O que são membranas de difusão e como escolhê-las?

Contente
  1. O que é e para que serve?
  2. Variedades
  3. Especificações
  4. Principais fabricantes
  5. Nuances de escolha
  6. Instalação de membranas

As membranas difusas são isolantes usados ​​na instalação de estruturas de edifícios. No artigo, vamos dizer o que eles são, o que são, quais são as nuances de sua escolha e uso.

O que é e para que serve?

A membrana de difusão é um tecido de construção usado para resolver vários problemas. É utilizado na impermeabilização de telhados, evitando que a umidade e a condensação entrem no isolamento.

A membrana resolve problemas de instalação:

  • uma barreira de vapor com um nível insuficiente de proteção;
  • material de barreira de vapor em violação da tecnologia;
  • estruturas feitas de madeira úmida.

Além disso, o material é utilizado para outras obras. Surgiu recentemente no mercado de materiais de construção. Ele difere das contrapartes tradicionais na capacidade de transmissão de umidade unilateral. Quando usada em conjunto com um isolador de calor, a membrana não permite a passagem de água e ar... Na verdade, esta é uma membrana à prova de vento, uma alternativa às barreiras de vapor.

Existem várias camadas em sua estrutura, sendo uma delas a principal. Consiste em muitos poros minúsculos. Seu tamanho é tão microscópico que, devido à difusão, só conseguem passar água na forma de vapor. Ele emerge dos aposentos de uma casa de madeira para a rua com a mesma pressão atmosférica em ambos os lados da membrana. O material remove o vapor do isolamento formado por temperaturas extremas.

O material é fornecido ao mercado interno em rolos. Os painéis apresentam uma estrutura multicamadas em forma de bomba capilar. A membrana de difusão clássica tem uma estrutura de três camadas. Suas camadas superior e inferior são feitas de material de lã não tecido (polipropileno). A camada interna é resistente à tração. O material protege a casa da perda de calor.

Para facilidade de uso, as laterais têm uma cor diferente. Geralmente, um deles tem uma imagem ou um logotipo de marca registrada.

As áreas de uso são diferentes. Além da impermeabilização de telhados inclinados e emendados com ventilação sob o telhado, o material é utilizado para isolamento térmico do sistema de vigas em altura, para colocação de revestimentos de paredes e pisos. É comprado para fachadas articuladas ventiladas e estruturas de madeira de suporte de carga. Isso elimina a necessidade de impregnação adicional de madeira. É comprado para isolar um sótão frio e para janelas. Além disso, uma membrana de construção permeável ao vapor é usada para criar um bolo de cobertura sem isolamento, quando o revestimento é de ardósia, ondulina, polímero, cerâmica, telhas de metal.

O material é confiável e durável, resistente a temperaturas extremas, ácidos e álcalis. É seguro para a saúde e não emite substâncias tóxicas em todos os momentos de uso. Resiste à intensa influência da precipitação em rajadas de vento. A membrana age ativamente coletando umidade e transferindo-a para as áreas perfuradas. Gotículas microscópicas vazam e escapam.

Variedades

A maioria das membranas difusas são praticamente indistinguíveis umas das outras visualmente. Eles são avaliados de acordo com várias características, cuja chave é o nível de permeabilidade ao vapor. Ele determina a capacidade da tela de passar o vapor de água. Este parâmetro é conhecido como densidade de fluxo de difusão. Com base neste recurso, eles distinguem isoladores de umidade permeáveis ​​ao vapor de baixa, média e alta.

As variantes do primeiro grupo são variedades com duas ou três camadas e uma malha de reforço. Esse material não tem uma capacidade muito grande de remover o vapor de água. No entanto, pode ser usado como um produto típico de proteção contra chuva. Os análogos do segundo grupo, chamados de superdifusão, têm uma taxa de transferência muito maior. Eles protegem a camada de isolamento da decomposição. Portanto, ao organizar as camadas de isolamento, nenhuma lacuna de ventilação é deixada.

Além disso, estão à venda membranas volumétricas. São eles que se utilizam no isolamento de revestimentos dobrados, bem como de metais. Os isoladores de separação do telhado são montados com uma abertura de ventilação superior em tetos de titânio, alumínio e aço. Além das membranas tradicionais, a construção moderna usa variedades especializadas de tipo de alta tecnologia... Eles combinam as características de uma barreira de vapor e isolamento.

Por exemplo, isso inclui uma membrana impermeabilizante metalizada pulverizada com alumínio. Ele reflete parcialmente o calor, mantendo as propriedades de difusão. Para operação em regiões quentes, uma membrana tipo folha é produzida.

Devido à folha, o material tem a capacidade de refletir o calor infravermelho para a atmosfera. Assim, o telhado esquenta menos.

Especificações

A densidade da perfuração das membranas é diferente. Com o seu aumento, a capacidade de drenagem dos painéis aumenta. Os materiais de qualidade têm uma vida útil de cerca de 50 anos. Os valores de permeabilidade ao vapor também diferem. Para variantes de baixa difusão, é inferior a 300 mg / m2. De acordo com as recomendações dos fabricantes, trata-se de matérias-primas para salas secas, divisórias internas. Os análogos de difusão média têm uma capacidade de transmissão de vapor na faixa de 300-1000 mg / m2.

Eles são adequados para instalação em climas médios a moderados. As modificações de superdifusão têm uma permeabilidade ao vapor de mais de 1000 mg / m2. Ao contrário de outras variedades, eles podem ser usados ​​em regiões com climas adversos e umidade flutuante.

Quanto mais alto este critério, mais espesso pode ser o tipo de isolamento usado na instalação. A camada funcional pode ser produzida não apenas em polipropileno, mas também em poliuretano termoplástico. As camadas externas protegem a camada interna de danos mecânicos. A parte interna contém estabilizadores de UV.

As membranas de difusão não perdem desempenho quando a temperatura muda. Eles não são destruídos pela expansão do gelo pelo gelo. Não perdem a elasticidade no inverno, podem ser montados em qualquer época do ano. Disponível para o mercado em uma ampla variedade de tamanhos... Como resultado, a instalação pode ser realizada com um número mínimo de juntas.

Principais fabricantes

Marcas nacionais e estrangeiras se dedicam à produção de membranas de difusão. Por exemplo, uma empresa fornece produtos de alta qualidade para o mercado interno. Technonikol... A membrana de difusão de vapor do fabricante é projetada para impermeabilizar enquanto protege a estrutura da umidade. São diversas variedades no sortimento, inclusive versões com fibras de reforço.

Entre outros produtos, a Technonikol produz uma membrana de polipropileno de superdifusão com um tipo de aplicação frente e verso. É usado para estruturas de telhado com altos requisitos de isolamento e resistência.

O fabricante líder em seu segmento é a marca Du Pont, especializada na produção de membranas de proteção para sistemas de parede e telhado. A marca fabrica a membrana polimérica multifuncional Tyvek. O material é ecologicamente correto, adequado para uso em decoração externa e para a estrutura interna de revestimentos.

Os produtos das marcas Izospan, Ondutis, Ecolife, Megaflex são especialmente procurados e populares.Os produtos das empresas combinam qualidade e custo razoável.

Nuances de escolha

A escolha de uma membrana de difusão depende de vários fatores. Além da permeabilidade ao vapor, é preciso levar em consideração a gramática, o indicador da resistência à água. A massa da membrana aumenta com sua espessura. Ao mesmo tempo, a resistência mecânica também aumenta. A gramagem do produto varia na faixa de 60-270 g / m², característica não menos significativa é a resistência à pressão da água. Os métodos para determinar o critério são diferentes. A maneira mais fácil de entender as marcações é de W1 a W3. Por exemplo, as modificações marcadas com W1 podem suportar uma pressão de água de 20 cm por 2 horas.

Para selecionar o tipo certo de material, é necessário levar em consideração o efeito da temperatura de pico. Para amostras padrão, os valores variam entre 80-100 graus. Os materiais têm vários graus de resistência aos raios ultravioleta. As opções básicas podem ficar ao sol por até 3 meses. Reforçado - cerca de 4. Na hora de comprar, é preciso levar em consideração o ângulo de inclinação, comprimento, largura das encostas do telhado.

Além desses parâmetros, são levados em consideração a espessura do vão de ventilação, o tipo de isolamento utilizado na disposição da cobertura.

Instalação de membranas

A instalação do painel de membrana depende da finalidade. Você precisa escolher o lado certo. Caso contrário, é impossível evitar molhar o material isolante e perturbar o trabalho de isolamento. As membranas são colocadas do lado de fora para que o excesso de vapor e umidade possam fluir pela abertura de ventilação no forro. O material é montado na fachada juntamente com painéis de isolamento térmico.

A estrutura com moldura de suporte em metal é feita com membranas volumétricas que criam um dreno úmido sem o aparecimento de ferrugem. Se o acabamento for forro ou lateral, a folha é firmemente fixada na parte externa do isolador sob o revestimento decorativo. A membrana deve ser colocada na lateral com o logotipo do fabricante.

Bilateral

As variedades de dupla face diferem das contrapartes tradicionais pela mesma aparência da frente e do verso. Nesse caso, a questão de escolher o lado certo não se coloca. A instalação de membranas de dupla face acelera significativamente os trabalhos de construção. A postura envolve esticar a tela. Neste caso, o lado limpo do material é colocado no isolamento. É importante isolar os locais onde a umidade pode entrar no isolador através das juntas e folgas. Na intersecção dos elementos penetrantes, são realizados cortes trapezoidais.

A instalação começa com laminação e reforço dos rolos. São desenrolados paralelamente aos beirais, escolhendo o lado externo direito. Em seguida, prenda com grampos ou pregos. Monte a membrana com uma sobreposição, tendo-a previamente fixada nas vigas dos locais de sobreposição (a folga da sobreposição é de 15 cm). Após fixar a tela, remova a película protetora da camada adesiva e passe a ferro a sobreposição. Em seguida, eles são engajados na colagem com fita adesiva. Em seguida, a membrana é fixada com cola ou fita elástica de betume-borracha. As etapas finais são a instalação da cornija na barra e o dimensionamento do filme.

Unilateral

As modificações do tipo unilateral têm frente e verso diferentes. Por exemplo, nas opções de anticondensação, o lado que deve ser direcionado para dentro é feito em uma base de tecido. Essas membranas não são produzidas com muita frequência. Produtos de folha também pertencem a eles. Ao colocar, também deve estar localizado dentro da sala a ser acabada. Caso contrário, não há diferenças especiais na instalação. Para não ter dúvidas de que lado você precisa colocar este ou aquele material, você deve se familiarizar com as instruções que acompanham a membrana. Se os lados da tela forem pintados com uma cor diferente, você pode navegar por eles. Como regra, o lado externo da membrana de difusão é pintado com uma cor mais brilhante.

Nem todas as modificações unilaterais requerem colagem hermética por meio de fitas autoadesivas. Não cole as juntas com fita normal ou estreita. A partir disso, as juntas irão se soltar rapidamente. O melhor tipo de fixação por membrana são as contra-ripas. Se estiverem ausentes, é melhor usar pregos com cabeças largas. Um grampeador de construção também pode ser usado para fixação. O filme pode ser montado não apenas em isolamento, mas também em compensado resistente à umidade, folhas de OSB.

A folga da membrana anticondensação deve ser de 4 a 6 cm de cada lado.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário