Membrana impermeabilizante de fundação
A base é a espinha dorsal de qualquer projeto de construção, portanto, você precisa cuidar dela primeiro. Atualmente, existe uma grande variedade de materiais no mercado, sendo um deles a membrana impermeabilizante que desempenha uma função protetora.
Oferecemos informações mais detalhadas sobre este produto, suas características técnicas e operacionais, bem como variedades.
O que é e para que serve?
A construção da fundação da casa apresenta vazios que têm um efeito destrutivo na estrutura, ao mesmo tempo que reduzem o seu isolamento térmico. Para evitar que a humidade na divisão aumente, é necessária a instalação de impermeabilizantes de alta qualidade, que se encontram por baixo da laje de fundação. Existem muitas opções de materiais no mercado, mas uma das mais populares é a membrana, que tem muitas características positivas. Esse material é um filme que desempenha função protetora do concreto, além de isolar a fundação.
Para a fabricação de polietileno e polímeros, assim como diversos minerais e antioxidantes são utilizados. Essa composição afeta a estrutura do material, que é caracterizada pela elasticidade e porosidade. A qualidade da proteção está no mais alto nível, também melhora a resistência a danos mecânicos, o que não é menos importante. A membrana é composta por camadas de poliéster e fibra de vidro, reforçadas com polímeros, respectivamente, a cor da camada superior é preta e a inferior é colorida, o que permite detectar os danos a tempo.
Existem muitas áreas de aplicação da membrana impermeabilizante perfilada. Ele é instalado sob as lajes para proteger a base das águas subterrâneas, especialmente quando elas correm muito alto perto da superfície da terra. Se o solo estiver úmido e se levantar, você não pode ficar sem esse material. E também a membrana é relevante na construção de varandas e telhados, pois protege lagoas artificiais, poços e piscinas. Ao organizar estacionamentos subterrâneos, túneis ou porões, o material é usado em todos os lugares.
Deve-se notar que a umidade constante deteriora as propriedades das estruturas de edifícios, cuja capacidade de suporte de carga é significativamente reduzida. E para prolongar a vida útil de um objeto, é necessário instalar uma membrana sob a fundação na fase inicial. Poços de elevadores, viadutos, apoios de pontes, tetos planos e inclinados, paredes e pisos em ambientes com alta umidade (banheiros, duchas e saunas) são construídos exclusivamente com este material. Este produto é útil em locais com mudanças bruscas de temperatura.
As principais vantagens incluem resistência à radiação ultravioleta, longa vida útil, que pode ser de 50 anos, resistência à alta acidez e à influência de um ambiente agressivo, elasticidade e resistência à água. A membrana não consegue absorver muita água, pode esticar e pesar um pouco. O material protegerá a estrutura metálica da corrosão, além de ser ecologicamente correto. Você mesmo pode cuidar da instalação se seguir as instruções, não leva muito tempo.
Quanto às deficiências, a única desvantagem é o custo elevado, mas devido às características de desempenho, tal investimento será plenamente justificado.
Visualizações
A membrana é dividida em dois tipos, que são determinados pelos materiais de fabricação e âmbito de aplicação, que é importante se familiarizar antes de comprar.
Filme plano
Essa película de membrana é feita de PVC, que pode conter um polímero sintético. A espessura do material varia na faixa de 0,2-2 mm, pelo menos 0,4 mm é adequado para impermeabilização de alta qualidade. No mercado você pode encontrar tipos de papelão ondulado, que são um pouco mais caros, mas têm sua própria vantagem - forte aderência à argamassa. Esse material é ideal para fundações isolantes que são colocadas no máximo 10 m. Deve-se notar que uma membrana de filme plano também é dividida em subespécies, uma vez que a composição pode conter componentes adicionais que afetam o desempenho.
O material de filme de PVC é usado com mais frequência, a primeira camada consiste em plastificantes e retardantes de fogo, aos quais é adicionado giz, e a camada inferior inclui PVC com tinturas. Você também pode encontrar produtos feitos de TPO, que incluem polipropileno e borracha, que melhoram a elasticidade e durabilidade.
Perfilado
Para isso, utiliza-se polietileno de alta densidade. Este material possui células de diferentes formatos, portanto a espessura pode variar. O isolamento de perfis protege a fundação não só das águas subterrâneas, mas também das sedimentares, e também auxilia na drenagem, para isso é combinado com geotêxteis. Este tipo de polímero permite a utilização do material para a base, que é colocada a mais de 10 m de profundidade.
As principais vantagens desse tipo de membrana incluem resistência a microorganismos, produtos químicos e ambientes agressivos. Trata-se de um material ecologicamente correto que não se decompõe, por isso vai durar muitos anos, cumprindo com cuidado sua função protetora. O material é produzido na forma de chapas, que podem ter áreas convexas redondas ou quadradas.
A membrana perfilada é dividida em espinhas e pontiagudas, que podem ser usadas como uma membrana de drenagem.
Principais fabricantes
Na busca por isolantes para fundação e área cega, é necessário atentar para uma série de critérios, para levar em consideração todos os indicadores de desempenho do produto. Existe uma vasta gama de fabricantes de membranas no mercado, pelo que não será supérfluo estudar a lista das empresas que obtiveram um lugar de honra na lista das melhores. Os fabricantes nacionais oferecem seus produtos em condições favoráveis, enquanto você pode obter todas as informações necessárias, bem como escolher um material de isolamento de acordo com suas próprias necessidades.
Isso inclui as empresas "Icopal", "Penoplex", "Sika" de outros. Firestone fabrica impermeabilizantes na Espanha e fornece-os para toda a Europa. O sortimento inclui uma ampla seleção de produtos de alta qualidade para áreas cegas e outras tarefas. Marca registrada "Ondutis" há muitos anos oferece membranas para telhados com excelente permeabilidade ao vapor.
TechnoNICOL está envolvida na produção de isolamento de PVC de três camadas. A parte externa é fabricada de forma a absorver os raios ultravioleta, por isso os produtos são adequados para proteção contra umidade nas mais diversas condições. Empresa russa "Stroyplastpolymer" produz um filme de duas camadas, que possui um revestimento reforçado e é adequado para trabalhos de cobertura, bem como um revestimento para impermeabilização.
Quanto às marcas estrangeiras, convém destacar Marca belga Renolit SEque usa polímeros para produzir isolamento de alta resistência. O material não se presta à combustão e à decomposição, é resistente aos efeitos nocivos e pode durar até 50 anos. Empresa suíça Sika apresenta uma membrana de PVC multicamadas, inclusive perfurada, e o holandês Firma ICOPAL faz um material de camada única que pode ser usado em locais com qualquer clima.
Montagem
A tecnologia de instalação "faça você mesmo" é simples, se você seguir o esquema corretamente e aplicar as recomendações de especialistas. Antes de começar a colocar a membrana, é importante preparar a superfície, encontrar ferramentas para fixar e colocar. As medidas preparatórias são limpar, remover fungos e mofo. É importante verificar se existem fissuras na base, caso sejam encontradas devem ser fixadas com argamassa.
A superfície deve estar nivelada e sem danos. Uma vez concluído este trabalho, a mistura de primer é usada. É importante considerar a direção da teia e como as áreas de união são colocadas.
É necessário proteger o material isolante da composição betuminosa, que afeta negativamente a estrutura, para isso, os geotêxteis são utilizados como forro.
Deve-se destacar que a instalação pode ser em várias versões, tudo depende do tipo de membrana. Os geotêxteis são fixados à base, a sobreposição deve ser de pelo menos 15 cm. Para conectar as seções, use um secador de cabelo de construção, que ajudará a soldar o material em um todo. A impermeabilização por membrana é aplicada no forro, as juntas são cobertas por uma faixa protetora. Este método é adequado quando se trata da direção horizontal.
Para a vertical, os especialistas recomendam optar por uma membrana perfilada. Aqui é necessário instalar rolos de plástico, a distância entre os quais deve ser de 1 m na horizontal e 2 m na vertical. Para a fixação, é utilizada uma cola especial que conecta a membrana aos elementos. Em seguida, são colocados geotêxteis que os protegerão contra danos mecânicos.
Nuances de soldagem
O trabalho de instalação deve ser feito com cuidado para obter um resultado de alta qualidade. O importante é o processo de soldagem, que proporcionará proteção confiável à prova d'água. A membrana é instalada em etapas. Conforme mencionado acima, a superfície é completamente limpa, tudo o que não é necessário é removido e, em seguida, as juntas são limpas. Recomenda-se fazer um teste de soldagem, aguardar uma hora para verificar a qualidade das costuras, se tudo estiver em ordem, pode-se iniciar o trabalho principal.
O trabalho com a membrana deve ser realizado a uma temperatura não inferior a +15 graus Celsius, caso contrário, o material precisará ser aquecido adicionalmente, e este é um processo trabalhoso e demorado. O material pertence a uma nova geração, ele demonstra proteção confiável, que é ativamente usado não só para a fundação de edifícios, mas também para coberturas.
É importante lembrar que a instalação deve atender a todos os requisitos.
O comentário foi enviado com sucesso.