O que são folhas perfuradas e onde são utilizadas?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Características de produção
  3. Especificações
  4. Visualizações
  5. Formulários

A chapa perfurada difere de sua contraparte sólida pela disposição mutuamente simétrica e uniforme, em filas, dos furos. Eles podem ser quadrados, ovais, na forma de uma fenda arredondada alongada, um "clube de cartas". O que outras folhas perfuradas são e onde são usadas será discutido no artigo.

O que é isso?

Na verdade, folha perfurada - uma espécie de malha de metal. É uma peneira áspera, mas artisticamente e bem executada, composta por orifícios não padronizados. Ao contrário de uma malha de metal simples, uma folha de metal perfurada pode ser feita não apenas como uma peça bruta de aço, mas também de qualquer metal não ferroso. A perfuração feita nele para permitir a passagem de água, ar e luz torna esses espaços em branco adequados, por exemplo, como uma espécie de coletor de lixo para águas residuais. Mas esta área de aplicação não limita o uso na prática deste elemento, que é útil no dia a dia e na produção.

No mercado você encontra chapas com mais de mil tipos de furos. Nem todos são igualmente úteis - por exemplo, cortes com entalhes que lembram os contornos de uma folha logo seriam pressionados, como resultado, a capacidade de retenção de detritos da peça diminuiria drasticamente.

Características de produção

As folhas perfuradas são feitas por estampagem, ou a chamada perfuração. Em comparação com a perfuração simples, usada, digamos, em escorredores de cozinha, essa opção está entre as de menor orçamento. No entanto, os utensílios de cozinha produzidos por estampagem são muito difíceis de encontrar. Espessura da folha para estampagem - de 400 microns a 12 mm. No decurso da realização de orifícios em folhas sólidas, são cortados orifícios em forma de ranhura, quadrados, ovais e outros orifícios repetitivos.

Como as folhas perfuradas, os perfuradores são produzidos na mesma empresa. Os furos na folha são cortados usando uma furadeira - prensa. Os furos do mesmo tipo são cortados por meio de um punção com funcionalidade limitada, o que não se pode dizer de fendas compostas de vários tipos. Neste último caso, a folha é conduzida por várias sessões de puncionamento, como resultado, repetindo, mas diferentes tipos de furos são formados nela.

Uma opção é possível quando os furos são cortados imediatamente em toda a área da peça de trabalho. Para perfurar papel espesso de 12 milímetros, são usadas prensas que exercem pressão de intensidade muito alta durante o processo de perfuração. Mas se o aço enferrujado comum é relativamente fácil de estampar, então o aço inoxidável, devido à sua viscosidade e dificuldade de processamento, não se presta a uma estampagem estável e ininterrupta com uma espessura de 8 mm. Após a abertura dos furos, a chapa enferrujada é galvanizada e a chapa inox é enviada imediatamente para a próxima etapa de produção. Depois de fazer furos em uma chapa de aço comum, ela é galvanizada. A espessura do revestimento de zinco é de até 300 mícrons.

Uma folha de aço inoxidável não precisa de tal revestimento - uma quantidade significativa de cromo, por exemplo, na composição do aço AISI 304 ou composições 12X18, protege de forma confiável o ferro, principalmente do qual a liga é composta, da corrosão.

Especificações

Os cortes padrão de folha puncionada estão disponíveis nas dimensões 1000x2000 mm, 1250x2500 mm e 1500x3000 mm. Espessura da folha - 1, 2 ou 3 mm. Às vezes, o comprimento e a largura são indicados em metros, por exemplo, 5x8 m.A chapa perfurada de aço, a pedido adicional do cliente, pode ser dobrada, bem como a soldadura de troços individuais no local pretendido (conforme desenho). Mas a chapa perfilada não é feita apenas de ferro (aço) - alumínio, latão, cobre e chapas de outros metais e suas ligas também são comuns.

Por exemplo, Folhas de alumínio com pequenas redondas perfuradas (cerca de 1 mm) são utilizadas para a produção de peneira. Folhas semelhantes em parâmetros de furo, mas feitas de aço inoxidável para fins alimentares, são utilizadas na produção de colheres com fenda e colheres de filtro, peneiras de chá. A perfuração de filtração para aplicações em alimentos e bebidas requer um grande número de pequenos orifícios.

Para determinar o peso de uma folha perfurada, você precisa saber:

  • a área dos furos cortados ou perfurados - individualmente e em geral;
  • área e espessura da folha original (sólida, antes da perfuração);
  • a densidade da liga da qual é feito;
  • espessura da peça.

Peso do lote - o peso de uma peça multiplicado pelo número de suas cópias idênticas. Com base nisso, a empresa de entrega seleciona um caminhão com capacidade de carga adequada. Por exemplo, o peso da chapa de aço com corte no formato Rv3-5 com espessura do tarugo galvanizado de 0,7 mm tem área do furo de 32,5%, o que significa que chega a 11 kg com seção de 125x250 cm.

Mil dessas folhas já pesam 11 toneladas, o que dá para encher um caminhão Scania de 20 toneladas em 55%.

Visualizações

Existem muitos tipos de perfuração de chapa - na prática, são usados ​​centenas de tipos, teoricamente esse número é infinito. Uma riqueza de escolha é assegurada por diferentes combinações e combinações formadas por seções alternadas com diferentes formas de corte em uma sequência arbitrária. Por exemplo, um tipo de perfuração circular é usado onde as fileiras de orifícios são gradualmente deslocadas. O Square pode usar, por exemplo, furos deslocados na diagonal. Há pouco mais de uma dúzia de variedades específicas da forma dos orifícios, mas usando uma combinação de suas partes alternadas, muitos milhares de versões são formadas.

Para maior clareza, vale a pena dar exemplos específicos. Assim, uma chapa preta perfurada é produzida a partir de aço 3 ou aço 8 de desoxidação semi-calma. St3 é um material inicial para fazer fragmentos de uma peneira ou peneira de puncionamento, bem como um material inicial para a fabricação de elementos de estruturas de suporte de carga. Pintura com esmalte preto, mas pode ser substituído por qualquer outro. Para usar tal folha dentro de casa, o revestimento em pó é usado, não líquido. As chapas galvanizadas são fabricadas de acordo com GOST 14198-1980. O zinco, ao contrário da camada de esmalte, pode durar 10 anos a mais do que a camada de esmalte.

As folhas à prova de corrosão não são pintadas - não há necessidade de ocultar a superfície brilhante do espelho. Somente aquelas chapas são pintadas nas quais, em vez de aço inoxidável, apenas pulverização de superfície foi usada, a espessura não é mais confiável do que galvanizada. A pintura dessas chapas deve ser realizada, como no caso da galvanização - aos primeiros sinais de apagamento total da camada de zinco em determinados pontos e áreas. Se você tiver que pintar a folha à mão, use um primer-esmalte em uma camada fina de ferrugem.

As marcas de perfuração são representadas pelos seguintes símbolos.

  • Rg - orifícios redondos em linha reta.
  • Rv - linhas deslocadas de orifícios circulares.
  • Qg - orifícios quadrados, alinhados retos.
  • Qv é o mesmo, mas com um deslocamento.
  • Qd é o mesmo, mas com um deslocamento diagonal.
  • Lgl - orifícios retos longos.
  • Lvl - o mesmo, mas com uma mudança.

Um exemplo é Rv 5-8, Rv 10-15, Rv 4-6. Em todos os casos, para perfurações redondas, o primeiro número é o diâmetro dos furos, o segundo é a distância entre seus centros.

A folha de alumínio é leve e relativamente resistente à água e à precipitação, mas tem uma desvantagem - baixa resistência à corrosão. Os tarugos laminados a quente são fáceis de trabalhar, mas esse tipo também não resiste à ferrugem. Por isso, seu uso se limita apenas à solução de problemas técnicos. Mas suavidade é adicionada aos produtos laminados a frio - eles não são inerentes à rugosidade da fábrica e à negligência característica dos produtos laminados a quente. O uso decorativo de perflistas de aço convencionais só é possível durante a pintura.

A folha de cobre perfurada tem todas as qualidades, exceto uma - um preço alto. Tal blank é usado apenas como uma solução de design, não pode ser uma estrutura de suporte - o cobre é fácil de processar, mas é macio, aproximadamente como o alumínio. Folhas de latão são utilizadas como decoração de móveis. Latão dobrado pode resultar em rachaduras - como o alumínio, ele quebra facilmente. Você pode inserir ganchos caseiros em uma folha perfurada com qualquer formato de orifícios, por exemplo, dobrados de pregos ou arame - e transformar uma seção da divisória, por exemplo, em um suporte no qual as ferramentas manuais de um artesão doméstico (garagem) aguentar.

Formulários

A área de utilização dos leitores de chapa perfurada é diversa - são utilizados para o desenho de algumas ferramentas e como material para cercas e divisórias. A chapa trapezoidal de aço espesso é usada como degraus para todas as escadas de aço. O piso antiderrapante, além de utilizar, por exemplo, uma folha perfilada com padrão rômbico e lentilha (textura), é frequentemente decorado com uma folha perfurada.

Orifícios rombos (na espessura do lençol) não permitem escorregar, por exemplo, para mulheres que usam sapatilhas de salto alto, e também criam boa aderência no protetor de tênis e tênis, botas militares e botas militares. O uso de uma folha perfurada para móveis, por exemplo, para uma bancada de trabalho, é limitada a prateleiras das quais grandes ferramentas não escorregam, mesmo quando a bancada de trabalho é rolada devido às poderosas rodas nas pernas. Os produtos listados são apenas uma pequena parte das aplicações de produtos de chapa perfurada.

Arquitetura

O isolamento acústico e a proteção contra o vento de edifícios e estruturas não estão completos sem uma folha perfilada. E embora esses métodos de uso de uma folha perfurada se relacionem mais com a construção, reconstrução (redesenvolvimento), no entanto, usando uma folha perfurada com uma textura única, você pode decorar uma varanda antiga com ela de uma forma moderna, criando uma partição original entre os quartos.

Em vez de vidro, pode ser instalada uma folha do mesmo aço inoxidável, decorada de forma original, no porta-folhas (suporte de vidro) das escadas, sobre as quais, por exemplo, são colocadas grades de aço inoxidável.

Design de interiores

Disposição de divisórias em um complexo de escritórios de um dos andares de um edifício de vários andares, criação de uma base para tetos falsos, cercas artificiais para vãos de escadas, decoração de radiadores de aquecimento e estruturas de janelas - esta não é toda a lista de trabalhos de design em em que a folha perfurada é usada. Graças às folhas perfuradas, é possível, por exemplo, organizar e delimitar a disposição das luminárias.

Ambiente urbano

O perfurador encontrou sua aplicação no arranjo de playgrounds. Neste caso, sua espessura será de 2 a 4 mm. A cerca que separava a calçada da estrada substituiu as grades de treliça, por cima das quais alunos e jovens escalaram para atravessar a avenida no lugar errado. A folha perfurada também é usada para design de publicidade - por exemplo, na fabricação de divisórias lightbox.

Indústria alimentícia

Folha perfurada - a matéria-prima para a fabricação de utensílios de filtragem. Uma folha de um milímetro perfurada por puncionamento com uma lacuna em quatro direções serve, por exemplo, para a fabricação de raladores e peneiras manuais de pequena fração para cortadores de legumes que cortam frutas e legumes em uma consistência pastosa.

Afiar furos redondos e oblongos em uma folha perfurada de aço inoxidável com sua ligeira curvatura permite que você obtenha um ralador grosso ou um obturador giratório de corte para um liquidificador. As folhas perfuradas são o principal elemento dos moedores modernos, cuja base é uma textura de faca e / ou pontiaguda.

Comércio e exposição de equipamentos e móveis

A partir de uma folha perfurada com orifícios rombos, são feitas cadeiras e banquetas, mesas e racks, estantes e expositores. Para tornar o produto exposto ou a obra de alguém claramente visível de longe, as folhas perfuradas das mesas de exposição são pintadas de branco. Para restaurantes e cafés, um jogador perfurado é usado como uma das matérias-primas para a fabricação de pisos para balcões de bar, toldos e outdoors.

Como os elementos do ambiente urbano estão expostos à precipitação e à luz ultravioleta do sol, é melhor não usar chapas pintadas - use chapas galvanizadas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário