Conjuntos de torneiras e matrizes
Os machos são usados para calibrar e aplicar roscas internas às peças e peças. Matrizes, respectivamente, são usadas para dimensionar e cortar roscas externas.... Para aplicar um fio, é necessária uma ferramenta especializada, não funcionará substituí-la por outra semelhante, embora o princípio de funcionamento seja semelhante para todos.
Portanto, os artesãos domésticos precisam de todo um conjunto de torneiras e matrizes. Existem vários outros dispositivos para fazer roscas em peças e peças de trabalho. Eles são mais adequados para produção em massa. E para uso doméstico, torneiras e matrizes são adequadas.
descrição geral
A conexão rosqueada é considerada uma das maneiras mais eficazes e confiáveis de conectar duas partes. Ele não apenas mantém as partes juntas com segurança, mas também permite separá-las posteriormente, se necessário. Para criar uma conexão encadeada, você deve encadear ambas as partes. E isso requer ferramentas especiais. Machos e matrizes são ferramentas especiais de corte manual (máquina). Conjuntos de machos e matrizes são úteis para rosquear peças ou tubos, por exemplo. Os kits profissionais para a criação de roscas incluem vários tipos de machos e matrizes (às vezes chamados de lers).
Matrizes (varas) são usadas para criar roscas de parafuso externas... Anteriormente, matrizes e palitos eram considerados instrumentos diferentes, agora eles foram combinados. Lerka é uma ferramenta de uma peça não separável e a matriz pode ser desmontada e ajustada. Alguns artesãos acreditam que a lerka faz esculturas de melhor qualidade. A matriz se parece com uma grande porca com vários furos com uma aresta de corte, que criam uma rosca de parafuso.
As matrizes devem ter furos laterais (de 3 a 6), necessários para retirar os cavacos resultantes durante a operação. Você pode cortar uma rosca externa com uma matriz manualmente ou usando uma máquina.
Os machos são necessários para rosqueamento interno... Por exemplo, para reparar roscas descascadas em porcas ou prisioneiros. À primeira vista, a ferramenta se parece com um parafuso e se parece com uma haste com uma lâmina cortante. Os slots de borda podem ser helicoidais ou retos. A torneira consiste em uma peça de trabalho e uma cauda. A parte de trabalho é dividida em 2 zonas: corte e calibração. A zona de corte é afilada com ranhuras longitudinais (às vezes helicoidais).
A zona de calibração continua o corte e tem uma forma cilíndrica. Na parte de corte, você pode ver dentes de vários formatos, que definem os parâmetros da rosca. A qualidade e a precisão do processamento dos dentes irão determinar a qualidade dos fios que eles aplicam. Com a ajuda de uma haste, o macho é acoplado a uma máquina especial (versão máquina) ou a um macho (versão manual).
Ao realizar movimentos rotativos com a ponta cortante, o macho forma gradualmente uma rosca interna na peça ou peça de trabalho. Para aumentar a resistência ao desgaste e a produtividade, os machos são feitos de ligas duras ou aço rápido. O aço rápido acelera e facilita várias vezes o processo de criação dos fios. No processo de trabalho, certifique-se de que os cavacos sejam removidos do furo em tempo hábil: assim a ferramenta durará mais e a aresta de corte permanecerá afiada.
Para melhorar a qualidade das roscas, selecione os tamanhos corretos de torneiras. Às vezes, é melhor usar vários toques para criar um novo encadeamento.
Visão geral da espécie
Esse conjunto de ferramentas sem exagero refere-se a insubstituível, não tem análogos... Os dispositivos podem ser úteis na construção, reforma e carpintaria. Com a ajuda deles, você pode restaurar a rosca desencapada em um parafuso ou porca, aplicar um novo na área desejada da peça.
No mercado, existem mais frequentemente 3 tipos de matrizes por tipo de projeto:
- dividir;
- inteiro (lerka);
- deslizante (kluppovye).
Modelos sólidos são usados quando é necessário obter roscas da mais alta qualidade. A qualidade ideal é alcançada devido à alta rigidez da matriz. Este tipo de matriz tem uma desvantagem significativa - um indicador de baixa resistência ao desgaste.
Se não houver necessidade de roscas de alta qualidade, então podem ser usadas matrizes divididas. Quando usados, esses modelos são elásticos, por isso há uma grande probabilidade de que o diâmetro da rosca se altere ligeiramente ou entorte. Isso se deve à baixa rigidez do material das matrizes de divisão. O resultado do trabalho é imperfeito.
As matrizes deslizantes permitem que você mesmo selecione o tamanho da linha. Eles são mais freqüentemente encontrados em conjuntos. Existem modelos de matrizes que permitem fazer uma rosca à esquerda, ou seja, uma rosca na direção oposta. Curiosamente, mas essas ferramentas também são procuradas entre os artesãos. Eles são chamados assim - dado esquerdo.
Dependendo do padrão usado, as matrizes podem ser divididas em métricas e imperiais. No mercado interno, as opções métricas são mais comuns. Os kits profissionais geralmente incluem matrizes de tubos. Eles são projetados para criar roscas cilíndricas em tubos e peças tubulares. Esse fio é necessário para sua conexão confiável. Eles têm uma característica distintiva - a presença de cabos de tubos especiais e suportes com catraca.
Os machos em conjuntos de ferramentas são geralmente feitos à mão. Eles são considerados versáteis, adequados para trabalhar tanto em máquinas quanto com uma chave inglesa em casa. As torneiras manuais convencionais são adequadas para marcenaria para trabalhar madeira. A classe de precisão da linha aplicada é baixa para essas opções. As opções da máquina criam roscas com muito mais precisão e são adequadas para trabalhos em metal.
