Produtos laminados a quente
A chapa laminada a quente é um produto metalúrgico bastante popular com seu próprio sortimento especial. Ao comprá-lo, você definitivamente deve entender as diferenças das chapas de metal laminadas a frio feitas de metal C245 e outras marcas. Isso permitirá que você determine o que é melhor em um caso específico: metal frio ou ainda quente.
Características de produção
Já pelo nome, é óbvio que produtos de chapa laminada a quente são criados em alto aquecimento de metal... Sua temperatura precisa ser elevada até pelo menos 920 graus. Em seguida, as peças são enviadas para os laminadores, onde ocorre a deformação plástica devido ao deslocamento no vão entre os rolos. Para o processamento, o aço S245 e outras ligas podem ser usados à escolha dos tecnólogos. As laminadoras podem produzir:
- laje;
- Folha;
- tira (em seguida, enrolada em rolos) de metal.
Saindo dos rolos, o metal laminado é exposto ao impacto de mesas de rolos, bobinas para rolar em rolos, sistemas de desenrolamento de rolos, é cortado, endireitado e assim por diante. Mas o estágio inicial é o aquecimento em fornos especiais (onde as placas são alimentadas usando mecanismos separados). A laminação após a entrega do metal aquecido ao suporte funcional ocorre repetidamente. Em algumas terças, a placa pode ser alimentada lateralmente ou em um determinado ângulo. A chamada máquina endireitadora é responsável pelo endireitamento.
Além disso, você pode praticar:
- resfriamento em geladeiras especiais;
- controle de qualidade;
- marcação para processamento posterior;
- aparar bordas e bordas;
- corte em folhas com dimensões especificadas;
- laminação a frio auxiliar (para melhorar a suavidade e melhorar os parâmetros mecânicos).
Em alguns casos, o aço é galvanizado e revestido com polímeros. Em geral, a laminação a quente é muito mais comum do que o trabalho a frio. Este método de manipulação permite lidar de forma mais eficaz com a heterogeneidade estrutural e a distribuição ambígua de substâncias na espessura do material. As folhas de rolo devem ser cortadas uniformemente em comprimento e largura, a ausência de rebarbas e rachaduras, cavidades e inclusões de escória devem ser controladas. Além disso, a presença de:
- pôr do sol da superfície;
- bolhas;
- escala laminada;
- Pacotes.
Uso avançado de negócios laminadores amplos contínuos... Os moinhos são complementados com sistemas de controle automático. As lajes param exatamente em frente aos orifícios de enchimento, pois isso são responsáveis por máquinas especiais de sinalização. O procedimento de aquecimento pode levar várias horas e não é menos responsável do que se enrolar. No grupo de suportes de desbaste:
- escala quebras;
- a rolagem inicial está em andamento;
- as paredes laterais são comprimidas para a largura necessária.
Tesouras voadoras são a parte mais importante do grupo de laminadores de acabamento. É nelas que se corta o início e o fim da tira. Depois de terminar o processamento neste grupo de máquinas, as peças são posteriormente transportadas usando a mesa de rolos de saída.
A dissipação de calor acelerada é fornecida pelo abastecimento de água. Bobinas de diferentes espessuras são enroladas em diferentes bobinas.
Sortimento
A designação de tipo e classificação de produtos de folha devem estar de acordo com os requisitos de GOST 19904 de 1974. A espessura típica da folha pode ser (em milímetros):
- 0,4;
- 0,5;
- 0,55;
- 0,6;
- 1;
- 1,8;
- 2;
- 2,2;
- 3;
- 3,2;
- 4,5;
- 6;
- 7,5;
- 8;
- 9;
- 9,5;
- 10;
- 11;
- 14 mm.
Também existem alimentos mais espessos:
- 20;
- 21,5;
- 26;
- 52;
- 87;
- 95;
- 125;
- 160 mm.
As folhas finas laminadas a quente são geralmente feitas de metal reforçado.Para a fabricação de caldeiras e outros vasos de pressão, são usados aços de baixa liga, carbono e ligas. Além disso, existem:
- Folhas para estampagem a frio;
- aço para construção naval;
- liga estrutural com baixo nível de liga para a construção de pontes;
- folhas de alta precisão padrão;
- metal da mais alta e mais alta planura;
- folha de planicidade melhorada;
- aço com planura normal;
- produtos com borda cortada ou não afiada.
Comparação com chapas laminadas a frio
As folhas de metal laminadas a quente são usadas principalmente não por si mesmas, mas para processamento posterior e aplicação em indústrias selecionadas. Suas características são muito atraentes para:
- engenharia mecânica geral;
- produção de vagões;
- construção de carros e equipamentos especiais (uma parte notável de metais para os quais se trata de produtos laminados a quente);
- construção naval;
- produção de bens de consumo.
Pode haver sérias diferenças entre marcas específicas de aluguel. Apresentam determinadas propriedades químicas e físicas de acordo com os objetivos de uso e condições de operação. O aço quente é melhor do que o aço frio: é mais barato. A espessura do metal laminado a quente pode ser de 160 mm, mas o processamento a frio não permite a obtenção de uma camada com espessura superior a 5 mm.
A laminação de precisão é o principal problema das chapas de aço quente. Está associada à falta de homogeneidade do aquecimento da área, bem como a dificuldades na dissipação de calor e outras dificuldades. Mas esses problemas certamente desaparecerão em face da vantagem de custo. Ele permite que você implemente projetos em grande escala sem incorrer em altos custos.
As vantagens de tal produto metalúrgico também são:
- adequação para posterior estampagem;
- um nível decente de qualidades de soldagem;
- excelente resistência mecânica;
- resistência a cargas diferentes;
- baixa suscetibilidade ao desgaste;
- longo período de operação (sujeito a tratamento cuidadoso com compostos anticorrosivos).
À medida que o metal passa pelos rolos, ele fica gradualmente mais fino e mais fino. Além disso, torna-se possível dar à superfície uma configuração geométrica diferente. As folhas perfiladas são lançadas sobre os materiais de cobertura. Os fabricantes de máquinas são mais propensos a comprar chapas planas se não houver uma preferência particular. O tipo de aço para laminação é escolhido levando-se em consideração a ductilidade, resistência e outros fatores exigidos.
As ligas St3 e 09G2S estão em demanda. Eles são adequados para a produção de produtos de metal laminado de uso geral. Para trabalhar com matérias-primas carbonosas e de ligas leves, os padrões se aplicam GOST 11903 de 1974. Este padrão prevê uma espessura de camada de 0,5 a 160 mm. Se for planejada a produção de produtos laminados a partir de uma liga estrutural de alta qualidade, é aconselhável seguir os padrões da GOST 1577 de 1993. Nenhum tratamento térmico é necessário para um produto relativamente fino. O padrão de 1980 prescreve normas para a produção de produtos laminados particularmente duráveis. A espessura de tal produto não excede 4 mm.
A largura padrão é limitada a 50 cm, porém um acordo entre o fabricante e o consumidor permite que este valor seja alterado. Podem ser usadas ligas 09G2S, 14G2, bem como 16GS, 17GS e uma série de outras opções.
O comentário foi enviado com sucesso.