiável contra danos.A composição do dispositivo calibrado inclui um corpo.

Esta caixa tem uma passagem para prender as alças. As próprias alças são curvas. Aços de médio carbono ou aços saturados com grande quantidade de carbono são liberados para sua fabricação. A manga de pressão é móvel. Uma abertura quadrada para a haste é colocada em uma de suas extremidades.

Uma mola de retorno também é fornecida. Ele se ajusta a um torque estritamente definido. Os biscoitos são divididos em 2 ou 4 elementos. O segundo tipo é caracterizado por maior funcionalidade e facilidade de personalização. Como as partes dos biscoitos são movidas sequencialmente, todas as faces do quadrado mudarão da mesma maneira.

A precisão do trabalho é influenciada pela proporção entre a seção da ferramenta e o comprimento do assento. Chaves alargadas planas não permitem o cumprimento escrupuloso da direção. Particularmente, as ferramentas de precisão são feitas de aços para ferramentas endurecidos. A qualidade da calibragem da mola também pode ser crítica. Se for muito grosso, o torque é superestimado e, ao desbastar, demorará muito para cortar a linha, expondo a ferramenta a grande desgaste.

Um porta-torneira universal é aquele projetado para cortar qualquer linha. Normalmente, ele se move em um círculo. O padrão estadual prevê o uso de aço ferramenta especialmente forte em uma fixação universal. Um aparelho abaixo do padrão pode ser feito de metal inferior. Junto com os modelos manuais, também existem modelos para um torno.

Esses dispositivos são fabricados por muitas empresas. Em alguns casos, é mais correto usar modelos com limitação de torque. Um par de cames correspondentes é inserido no corpo e na manga. Antes de iniciar o rosqueamento, a quantidade de remoção de metal deve ser definida. Quando o valor definido é excedido, os cames param de engatar e o deslizamento começa.

Os porta-catracas já mencionados acima também podem ser feitos do tipo pinça. Esses produtos são adequados para a formação de roscas profundas em pequenas peças. O aparelho de reversão é bom na medida em que permite recuar um pouco e refinar pequenas omissões, para voltar a passar por uma área já trabalhada.

A unidade de suporte reforçada é adequada para trabalhos particularmente extenuantes. Ele não tende a quebrar assim e funciona de forma muito eficaz.

Dimensões (editar)

Os porta-machos M3-M12 têm tamanhos de 3 a 12 mm, respectivamente. É feito de aço estrutural. E também os intervalos típicos seriam:

  • M6-M20;

  • M6-M24;

  • M8-M24;

  • M8-M27.

Como usar corretamente?

Os dispositivos de fixação feitos de fábrica possuem uma tampa removível. O mecanismo de ajuste do quadrado está escondido embaixo dele. Operando com um parafuso especial, a profundidade de localização dos crackers é alterada. O parafuso possui entalhes na superfície para eliminar erros. Conforme mencionado, a quantidade de metal removida é crítica.

Este indicador depende da fragilidade do material. O ferro fundido é mais frágil - e, para ele, essas tolerâncias são reduzidas. A violação desta regra ameaça com desgaste excessivo e destruição da ferramenta em uma versão, e em outro desenvolvimento de eventos - a destruição da própria peça ou sua deformação parcial.

Com a configuração correta, o engate do came se perde no tempo. Como resultado, o dispositivo para de funcionar exatamente no momento certo.

Como fazer isso sozinho?

Em alguns casos, uma ferramenta feita em casa ainda não é tão ruim. E para necessidades particulares, funciona de forma bastante eficaz. Além da porca, você precisará de parafusos ou pinos para ela. O tamanho das peças deve ser proporcional, caso contrário, não se pode falar de qualquer trabalho normal. Os furos na porca (manga) são obtidos com brocas de metal.

O tamanho necessário da broca é estimado com um compasso de calibre vernier. Em seguida, marque as partes intermediárias das passagens usando um punção central.Quando a marcação termina, a peça de trabalho é fixada com um torno e os orifícios são feitos. Em seguida, eles pegam um macho de tamanho adequado e com ele alongam as ranhuras dentro da porca de acoplamento.

Uma chave inglesa pode ser usada para manter a ferramenta de corte firmemente no lugar.

Os parafusos são apertados em ambos os lados. Existem mais algumas nuances que permitem prender as torneiras na chave de boca com mais eficiência. Recomenda-se apertar os parafusos o mais firmemente possível. Ao mesmo tempo, o dispositivo de marcação deve permanecer claramente no plano vertical. Outra opção é instalar um par de contraporcas, que apertam ao instalar a torneira; uma chave de boca ajudará a fazer isso.

Alguns artesãos melhoram a retenção das hastes usando parafusos canelados. Eles são preparados com uma rebarbadora. Com uma pequena quantidade de trabalho, um arquivo doméstico também ajuda; o ângulo das ranhuras deve, em qualquer caso, ser de 90 graus. As projeções rosqueadas nos parafusos são facilmente cobertas com tubo de borracha ou tubo termorretrátil, o que aumenta a facilidade de uso da ferramenta. As arestas vivas das cabeças são arredondadas; se não houver máquina de esmeril, o manuseio é feito em uma esmerilhadeira simples.

Uma solução alternativa envolve o corte de um par de segmentos idênticos do quadrado de aço. Seu comprimento é de 7 a 8 cm. Em seguida, uma peça é colocada em cima da outra, deixando alguma sobreposição. A fixação é feita com fita adesiva ou fita adesiva. Alguns orifícios são feitos nos espaços em branco.

Os canais precisam ser encadeados. Além disso, a docagem é realizada já de forma rígida (com parafusos). Outra passagem está sendo preparada no meio. O produto semiacabado é desmontado novamente e modificado com uma lima triangular.

Para inserir a torneira, você deve primeiro desparafusar os parafusos e depois fixá-los novamente como esperado.

Como fazer porta-torneiras com as próprias mãos, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário