Visão geral das chapas de alumínio corrugado e seus usos
As folhas de alumínio gofradas (blanks corrugados) são uma forma não só de atualizar o design de uma sala, mas também uma necessidade severa em casos especiais, por exemplo, quando há perigo de escorregar em condições de gelo. As folhas com essa textura têm um padrão repetido.
Recursos e propriedades
As folhas de alumínio ondulado são um produto com várias características. A parte frontal da folha é um padrão especial localizado em toda a peça de trabalho. Este padrão é um padrão repetitivo de entalhes. Mas essas protuberâncias fazem mais do que apenas uma função decorativa. A rugosidade de grande textura criada por essas protuberâncias evita que as pessoas e a tecnologia deslizem ao se mover, apesar da suavidade dos demais pontos e áreas da folha.
As ligas de alumínio são materiais ecológicos.
O respeito ao meio ambiente é alcançado devido à ausência de vestígios de metal danificado pela oxidação, que poderia se formar, por exemplo, durante a oxidação do ferro... O alumínio forma uma forte película de óxido, que não permite que a umidade e o oxigênio do ar destruam ainda mais a folha, reduzindo significativamente sua espessura. No entanto, com seus efeitos fortes, os ácidos e álcalis fortes destroem muitos metais e suas ligas a uma taxa catastrófica.
O objetivo da corrugação da folha é fornecer parâmetros físicos e técnicos. Após a ondulação, as características do consumidor dessas placas aumentam. Devido à ondulação, a estabilidade horizontal do alumínio aumenta e, com ela, a lista de aplicações para tal folha cresce. A ondulação evita que a folha dobre quando exposta a ela. Por exemplo, quando os passageiros e comissários de bordo se movem ativamente em tal superfície na cabine de um avião comercial todos os dias, a ondulação não perde sua forma e repetibilidade, uma vez que o esforço de uma pessoa em pé em tal superfície desde seus pés (sola de sapato ) é redistribuído em dezenas de protuberâncias idênticas.
O alumínio é durável principalmente devido à ausência de ácidos e álcalis em sua força ameaçadora e concentração de espessura, que poderiam entrar na cabine da mesma aeronave vinda do aeroporto. As chapas onduladas não têm medo de calor e geada - podem ser usadas em qualquer clima local nos cinco continentes.
Métodos de fabricação
Aditivos de liga adicionais são adicionados à liga de alumínio. Mas a técnica de produção de chapas onduladas não se limita a uma liga. Métodos de produção - laminação a quente e a frio, bem como revestimentos adicionais.
Laminados a quente
O material laminado a quente é usado principalmente como folhas produzidas em um processo de produção de vários estágios. Primeiro, a liga, na qual todos os aditivos necessários são misturados, é fundida na forma de um lingote. Ao passar por baixo dos eixos de laminação do laminador a quente, os lingotes durante a fusão são desenrolados a uma pressão muito alta - dezenas e centenas de atmosferas.
A superfície dos rolos é tal que formas repetidas (espiras) são aplicadas sobre ela na forma de concavidades, que imprimem convexidades correspondentes na superfície das folhas que estão sendo formadas.
A alta temperatura torna o tarugo de alumínio altamente dúctil, mas a folha perde temporariamente sua resistência original. O custo das chapas laminadas a quente é visivelmente menor, uma vez que os eixos da laminação a quente realizam apenas o processamento bruto.A espessura do tarugo bem sucedido flutua notavelmente - depende da uniformidade de aquecimento de toda a espessura do lingote. Ultrapassa o limite de três milímetros - devido a oscilações significativas no valor, chegando a 300 mícrons. A capacidade de produção pode ser ajustada - e parar completamente a produção quando o plano atual for cumprido.
Laminado a frio
O alumínio laminado a frio permite obter chapas laminadas de alta precisão com os mesmos protuberâncias. Devido às variações de espessura de alguns micrômetros, o que é dezenas de vezes melhor do que em uma produção totalmente laminada a quente, a espessura da folha de alumínio pode ser inferior a 1 mm. A falta de temperatura é compensada por esforços de alta potência: uma quantidade significativa de energia é consumida, enquanto a conversão de uma placa de alumínio áspera em uma folha de alta precisão requer a passagem repetida e prolongada da folha laminada a quente através do mecanismo de rolo da máquina. No entanto, o resultado não é apenas uma espessura de folha altamente precisa, mas também uma largura da folha.
Chapeamento
Revestimento - cobrindo uma folha de liga de alumínio com uma fina camada de alumínio puro. É o alumínio puro que apresenta a maior segurança ambiental, em grande parte relacionada à resistência à corrosão. Para uma folha cladeada, o marcador "A" é um revestimento regular, "U" é um revestimento espesso, "B" é um revestimento tecnológico.
Se não houver revestimento de alumínio, este marcador não será aplicado.
O revestimento normal é realizado na produção de folhas de duralumínio, uma vez que o duralumínio, ao contrário do alumínio, está sujeito a processos corrosivos. Revestimento - frente e verso. Espessura do revestimento - 2% da espessura total da peça de trabalho bem-sucedida. Nesse caso, a espessura da chapa deve ser superior a 1,9 mm. Com uma espessura menor, o revestimento já atingirá 4%: a espessura do revestimento em si não deve sofrer, senão não vai durar muito.
Uma cobertura maior que o valor nominal usual mantém a mesma tendência: com 1,9 mm e menor espessura da chapa, a cobertura será de 8%, nos demais casos - 4%.
Revestimento tecnológico - camada adicional que evita a formação de trincas e cavacos durante a laminação. Isso não melhorará a proteção contra a oxidação (desoxidação) do material em folha. O revestimento tecnológico não depende da espessura da chapa - e é sempre igual a 1,5%.
Tipos por método de processamento
Para a fabricação de chapas onduladas, vários métodos de processamento mecânico e térmico são usados. Esses métodos permitem elevar os indicadores da planilha utilizada a um novo patamar, o que tem um efeito benéfico sobre a aplicabilidade dos produtos nas diversas esferas da economia nacional.
O recozimento das chapas é realizado para eliminar as tensões mecânicas na estrutura do produto. O fato é que os produtos de alumínio estouram quando surgem tensões criticamente altas. O aquecimento é realizado por um longo tempo. A dureza excessiva da liga de alumínio leva ao aparecimento de fragilidade adicional, e isso é inaceitável para revestimentos carregados de forma responsável. Marcador de recozimento - "M".
Ao contrário, a folha laminada passa por uma etapa de processamento em baixa temperatura.
O resultado é maior dureza e resistência, mas menos ductilidade - o produto quebra facilmente. O marcador de liga é "H". Semi-fretting - diminuição da intensidade desse processamento, o marcador é “H2”.
O refino, baseado na limpeza por eletrólise da superfície da folha de impurezas, melhora sua composição e propriedades mecânicas. A folha endurecida é resistente à quebra; ele aquece até uma temperatura significativa - e esfria em uma fração de segundo. O efeito de envelhecimento é realizado em temperatura ambiente por 5 dias, ou em câmara de aquecimento até 150 Celsius em poucas horas. Marcador - "T" para itens acabados e "T1" - para espaços em branco.
Finalmente, as folhas podem ser coloridas. O tingimento não é usado para lâminas de chão - a tinta vai desgastar os sapatos das pessoas que andam sobre ela em menos de um ano, então não há sentido em tingi-los adicionalmente.
Classificação Riffle
As protuberâncias são produzidas nas seguintes formas.
-
Diamante (ou "diamante") - um bojo que se repete, por exemplo, na forma de um contorno lenticular ou rômbico.
-
Dueto - dois entalhes, trio - três, quarteto - quatro, quinteto - respectivamente, cinco.
O desenho é realizado pelos métodos de deformação a quente e a frio.
Como resultado da aplicação de todas as medidas acima, as folhas são as mais leves em peso ou peças de instalação.
Marcas comuns
A produção de chapas onduladas é padronizada de acordo com GOST 21631-1976. O sortimento resistente a ácidos é produzido no processo de liga com manganês e magnésio - e é usado para tanques. Os graus técnicos dobram-se facilmente - o penofol é a prova disso (espuma e folha de polietileno), a metalização não racha. As lâminas alimentares não emitem compostos, não reagem com os sais e ácidos alimentares, o que permite a sua utilização para a produção de latas e tanques de leite. A perfuração suave permite que essas folhas sejam utilizadas como peneiras e grades como parte de filtros e / ou caixas de ventilação.
As folhas de duralumínio são usadas na construção de aeronaves, helicópteros e drones, bem como substratos eletricamente condutores, por exemplo, para chips de processador, microcontroladores e outros conjuntos de microcircuito.
Para a produção de chapas, são usados os seguintes graus de liga: AMg2H2, AMg2, AMg2NR, VD1AN, VD1AM, com propriedades diferentes. O marcador de letra significa uma das principais impurezas, por exemplo, "Mg" indica a presença de magnésio, o número - décimos e centésimos de liga por cento. Em alguns casos, a porcentagem é indicada como um número inteiro em vez de uma fração. Portanto, a liga AMg2H2 tem 2% de magnésio. Execução - semiacabado.
Dimensões e peso
A espessura dos tipos mais comuns é 1,5, 2, 3 e 4 mm. Os tamanhos dos produtos solicitados são 1500x3000, 2x1200x3000, 1200x3000, 2x1500x3000, 5x1200x3000, 3x1200x3000. Como você pode ver, às vezes a espessura é atribuída ao comprimento e à largura, o que indica nominalmente o volume. Algumas folhas com largura e espessura padrão no sortimento indicam apenas o comprimento da peça: 1000, 2000, 2500, 3000 mm. O peso de 1 m2 é determinado com base no conhecimento de três quantidades: volume, densidade e correção para a massa dos bojos.
Para a produção de chapas de alumínio, o peso específico da composição é normalizado. Por exemplo, para o mesmo AMg2 é igual a 2690 mg / mm3. Se for necessário fazer um revestimento "ladrilhado" a partir de cortes retangulares, então use cortes, por exemplo, 150x300 mm, feitos da mesma liga, com a mesma espessura de material, mas isso não altera a essência de determinar a densidade de 1 m2 de revestimento.
Por exemplo, para chapas feitas de outra liga, a densidade é de 2,85 kg / dm3. Para esclarecer a massa específica, um fator de conversão de ondulação é usado, igual a 0,947 para liga AB, 0,937 para AMg3 e assim por diante. Os valores práticos do peso de uma folha de alumínio com 5 linhas por fragmento de textura (quinteto) são dispostos da seguinte forma.
-
Amostra 1,5x1200x3000 - seu peso é 13,6 kg. O primeiro valor é a espessura.
-
1,5x1500x3000 -19,8 kg.
-
2х1200х3000 - 20,6 kg.
-
2x1500x3000 - 25,2 kg.
-
3х1200х3000 - 30,3 kg.
-
3x1500x3000 - 37,3 kg.
-
4х1200х3000 - 39,6 kg.
-
4x1500x3000 - 47 kg.
-
5x1500x3000 - 66,7 kg.
As correções nos cálculos são feitas de acordo com os parâmetros da textura aplicada.
Area de aplicação
As propriedades das chapas onduladas dão luz verde a esses produtos em um número significativo de exemplos específicos.
Revestimento antiderrapante para aviões, carros, trens, bondes, no material rodante do metrô e outros meios de transporte. Uma van ambulância é um exemplo.
O mesmo revestimento é para quartos de hospital. Por exemplo, uma sala de raios-X cuja sala está isolada do resto do edifício por paredes reforçadas / blindadas e estruturas de teto pode ter o mesmo revestimento de piso.
Cartazes - decoração artística: a textura do cartaz, sobre a qual é aplicada a imagem publicitária, pode conter convexidades e concavidades repetidas do mesmo desenho. Isso atrai a atenção de um potencial comprador / pagador.
Esgrima decorativa: a folha ondulada é usada junto com as folhas perfuradas. Também é usado como decoração de teto, paredes - no estilo loft (estilo "sótão" com vigas salientes) ou high-tech (superfícies brilhantes, o número mínimo de cores, linhas limpas e funcionalidade, por exemplo, um assinante painel de chamadas montado na parede ao nível do seu "quinteto" de cobertura).
Os tectos falsos em alumínio e aço, que se distinguem pela performance do capital (durabilidade), permitindo múltiplas reinstalações, transferências e também para evitar escorregões das mãos durante a instalação, são feitos com uma textura nervurada-convexa de vários designs. Existem milhares de opções para incorporar um padrão de textura: eles podem ser alterados em uma folha ou bloco em qualquer sequência, enquanto uma dúzia ou mais texturas uniformes são aplicadas a uma folha.
A folha de alumínio com espessura de 3 mm ou mais é um material para uma loja ou estante de exposição.
Também é usado como um suporte vertical, onde em ventosas - para áreas lisas entre as saliências - você pode anexar, pendurar quaisquer objetos leves e ferramentas.
Um tingimento amador de carro implica na fabricação de tetos, capôs e portas de carro a partir de chapas de aço com textura semelhante. Um exemplo típico é a porta traseira. A pedido do cliente, essas folhas são revestidas com zinco, alumínio ou cromo para proteger o produto da ferrugem.
Lâminas de alumínio, incluindo aquelas com textura ondulada, são utilizadas como revestimento externo de navios e petroleiros. O alumínio é insensível aos efeitos corrosivos da água doce dos rios. A água salgada do mar não tem um efeito destrutivo perceptível, uma vez que nunca atinge altas temperaturas.
Para garantir que não haja processo corrosivo, procure potes, tachos e panelas de alumínio que durem até cem anos sem que haja diminuição perceptível na espessura do material. A folha ondulada se manifesta de forma semelhante.
O comentário foi enviado com sucesso.