Características e seleção de painéis de móveis de faia

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral dos tipos e tamanhos
  3. Áreas de uso
  4. Regras de seleção
  5. Dicas de cuidados

Até recentemente, acreditava-se que os melhores móveis certamente deveriam ser feitos de madeira maciça, e os modelos feitos de materiais modernos não possuem as propriedades exigidas e são até prejudiciais à saúde. No entanto, a alta qualidade dos materiais de nova geração produzidos por tecnologias avançadas em fábricas de madeira refuta essa opinião. Um exemplo disso é uma placa para móveis - esse produto, além da beleza externa, é valorizado por suas características técnicas e operacionais, principalmente se for feito em faia natural.

Peculiaridades

É natural escolher apenas materiais seguros e ecológicos para sua casa e família. Mas os melhores produtos naturais também devem ter alto desempenho. Incluem-se aqui os painéis para móveis em faia, que, em termos de beleza externa e textura, não são inferiores aos elementos feitos de folhas de madeira maciça, a chamada madeira maciça.

O painel para móveis em faia é um material que se distingue por um ornamento natural de extrema beleza, o que determina sua alta demanda na fabricação de portas, escadas, móveis e peças diversas para decoração de interiores e exteriores. A produção generalizada de escudos de faia começou há cerca de 100 anos, mas o processo tecnológico de fabricação do produto não passou por praticamente nenhuma alteração. Ainda consiste em várias etapas importantes, incluindo processamento cuidadoso, limpeza, remoção de defeitos e emenda de barras e lamelas, cuidadosamente selecionadas na cor e no padrão.

Além disso, as ripas e lamelas são coladas ao longo do comprimento e largura para obter o tamanho desejado - isso elimina a ameaça de deformação. O resultado é um produto durável e resistente ao desgaste com uma estrutura de madeira homogênea e uma bela superfície lisa. Apesar de a faia após a secagem não ser muito resistente a grandes temperaturas extremas, as suas outras características vantajosas mais do que compensam esta desvantagem.

  • Os escudos de faia distinguem força elevada, que determina a operação de longo prazo sem perda de qualidade.
  • Madeira de faia bom para a saúdepois emite óleos essenciais desinfetantes e taninos que purificam o ar de patógenos. Isso permite a utilização de produtos para a fabricação de móveis de quarto e sala de criança.
  • Elementos de madeira são produzidos em uma grande variedade em tamanhos diferentes.
  • Uma vez que a estrutura emendada do material fornece plasticidade e elimina o estresse interno, escudos raramente se deformam.
  • Peso leve e flexibilidade moderada permitem fácil transporte de material e seu processamento adicional.
  • Base adesiva, usado para emendar lamelas, é seguro na composição.

Uma grande vantagem dos produtos de faia é que podem ser decorados com diversos elementos e revestimentos, inclusive vernizes que realçam os tons naturais da madeira.

Visão geral dos tipos e tamanhos

As tábuas de faia têm uma estrutura semelhante às vigas coladas - a alta resistência e qualidade se devem à colagem de folhas de madeira secas sob alta pressão.

Os produtos são divididos em dois tipos principais:

  • escudos emendados conectados pressionando e colando placas curtas com não mais de 60 cm de comprimento (coladas por prensagem ao longo do comprimento e largura);
  • escudo de madeira maciça - Este é um material constituído por tiras, cujo comprimento é igual ao comprimento da própria blindagem (as lamelas são emendadas na largura).

Todas as placas para móveis em faia são subdivididas em categorias que atendem a produtos das classes A, B, C, etc. O grau extra são os elementos de mais alta qualidade com estrutura, textura homogênea e ausência de defeitos perceptíveis. Na verdade, essa divisão se aplica a todos os produtos da indústria marcenaria, inclusive placas de madeira maciça.

O comprimento dos produtos colados pode variar de 900 a 3000 mm e mais, a largura - de 300 a 900 mm. A espessura dos escudos, via de regra, está na faixa de 18 a 40 mm. Você pode escolher os tamanhos certos com base em seus objetivos. Por exemplo, para a fabricação de um armário você precisará de elementos com uma largura de 800–900 mm, levando em consideração o tamanho de sua fachada e profundidade, para um armário - com uma espessura de cerca de 20 mm, mas para armazenar objetos pesados - 30 mm. Se você precisar fazer uma prateleira, uma pequena espessura de 16 mm com uma largura de 250 a 300 mm é selecionada. As dimensões das placas 700x1500 com espessura de 10 mm podem ser utilizadas para decoração de interiores das paredes da sala.

É possível usar escudos de faia para a produção de quaisquer itens de interior, mas deve-se sempre levar em consideração a carga sobre os futuros móveis e escolher os tamanhos adequados, prestando especial atenção à espessura.

Áreas de uso

Os painéis para móveis em faia têm um aspecto nobre, são universais nas qualidades técnicas e são aceitáveis ​​no custo, pelo que são utilizados para diversos fins. Eles são feitos de:

  • portas, arcos e divisórias interiores;
  • painéis para paredes e tetos;
  • elementos individuais de escadas de qualquer projeto (degraus, corda de arco, risers);
  • peitoris de janela;
  • decorações esculpidas;
  • racks, estantes para livros e TV;
  • fachadas de armários, incluindo fachadas de cozinha;
  • pernas, assentos, costas de cadeiras, poltronas, sofás, cabeceiras de cama, detalhes de outros móveis estofados;
  • superfícies de armários de cozinha, mesas de jantar.

Os escudos são especialmente convenientes como peça de mobiliário, pois o mestre sempre tem a oportunidade de selecionar os elementos do tamanho desejado. Se a placa para móveis de faia for processada corretamente, de acordo com a tecnologia, as coisas criadas a partir dela não precisam de restauração por muito tempo e ficam como novas.

Regras de seleção

Você pode evitar decepções depois de comprar placas para móveis de faia, mas para isso você precisa escolher apenas produtos de alta qualidade fabricados de acordo com os padrões e normas vigentes em uma empresa de boa reputação. Isso já garante o cumprimento de todos os meandros do processo produtivo, a disponibilidade de equipamentos modernos e excelentes matérias-primas para futuras placas. A alta qualidade do material, ou seja, a madeira de faia, é um pré-requisito para a fabricação de pranchas, mas a exata aderência à tecnologia é igualmente importante: seu processamento, armazenamento e secagem.

Existem certos critérios para escolher as placas para móveis.

  • Sempre preste atenção ao nível de umidade da madeira. A faia deve ser devidamente seca, então o elemento de madeira será confiável e durável.
  • O melhor material é obtido a partir de lamelas e ripas obtidas por serragem radical de madeira, e escudos, cujos componentes são criados como resultado de serragem tangencial, são susceptíveis de mostrar parâmetros de baixa resistência.
  • O comprador também deve basear-se em seus próprios objetivos para os quais adquire esses produtos. Se escudos forem necessários para criar peças de mobília, eles devem ser da mais alta qualidade e não devem ter falhas. Pequenos defeitos são permitidos quando o material se destina a portas ou escadas - nesta situação, pequenas cavidades e nós não desempenham nenhum papel.

Além disso, não se esqueça de ler os certificados e outras documentações do produto antes de comprá-lo.

Dicas de cuidados

O cuidado adequado é a chave para manter por muito tempo a estrutura das placas de móveis em excelentes condições. Um material como a faia requer atenção especial.

  • É impossível montar estruturas a partir desses elementos ao lado de quaisquer dispositivos de aquecimento e componentes de sistemas de aquecimento.
  • A luz solar direta é prejudicial para um escudo de faia, portanto, é melhor planejar a instalação longe de áreas com luz do dia constante.
  • Para remover a poeira é indesejável o uso de quaisquer produtos químicos agressivos com uma composição química... Você pode limpar a mobília com um pano macio umedecido com água e sabão dissolvido.
  • Se a superfície estiver suja, então você pode usar produtos de cuidados especiais projetados para objetos de madeirae não devem conter partículas abrasivas que deixem arranhões ou outros danos.

Vale lembrar que as condições climáticas da sala também afetam negativamente a estrutura e o aspecto do material, por isso é importante regular a umidade da sala e não permitir uma grande diferença de temperatura. As placas para móveis em faia são utilizadas não apenas para criar estruturas de móveis, mas também para fazer portas e itens decorativos de interior. Você pode trabalhar com o material mesmo sem ter habilidades especiais, principalmente porque ele é vendido a um custo acessível.

Esses produtos são merecidamente em grande demanda devido ao fato de que são produtos ecológicos, são fáceis de processamento adicional e têm uma aparência atraente.

Para obter informações sobre como fazer uma placa para móveis com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário