Seleção de membranas de superdifusão e sua instalação

Contente
  1. O que é e para que serve?
  2. Características principais
  3. Comparação com outros materiais
  4. Principais fabricantes
  5. Dicas de Seleção
  6. Nuances de instalação

A impermeabilização sob o telhado é extremamente importante quando se trata de construção em uma ampla variedade de variações. A implantação desse processo conta com tecnologia própria, além de materiais e seleção de ferramentas. Ao mesmo tempo, um dos produtos mais populares são as membranas de superdifusão.

O que é e para que serve?

A resposta a essas perguntas básicas fornece informações sobre o material e sua aplicação. As membranas de superdifusão são produtos que consistem em várias camadas de polipropileno. Quanto mais deles, mais forte e confiável é o material. Conseqüentemente, o preço também aumentará. Em geral, as opções padrão incluem contrapartes de duas e três camadas, pois permitem que você tenha as características adequadas sem desperdiçar dinheiro.

As membranas de superdifusão estão localizadas no isolamento e evitam que se molhe. Além disso, o produto tem a capacidade de deixar passar o vapor, ou seja, "respirar", pelo que a umidade acidentalmente retida não se prolongará por muito tempo e será liberada sob a estrutura do telhado em pouco tempo.

A base da construção da membrana é uma tela não tecida, que possui muitas características positivas. Ao projetar a chamada "torta para telhados" e seu correto arranjo, o construtor precisará recorrer ao uso de material adicional, que pode ser atribuído ao sistema de superdifusão. A membrana é projetada para proteger não apenas da água, mas também de ventos fortes que podem danificar o espaço sob o telhado. Um grande número de qualidades positivas torna possível operar este produto em uma variedade de condições.

A membrana de superdifusão também encontra seu uso em outros processos de construção. Isso inclui revestimento de paredes, criação de uma base confiável para toras de piso, operação em casas para revestimento. O material de polipropileno é usado em uma ampla variedade de variações - para fachadas, estruturas e outras situações onde a proteção universal de um edifício é necessária.

As membranas de superdifusão ajudam a reduzir a geração de calor, o que é extremamente benéfico em climas frios.

Características principais

Ao escolher um modelo de membrana e antes de adquiri-lo diretamente, é necessário estar atento às características que afetam diretamente o funcionamento e sua confiabilidade. Em primeiro lugar, este material possui parâmetros-chave. Um deles é a densidade. É importante porque reflete a característica de resistência, que, por sua vez, deixa claro quais danos físicos a membrana pode suportar.... Os tipos de deformação mais comuns são deformações e perfurações, que comprometem a integridade da estrutura.

Como mencionado anteriormente, as membranas de superdifusão podem ser compostas por 2-4 camadas de polipropileno. Se o material for especialmente espesso, não terá medo de danos. Mas é preciso ter em mente que a instalação desses modelos se tornará mais difícil e a flexibilidade diminuirá. O parâmetro de densidade selecionado deve ser correlacionado com o tipo de telhado para o qual o produto será usado. As telhas de betume e metal são suficientes 110-125 g / m2, enquanto para materiais compostos e telhas naturais, é melhor escolher um modelo com um indicador de 140-170 g / m2.

A segunda coisa mais importante é designar o parâmetro de permeabilidade ao vapor... Antes de comprar, sempre preste atenção nisso, pois afeta diretamente todo o funcionamento da membrana. Um grande número de fatores afetam a permeabilidade ao vapor, mas em qualquer caso, é melhor comprar um produto com uma taxa mais alta. Depende da resistência à difusão, 0,1 metro dos quais corresponde a 10 cm de ar em forma de camada sob a impermeabilização. Uma boa permeabilidade ao vapor permitirá que a umidade acidentalmente presa saia do telhado o mais rápido possível, de modo que não acarrete consequências negativas na forma de umidade. O alongamento na ruptura é outra característica importante. Este indicador é medido em porcentagem e deixa claro o quanto o material pode deformar sem mudanças fatais em seu design.

Naturalmente, durante a instalação, os construtores não presumem que a membrana sofrerá rupturas e outras deformações, mas isso ocorre após uma operação de longo prazo. Conseqüentemente, quanto mais alongamento, melhor. Não se esqueça da carga de ruptura, que é consequência da densidade. Este indicador é distribuído dependendo do vetor de deformação - ao longo da largura e do comprimento. Também é indicado como uma porcentagem. São essas características que refletem as principais propriedades de barreira de vapor e proteção contra vento e umidade das membranas de superdifusão.

Naturalmente, cada fabricante, a seu critério, define as dimensões gerais, às quais vale a pena prestar atenção. Isso é especialmente verdadeiro para situações em que você precisa montar o produto em paredes e pisos.

Comparação com outros materiais

É muito interessante considerar as membranas de superdifusão não apenas como um material em si, mas também compará-las com suas contrapartes no mercado de matérias-primas para construção, porque os consumidores estão explorando uma variedade de opções antes de comprar. Vale a pena começar com opções de rolo, que são representadas por material de cobertura e outros materiais de betume e resinas poliméricas... Há muito que são usados ​​como base para impermeabilização e, portanto, um número considerável de pessoas os conhece.

Os materiais em rolo são tecnologicamente desatualizados em comparação com as membranas, eles não têm uma estrutura adequada de proteção contra vento e umidade. Apesar dos modelos mais diversos, todos eles apresentam características inadequadas.

Entre as desvantagens, vale destacar a baixa permeabilidade ao vapor, bem como a inflamabilidade e a necessidade de difícil instalação, que consiste no preparo adicional da superfície durante a instalação. A única vantagem dos produtos em rolo é seu baixo custo. Mas, no momento, tais materiais não devem ser considerados competidores da membrana, pois sua diferença na capacidade de fabricação é extremamente grande.

