Variedades de placas para móveis e seu escopo

Contente
  1. O que é isso?
  2. Como eles fazem isso?
  3. Visão geral da espécie
  4. Variedades
  5. Dimensões (editar)
  6. Cores
  7. Onde eles são usados?
  8. Dicas de Seleção

Vários tipos de painéis de madeira são usados ​​com sucesso na produção de móveis e artigos de interior. Vale a pena entender mais detalhadamente o que é, que tipos de painéis de móveis de madeira existem, como são classificados.

O que é isso?

A placa para móveis é um material em folha, geralmente de madeira maciça, que é combinada na forma de barras ou elementos individuais em uma única peça. Também pode ser feito de aglomerado ou de fibra, com espaços vazios no interior para diminuir o peso total da estrutura. Na Rússia, o material tradicional para isso são coníferas baratas, com menos frequência produtos feitos de bétula e carvalho mais duros. A principal área de aplicação dessas folhas é a produção de móveis, construção e decoração.

A tecnologia de fabricação de blindagem é usada há mais de 100 anos. Inicialmente, a compressão na colagem dos elementos era realizada por meio de grampos. Hoje, impressoras poderosas são usadas na produção. A produção em massa teve início na década de 70 do século XX.

As características do material são as seguintes:

  • forma quadrada ou retangular;
  • a largura das barras é de 10-50 mm;
  • comprimento - 2-5 m;
  • espessura - 18-40 mm (até 80 para multicamadas);
  • largura - 200-1200 mm;
  • nível de umidade do material - 6-12%;
  • qualidade de retificação de superfície - 80-120 unidades.

Estes são os principais parâmetros das placas para móveis de alta qualidade produzidas na Federação Russa. Produtos de fabricantes estrangeiros podem ter outros parâmetros.

Como eles fazem isso?

Painéis de móveis são fabricados em empresas de marcenaria. Para a produção, as matérias-primas são utilizadas na forma de madeira serrada com ou sem cortes de madeira caducifólia e conífera. Ele é classificado com base nos requisitos de um tipo específico de produto final. Em algumas classes, o uso de elementos com nós ou barras com bolsas de resina é inaceitável.

O processo de criação de material de cartão colado é dividido em certas etapas.

  1. Secagem da madeira serrada selecionada.
  2. Corte e classificação de peças de trabalho.
  3. Corte na largura. Nesta fase, são frequentemente cortadas áreas defeituosas que não são adequadas para a placa do móvel.
  4. Usinagem. As peças de trabalho devem adquirir os parâmetros geométricos especificados.
  5. Montagem ao longo do comprimento com adição de cola.
  6. Conjunto final completo. Depois disso, o produto é enviado para a gráfica.
  7. Verificando as costuras.
  8. Calibração e retificação do material acabado.
  9. Corte a matriz resultante em painéis separados, de acordo com as dimensões especificadas.

O fabricante pode usar elementos individuais de aglomerado ou de fibra para obter uma placa sólida para móveis. Neste caso, a montagem é realizada com tecnologia semelhante.

Visão geral da espécie

A classificação das placas para móveis pode ser realizada de acordo com diversos critérios. Entre as diferenças mais importantes estão material de fabricação. Podem ser produtos de configuração de tipo feitos de madeira maciça, aglomerado laminado. Por tipo de acabamento o material pode ser folheado ou laminado. A versão resistente à umidade é colada e então tratada com materiais à prova de umidade, às vezes é adicionalmente coberta com um filme termorretrátil.

Pelo método de colagem, existem duas categorias de placa para móveis.

  • Lamelar inteiro... Nele, madeira laminada colada é conectada ao longo do comprimento. Cada prancha vai de ponta a ponta e é uma peça sólida de madeira. A principal vantagem deste método de colagem é a estética e durabilidade do módulo formado, pois parece uniforme.Esses escudos podem ser decorados com um revestimento de vidro, eles se parecem com uma matriz sólida.
  • Emendado... Neste método de colagem, as lamelas são conectadas ao longo do comprimento e da largura, há muito mais costuras, às vezes micro-pontas são usadas adicionalmente para um contato mais próximo de todos os elementos. Este método tem desvantagens associadas à heterogeneidade, variegação da estrutura. Ao mesmo tempo, a blindagem emendada tem uma maior resistência à flexão e é adequada para a criação de estruturas de suporte de carga.

Placas de móveis de madeira podem ter diferentes métodos de processamento facial. Volta ou versão fresada com ranhura selecionada na maioria das vezes, eles sugerem escolher ao fazer produtos individuais. Para o processamento subsequente, escudos feitos de madeira são mais adequados - bordo, carvalho e agulhas macias geralmente vão para elementos de formato mais simples.

Classificação dos tipos de placas para móveis por seus componentes decorativos mais procurado na indústria de móveis.

Aqui, várias categorias são distinguidas ao mesmo tempo, o que determina a uniformidade da cor e a localização das fibras em relação umas às outras.

  • Radial... Opção de aparência mais uniforme, as lamelas são paralelas, a cor é natural, sem transições nítidas. As fibras da estrutura correm radialmente, o desvio na largura das tiras individuais não deve ser superior a 20 mm.
  • Natur... Esta classe de placas para móveis é caracterizada por uma estrutura homogênea, mas é permitida a inclusão de "olhos" claros de até 3 mm de diâmetro. Não há requisitos rígidos para a direcionalidade das fibras.
  • Selecione... Classe em que a superfície pode ser heterogênea na cor e no tamanho das lamelas. As fibras de madeira geralmente estão localizadas em direções diferentes. Em proteções de classes selecionadas, há defeitos perceptíveis - ondulação, nós.
  • Rústico... A versão mais variada, às vezes é feita de madeira de diferentes espécies. Apesar de não ser da mais alta qualidade, o rústico é especialmente apreciado pelos designers. Externamente, a laje acabada assemelha-se a um parquete assentado; muitas vezes, só precisa ser envernizado ou encerado para proteção, a fim de obter uma solução decorativa atraente.

Esta classificação não é totalmente oficial, mas se aplica tanto à produção quanto às vendas. Os compradores devem ter isso em consideração para que desde o início não percam tempo à procura das opções que não correspondem às tarefas definidas.

Na maioria das vezes, você deve levar em consideração os materiais com os quais os escudos são feitos.

Carvalho

As placas para móveis em madeira de elite são voltadas para a fabricação de móveis e bancadas. O padrão da superfície pode ser uniforme ou variegado - cada opção tem suas próprias vantagens e desvantagens. A principal vantagem dos escudos de carvalho é a alta densidade - de 730 a 780 kg / m3. Além disso, eles são bastante maciços, sólidos e duráveis.

Fiberboard

Neste caso, a fabricação ocorre de acordo com a tecnologia padrão, mas usando matérias-primas mais valiosas - madeira de lei natural, o que aumenta significativamente as propriedades operacionais do material. Um lado ou ambos podem ser lisos. A prensagem a quente com resinas fornece força de adesão suficiente. Mas, se forem usados ​​formaldeídos, essa placa não pode mais ser chamada de mobiliário.

Lariço, amieiro e tília

Esses tipos de madeira natural têm um belo padrão, são fortes e duráveis ​​o suficiente. Tenho árvores de tília há uma vantagem na forma de conteúdo de anti-sépticos naturais especiais, tornando-o resistente à decomposição e outros danos biológicos. Larício não tem medo do contato com a umidade. Amieiro bonito, bastante firme e denso. Painéis de móveis feitos de madeira dessas espécies são frequentemente utilizados na decoração de interiores.

De pinho e abetos

Painéis de móveis de madeira macia - alguns dos mais acessíveis... Além disso, são leves e resistentes à umidade, devido ao seu alto teor de resina. A densidade do material é bastante baixa - não superior a 520 kg / m3.

Bambu

Este material exótico é produzido em quantidades limitadas e é muito apreciado pelos amantes da estética asiática. As placas de móveis de bambu têm boa flexibilidade, podem ser usadas para criar estruturas com geometria complexa... Devido à sua raridade, são caros, mas parecem muito originais, por isso, invariavelmente, permanecem em demanda.

Aglomerado e MDF

As placas clássicas de MDF e aglomerado também podem ser classificadas como placas para móveis. Mas as matérias-primas para a sua produção estão longe de ser amigas do ambiente. Sua resistência mecânica e física também é visivelmente inferior aos seus análogos do maciço. As placas de MDF são consideradas um material de elite, são mais valiosas.

Variedades

Existe uma divisão aprovada de todos os tipos de placas para móveis em classes.

