Tudo sobre torneiras de furo cego
Os amantes do trabalho técnico de vários tipos e os que nele se dedicam profissionalmente precisam saber tudo sobre as torneiras para orifícios cegos e como elas se diferenciam das torneiras. As torneiras M3 e M4, M6 e outros tamanhos merecem atenção.
Também é importante descobrir como conseguir um pedaço de torneira para um fio cego se ele quebrar de repente.
descrição geral
Todos os machos, independentemente do tipo, pertencem à categoria de dispositivos de corte de metal. Eles resolvem 2 tarefas principais: aplicar um thread do zero ou calibrar um thread existente. O método de processamento pode diferir de acordo com o tamanho e outros parâmetros das peças de trabalho. Visualmente, esse produto se parece mais com um parafuso ou um rolo cilíndrico. O maior diâmetro da rosca, independente do tipo de orifício, 5 cm.
Os machos de máquina para furos cegos, e esta é sua principal diferença em relação aos furos passantes, têm um formato diferente. Ao perfurar um furo passante com ranhuras, geralmente são usados modelos de flauta reta. Se a torneira tiver uma canaleta em espiral, geralmente é destinada a um recesso cego. Mas alguns produtos em espiral, com o sentido esquerdo das espirais, também podem ser úteis para marcação direta, o que facilita o despejo de cavacos. Todas as ferramentas manuais são feitas com uma flauta reta e não são subdivididas em cegas e inteiras.
Visão geral da espécie
A confiabilidade e a praticidade das conexões roscadas motivaram os engenheiros a desenvolver ativamente ferramentas para elas. As diferenças podem ser no material estrutural, no tipo de ranhuras. Para evitar confusão e problemas, um GOST especial foi desenvolvido em um determinado ponto. Os requisitos de GOST 3266-81 aplicam-se igualmente a modificações manuais e de máquina.
Além disso, as categorias de precisão dos toques são frequentemente analisadas.
Produtos 1, 2 ou 3 grupos são do tipo métrico. A, B (com índices numéricos após letras latinas) - designam modelos de tubos. Se a torneira for designada como C ou D, então é uma ferramenta em polegadas. Bem, a 4ª categoria refere-se exclusivamente a dispositivos manuais.
As dimensões são mostradas na seguinte tabela:
Índice |
A etapa principal |
Como perfurar |
M3 |
0,5 |
2,5 |
М4 |
0,7 |
3,3 |
M5 |
0,8 |
4,2 |
M6 |
1 |
5 |
O tipo de macho manual é otimizado para operação sem o uso de equipamento especial. Principalmente, é fornecido na forma de kits. Cada conjunto contém ferramentas de desbaste para o trabalho preliminar. Além delas, são adicionadas ferramentas médias que aumentam a precisão dos giros, e acabamento (projetado para depuração e calibração). Os machos tipo máquina são usados somente após a instalação no interior das máquinas; em combinação com uma geometria especial, isso permite aumentar significativamente o ritmo de trabalho.
Torneiras de torno são máquinas-ferramentas. Seu próprio nome fala de seu uso em conjunto com tornos. Existem também opções manuais da máquina. No trabalho manual, podem ter um passo de rosca de até 3 mm. Esse dispositivo é quase universal.
Características de uso
É muito importante garantir a posição exata da broca em um local específico. Para isso, uma depressão é formada em um ponto pré-selecionado. Ele é criado usando um núcleo e um martelo simples. A broca é fixada no mandril de uma broca ou outro aparelho de perfuração com um ajuste de baixa velocidade.
Se os fios forem cortados em pequenos detalhes, é aconselhável fixá-los com um torno de bancada.
A torneira deve ser lubrificada regularmente. É muito importante garantir que não haja distorções e que o movimento esteja indo exclusivamente em uma determinada direção.Na entrada do furo, um chanfro é removido a uma profundidade de 0,5-1 mm. A chanfragem é realizada com brocas de seção grande ou escareadores. O macho fica orientado em relação à peça e ao furo imediatamente, pois após a inserção no furo não funcionará mais.
Duas voltas da torneira são executadas durante o corte. O próximo turno é feito contra o movimento. Desta forma, os cavacos podem ser despejados e a carga pode ser reduzida. Às vezes surge a pergunta: como conseguir uma torneira quebrada. Se sair parcialmente, basta prender com um alicate e virar do avesso.
É mais difícil extrair uma peça que está completamente no buraco. Você pode resolver o problema:
-
empurrar o arame duro na ranhura da torneira;
-
soldar o cabo;
-
o uso de mandris;
-
Soldagem em uma haste de ponta quadrada (ajuda com travamento particularmente forte);
-
furação com broca de metal duro com velocidade de até 3000 rpm;
-
queima eletroerosiva (permitindo preservar o fio);
-
decapagem com ácido nítrico.
O comentário foi enviado com sucesso.