Por especialização, os taps são divididos em
- porca;
- ver;
- especial.
Como os nomes sugerem, machos de porca são usados para rosquear porcas... Na produção, eles são usados em máquinas onde um grande número de nozes é processado de uma vez. A torneira da matriz ajudará a corrigir (calibrar) as roscas nas matrizes. Os machos especiais são usados em trabalhos de perfil estreito. Eles se distinguem pelo tipo de pontas e pela forma dos fios que podem aplicar. Aqui pode encontrar redondos, cónicos, trapezoidais, tubulares, reguláveis, pré-fabricados e muitos outros. Cada um deles é usado apenas em uma situação específica, que depende do tipo de material do produto e das funções da ferramenta.
O conjunto inclui 3 a 5 torneiras para criar fios do mesmo tamanho. Eles são divididos em ferramentas de desbaste e acabamento. Neste caso, todos os machos são divididos em 2 tipos: para furos passantes ou cegos. Existem machos para roscas para a direita e para a esquerda.
De acordo com o sistema de padrões, os machos, assim como as matrizes, são métricos e polegadas... A marca M na haste do macho significa que ele é métrico, o passo é medido em milímetros. Os fabricantes oferecem uma ampla seleção de torneiras que permitirão a criação de linhas de quase qualquer tipo e tamanho. A letra G é colocada em torneiras de tubos e K define o tipo de ferramenta cônica.
Você pode escolher o tamanho da torneira para enfiar usando tabelas especiais que são fáceis de encontrar na Internet. Lá você pode calcular a forma, passo e diâmetro do furo e rosca no produto ou peça, que deve ser obtido por meio de um macho específico. Os tamanhos de machos padrão começam em M2. Em conjuntos, os machos com a faixa de tamanho M3-M12 e o comprimento do passo correspondente são mais comuns.M2 é extremamente raro, se necessário, pode ser adquirido separadamente. Os kits geralmente incluem 1 torneira М3-М16, 2 cada (desbaste e acabamento) com o tamanho М6-М24. E nos conjuntos maiores você pode encontrar 3 torneiras M2-M52.
O conjunto mais completo com um rico conjunto é considerado um conjunto de um fabricante russo de 110 itens em uma conveniente caixa de plástico. As ferramentas são feitas de liga de aço com alta resistência à flexão. Inclui 35 torneiras e matrizes, bem como acessórios adicionais. Também existem conjuntos de 40, 65, 12, 36, 32 e 51 itens no mercado.
A variedade de tamanhos e formatos de linha dependerá do número de itens no conjunto. As faixas de tamanho mais comuns em kits são M3-M10 e M4-M14.
Principais fabricantes
Ao escolher um conjunto de torneiras e matrizes, você precisa prestar atenção a vários parâmetros importantes:
- qualidade;
- equipamento;
- conveniência;
- preço.
Freqüentemente, ferramentas de kits baratos falham rapidamente e a variedade de faixas de tamanho deixa muito a desejar. Além disso, alguns conjuntos não são muito convenientes de usar, não têm suportes especiais no kit ou os estojos de armazenamento não são fornecidos para uso a longo prazo.
Os melhores fabricantes desses conjuntos são considerados a Rússia e a Alemanha. Seus conjuntos combinam preço e qualidade harmoniosamente. Os produtores da Alemanha oferecem conjuntos pequenos de alta qualidade a um preço muito acessível, adequados para uso doméstico. Eles contêm os tamanhos mais comuns de machos e matrizes, bem como suportes especiais para eles.
Você pode encontrar opções econômicas para iniciantes e kits profissionais para mestres com um preço adequado de empresas nacionais. Na maioria dos casos, os conjuntos consistem de 30-40 peças, este é o número ideal de ferramentas com uma variedade suficiente de faixa de tamanho e comprimento de passo.
Freqüentemente, há ferramentas métricas e em polegadas nos kits.
Nuances de escolha
Para escolher os conjuntos certos de matrizes e torneiras, primeiro você precisa decidir para quais propósitos as ferramentas são necessárias. Os kits são profissionais e amadores. Os kits Amadores são adequados para as necessidades diárias, a escolha de ferramentas neles é limitada. E os kits profissionais são mais caros, por isso é melhor comprá-los quando precisar usá-los todos os dias.
Na hora de comprar preste atenção ao tipo de ferramenta de acordo com o sistema de padrões (métricas ou polegadas). Matrizes métricas têm uma lâmina cônica. A forma cônica é o tipo mais comum de lâmina. E o resto das ferramentas diferem apenas no sistema pelo qual o passo da rosca é medido. Ao escolher, certifique-se de que a rosca na matriz tenha um formato triangular, então as porcas podem ser aparafusadas na rosca restaurada.
Decida qual conjunto você precisa: máquina ou manual... Com a ajuda de matrizes manuais e machos, as roscas podem ser feitas manualmente, sem o uso de dispositivos e ferramentas adicionais. Esta opção é adequada para trabalhos de marcenaria. E se você precisar rosquear peças de materiais mais duros ou mais viscosos (por exemplo, ligas de titânio), as opções de máquina-ferramenta são necessárias.
Machos e matrizes devem ser feitos de aço carbono de alta resistência (ou alta velocidade) ou ligas de ferramentas duras para aumentar a resistência ao desgaste e acelerar o processo de trabalho. É bom que o conjunto inclua acessórios (suportes) para trabalhos manuais com ferramentas. O suporte é em forma de T, o que facilita o manuseio.
O suporte deve indicar as dimensões das torneiras ou matrizes para as quais é adequado.
O comentário foi enviado com sucesso.