  • C... O grau mais baixo com um grande número de defeitos. Pode haver até 75% de alburno, um grande número de nós que não caem, amassados ​​na superfície, lascas e rachaduras. O objetivo dos produtos é principalmente técnico.
  • B. Variedade tolerante a poucos defeitos. Se forem nós, não deve haver mais de 2-3 peças por 1 m2. A presença de cachos é possível, o alburno deve estar presente em volume até 10%. Este é um material de alta qualidade que pode transportar cargas funcionais significativas.
  • UMA. As placas de móveis desta classe podem ter pequenas variações na cor e na estrutura dos componentes. Pequenos números de nós saudáveis ​​são possíveis, mas geralmente indesejáveis.
  • 0 ou "extra". Produtos da mais alta qualidade, seus requisitos são os mais rigorosos. Não deve haver defeitos, a cor e a estrutura das fibras após a colagem são sempre uniformes, as juntas são quase imperceptíveis. O padrão de tais escudos é mal expresso, parece como se fosse uma placa sólida de madeira.

É importante considerar que a placa do móvel pode ter diferentes classes para cada lado. É por isso que a marcação na maioria das vezes se parece com isto: A / A, B / B, A / B.

Dimensões (editar)

A gama de dimensões das placas de móveis depende de sua finalidade... As larguras mais populares variam de 200 a 600 mm com uma espessura de 16 a 20 mm. O comprimento dos painéis de pequeno porte varia de 900 mm a 4000 mm. Também existem opções para a largura de 0,3 e 1,1 m. A espessura dessas proteções é de 40 ou 50 mm, o comprimento é de 1 a 6 m.

Você precisa entender isso as características dimensionais não são regulamentadas pelos requisitos do GOST. Os fabricantes podem definir eles próprios os parâmetros ideais. Por exemplo, painéis de tamanho médio são considerados a opção mais popular. Painéis de grande formato 5000 × 1200 mm são usados ​​na decoração de grandes áreas. A construção inclui todas as opções, com comprimento superior a 2 m.

Cores

O esquema de cores das placas de móveis depende do tipo de madeira usada para sua fabricação. As seguintes cores são consideradas as mais populares:

  • wenge;
  • branco - é encontrado em bordo, pinho;
  • porca;
  • cereja com um tom avermelhado característico;
  • Marrom;
  • marrom;
  • Marfim;
  • amieiro - na natureza possui até 30 toneladas de madeira.

Estas são as opções mais solicitadas. Além disso, a placa do móvel pode ser matizada, pintada, escovada.

Onde eles são usados?

O uso de placas para móveis é procurado principalmente na produção de mesas e tampos de trabalho, fachadas de conjuntos de cozinha e armários. Pela sua estrutura, aproximam-se da madeira maciça. Os produtos podem ser triturados, esculpidos. Das variedades sutis belas telas esculpidas para radiadores ou telas são obtidas. Grosso vá para a criação de degraus de escada, peitoris de janela, folhas de porta, prateleiras e sistemas de armazenamento.

O uso de placas para móveis está em demanda no domínio da decoração de interiores. Aqui, a estrutura incomum e o padrão de materiais emendados, que lembram o parquet, são usados. Pavimento com este acabamento pode ser envernizado, encerado e tratado. A decoração de paredes ou a formação de divisórias também podem ser feitas com placas para móveis.

Se você deseja criar um teto forte e com isolamento acústico, essas placas coladas também são adequadas.

Dicas de Seleção

Ao escolher uma placa para móveis adequada, você deve seguir certas regras. Mesmo um material diferente pode ser bonito e funcional se for feito de acordo com todas as regras. Ao examinar a blindagem, você precisa prestar atenção a vários parâmetros importantes.

  • Classe de produto. Os escudos sem nós são marcados com a marca "extra", utilizam os melhores materiais, há requisitos para a seleção das lamelas. Classe B / B emendada com adesivo não tóxico. Ele permite que pequenos nós sejam incluídos na matriz.
  • Método de colagem... Os painéis totalmente laminados são considerados móveis, os painéis emendados são usados ​​com mais frequência na fabricação de estruturas carregadas.
  • Preço... Os produtos de madeira de coníferas são os mais baratos. O segmento premium inclui carvalho, faia, bambu. Custo médio, mas resistência e decoratividade suficientes para materiais de madeira dura - bordo, cereja, amieiro.
  • Uniformidade... Os fabricantes sérios usam madeira da mesma espécie para a fabricação de placas para móveis. Se a estrutura das fibras for muito diferente, é improvável que o material seja considerado de boa qualidade.
  • Compromisso... Se você planeja fazer uma folha de porta, peitoril de janela, degraus de escada a partir dos painéis, você não pode pagar a mais por lamelas sólidas e escolher uma opção de configuração de tipo. Para bancadas e fachadas, um painel de alta qualidade com traços quase invisíveis de colagem será mais preferível.

Atendendo a estas recomendações, pode facilmente dar conta da tarefa de encontrar o material mais atraente para o fabrico de artigos de interior ou decoração de interiores.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário