Tudo sobre painéis de madeira de freixo
A demanda por materiais naturais de construção e acabamento não para de crescer, pois o consumidor moderno está se tornando mais ecologicamente correto e começa a pensar na segurança das coisas ao seu redor. As tábuas de cinza são consideradas um dos materiais mais populares para a criação de móveis e decoração de interiores.
Método de fabricação
O painel para móveis é um produto semiacabado obtido na produção por meio de diversas operações tecnológicas utilizando matérias-primas madeireiras de espécies coníferas ou nobres. A placa afiada é colocada em câmaras de secagem e, em seguida, a máquina é usada para se dissolver em lamelas de uma determinada largura. O próximo passo é cortar os pontos defeituosos e as lamelas são aparadas ao longo do comprimento. Pontas serrilhadas são formadas nas extremidades dos espaços em branco, cola biodegradável é aplicada a eles e emendada. Em seguida, uma folha de proteção monolítica é coletada das lamelas, colando-as nas bordas, e a peça é enviada para uma prensa a quente. E, finalmente, uma placa de mobiliário é cortada das partes livres de defeitos da tela, que é calibrada e polida para uma superfície perfeita.
Operações adicionais podem ser realizadas com o escudo para aumentar o efeito decorativo: tonificação, revestimento com cera, verniz ou óleo, escovagem ("Pentear" as fibras com uma escova especial de metal). Para dar à borda da blindagem um certo perfil, é usada a laminação (chanfragem).
Peculiaridades
As características operacionais da placa para móveis superam as propriedades de outras chapas de madeira em vários indicadores. O cartão colado, ao contrário da madeira maciça, é mais barato, não deforma, pois não apresenta tensões internas, não forma fissuras e tem baixo encolhimento. A colagem e o beneficiamento das lamelas somente aumentam os parâmetros de resistência da madeira.
Em comparação com o aglomerado e o aglomerado laminado, as placas são mais duráveis, mas o principal é que são totalmente amigas do ambiente e seguras, o que é muito importante, principalmente na confecção de móveis ou na decoração de quartos infantis.
A popularidade dos escudos de freixo deve-se às propriedades notáveis desta madeira dura. Sua madeira é muito resistente e durável. Modernas tecnologias e equipamentos permitem preservar a textura natural, que se expressa claramente em cinzas por belas linhas fibrosas com cachos. O painel de móveis de freixo possui uma série de qualidades que o distinguem dos demais, aqui estão as principais:
- Amizade ambiental;
- alta resistência (de acordo com o método Brinell, o indicador para cinzas é 4, para carvalho - 3,7);
- a densidade da cinza é 680-750 g / m3, comparável a este parâmetro para o carvalho (cerca de 700 g / m3);
- plasticidade, elasticidade;
- alto valor de viscosidade fornece boa flexibilidade;
- facilidade de processamento;
- resistência ao desgaste;
- estética e uma variedade de tons - do branco-cinza ao marrom-dourado;
- a suscetibilidade ao apodrecimento é baixa, mas recomenda-se tratá-la com meios especiais, especialmente se a operação for prevista em condições desfavoráveis com temperaturas extremas e alta umidade.
Para aumentar a resistência ao apodrecimento, a ação do ambiente externo e cargas, o quadro de cinzas é tratado termicamente em temperaturas de 150 a 250 graus, obtendo um material versátil - cinza térmica. Este processo modifica a fibra da madeira, aumentando as características de resistência. Tal placa para móveis praticamente não requer revestimento protetor adicional contra a penetração de pragas e umidade.O tratamento térmico a vácuo com vapor quente muda ainda o aspecto da madeira: a cor fica mais escura e mais rica, o padrão expressivo aparece mais brilhante.
Visão geral dos tipos e tamanhos
O freixo tem cerca de 70 variedades, mas apenas 4 delas são comuns na Rússia. De particular valor é o freixo Manchu (ou Extremo Oriente), com uma madeira acinzentada que resiste melhor à podridão do que a cinza bruta comum.
Existem duas maneiras de montar uma folha colada a partir de lamelas preparadas, dependendo de quais painéis são divididos em duas categorias:
- emendado - de placas aplainadas curtas (lamelas), que são coladas por todos os lados (ao longo da largura com partes lisas e ao longo do comprimento em uma mini-espiga) em uma tela comum, tal escudo tem uma alta resistência à flexão;
- lamelas inteiras - são constituídas por longas lamelas coladas na largura, apresentam uma aparência natural mais uniforme de uma placa de madeira maciça.
Depende das características estruturais da madeira e do número de defeitos na textura a que classe o produto pertencerá.
- Extra - uma superfície homogênea não tem rachaduras e não há nós, manchas de alcatrão ou buracos de minhoca no desenho.
- Nota A - o aparecimento de pequenos nós com um diâmetro de até 3 mm, cachos raros, trincas curtas é permitido. As lamelas podem ter uma tonalidade ligeiramente diferente.
- Série b - existem nós leves até 25 mm de diâmetro (exceto para queda), cachos, fissuras cegas.
- Grau C - permite lascas, amolgadelas, nós claros e escuros, heterogeneidade de tons.
Se lamelas multi-grade forem usadas nas laterais da blindagem, então há marcações: A / B, Extra / A e outras opções.
Os escudos podem ser classificados de acordo com o grau de uniformidade do padrão:
- radial - o corte radial da madeira dá um padrão de fechamento equidirecional das fibras com tonalidade e textura uniformes;
- natural - a tela não apresenta mudanças bruscas de tonalidade, há olhos claros e fibras multidirecionais;
- clássico - é permitida a vizinhança de lamelas de diferentes tonalidades com serragem tangencial e direção livre das fibras;
- rústico - tecido variegado: são recolhidas lamelas com diferentes tipos de fibras, com uma diferença de cor perceptível.
As dimensões mais comuns das placas de cinza para móveis são: 2.000 x 950 x 18 mm; 2400 x 800 x 20 mm; 3300 x 620 x 40 mm; 3300 x 620 x 20 mm; 3300 x 620 x 40 mm. Na produção de móveis, os produtos com espessuras de 20 e 40 mm são os mais utilizados. O comprimento máximo da placa é 5500 mm.
Áreas de uso
Junto com os produtos de carvalho, os escudos de freixo são considerados os mais duráveis. O escopo de sua aplicação é amplo o suficiente:
- detalhes de escadas;
- blocos de portas;
- peitoris de janela;
- partições;
- bancadas, prateleiras;
- fundações de móveis e móveis estofados;
- Fachadas de móveis, conjuntos de cozinha, guarda-roupas;
- revestimento de pavimentos para pódios e plataformas;
- revestimento interior de paredes de casas, escritórios.
Dicas de Seleção
Ao comprar uma placa para móveis, deve-se levar em consideração a forma como ela é utilizada e calcular corretamente a carga. Para o revestimento de paredes, vale a pena usar lâminas finas, para fachadas de móveis, folhas de portas, bancadas, peitoris de janela - os mais grossos. Para degraus de escada, uma blindagem de placa sólida de espessura suficiente (de 40 mm) é adequada. As versões emendadas são frequentemente utilizadas para a fabricação de elementos estruturais de móveis.
Para salas com alta umidade, são necessários escudos térmicos de cinzas ou materiais cuidadosamente tratados com impregnações.
A escolha da aparência da folha, a tonalidade e a decoratividade de sua textura dependem das preferências pessoais e da solução geral do interior.
A placa da mobília deve ser armazenada corretamente em uma sala ventilada e seca longe de radiadores e empilhada horizontalmente. Durante o transporte, mudanças de temperatura e umidade devem ser evitadas.
O vídeo a seguir fala sobre a bancada de cinzas.
O comentário foi enviado com sucesso.