Quando é necessário ajustar as portas do armário com dobradiças e como fazê-lo?

Contente
  1. Quando o ajuste é necessário?
  2. O que é necessario?
  3. Como configurar?
  4. Como cuidar?

Se as portas de um móvel de cozinha ou guarda-roupa não fecharem corretamente, é necessário pegar uma chave de fenda e iniciar uma inspeção. É possível ajustar os toldos sem habilidades especiais, não leva muito tempo - basta ter ferramentas à mão e seguir certas regras. Vamos nos deter em algumas das complexidades deste caso e considerar casos individuais, uma vez que existem vários métodos para ajustar os velames.

Quando o ajuste é necessário?

O ajuste das dobradiças, em primeiro lugar, pode ser necessário imediatamente após a compra do gabinete.

Após a instalação, deve-se verificar a resistência das dobradiças, se as portas estão bem fixadas, se fecham corretamente e se forem detectados defeitos, corrigi-los imediatamente.

O mesmo procedimento é realizado após a mudança de um local de residência para outro. Durante o transporte pode ocorrer deformação das portas, podendo afrouxar-se, portanto, após o transporte do móvel, pode ser necessário ajustar as dobradiças.

Pois bem, em casa é necessário verificar periodicamente o quão bem os armários fecham, se as portas estão soltas: um mau funcionamento das copas pode estar associado a mudanças bruscas de temperatura, umidade constante ou ações inadequadas durante o funcionamento.

O que é necessario?

As principais ferramentas para ajustar as dobradiças das portas são uma chave de fenda comum e uma chave de fenda Phillips. Às vezes, você pode precisar de um fio de prumo ou de um nível para trabalhos de construção, com a ajuda do qual você tem que descobrir como as estruturas estão uniformemente expostas.

As distorções podem ser devidas ao fato de o gabinete ter sido montado incorretamente ou colocado em uma superfície irregular.

Para tais casos, é necessário um fio de prumo - ajudará o mestre a determinar a geometria da estrutura e, se necessário, a nivelá-la. Via de regra, após tais manipulações, não há necessidade de ajuste dos laços, a curvatura é eliminada, tudo se encaixa.

Trabalhos futuros exigirão uma compreensão do que fazer. Primeiro, você precisa identificar a escala do problema e decidir sobre o método de ajuste. Ao inspecionar os toldos, pode ser encontrada uma fixação enfraquecida - neste caso, não estamos falando de ajuste, basta apertar os parafusos com mais força.

É necessário considerar o local de formação da lacuna, estimar o tamanho, raio de deslocamento e designar a área do dedo do pé. Estas são as regras obrigatórias a seguir antes de você começar a trabalhar. Eles o ajudarão a entender por qual método fazer o ajuste: em largura (quando um vão irregular entre as telas é visível), em profundidade ou em altura (quando uma lâmina está localizada mais baixa ou mais alta em relação à outra).

Como configurar?

Vale a pena começar com o ajuste vertical da capota: eles encontram as dobradiças superior e inferior, retiram os plugues, se houver. Então afrouxe os parafusos com uma chave de fenda e fixe as portas do armário na posição desejada, levantando ou abaixando-as até a posição desejada.

Os parafusos são apertados, mantendo a lâmina em um nível ideal. Depois que as folhas da porta foram ajustadas verticalmente, elas começam a trabalhar em profundidade e horizontalmente. Se você partir do contrário, ainda terá que retornar a esta sequência, portanto não há necessidade de perder tempo.

Para ajustar a altura das portas do armário nas dobradiças e eliminar o atrito das lonas nas lâminas inferiores, é necessário afrouxar os parafusos fixados nas duas orelhas oblongas com uma chave de fenda e certificar-se de que a porta não fique enviesada.

Se necessário, levante a porta frontal e aperte os parafusos: use a chave de fenda com cuidado, sentindo a linha para não quebrá-la.

As dobradiças são ajustadas para dentro quando uma das telas se afasta ou as portas divergem em direções opostas. Para tal, é necessária uma chave de fenda cruzada. Aperte o parafuso de ajuste em relação a você até que a porta esteja completamente alinhada: se 2-3 mm não forem suficientes, a ação continua.

Neste caso, este parafuso regulador está bem rodado, é pressionado com mais força que os outros, pois suporta a parte principal da estrutura. O principal é evitar a formação de lacunas e lacunas entre as telas.

Este trabalho requer paciência. Talvez, para o resultado desejado, você tenha que experimentar a faixa várias vezes, mas isso não deve incomodá-lo - a experiência virá com o tempo.

Independentemente do método, existem regras gerais que devem ser seguidas ao ajustar a porta do armário.

  • Aja de forma clara e consistente - desta forma, você poderá fazer tudo mais rápido e cometer menos erros. Primeiramente é feito o ajuste de altura e, em seguida, em relação às demais telas.
  • Certifique-se de que a estrutura esteja nivelada. Se existe um viés na geometria, eles corrigem este momento no início para entender: é preciso trabalhar mais ou o problema desapareceu com a correta instalação do móvel.
  • Vale a pena considerar esse momento como um entupimento excessivo do guarda-roupa (típico de um guarda-roupa) - neste caso, o espaço entre as folhas da porta aumentará. Mas há uma norma permitida - o tamanho da lacuna não deve ser superior a 5 milímetros.
  • Há casos em que primeiro é necessário ajustar as dobradiças, para só então começar a ajustar as portas. Neste caso, verifique o aditivo de fachada sob o copo ou revele-o durante a inspeção.

Como cuidar?

Para não andar constantemente com uma chave de fenda e não se envolver apenas na configuração de portas de armários, vários cuidados são recomendados.

  1. Após a coleta e instalação das estruturas de móveis 2-3 vezes por ano, é realizado um aperto preventivo dos parafusos nas dobradiças das portas. Este é o caso quando o gabinete é usado com pouca frequência. Com o uso intensivo, por exemplo, um móvel de cozinha, isso é feito pelo menos uma vez por mês.
  2. Regularmente, é necessário inspecionar as estruturas para detectar distorções, vários defeitos, desvios e assim por diante. Elimine todos os problemas a tempo.
  3. O mecanismo de ajuste precisa ser lubrificado - assim funcionará melhor e por mais tempo. Para lubrificação, leve óleo do motor ou outro agente adequado. Após o procedimento, a porta deve ser sacudida para frente e para trás (fechar-abrir) para que o lubrificante penetre mais profundamente no dispositivo. Se você lubrificar as dobradiças pelo menos uma vez por ano, a porta não irá ranger ou fazer outros ruídos.
  4. Você pode proteger o dossel com uma tampa de óleo, que fecha completamente o mecanismo de ajuste, e sob tal tampa, os parafusos se soltarão menos.

As dobradiças de metal são bastante confiáveis, com operação adequada podem durar até 15 ou até mais anos.

Existe uma "doença" nos toldos dos conjuntos de cozinha, especialmente nos armários localizados perto de fogões a gás ou placas de fogão. Uma substância viscosa semelhante ao alcatrão é depositada sobre eles - um produto da combustão de gás. A partir daí, as dobradiças prendem, impedindo que as portas abram normalmente. Esses lugares exigem mais atenção, você deve limpá-los o mais rápido possível.

É possível manter a aparência de fachadas de móveis em uma forma atraente sem muito trabalho e esforço. Para lidar com as distorções das estruturas das portas, não levará muito tempo e levará ainda menos tempo para inspeções e prevenção.

Como ajustar portas de armários e móveis em geral, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário