O que são chapas de metal e onde são utilizadas?
A folha de metal é um tipo de aço ferroso usado para cortar tiras e chapas de dimensões menores. Junto com o angular, o redondo e o quadrado, é um dos principais tipos de blanks metálicos usados na construção e reforma.
Visualizações
A folha de metal é ordenada (classificada) de acordo com os tipos e variedades de seu desempenho, classe de precisão, grau de lisura, desenho de perfil, de acordo com o qual um grande número de blanks idênticos são fabricados. A folha de metal é um conceito universal: inclui produtos de folha de alumínio, cobre e aço. A chapa, junto com angular, T, rail, redondo e quadrado, inclui um sortimento por comprimento de onda (no caso de papelão ondulado), espessura (chapas finas e grossas). Para a fabricação, eu uso tanto aço preto comum St0 ou St3, bem como outros de qualidade superior - por exemplo, graus de ligas de aço como 09G2S com a capacidade de suportar temperaturas mesmo em condições marcianas (cerca de -110 Celsius) sem um aumento significativo em o índice de fragilidade (fragilidade a frio).
A chapa de aço fina é produzida na forma de chapas rugosas para o acabamento principal, tendo uma classe de produtos laminados rugosos, com errose na forma de peças em bruto de folha completamente enroladas com uma espessura quase constante, o pequeno valor da mudança na espessura das quais pode ser desprezado mesmo durante o acabamento. As chapas lisas são produzidas pintadas, inclusive corrugadas, bem como galvanizadas (sem camada de primer e tinta de acabamento). As folhas de malha são produzidas tanto na forma da menor malha galvanizada, quanto na forma de folhas perfuradas - em uma folha de metal convencional, os furos são feitos com o mesmo entalhe entre os individuais, ou são feitos em grupos, como uma textura ou padrão.
A folha plana também possui um entalhe ao longo das bordas cortadas, cuja função é a formação de ganchos entre as folhas do mesmo tipo e as de tipo único.
Por método de produção
A contabilização das folhas em branco pelo método de produção afeta apenas dois nichos: folhas em branco laminadas a quente e a frio. A primeira é caracterizada por uma superfície rugosa e rugosa, que permite a produção de blanks em grandes lotes, sem gastos especiais de energia, incluindo a fusão do minério extraído em lingotes, mantendo-se em temperaturas que excedem a marca em que o aço permanece líquido. No processo de cozimento do ferro, o excesso de gases é removido (queimado) dele: nitrogênio, oxigênio. Este último remove do aço e de outras impurezas - fósforo e enxofre, devido ao qual o aço se torna muito mais frágil do que na ausência de fósforo e enxofre na liga. Após o tratamento térmico, o aço é fundido em um lingote e entra no laminador, que, por sua vez, o alisa em uma espécie de panqueca, em seguida, as bordas ásperas são aparadas. Assim, a folha laminada a quente está pronta para processamento posterior.
Apesar do processamento posterior, o aço laminado a quente, como o análogo mais barato do aço laminado a frio, encontrou sua aplicação na construção. A primeira coisa que vem à mente é, por exemplo, um tarugo de 2-3 mm de espessura era amplamente utilizado na construção de garagens de aço puro.
Em combinação com o canto e o perfil P, a partir do qual é construída a "espinha dorsal" de orientação do edifício da garagem, as chapas laminadas a quente são aparafusadas a esta estrutura usando orifícios de fixação no canto e nas próprias folhas em bruto. Mas o método mais simples é soldar as chapas no canto e o contorno P em frente, sem fixadores
O aço laminado a frio passa por duas etapas de processamento: laminação de alta precisão com o auxílio de roletes que exercem pressão significativa (cem ou mais atmosferas por centímetro quadrado da superfície da chapa) e a mesma precisão de corte das bordas. Uma chapa lisa não dobrada, por exemplo, feita de aço inoxidável, tem uma superfície quase perfeitamente plana, não possui rugosidade e múltiplas ranhuras que são facilmente reconhecíveis em uma chapa laminada a quente. A superfície da folha é tão lisa que uma folha formada por rolo pode ser produzida a partir dessas peças em bruto imediatamente. As folhas laminadas a frio são utilizadas para o acabamento do acabamento decorativo das instalações. Um exemplo típico são os laboratórios de medição de rádio elétrico, onde é usada proteção contra radiação externa., todos os tipos de arquivos e museus com itens especialmente valiosos e itens de valor histórico e muito mais.
Um exemplo comum é uma chapa lisa ou perfilada no país com revestimento galvanizado como cerca ou deck de telhado.
Rolando precisão
A precisão da espessura é um parâmetro pelo qual o grau de conformidade do valor real da espessura com a nomenclatura é monitorado. É determinado pelo valor da tolerância - o desvio da espessura especificada de acordo com GOST, que não pode ser excedido. O aço laminado a frio em chapas é produzido nas seguintes modificações: VT - chapas de alta precisão, AT - maior precisão dos blanks da folha, BT - precisão básica dos blanks. A chapa de aço laminada a quente é produzida em duas modificações: B - precisão básica, A - aumentada.
Planicidade
O nivelamento é uma característica, de acordo com o critério de que cada ponto da superfície está em contato com uma peça exemplar. De acordo com GOST 19904, quatro graus de planicidade são avaliados na esfera de laminação de folhas: ultra-alto, moderadamente alto, melhorado e normal. De acordo com GOST 26877, as gotas onduladas por 1 m2 da superfície de tal folha não devem exceder o nível especificado nos padrões de produção. Nos moinhos de processamento a laser, nos quais são executados o rebaixamento e o corte transversal, a perfuração das folhas em branco não tolera as menores irregularidades da folha. As chapas laminadas a frio, mesmo com um impacto uniforme do eixo no tarugo laminado a quente, perdem sua forma - os contornos ao longo das bordas tornam-se desiguais.
Depois de fornecer um nivelamento ideal ou máximo, os blanks recém-laminados a frio são submetidos a um procedimento de corte a plasma a laser. O controle de planicidade da folha é realizado usando a mesma máquina a laser ligada no modo medidor: a menor não homogeneidade durante a propagação de um feixe oblíquo (1 grau de inclinação em relação ao horizonte da terra ou menos) dará imediatamente o perturbado planicidade.
De acordo com os dados obtidos após a próxima passada quando a chapa é desenrolada, é realizada uma "laminação" adicional, após a qual a chapa é cortada nas bordas de acordo com a classe de precisão dimensional (comprimento e largura).
Por qualidade de superfície
O parâmetro anterior de classificação das chapas - planicidade - leva em consideração o índice específico de desnivelamento da chapa. A qualidade real da superfície está ligada a ela - a ausência de rugosidade, "especularidade" e suavidade da peça. O uso de tais folhas é em equipamentos de alta precisão para os quais a qualidade do trabalho é importante.
Pelo grau de alongamento
O grau de alongamento da laminação da folha subdivide-se em normal e profundo. O estiramento da folha é importante na produção de blanks de metal expandido, em que é importante evitar o rasgo na estrutura da malha. Se a ruptura ainda ocorrer, então a peça de trabalho é considerada defeituosa e não é permitida para o estágio final de processamento - prensagem.
O grau normal ou profundo de alongamento é selecionado dependendo dos parâmetros da liga de aço, a frequência (número) de entalhes por centímetro quadrado (ou decímetro quadrado), o comprimento do entalhe e assim por diante.
Especificações
As dimensões de uma folha de metal padrão são 1250x2500, 1000x2000 mm, mas também existem outros blanks adequados para processamento em uma máquina dobradeira de folha, por exemplo, 6x2 m, 12x2 m. Folhas perfiladas curvadas mais longas são feitas sob encomenda especial. A espessura típica de uma chapa laminada a quente começa em 2 ou 3 mm, e as dimensões acima de 12 mm não são mais consideradas uma chapa, mas sim uma chapa de aço. As espessuras de folha típicas são 0,6, 0,7, 0,8, 1, 1,5, 2, 2,5, 3,5, 4, 5, 6, 8 e 10 mm. Tipo de aço - St3, St4, chapas mais flexíveis são feitas de aço com teor de carbono ultrabaixo - St0 (a quantidade de carbono por peso é inferior a 0,01%), St1 e St2.
Para dar capacidade anticorrosiva, o perfil da chapa é submetido a condicionamento adicional com ácido sulfúrico com galvanização imediata. A espessura do aço galvanizado pode ser de até 60 mícrons, mas o típico - para cercas, garagens e dutos de ar - é considerado galvanizado com espessura de 0,03-0,035 mm. A qualidade do produto é determinada pela qualidade do aço usado como base e pela qualidade do revestimento. O "ferro de telhado" para telhados é adicionalmente coberto com uma camada de primer e tinta resistente aos raios ultravioleta - por exemplo, telhas de metal podem durar até 20 anos sem derramar a pintura e galvanização.
Fabricantes populares
Na Rússia, a laminação de metais é realizada principalmente pelas siderúrgicas de Ural, mas existem outras fábricas no mesmo país:
- Moscou "Elektrostal";
- Novolipetsk Metalurgical Combine;
- Fábrica de Pushkin para a produção de produtos metálicos;
- Cherepovets Severstal;
- Izhevsk "IzhStal";
- Novotroitsk Ural Steel;
- Volgogrado "Outubro Vermelho";
- Planta de metal Ashinskiy;
- Yekaterinburg "VIZ-Steel";
- Combina metalúrgica Magnitogorsk;
- Chelyabinsk MK;
- Novosibirsk combinam Kuzmin.
Empresas estrangeiras localizadas na China e nos EUA, em alguns países europeus, também produzem chapas de aço galvanizado e inoxidável de alta qualidade que não são inferiores em qualidade aos produtos russos, mas o custo das chapas em branco pode diferir em 1,5-4 vezes dependendo do distância da planta de manufatura.
Aplicativo e armazenamento
Para a cerca e o telhado, são adequadas placas em bruto, que atingem uma espessura não superior a 2 mm. É impraticável usar aço mais espesso como papelão ondulado ou folhas de revestimento totalmente retas - uma estrutura de treliça de reforço substitui o papelão ondulado da cerca. Aconselha-se a utilização de chapa de aço com espessura de até 3 mm como revestimento de bordas externas e internas de portões e portas.
O carregamento e o transporte, o içamento com caminhão guindaste ou transelevador são realizados de acordo com as seguintes regras.
- Para evitar o dobramento da folha perfilada, o carregamento e a transferência são realizados pelo menos em pilhas de 10 peças cada.
- A retirada das peças da pilha, bem como o seu assentamento uma a uma, é feito por operários com luvas de tecido grosso e denso. Não é permitido deslizar as chapas umas sobre as outras - o revestimento galvanizado pode ser removido completamente. Se a chapa não for galvanizada ou pintada, não será respeitada a proibição de deslizamento das peças vazias umas sobre as outras.
O armazenamento de produtos laminados planos não é permitido em uma área aberta. Isso não se aplica às chapas de aço inoxidável - elas podem ficar ao ar livre por décadas sem sofrer corrosão, já que o aço inoxidável não tem medo de água.
O aço perfilado galvanizado e pintado em chapas é armazenado em armazéns cobertos e ventilados.
O comentário foi enviado com sucesso.