Um competidor mais sério pode ser chamado de mástique. Para uma série de certos indicadores, por exemplo, durabilidade e propriedades de isolamento térmico, é comparável a uma membrana. Mas para a instalação do mastique, um número considerável de condições deve ser observado. Portanto, você só pode aplicá-lo em uma superfície plana que deve ser preparada com antecedência. E também a mástique não tem permeabilidade ao vapor adequada e deve ser plana em todas as áreas de instalação.

Isso pode ser feito, mas exigirá muito esforço e tempo. Claro, a mástique é barata, mas inferior à membrana e seu método simples de aplicação. Os revestimentos em pó também são usados ​​para impermeabilização. Após misturá-los com um solvente, ocupam perfeitamente espaço em costuras e juntas, bem como em fissuras.

Mas os análogos do pó não são elásticos e não são tão confiáveis ​​quanto as membranas. A maioria desses materiais é utilizada para decoração de interiores, onde não há encolhimento e vibração. Os materiais à base de água são muito populares, entre as vantagens deles estão a fácil aplicação, excelentes propriedades de repelência de água e boa permeabilidade ao vapor. Mas não se esqueça de que os análogos líquidos são prejudiciais à saúde e suscetíveis a lavagem, por isso você precisará aplicá-los em intervalos regulares.

E isso, por sua vez, acarretará custos elevados. As membranas de superdifusão são superiores a outros produtos de filme que requerem um intervalo de ventilação. Isso complica a instalação e requer uma certa quantidade de espaço.

Na ausência de uma lacuna, os poros do filme ficarão obstruídos e as propriedades de difusão diminuirão sua eficácia com o tempo.

Principais fabricantes

Entre as muitas variações, os consumidores estão tentando encontrar o produto ideal em termos de preço e qualidade. Os principais fabricantes dessas membranas incluem várias empresas, portanto, há uma oportunidade de escolher a configuração de seu edifício e o escopo de aplicação. A marca mais famosa é a membrana de difusão MASTERMAXproduzido na Hungria, Polônia e vários outros países europeus. Entre as principais vantagens, destaca-se a grande variedade de sortimento, que inclui diversos modelos. Eles diferem tanto nas características técnicas quanto nas áreas de aplicação.

Por exemplo, um produto CLÁSSICO tem uma estrutura de três camadas com características básicas. Devido às suas boas características, este material é utilizado como proteção secundária contra poeira e umidade. O custo é muito baixo, a instalação e operação são simples. Modelo PRINCIPAL feito em versão mais avançada tecnologicamente, pois é adaptado para operação em locais com alta umidade e vento forte. EXTRA equipado com características de resistência mais sérias e, portanto, pode ser usado em condições extremas. O foco principal está no alongamento e na carga de ruptura. O custo é superior ao do resto da gama, mas a qualidade também é superior aos seus homólogos.

Outra marca de membrana popular é Difoil-S... É baseado em três camadas de polipropileno. O fabricante destacou o fato de este modelo apresentar excelentes parâmetros de permeabilidade ao vapor e isolamento térmico. O vapor de água é removido da sala com extrema rapidez, evitando que o telhado apodreça. O Difoil-S é mais frequentemente utilizado para a instalação de telhados de edifícios com sótão ou com um sistema construtivo complicado. Instalado diretamente no isolamento sem a necessidade de circulação. É usado para proteção contra vento e umidade de paredes com uma camada isolante de calor.

A densidade é 90 g / m2, a permeabilidade ao vapor é 0,05 m e a resistência à água é classe W1. Esta membrana é resistente a temperaturas de -24 a +70 graus, o que permite sua utilização em diversas regiões. E também você deve prestar atenção aos produtos da empresa. TECNONICOLque vende produtos de superdifusão PLANTADOR e um modelo reforçado padrão. Cada um deles possui boas características físicas, e a fácil instalação permite utilizá-lo em diferentes campos de atividade. A densidade é 150 g / m2, o alongamento na ruptura é 60%, a permeabilidade ao vapor é 1000 g / m2 por dia. Entre outros indicadores, pode-se observar 4 meses de resistência à radiação ultravioleta.

Dicas de Seleção

Antes de escolher uma membrana, deve-se proceder desde o seu desenho e características técnicas. Se tudo estiver claro o suficiente com o último, então a parte interna do produto precisa ser estudada. Durante a aquisição, tente esfregar o material com os dedos e examine-o em camadas. A opção mais recomendada é a presença de três camadas, pois neste caso a estrutura será densa, e a instalação permanecerá simples devido ao índice de elasticidade.

E também descubra com antecedência qual a especialização da membrana. Alguns fabricantes criam modelos para necessidades específicas e nem sempre são adequados para outras aplicações.

Antes de fazer a escolha final, é aconselhável estudar a documentação com todos os dados úteis do produto.

Nuances de instalação

O esquema de instalação da membrana de superdifusão não é complicado e viável, mesmo para amadores.Quanto à direção de assentamento do filme, ela é realizada paralelamente ou perpendicularmente à saliência. As variações de direção não oferecem nenhuma vantagem definitiva. Ao fazer isso, é importante posicionar a membrana com o lado perfurado para fora, de modo que ela possa liberar vapor e não permitir a passagem de água. A instalação deve ter uma sobreposição de cerca de 20 cm entre as tiras de alumínio.

A fixação é realizada com consolas de tejadilho, de forma que os locais finais de sobreposição sejam em estruturas de madeira. Ao mesmo tempo, a membrana é pregada sob o telhado.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário